Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1568101152

Comentários

• sybok disse: O dia em que você começar a investigar sua própria mente, vai terminar descobrindo que não tem como conhecer a mente de Deus.

se voce considera que Deus tenha projetado uma planta e usa sua mente para conhecer e tentar entender melhor essa planta, indiretamente tem que estar pensando como Deus pensou.
    as maquinas humanas imitam a natureza divina, câmera = olho , avião = pássaros, sensores eletrônicos = nervos sensoriais .
    os médicos necessitam conhecer o corpo criado por Deus, para poder manipula-los, os psicólogos precisam conhecer a psique humana, ao entendermos as obras passamos conhecer partes do seu criador.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Ao invés de perguntar ao Ayya como ele sabe o que ele sabe, você deveria começar a se perguntar se você realmente sabe o que você acha que sabe.
    Questione o próprio conhecimento, não o conhecimento dos outros, pois você não tem como verificar nada sobre qualquer relato alheio, mas certamente tem tudo o que precisa para investigar a própria mente e as próprias crenças.

O Ayya muitas vezes critica as crenças alheias, porem limita-se a dizer que não sabe .
    Realmente apesar da maioria das vezes, não poder pensar ,ver,sentir as mesmas coisas que os outros, nada me impede de acreditar e aprender teoricamente com as experiências alheias, pois a experiência dos outros pode me vir ser útil na pratica.
    além do mais assim como você sentiu as dores do seu tio, eu também senti "sincronizado" com minha esposa uma dor pré parto.
    Quantos sonhos que na hora me pareceram reais , como mensagens espirituais e como tempo caíram na duvida e uma experiência que a minha consciência alma pareceu ter saído do corpo, voltei feliz como se tivesse tido certeza que a vida continua,mas o tempo passa e as descrenças ressurgem.
    na verdade baseado no meus achismo ja frustrados eu tenho consciência que não posso ter certeza de nada, porem sinto necessidade em continuar achando, quero dizer procurando.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Um analfabeto só vai poder debater objetivamente com um físico quântico, se passar os próximos anos estudando material suficiente para que ele possa observar pessoalmente os conceitos de tal ciência, sem essa base, NADA É OBJETIVO do ponto de vista do analfabeto.

Exatamente. Temos que analisar, ainda, o ponto de vista do físico quântico. Ele sabe que não pode discutir sua ciência com um analfabeto e tem os títulos acadêmicos para legitimar essa postura, sem parecer arrogância. Em religião, não há tal possibilidade. Qualquer atitude nesta direção, por mais cuidadosa que seja, será mal interpretada. O que posso dizer? Negar à religião (religare) sua importância e complexidade não vai transformá-la, como mágica, em algo acessível a quem não trilhou esse caminho. Todos tem direito à sua opinião e, como costumo repetir, opinião não tem o poder de alterar a realidade.

Espero não ter que explicar que não estou chamando ninguém de analfabeto mas, tão somente, tentando criar uma imagem que ajude a demonstrar o argumento.

sybok disse: Aparentemente o Ayyavazhi cansou disso tanto quanto eu.

Sim, e já vai aí um bom tempo. Acho que, para cada postagem minha neste fórum, existem duas ou três outras que eu inicio, desisto e apago tudo. Sério...

sybok disse: Por mais objetivos que sejam os resultados para quem pratica isso, e por mais lógicas que sejam as explicações, elas sempre podem ser contrariadas por uma hipótese falsa, mas "logica", sendo que quem não conhece tais práticas e não pode falsear entre as hipóteses e as "logicas", não tem como ter objetividade suficiente para poder se pautar nos FATOS e não nas "lógicas".

Novamente, correto. Uma pessoa razoavelmente inteligente é capaz de criar explicações lógicas para um evento qualquer que se lhe apresentem. O religioso ficará em paz chamando de milagre o que ele não compreende. O não religioso ficará em paz construindo explicações lógicas para algo que ele não viu. E mais um dia termina bem no planeta Terra.

sybok disse: Relatar aqui os fatos que nos levam a SABER que Deus é inescrutável só levaria a uma discussão tola.

Tola e absolutamente improdutiva.

sybok disse: Se você for observar, vai descobrir que um dos fatos da vida, é que as pessoas se quer conhecem a si próprias, não sabem de onde vem seus gostos ou seus pensamentos, não sabem o que é original do individuo ou fruto da cultura, não sabem se desejam enquanto indivíduos livres ou por pressão social.

Algo que eu descobri ali pelos meus 16 anos: é preciso ter coragem para abrir essas portas.

sybok disse: O ser humano não conhece a própria mente, esse FATO qualquer praticamente de meditação descobre rapidamente, querer conhecer a mente de Deus é uma pretensão tipica de quem não tem sequer conhecimento da própria confusão mental em que se encontra.

Sem comentários. Perfeito.

sybok disse: O dia em que você começar a investigar sua própria mente, vai terminar descobrindo que não tem como conhecer a mente de Deus.

Investigar a própria mente é uma experiência extraordinária, e muito reveladora.

sybok disse: Ao invés de perguntar ao Ayya como ele sabe o que ele sabe, você deveria começar a se perguntar se você realmente sabe o que você acha que sabe.

Foi o que eu tentei dizer nesta resposta: “Não se ocupe comigo, quando há tanto o que fazer”.

sybok disse: Questione o próprio conhecimento, não o conhecimento dos outros, pois você não tem como verificar nada sobre qualquer relato alheio, mas certamente tem tudo o que precisa para investigar a própria mente e as próprias crenças.

Como eu disse, eu apago duas de cada três respostas que começo a escrever. Vou deixar como está. Suas palavras não necessitam de complementos.

• CRIATURO disse: talvez eu tenha me expressado mal no"apresentar verdades" quando deveria ter dito apresentar a sua verdade, ou a sua opinião.

Criaturo, nossa comunicação continua caótica. Se você me conhecesse um pouquinho, saberia o que eu penso sobre ‘verdades pessoais’. No dia em que eu defender algo parecido neste fórum, pode apostar que minha conta foi hackeada.

• Percival disse: Bart Ehrman é agnóstico Aya, Criaturo está de deboche porque não consegue responder os questionamentos dele. Achando que colocar seu achismo resolve tudo. Assim que ele debocha de Teólogos e estudiosos.

Pois é. Eu confundi as coisas. Não dei muita atenção às postagens onde esse nome aparecia e, lendo superficialmente, concluí errado.

• CRIATURO disse: em questões filosóficas por um esforço do raciocínio podemos chegar alguma conclusão, quanto a pratica de exercícios espirituais ja é uma coisa pessoal podendo inclusive gerar resultados diferentes para um mesmo exercício.

Podemos chegar a qualquer conclusão, e nada garante que estejam corretas. Quando você chega a resultados diferentes fazendo um mesmo exercício, também pode significar que o exercício não era assim tão idêntico.

• AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: na verdade questionei ao AYYA que é contraditório afirmar que Deus é inescrutável nem ao menos em partes e ao mesmo tempo afirmar que se tem o conhecimento que ele existe.
    como podemos afirmar que algo seja "totalmente" desconhecido e existente ao mesmo tempo ?
    minha intenção era deixar claro que Deus pode ser conhecido por partes, caso contrario seriamos todos ateus.

E as partes escrutáveis de Deus são exatamente aquelas que você encontrou, certo? Eu já respondi a isso e não vejo necessidade de mudar o argumento. Se você pode conhecer partes, pode conhecer o todo, como na montagem de um quebra-cabeça. Não importa o quanto demore, não importa o número de peças, um dia você termina. Se você precisa desse refúgio intelectual, se você acredita que encontrou respostas e elas te trazem algum conforto, repito, não cabe a mim tentar mudar isso. É um direito seu.

Post edited by Ayyavazhi on
  • Ayyavazhi disse:Criaturo, nossa comunicação continua caótica. Se você me conhecesse um pouquinho, saberia o que eu penso sobre ‘verdades pessoais’.

Como dizia na comunidade Abaixo a Alienação Religiosa: as pessoas deveriam ter cuidado com a palavra verdade.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: o seu exemplo afirma que apesar de não podermos conhecer o todo, podemos conhecer as partes.

Não. Não foi isso que ele disse.

CRIATURO disse: Mas de certa forma eu também defendo que é impossível conhecermos Deus totalmente,mas sim em partes.

O Sybok e eu falamos exatamente o mesmo idioma, mas você sempre responde como se ele estivesse dizendo uma coisa e, eu, outra. Uma leitura mais cuidadosa poderá corrigir essas distorções.

• Percival disse: Como dizia na comunidade Abaixo a Alienação Religiosa: as pessoas deveriam ter cuidado com a palavra verdade.

O Acauan já dizia o quanto essa palavra é prostituída, principalmente no meio religioso. Eu não sei o que é a verdade, mas sei que ela não pode se amoldar às nossas necessidades pessoais. Quando toda a humanidade acreditava que a Terra era plana, a VERDADE é que ela era, como sempre foi, (quase) redonda. Esse exemplo simples demonstra que podemos acreditar no que quisermos, e a verdade, seja ela qual for, permanecerá inalterada.

• Ayyavazhi disse: Eu não sei o que é a verdade, mas sei que ela não pode se amoldar às nossas necessidades pessoais. Quando toda a humanidade acreditava que a Terra era plana, a VERDADE é que ela era, como sempre foi, (quase) redonda. Esse exemplo simples demonstra que podemos acreditar no que quisermos, e a verdade, seja ela qual for, permanecerá inalterada.

Por isso que tomo cuidado com esta palavra.

― Winston Churchill

• CRIATUROCRIATURO Membro
    Ayyavazhi disse: E as partes escrutináveis de Deus são exatamente aquelas que você encontrou, certo?

não consigo ver um palmo diante do nariz ,mas minha alma consegue ver o alem......he..he...he..he.. sou um "gênio"!...se tivesse encontrado algo ele não seria mais inescrutável.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Se você pode conhecer partes, pode conhecer o todo, como na montagem de um quebra-cabeça.

isso na lógica humana
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Não importa o quanto demore, não importa o número de peças, um dia você termina.

isso é pior do que um micróbio tentando desvendar totalmente os oceanos .
    sinto logo existo!
    ok! ja que não acredita que possuímos capacidade para entender parte de Deus , então me responda:

A criação é algo a parte de Deus, ou tudo é Deus ?
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Se você precisa desse refúgio intelectual, se você acredita que encontrou respostas e elas te trazem algum conforto, repito, não cabe a mim tentar mudar isso. É um direito seu.

ja disse que posso substituir por outra mais lógicas, se conhecer me faça o favor de esclarecer.
    mas antes me diga:
    Qual a diferença entre afirmar não se conhecer Deus e dizer que ele não existe ?
    como eu poderia mentir dizendo não conhecer Deus, quando varias vezes recebi ajuda dele?
    como poderia renegar este sentimento que diz que Deus esta comigo ?
    como poderia negar que os ensinamentos De jesus são falsos, se quando realmente os pratiquei produziram bons frutos ?
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: O Sybok e eu falamos exatamente o mesmo idioma, mas você sempre responde como se ele estivesse dizendo uma coisa e, eu, outra. Uma leitura mais cuidadosa poderá corrigir essas distorções.

sim afinidades defendem a mesma linha de pensamentos, você compartilham da busca pelo conhecimento através da meditação, sentem empatia pelos mesmos mestres.
    possuem o mesmo objetivo de calar o eu mecânico, enquanto eu tento dar asas a ele...he..he..he..he
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    O Ayya muitas vezes critica as crenças alheias, porem limita-se a dizer que não sabe .
    O deus da Bíblia é escroto e contraditório. Os outros também não são grandes coisas. Se houver um deus, não será um desses que a humanidade inventou, à sua imagem e semelhança, limitados por aquilo que ela consegue imaginar.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • CRIATURO disse: não consigo ver um palmo diante do nariz ,mas minha alma consegue ver o alem

Depois dessa excelente argumentação do Sybok, o assunto deveria se encerrar definitivamente. Mas suspeito que isso não irá acontecer. Não posso melhorar o que o Sybok já disse, mas vou colocar aqui minha modesta contribuição.

Você nos comparou a micróbios diante do oceano e, sinceramente, acho muito apropriado. Vou aceitar que o micróbio possa conhecer uma ‘parte’ do oceano; vou aceitar sua teoria. O que seria essa parte? Pense na porção de oceano que o micróbio poderia sondar e conhecer, principalmente em oposição à imensidão do oceano que ele jamais saberá que existe. É essa parte que podemos conhecer? É essa ‘quantidade’ de Deus que podemos perceber? Criaturo, você tem falado neste fórum, insistentemente, sobre os propósitos divinos; você nos diz como Deus pensa e porque Ele fez isso ou aquilo da forma que fez; Você, um micróbio, diz que o oceano é limitado e que ele não poderia ser diferente de acordo com a sua lógica. É isso que você chama de ‘parte’ de Deus? Sua microbiana intuição lhe permite conhecer tanto? Não, não permite! Você está profundamente comprometido com essa crença e não consegue mais abandoná-la, como acontece a qualquer outro crente.

Ninguém deveria dizer, sob hipótese alguma, que conhece os desígnios divinos, como os religiosos fazem com tanta facilidade. Você acredita muito nisso e, repito, você é o único que pode salvar a si mesmo dessa ilusão.

• Ayyavazhi disse: Depois dessa excelente argumentação do Sybok, o assunto deveria se encerrar definitivamente. Mas suspeito que isso não irá acontecer.

Não vai, infelizmente.

― Winston Churchill

• Fernando_Silva disse: O deus da Bíblia é escroto e contraditório. Os outros também não são grandes coisas. Se houver um deus, não será um desses que a humanidade inventou, à sua imagem e semelhança, limitados por aquilo que ela consegue imaginar.

criticar o Deus dos outros é tão facil quanto chutar cachorro morto, sera por isso que voces possuem receio de expor seu ideal de Deus
    sinto logo existo!
    Fernando_Silva disse: O deus da Bíblia é escroto e contraditório.

quando voce era crente tambem pensava assim?
    O que te levou a ter essa visão,seja sincero ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: O problema Criaturo, é que tentar explicar como Deus pensa, não é querer conhecer "parte".
    Nós humanos podemos ver a grama, assim como podemos ver que ela é verde. Essa é a parte que nos cabe, qualquer explicação daqui pra frente sobre a grama, já começa a nos fugir o entendimento.

Como ex ateu voce é a pessoa mais indicada para responder esta pergunta:
    Qual o motivo dos ateus não conseguirem enxergar a grama ?
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: criticar o Deus dos outros é tão facil quanto chutar cachorro morto, sera por isso que voces possuem receio de expor seu ideal de Deus
    Eu não consigo imaginar um ideal de Deus.
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    O deus da Bíblia é escroto e contraditório.
    quando voce era crente tambem pensava assim?
    O que te levou a ter essa visão,seja sincero ?
    Você nunca leu nada do que postei ao longo de 15 anos, pelo menos, sendo 10 anos só aqui no RV?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.