Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
ja foi comentado a continuação do ego após a morte do cérebro, sendo o ego um produto dele como pode continuar existindo?
Seria o caso do eu verdadeiro continuar tendo uma espécie de cérebro racional ?
Neste caso anjos e demônios seriam também apenas personagens criados pelos egos?
sem nenhuma consciência sem existências
sim, por crer que o conhecimento tenha um término, enquanto defendo que dentro da evolução a ignorância seja tão eterna quanto a busca pelo conhecimento.
e bota confusão nisto!
Sybok consciência = eu verdadeiro
Ayya eu verdadeiro = espirito puro que sobrevive ao cérebro
consciência para ,mim é ter o conhecimento de que se esta vivo pertencente a raça humana universal.
Dentro desta escala de seres vivos temos ainda os que estão a caminho de atingirem este nível.
Mas acredito que esta consciência seja algo imaterial que transcenda ao cérebro pois esse não consegue ter uma personalidade própria independente.
no caso dos teístas em discussão acredito que este pensamento seja unanime, até mesmo o Marcio com seu teísmo disfarçado de ateu.
não disse!
se ele não tem personalidade seria o que exatamente ?
quando a consciência espirito desconecta-se do cérebro ele passa a ser apenas uma maquina.
ta cada vez mais complicado, como algo que não pensa pode julgar a melhor opção ?
na pratica possuímos uma personalidade marcante, por exemplo uma pessoa curiosa e inquisitória como eu , manterá esses traços ao interpretar qualquer tipo de personagem.
Esses traços pessoais não evidenciam partes do meu eu verdadeiro ?
Da forma que vocês passam da impressão que o eu verdadeiro é algo meio tapado aprendendo a ter uma personalidade própria com o ego racional ?
agora sim o eu verdadeiro é um tapado mesmo.
um escravo da matéria racional.
Não necessariamente, imagino que em raras situações tanto a curiosidade como o perguntório desapareçam e outra ou outras facetas assumam mesmo por pouco tempo.
É claro que sim, vc é curioso e inquiridor
Eu diria que o eu verdadeiro é o processo mental que permite que vc torne todas as suas facetas em uma personalidade.
se o ego é um produto apenas da mente racional como ele pode sobreviver a morte do corpo ? isso conforme o Ayya que acredita no ego dos anjos ?
acho que só agora to começando a entender, a nossa consciência nasce ignorante como a criança e aos poucos vai aprendendo observando com os devaneios do ego ? Até o dia que ficar mais madura e finalmente consegue dominar o ego.
você abandonou a sua vida "mundana", dedica-se a meditação para tentar dominar o ego que nos escraviza, certamente tem esse objetivo como o sentindo da sua vida.
para um escravo que se encontra triste com a sua situação, existe algo que deseje que não seja a liberdade?
O que é mais importante ser livre ou acreditar-se livre ? O ego se ilude pensando ser livre ser mutante.
o eu verdadeiro pensa ser apenas uma sombra do ego ?
entendo
sou assim desde criança e provavelmente levarei alguns milênios para conseguir acalmar este ego.
de acordo com o Sybok o meu eu verdadeiro é apenas um observador, portanto esses traços de personalidades pertencem apenas ao meu ego.
voce quis dizer moldar a personalidade da alma ?
Tö mansinha aqui não metendo religião no meio mas cá entre nós, sim
― Winston Churchill
voce diz que o ser humano é dual, possuindo uma razão mecânica (ego) e outra apenas espiritual (eu verdadeiro),mas se compartilha da ideia de que o ego sobreviva ao corpo acompanhando ao espírito, então isso implicaria de que o eu mecânico não seria apenas fruto do cérebro, e sim uma das características do eu verdadeiro se manifestando de forma dual na matéria?
posso entender que neste estado de ego-off, o seu eu verdadeiro ficou mais lucido, se for este o caso ele manteve uma consciência não racional ?
Tenho dificuldades em entender consciência sem raciocínios o mais perto que posso chegar disso seria a intuição.
voce diz na variação dos sentimentos,manifestados em sentidos opostos ?
hahaha, não duvido, o meu também apresenta, rs
complicado heim? não pensa, mas sabe escolher ?
animais possuem uma razão e sentimentos, logo possuem também um eu verdadeiro ?
e como voce consegue viver assim sem sentido algum ?
mas como voce sabe que tambem devemos anular o ego ?
a impressão que se tem é que a consciência é uma criança aprendendo a discernir com a mente humana,apesar dela desenvolver-se com o cérebro acredito que ja existia antes dele e que possui um banco de memória principal, onde acrescenta mais conhecimentos cada nova junção consciência + cérebro.
Entendo o nascimento como um reset para consciência poder acrescentar novos conhecimentos a sua memória eterna.
para mim continua difícil, uma Sybok E.V não pensa mas escolhe e toma decisões
Marcio : a consciência é apenas uma propriedade que torna a mente consciente dos diversos aspectos que ocorrem dentro da personagem que habitamos.(propriedade de quem da alma ou algo externo a mente ? um programa principal gerenciando e interagindo com a sub rotinas humanas ?)
o eu verdadeiro, a consciência não sewriam a causa do resultado desta personalidade ?
Pois é menina!(ops. isto até pareceu papo entre comadres...ha..ha)
lembra dos filtros ? eles ainda estão por aqui, as analogias do Marcio sugerem a existência de uma consciência externa ao ego,mas parece não querer afirmar isso.
o Sybok não parece acreditar em consciências fora da matéria, não que elas não existam mas fiquem em estado de hibernação aguardando para poderem se manifestar novamente na matéria isto me parece contraditório ja que o mesmo afirmou ter aprendido um técnica de meditação (olhos tortos) com através de um ser externo a ele.
alem domais me parece que ao encarnarem um cérebro novo perdem traços da sua personalidade passadas.
o Ayya acredita na continuação dos egos mesmo nas consciências de espíritos considerados evoluídos como os anjos, mas isto faz do ego um,produto alem do cérebro.
e K estou eu, perdido nesta confusão toda como disse o Marcio um cego no meio desse tiroteio de informações atirando para todo lado, seria interessante um resumo de cada um como uma referencia para estes conceitos:
eu verdadeiro = consciência = espirito puro
eu mecanico = ego = mente racional
uma coisa simples e se tornou tão complicada, pelo menos para mim ta dificil de chegar numa conclusão seja ela afins ou divergente.
e dos bons, ja salvei um monte de copos aparando-os com o pé,mas em se tratando do E.V ele tambem pode possuir raciocínio mecânico?
Algumas decisões eu apelo para intuição obtendo reações diversas umas agradáveis outras nem tanto ,mas como a vida é uma roda, quando você passa a ver as coisas la de cima, seu julgamento do mal e do bem podem ser vistos apenas como o necessario para o momento.
É complicado de verdade Criaturo, prá mim por nunca ter tentado colocar esse processo em palavras e ter dificuldade de me expressar de forma clara.
O Sybok, eu e o Marcio além de sermos naturalmente diferentes usamos métodos diferentes para chegar a uma conclusão além de no começo usarmos denominações diferentes sobre uma mesma coisa.
Eu diria que a consciëncia não escolhe, ela tão somente absorve o resultado final do processo de análise feito pela razão que foi denominado de 'E.V', um nome que não reflete exatamente sua função porque esse ' verdadeiro' só será quando a consciëncia absorver.
eu mecänico = ego, não é racional no melhor sentido da palavra, é a parte ligada aos impulsos, as desculpas simples, rasas que ainda não passaram pelo processo da razão propriamente, ditas também esfarrapadas. Tipo, uma pessoa grosseira que ao fazer uma grosseria diz que fez por ser 'verdadeira' ou então poque ela 'é assim'.
eu verdadeiro = é a razão, no maior sentido da palavra, é analítica (fria). Tipo, é nesse processo que a grosseria da pessoa do exemplo anterior vai ser examinada, todos os porques dela ser assim, avaliação dos conceitos de educação, respeito, etc ... e também todos os sentimentos que envolvem o prazer de ser grosseira.
consciëncia = é o repositório final do processo da razão, 'E.V', quando esse finaliza a consciëncia absorve o resultado.