Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1404143454652

Comentários

• CRIATURO disse: uma hora voce diz que eu estou certo que o inseto é um obcecado por estupros, demonstrando claramente não possuir outro tipo de argumento. Agora diz que ele esta certo e que deve continuar falando de estupros ?
    Então parabéns pela sua coerência !

Sim, Criaturo!

EU ERREI. Depois que li "A moça que não desistiu" (Seleções, abril de 1982), mudei minha maneira de pensar. Leia você mesmo o texto e me diga depois se tive ou não razão de me retratar.
  • emmcri disse: Bem, acredito que o mal existe porque o mal existe, se o mal não existisse então ele então não existiria , mas como ele existe, logo ele existe . Sua existência , refuta qualquer possibilidade de sua não existência , donde podemos concluir sem nenhuma dúvida que ele existe .Por outro lado se ele não existisse não estaríamos discutindo sua existência, sendo esta mais uma evidência que ele existe .Desafio qualquer um a refutar a minha teoria, ou seja a teoria que o mal existe .

Hahahahahahahahaha...!!!! Pode encerrar o tópico!

emmcri disse: Esta elucubração é resultado de 225 mg de venlafaxina + 12 mg de Bromazepam e + um psicotrópico de 25 mg que eu me esqueci o nome.

Um excelente coquetel para "abrir" a mente! Hahahaha...!!!!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Hahahahahahahahaha...!!!! Pode encerrar o tópico!
    É irrefutável ,todos desistiram é compreensível .
    <g>

Marcio disse: Um excelente coquetel para "abrir" a mente! Hahahaha...!!!!

Ainda mais nas madrugas eh eh eh .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • CRIATURO disse: como sabe que não são intuitivas ?

Você dá demasiada importância à intuição. Para mim está claro que você não consegue distinguir uma intuição legítima de uma projeção mental. Sua mente fértil e sua necessidade de justificar tudo, criam explicações no seu subconsciente e você as percebe como intuição. Se sua intuição fosse verdadeira você não estaria aqui nos ensinando como Deus pensa e age.

• Inseto disse: Porque, aceitando o risco de ser considerado arrogante e grosseiro, na boa, como eu acreditaria que entendeu Deus um cara que sequer consegue me entender?

Essa análise não é arrogante e muito menos grosseira. É pura lógica. Mesmo que houvesse qualquer possibilidade de se compreender a mente de Deus, essa proeza não seria conquistada por quem sequer consegue compreender seus iguais.

• sybok disse: O seu problema não é ter "fé" em Deus e nas escolhas dele.
    Se você tivesse fé em Deus, aceitaria a injustiça, mesmo sem entende-la.
    Você não aceita o mundo de Deus, você tenta se fazer conhecedor do bem e do mal, tentando explicar as razões de Deus, como se fosse capaz de entende-lo.

Excelente.

Aqueles que falam em Deus, que se sentem próximos a Ele, são os que estão mais distante. Não bastasse criarem um deus a sua imagem e semelhança, criam também um mundo perfeito, engendrando as mais confusas explicações para encaixar esse mundo imaginário na realidade observável. Sim, eles não têm fé. Eles não confiam. Tivessem fé, aceitariam o mundo que Deus lhes deu, sem esse contorcionismo para transformá-lo no ideal que acreditam.

• CRIATURO disse: disse que quem come sera comido e isto é justo ,não ha contradição.

É totalmente contraditório. Você afirma o tempo todo que a dívida cármica só pode existir em função de uma ação consciente. Por que, então, os animais teriam carma, já que eles apenas seguem seus instintos de sobrevivência? E não adianta apelar para a natureza, tentando curar minha miopia em relação à simplicidade da vida. Eu não estou falando de animais se alimentando de outros. Estou falando de animais torturados até à morte, queimados vivos, amarrados a veículos e arrastados pelo asfalto, entre muitas outras barbaridades que a mente humana é capaz de inventar. Explica aí, Criaturo, você que compreende tão bem o projeto divino, explica pra gente por que essas coisas acontecem.

• Azathoth disse:
    Mas ainda acho que você poderia, se não perdoar, pelo menos esquecer o Criaturo, lembre-se de que ainda existem OUTROS foristas, lúcidos e coerentes, que pretendem debater sério com você.

Ih, cara, eu nem esquento. Já desculpei, perdoei e tudo mais.
    Esquecer não. Ele é tão divertido...
  • Criaturo disse:
    um coisa eu aprendi com o filósofo Brandon : "Se Deus fez assim é porque assim é o melhor."

se não acreditasse nisto seria um ateu.

Sem lógica.

Um ateu é alguém que não acredita na existência de nenhum deus. Não é alguém que sabe existir Deus e não gosta dele.

Se você soubesse que “deus não faz sempre o melhor”, você saberia haver um Deus que por vezes faz coisas não muito boas.

E, se você sabe que existe um Deus, mesmo que você não goste dele, você não pode ser ateu.
  • sybok disse:
    Basta colocar o individuo para viver sozinho num mundo virtual onde o próprio Deus pode interpretar os outros papeis para conduzir com controle total o aprendizado do individuo livre, até que ele aprenda e possa ser colocado no convívio coletivo.

Sim, seria uma ótima forma. E, se Deus quisesse, perfeitamente viável. Aprender com simulações. Ninguém, além dos culpados, precisaria sofrer de verdade.
    A minha idéia é atormentar o criminoso com as recordações e sentimentos das vítimas. Meio parecida com a sua.
    Ambas são melhores do que ficar voltando e multiplicando o sofrimento aqui, indefinidamente.
  • Cientista1 disse: E como voce sabe se as evidencias são reais e validas?? Não se esqueça que o cérebro é mestre em nos enganar e iludir.

voce esta sendo contraditório veja:
    Cientista1 disse: O meu é mestre em ilusionismo e telepata. Ele parece que le meus pensamentos quando quero dar banho nele. E quando eu pego as coisas do banho ele desaparece debaixo da cama ou me ilude atras das cortinas ou da mesa.

au...au...au.. mais uma cachorrada
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: 1 - O primeiro ser se torna consciente.
    2 - O segundo ser se torna consciente.
    3 - Um ser faz mal ao outro. Temos por tanto um culpado e um inocente sendo vitimado.

Essa história de carma X consciência é outra ginástica mental que o Criaturo faz para validar suas teorias mutantes e imaginativas. Mesmo que, do ponto de vista do agressor, a dívida cármica surgisse apenas após o desenvolvimento da consciência, do ponto de vista da vítima continuaria sendo injusto. Violência é violência, não importa quem a pratica e quem a recebe.

sybok disse: Pra mim esse assunto já deu!

Já deu, faz muito tempo. Nós sempre soubemos que seria assim. Tem argumento demais neste tópico, para não falar dos muitos outros, e nada mais precisa ser acrescentado. Que cada um faça o uso que julgar adequado com o que lhe é oferecido.

• Criaturo disse:
    um homem tolo tenta poupar a lagarta do esforço físico abrindo e retirando -a do casulo, depois fica decepcionado ao perceber que aquela lagarta atrofiou e não conseguiu criar asas para poder ver o mundo la de cima.

Como eu disse lá no tópico Reencarnação: o mal nunca é uma escolha.
    O exemplo de injeções que evitam doenças não se aplica. Talvez em certos casos de mesma natureza, a diferença de grau seja tão grande que impeça comparações. Um joelho esfolado é um ferimento. Uma perna amputada também. Porém ninguém, talvez o Criaturo, mas ele não conta, pensaria em compará-los.

A comparação é tão esdrúxula que nós nem sabemos se aquele esforço da borboleta (não lagarta) para sair do casulo dói.
    "Doer", "causar sofrimento", é radicalmente diferente de "ser difícil".
    Criaturo disse:
    voce ja estudou a doutrina ?

Não, eu confiei em você. Não me diga que você também não estudou.
    Criaturo disse:
    o problema quando nos limitamos a estrupos

Na verdade não é. O problema mesmo é que você adora aqueles exemplos bonitinhos de voltar para aprender com esforço, igual à borboleta no casulo.
    E eu estou esfregando na sua cara os exemplos feinhos, derivados do mesmo raciocínio que conduziu aos bonitinhos, de crianças que voltam para ser dilaceradas no estupro. Ou para definhar lentamente de doenças e de fome.
    Como você não tem bons argumentos contrários, que talvez nem existam, fica com raivinha.
    Sabe, Criaturo, eu penso que no fundo, bem lá no fundo, essas coisas o incomodam tanto quanto a nós. Mas você tem medo de falar: vai que Deus fique bravo. Ou vai que você comece a falar e não pare mais...
    E, ainda, para sua desgraça, você não conta com a saída cristã para esses dilemas: "Isso é mistério de Deus, irmão".
    Então perguntamos: "Por que fulano tem uma doença tão grave?". E você responde, de acordo com sua doutrina: "É por que ele merece!". E dizemos: "Seu maldito, como você pode dizer que alguém merece sofrer tanto!". Daí em diante só lhe resta ser massacrado.
    Criaturo disse:
    eu te pergunto se sacrificaria sua vida trabalhando pela felicidade da vitima e voce me vem falar de um churrasco inútil.

Inútil? Desde que comecei a debater com você, estou dando um novo sentido a essa palavra...
    Eu quis dizer, e você sabe disso, que eu aceitaria fazer qualquer coisa por ela que implicasse apenas meu próprio arrependimento e trabalho. Eu não mandaria uma criança pra multiplicar o sofrimento aqui.

• sybok disse: Eu tomaria mais cuidado com esse tipo de interpretação que tenta tirar a inocência das vitimas e tenta atribuir qualquer utilidade ao sofrimento delas, como se elas estivesse recebendo o que merecem.

Muitos anos atrás, minhas ideias eram bastante parecidas com o pensamento espírita. Primeiro, confundia karma com ação e reação, depois, achava que todo sofrimento era uma espécie de resgate, portanto, justo. Felizmente, a vida sempre colocou bons mestres no meu caminho e eu sempre tive o dom de saber escutar. Ele me disse uma única frase: “Ouça o que você está dizendo”.

Isso bastou para que minha mente cessasse o julgamento e se concentrasse em compreender o que estava sendo dito. Em pouco tempo, fiz todas a ilações necessárias para alcançar a grandeza daquele ensinamento, dito de forma tão simples. Nunca mais culpei a vítima e jamais voltarei a fazê-lo. Anos mais tarde tive a oportunidade de fazer uma pergunta e a resposta foi igualmente simples e igualmente eloqüente, confirmando o que eu havia compreendido.

Vou fazer minha última tentativa. Sei lá, se funcionou comigo, talvez funcione com ele:

Criaturo, ouça o que você está dizendo...

• CRIATURO disse: endoidou II

Ótima respostas para esconder suas contradições.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse: Você dá demasiada importância à intuição. Para mim está claro que você não consegue distinguir uma intuição legítima de uma projeção mental. Sua mente fértil e sua necessidade de justificar tudo, criam explicações no seu subconsciente e você as percebe como intuição. Se sua intuição fosse verdadeira você não estaria aqui nos ensinando como Deus pensa e age.

Por isso Criaturo é o Mestre: Sabe quando Deus age, pensa e caga. Sabe até cor do cocô de Deus.

― Winston Churchill

• Inseto disse: Não, eu confiei em você. Não me diga que você também não estudou.

Eu já disse algumas vezes que não encontro necessidade de recorrer a uma fonte tão incipiente, comprovadamente falha, quando há outras tão mais confiáveis e consolidadas. Mas, já que parece tão importante para eles que nós tenhamos o "conhecimento", antes de debater o assunto, pergunto-me por que não basta considerar o que eles próprios dizem? Ora, se conhecem tão bem a doutrina, podemos confiar no que nos transmitem e fazer os julgamentos e considerações pertinentes.

Tenho que concordar com um Inseto, de novo.

• CRIATURO disse: voce esta sendo contraditório veja:

CRIATURO disse: au...au...au.. mais uma cachorrada

Não estou sendo contraditorio, alias não vi contradição nenhuma. Eu apenas fiz uma ironia sobre como os caes sabem que vao tomar banho.

Mais uma criaturês!!!!!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Ayya, Responda aí uma coisa.
    O que você acha sobre minha idéia de não se poder apagar nossos erros?
    Eu não sei como os criminosos poderiam lidar com isso, mas, se você fez uma coisa muito errada e a entende bem, não há perdão que dê jeito.
    Ao menos na minha cabeça funciona assim. Quando eu penso nas coisas erradas que fiz, mesmo que já não produzam resultado há muito, eu não consigo simplesmente dizer "Dane-se, isso não aconteceu, não importa".
    Não que eu viva num inferno eterno, como disse o Cricri. É mais parecido com "É, insetão, você é essa merda aí mesmo, cara.".
  • Inseto disse: Ayya, Responda aí uma coisa.
    O que você acha sobre minha idéia de não se poder apagar nossos erros?
    Eu não sei como os criminosos poderiam lidar com isso, mas, se você fez uma coisa muito errada e a entende bem, não há perdão que dê jeito.

Eu sou uma pessoa muito suspeita para falar sobre isso, porque tenho imensa dificuldade em me perdoar. Só para te dar uma ideia, o que eu considero o maior erro de minha vida aconteceu em 1990, portanto, vinte e três anos atrás e, até hoje, sofro ao lembrar disso. Tem dias que o remorso é tão esmagador que eu perco o sono.

Mas isso não pode ser eterno. Pela própria noção de ilusão e realidade que eu já desenvolvi, sei que em algum momento terei consciência de que não fui eu. E claro, não estou falando da simples mudança de status: vivo ou morto. Por enquanto, neste mundo ou no outro, essa lembrança vai me perseguir.

• [
    Ayyavazhi disse: salgueiro disse: Quem define sou eu como sempre. Não faço malabarismos porque não parto do princípio da infabilidade, sei que vou encontrar erros e estou atenta, se eu sou infalível? É claro que não.

Há muitas implicações nessas poucas palavras. Mas vou deixar isso para um momento futuro qualquer, se ele vier...

ego
    Ayyavazhi disse: Prefiro aprender com alguns espíritos superiores que eu conheço, com a diferença que não me importo se estão vivos ou mortos.

e como seria aprender com espíritos de mortos ?
    Ayyavazhi disse: Eu conversava com um mestre yogue, duas décadas atrás, e, após um breve intervalo em suas exposições eu comentei: “Concordo!”. Ele me respondeu:

“Se você concorda, ainda não compreendeu”.

eu discordo porque ja entendi...he..he..he..he

sybok disse: E como já foi dito, ser estuprado mais uma vez não daria a ele tal empatia.

Eu disse que a conscientização não depende de passar pela mesma coisa, você disse que não basta se conscientizar, que é preciso passar pelo mesmo para "realmente entender".

vcoe confia na pratica, na teoria ou ou vê no complemento delas o ideal ?
    voce ainda não entendeu que sem sentimentos não pode haver consciência humana ?
    sybok disse: Um sujeito foi estuprado quando criança, cresceu e se tornou um violentador de crianças, estuprando mais de 50 delas até a velhice onde morre pacificamente e impune em sua casa.

esse foi o argumento usado por nossa Sra. no alto da compadecida para tentar livrar a cara do cangaceiro Severino.
    sybok disse: Um sujeito foi estuprado quando criança, cresceu e se tornou um violentador de crianças, estuprando mais de 50 delas até a velhice onde morre pacificamente e impune em sua casa.
    Na outra vida ele nasce numa família mais estruturada e aprende a ter empatia pelo próximo, tanto através do exemplo bom de sua família, quanto pelo exemplo ruim da família de seu primo cujo o pai agressor que batia no garoto e na mulher, terminou matando a mãe e o primo terminou virando seu "meio irmão".

terapias de vidas passadas ?
    sybok disse: Agora, nessa vida nova ele aprende a ter empatia e vira um homem caridoso.
    Ele precisa ser estuprado mais 49 vezes?
    Ele já tem empatia, já se arrependeu no mundo espiritual quando lembrou dos crimes e já passou a ultima vida fazendo o bem.

voce atrelou seu entendimento carmico a lei de talião:

"em quanto tiverem a caminho entrem sem demora em acordo com teus inimigos, pra que eles não te entreguem ao juiz, e este te ponha numa cela, de onde não sairá até pagares o ultimo centavo da sua divida."

Esta passagem se refere claramente ao carma, espíritos vingativos podem perseguir por seculos tanto na terra quanto no mundo espiritual, "se levantará pai contra filho e filho contra pai e os inimigos do homem serão os da sua própria casa" esta siatução só termina por intermédio do perdão.
    entenda que o dinheiro possibilitando varias formas de pagamento, o sendo o próprio holocausto do corpo talvez um remédio útil apenas a consciência pesada do infrator, ou ainda um veneno de vingança agravando a falta de consciência da vitima.
    mas a melhor justiça sempre é o sacrifício da vida trabalhando para compensar a vitima pelo mal feito com o bem feito.

sybok disse: Aceitar a realidade manifesta ao nosso redor é ser humilde Criaturo.

mas afirmar conhecer a realidade não é
    sybok disse:A realidade a nossa volta não é justa, aceite esse fato observável./quote]

você esta querendo condenar Deus por nos ter criado ? Ou acredita que ele poderia ter feito mais conforme o seu entendimento da vida ?
    onde esta a sua humildade nisto ?

rindo ou chorando eu sempre serei grato por Deus me ter feito exatamente assim e fico feliz por ser uma semente divina.
    sinto logo existo!
  • Criaturo disse:
    mas afirmar conhecer a realidade não é

Você afirma que a conhece. E melhor que nós. Então você está reconhecendo sua arrogância?
  • Inseto disse: Você afirma que a conhece. E melhor que nós. Então você está reconhecendo sua arrogância?

Segundo o "Mestre" a arrogância é não concordar com a realidade que ele desenha.

― Winston Churchill

• Criaturo disse:
    rindo ou chorando eu sempre serei grato por Deus me ter feito exatamente assim e fico feliz por ser uma semente divina.

A filha da minha vizinha poderia dizer o mesmo. Se ao menos ela falasse e se mexesse...
  • Ayyavazhi disse: A pergunta foi pro Sybok, mas permita-me responder: É que os primeiros são fatos observáveis que foram efetivamente observados. Os outros, não, já que deixar a mente viajar não é sinônimo de observar.

quer dizer que as experiências dos outros não passam de ilusões da mente.
    "E na casa do sr. não exitem satanas "?
    sybok disse: Talvez ninguém seja "inocente", mas também não podemos ser todos culpados de tudo.
    Se a fulana no exemplo é culpada de outras coisas e está aqui para expiar outros carmas, não tendo nenhum carma que a fizesse merecer um espancamento, isso não tira a inocência dela nesse caso em questão, mesmo que ela tenha suas próprias culpas em outras questões.

Sybok a lei cármica não é cega nem mecânica, é gerenciada por espíritos inteligente que sabem qual sera a melhor forma do aprendizado, ninguém sabe a real causa de um sofrimento, a não ser os que o infligem.
    muitas vezes a depressão seria uma espécie de auto punição inconsciente, assim tambem como outras doenças, toda vez que eu tenho um pensamento muito negativo eu sinto uma dor fisica.
    sybok disse: Essa perfeição normalmente descrita por vocês, onde nada é "injusto", tudo ou é fruto de carma ou então "combinado" e aceito previamente no mundo espiritual, não é compatível com o livre arbítrio.

Algum nível de caos, aleatoriedade e injustiça é obrigatório.

entenda que o carma é um a tentativa de justiça feito de humanos para humanos onde vivos e mortos possuem liberdade para agirem interferindo no livre arbítrio de outras consciências.
    então a concepção da palavra justiça não existe no carma, esta mais para amoral, ou ainda uma justiça apenas relativa.
    Resumindo justiça é algo que não existe na criação ja que nós somos as injustiças criadas por Deus, e aí vai pedir para Deus acabar com toda suas injustiças ?
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.