Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

17810121365

Comentários

• Azathoth disse: mas e o depoimento do sobrinho de Chico Xavier? É falso? E os depoimentos dos repórteres da revista "O Cruzeiro"? Portanto, quem ficar intrigado com o texto pode verificar nas referências que ele faz a veracidade ou a falsidade das afirmações. De novo: o texto deixa claro que Chico Xavier NÃO FOI nem tão santo, nem tão honesto como a maioria pensa

Quem conhece essas histórias é o Botanico, no fórum antigo já foi discutido à exaustão, rs

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
    Espiritismo: Ilusão, Charlatanismo, Invenção, Movimentos Inconscientes e Memórias Esquecidas.

Participei de uma sessão espírita há muito tempo atrás e como nem todos sabem as sessões são divididas em duas partes, uma para estudos e outra parte para mediunidades, a parte que propõe ser sobre estudos não segue o método cientifico, eu na época não tinha o conhecimento cientifico profundo que tenho hoje de como devemos analisar um caso, mas mesmo na época notei que um simples relato era prova suficiente para as pessoas ali reunidas e já demonstrei em uns 15 post’s que isto não prova nada a não ser que somos pessoas suscetíveis a enganos. A parte em que são feitas as sessões mediúnicas reparei um efeito psicológico chamado “vontade de acreditar”, existe a vontade que aquilo de certo, positivismo e luzes baixas permeia o ambiente, pouco ceticismo, musica lenta, palavras bonitas são como sol e água para as plantas, e florescem assim vários acontecimentos como psicografias, espíritos falantes, curas mediúnicas. (NOTA: Talvez fui muito simplista na descrição da reunião espirita que participei, necessito participar de outra, acho que não é exatamente desta maneira que menciono aqui.)
    Após esta experiência resolvi pesquisar sobre o assunto e consegui descobrir muita cosia, que inclusive me fez perguntar, porque todas aquelas pessoas não fizeram nem um tipo de pesquisa nem a mais básica? Se o fizeram resolveram utilizar o bordão a tempos utilizado contra os céticos, “os cientistas não vêem além do mundo físico”, mas eu me pergunto. Ver o que? Ficar me enganando com ilusões de algumas pessoas? Não obrigado, gostaria muito que várias coisas que as religiões ou doutrinas pregam fossem verdade, seria incrível conversar com um espírito cientista desta “outra dimensão”, como era o desejo do falecido Carl Sagan. E porque as pessoas que fazem a psicografia nunca escreveram um livro técnico? Duvido que os grandes cientistas de décadas, séculos e milênios atrás não tenham algo de novo para falar, tentar elucidar alguma duvida recorrente, ou então recuperar livros perdidos, como no caso do incêndio que houve na biblioteca de Alexandria, pouquíssimos dos vários papiros foram recuperados, informações incríveis se perderam, não custaria um espírito solista nos ajudar a recuperar estas informações? Será que no universo inteiro de profissões e coisas que poderiam ser utilizadas somente as histórias cotidianas e romances são os que podem ser psicografados? Coisas estas, que qualquer um pode escrever.
    Mas existe uma explicação. Vários médiuns que entram em transe e começam a psicografar são em muitíssimos casos em que a criptomnésia explica (a outra explicação é o charlantanismo), criptomnésia quer dizer literalmente memória oculta, algumas informações durante a vida são armazenadas e muitas não são utilizadas, mas estão lá, no limiar do subconsciente, explica também o chamado efeito Déjà-vu, lembranças esquecidas reavivadas por um local ou pessoa que lembra algo que esta na memória, nosso cérebro que não é perfeito informa que é um local conhecido, mas ele mesmo não tem certeza por isto fica a "impressão de já ter visto ou estado", mas na verdade é só uma junção de locais e pessoas e no caso da psicografia também, muitas memórias de casos ouvidos por um por outro, lidos, interpretados ficam perdidos na nossa cabeça, e algumas pessoas por algum problema no cérebro (amnésia, esquizofrenia entre outros) tem algum tipo de confusão mental aonde esta informações vão aflorando às vezes em sequência como no original outras vezes se interpolando entre as milhões de lembranças, aliando isto com a técnica da leitura fria que muitas pessoas tem naturalmente, formam um médium muito “convincente” se não fosse os frustrantes resultados, como o que eu citei sobre somente as psicografias se tratarem de romances e assuntos banais, nada que qualquer outra pessoa também não escreva. Em alguns casos estes médiuns são pessoas inteligentíssimas e o cérebro faz associações lógicas incríveis, pessoas assim com um pouco de treino e conhecimento não seriam médiuns mas cientistas ou até detetives, por isto o uso de médiuns em casos de policia, o médiuns acha que é um "poder" que ele tem mas é simplesmente o seu cérebro juntando informações de forma lógica. (adicionado em 05/11/2010). Resolvido isto vamos para o que impressionou muito Allan Kardec quando ele criou o espiritismo, não se impressione com a palavra “criou”, pois foi exatamente isto que ele fez, não existiu tentativa de entender os acontecimentos, ele simplesmente olhou as manifestações e conclui que só poderia ser obra de espíritos e se os mesmo existiam deviam ser regidos por alguma ordem ou entendimento e começou a inventar todo o espiritismo pois não existe nenhum evidência ele simplesmente pensou de forma aleatória mais ou menos da seguinte forma, “se algumas pessoas se comunicam com espíritos eles devem existir, nos não conseguimos ver os espíritos então eles não pertencem ao mundo físico, no mundo físico os humanos morrem, logo no mundo espiritual somos eternos, se somos eternos, então nós encarnamos várias vezes, mas o mundo não apresenta evidente melhora, logo deve existir outros mundos em que somos enviados, ....” e ai vai até escrever vários livros, isto é o tipo de pensamento Post hoc, ergo propter hoc (Depois disto, logo causado por isto), que é uma falácia lógica, um bom experimento seria pedir para 30 pessoas evoluírem uma redação que tivesse o enunciado da seguinte maneira “Algumas pessoas tem a idéia que todos os humanos possuem um espírito, explique baseado em seus conhecimentos como funciona a vida destes espíritos que estão conectados ao corpo dos humanos”
    Teríamos 30 novas explicações para o espiritismo, isto é, a única que vingou foi a da pessoa que criou da primeira vez, só isto, mas qualquer um podia escrever, não existe estudo nenhum a não ser de ter a tentativa de conectar a outros efeitos e religiões.
    Tirando esta pequena explicação de como se criam religiões, vamos para o que motivou Allan Kardec a escrever o espiritismo, alem do que já expliquei sobre a psicografia ele ficou muito impressionado com as chamadas “Mesas-Girantes” que depois “evoluiu” para a chamada “brincadeira do copo”, foram provadas pelo físico Michael Faraday como embuste sendo tudo interação entre a pessoa e a mesa/copo, ele provou com um experimento simples, colocou sobre a mesas varias pilhas de papel onde as mãos das pessoas ficavam apoiadas e concluiu que se fosse o espírito que tivesse movendo a mesa para a esquerda, por exemplo, a pilha ia formar uma "escada" da esquerda para a direita, se fosse a mão da pessoa formaria da direita para a esquerda, nem preciso dizer que foi a mão que fez o movimento, mas ainda assim as pessoas juram de pé junto que não foram elas, bom isto é explicado pelo efeito Ideomotor, postula este efeito que podem ser desencadeados movimentos musculares as vezes independente das vontades e emoções, pode-se não estar ciente do fato, mas outras pessoas ou observações podem induzir sugestões a mente, que podem influenciá-la e afetar o comportamento motor. Um bom teste foi feito pelo professor de psicologia da Universidade de Oregon, Ray Hyman, ele juntou vários alunos em uma sala e pegou as famosas varinhas de radioestesia (procurar fontes de água, entre outros), e utilizou-a na frente dos alunos até que elas se cruzassem em um ponto da sala, e disse que ali passava uma tubulação, todos os alunos fizeram o experimente e falaram que sentiram uma estranha força que os levavam para exatamente aquele ponto, ele repetiu o teste com outra sala e chegou a outro ponto distinto, nem preciso falar que também os alunos sentiram a água naquele ponto, mas água mesmo nem passava perto daquela sala, isto prova um dos efeitos da força ideomotor, causa isto de um cérebro ainda em evolução, sugestionável e factível a erros.
    Assim podemos entender que basicamente o espiritismo é uma pegadinha que o cérebro prega nas pessoas, eu poderia aqui explicar as experiências fora do corpo, visões de fantasmas, vozes do além, fotos com fantasmas e todo um zoológico de acontecimentos espirituais, mas tudo resume a um cérebro ainda em evolução, a vontade de acreditar e sempre tentar explicar acontecimentos com a falácia lógica do que depois do acontecimento “só pode ter sido causa por isto”.

Não, o texto não é meu - mas o autor anônimo oferece uma visão bem coerente sobre o que é o espiritismo...
  • Azathoth disse: A parte em que são feitas as sessões mediúnicas reparei um efeito psicológico chamado “vontade de acreditar”, existe a vontade que aquilo de certo, positivismo e luzes baixas permeia o ambiente, pouco ceticismo, musica lenta, palavras bonitas são como sol e água para as plantas, e florescem assim vários acontecimentos como psicografias, espíritos falantes, curas mediúnicas. (NOTA: Talvez fui muito simplista na descrição da reunião espirita que participei, necessito participar de outra, acho que não é exatamente desta maneira que menciono aqui.)

O BK (Zé Roberto) menciona similarmente algo parecido em seus podcasts, é uma vontade de acreditar que qualquer coisa para ser aquilo que desejamos e queremos.

Azathoth disse: Teríamos 30 novas explicações para o espiritismo, isto é, a única que vingou foi a da pessoa que criou da primeira vez, só isto, mas qualquer um podia escrever, não existe estudo nenhum a não ser de ter a tentativa de conectar a outros efeitos e religiões.

Algo que as Religiões Africanas fazem com o Catolicismo e com o próprio espiritismo, no caso da Umbanda.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Como dito, essa imagem fala por si só. Um homem fotografado nessa situação não é digno da minha confiança nem da minha admiração.
    um ego julgando outro ?
    Não me importa a sua imagem Sybok e sim as suas palavras
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Azathoth disse: Participei de uma sessão espírita há muito tempo atrás

mais uma ovelha perdida ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: sybok disse: Como dito, essa imagem fala por si só. Um homem fotografado nessa situação não é digno da minha confiança nem da minha admiração.

um ego julgando outro ?

Exato Sybok!

Chico Xavier NÃO DEVERIA emprestar a sua imagem para uma fraude, fica comprometida a credibilidade dele. E, Criaturo, o ilusionista Harry Houdini e o mágico James Randi reproduziram, através de truques habilidosos, muitos "fenômenos" realizados por médiuns durante "sessões espíritas". Que tal?
  • Azathoth disse: Este lance do racismo de Kardec eu não sabia, havia boatos mas vou dar uma olhada no Clube Cético. Obrigado por compartilhar a informação!

infelizmente é verdade em uma edição da revista espirita ele afirmou que apenas espíritos atrasados poderiam encanar nos limitados cerebros de indigenas africanos, se bem que depois disse que isto não era demérito para ningeum pois ele provavelmente ja teria sido em outras um homem primitivo.
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Exato Sybok!

Chico Xavier NÃO DEVERIA emprestar a sua imagem para uma fraude, fica comprometida a credibilidade dele. E, Criaturo, o ilusionista Harry Houdini e o mágico James Randi reproduziram, através de truques habilidosos, muitos "fenômenos" realizados por médiuns durante "sessões espíritas". Que tal?

a ignorancia alimentada por fofocas fortalece falsos julgamentos, conheci um cara que era um quase ateu, por força do destino aconteceu um acidente fatal com uma criança sobrinha dele, o obrigando a levar sua irmã até o Chico, viajaram muitos km,não comentaram nada com ninguem, principalmente no centro espirita entraram sentaram e aguardaram até alguem perguntar se no salão estava a irmã dele, ele ja ficou muito surpreso pois não havuiam falado nada, resumindo após ouvir o que o chico falou para eles o cara se converteu sendo espirita até hoje isto é fato e o resto é boato.
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Azathoth disse: Chico Xavier NÃO DEVERIA emprestar a sua imagem para uma fraude, fica comprometida a credibilidade dele.

O que se mais vê é esse povo emprestando a imagem para coisas ditas sobrenaturais, prova de que se impressionam com qualquer coisa sem investigar realmente um misto de desconhecimento e ingenuidade, aliás isso é a força motriz do espiritismo.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: a ignorancia alimentada por fofocas fortalece falsos julgamentos, conheci um cara que era um quase ateu, por força do destino aconteceu um acidente fatal com uma criança sobrinha dele, o obrigando a levar sua irmã até o Chico, viajaram muitos km,não comentaram nada com ninguem, principalmente no centro espirita entraram sentaram e aguardaram até alguem perguntar se no salão estava a irmã dele, ele ja ficou muito surpreso pois não havuiam falado nada, resumindo após ouvir o que o chico falou para eles o cara se converteu sendo espirita até hoje isto é fato e o resto é boato.

Da mesma forma que existem ateus que hoje são Crentes, Budistas, Umbandistas etc... Isso não prova que é verídico o que o espiritismo diz.

― Winston Churchill

• Marcio disse: Eu acho que a coisa é bem mais simples do que a hipótese espírita tenta explicar com tantos buracos e falhas lógicas.
    E é assustadoramente simples.
    É que vocês todos até agora estão raciocinando exclusivamente do ponto de vista dos "encarnados".
    Tentem, se puderem, raciocinar como se fossem mentes imortais e eternas e verão como as coisas que acontecem aqui podem fazer sentido. Um sentido elegante e terrível, terrível do ponto de vista da carne, elegante do ponto de vista de uma mente eterna e sedenta.

Tenho imenso interesse em conhecer melhor seu ponto de vista. Poderia falar mais sobre isso, Marcio?

• Percival disse: Johnny disse: Até para isso Perci é necessário predisposição, coisa que os céticos não tem e não pretendem...

Eu tive muita e nada rolou. Conheço ex espíritas que também não tiveram e gente que continua esperando ainda acontecer. O Espiritismo é assim: Quando se acerta é de Deus, quando não, continue tentando...

Todos que eu conheci que se empenharam, conseguiram. Eu é que não quero mexer com estas coisas... to fora.

• Percival disse: Lembrando que Kardec (fundador do Espiritismo Moderno) era racista:

E...? Deve haver mais de 10 tópicos do Botânico postando o racismo científico que o Kardec se embasava na época.
    Johnny disse:Todos que eu conheci que se empenharam, conseguiram.

Da mesma forma que conheco gente que não conseguiu. Agora vai botar a culpa dizer que não se empenhou. Se fosse algo realmente comprovado todos conseguiriam, não só uma parcela das pessoas. E sempre aqueles que conseguiram quando você analisa fria e criticamento se vê que é histeria coletiva o mesmo que ocorre nas igrejas evangélicas.

― Winston Churchill

Johnny disse: E...? Deve haver mais de 10 tópicos do Botânico postando o racismo científico que o Kardec se embasava na época.

Que ainda hoje ecoa e não muda não veio até agora o espírito de Kardec dizendo que mudou, por que você acha que Zélio de Moraes criou a Umbanda? Porque a doutrina era racista. Mais um detalhe: Zélio cria a Umbanda por volta e 1918 onde não existia mais mais regime de escravidão no Brasil foi abolida em 1888. Mesmo que fosse da época que diabo de doutrina é essa inferioriza uma pessoa por conta da pele? Vinda de uma mente humana primitiva cheia de conceitos retrógados.

― Winston Churchill

• Criaturo disse:

E por que comigo é diferente? Você não gosta de insetos?

Quando aventou a hipótese de eu ser um estuprador enrustido você não combateu minhas palavras, apenas as usou para criar uma imagem deturpada minha, que você pudesse julgar a vontade.

Minhas palavras estão lá no início do tópico. Ninguém ousou responder até agora.
    Inseto disse:
    Considerando que o mal pode ser educativo, bom, como alguém me convenceria a não espancar meus filhos para aprenderem a me obedecer? Não falo de palmadas: espancamento, por mais forte, deve ser bem mais efetivo.
    Ou como alguém me convenceria a não estuprar minha filha?
    Para que ela aprenda a evitar situações de risco, seria um ótimo remédio. Afinal, nada ensina melhor a temer o fogo do que queimaduras, não é mesmo?
    E eu apresentaria muitas vantagens em relação a qualquer estuprador.

Ou seja. Se os fins justificam os meios, e todas as vezes que tentamos isso deu merda, fodeu.
  • Inseto disse: Qualquer outra coisa, como melhorar o mundo, melhorar a si mesma, melhorar o carma pra outra vida, outro dia posso ser eu a precisar e ele emprestará, tem diferentes doses de egoísmo.

Isso é coerente.

Eu sempre tive muita propensão a ajudar os outros e sofro do mal da empatia. Porém, tenho uma qualidade bastante desenvolvida: a auto-observação. Isso me permitiu, muito cedo, perceber que por trás de todo aquele altruísmo escondiam-se doses não letais de egoísmo. Decidi que posso conviver com isso. Continuo a ajudar a quem precisa (quando eu posso), pois essa é minha natureza, mas, agora, sem a ilusão de ser um cara bonzinho.

Ayyavazhi disse:Eu sempre tive muita propensão a ajudar os outros e sofro do mal da empatia. Porém, tenho uma qualidade bastante desenvolvida: a auto-observação. Isso me permitiu, muito cedo, perceber que por trás de todo aquele altruísmo escondiam-se doses não letais de egoísmo. Decidi que posso conviver com isso. Continuo a ajudar a quem precisa (quando eu posso), pois essa é minha natureza, mas, agora, sem a ilusão de ser um cara bonzinho.

Ayya meu nobre não tem nada de errado em fazer o bem sem esperar algo em troca. Vivemos numa sociedade em que um precisa do outro. Isso é normal, não tenha culpa.

― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse:
    Continuo a ajudar a quem precisa (quando eu posso), pois essa é minha natureza, mas, agora, sem a ilusão de ser um cara bonzinho.

Estou me sentindo tão azul...

Ah, pra qualquer fim terrestre importante, você é bonzinho.

É só que em Insetolândia você simplesmente ajudaria por ajudar. Ou alguém, provavelmente eu, lhe diria que esse é seu objetivo final.
    E lá você também se regeneraria, faria fotossíntese e sua ereção dependeria de uma substância, de difícil ou impossível armazenagem e síntese, apenas liberada por mulheres adultas muito relaxadas e excitadas.
    E não, você não transaria com plantas.
  • sybok disse:
    Johnny disse:
    E...? Deve haver mais de 10 tópicos do Botânico postando o racismo científico que o Kardec se embasava na época.
    O que demonstra que Kardec se baseava nas ideias falhas e caducas de seu tempo. Resta saber por que diabos deveríamos dar ouvidos a ele hoje...

Concordo!

Podemos apenas especular as VERDADEIRAS RAZÕES que levaram Chico Xavier a tirar aquela fotografia absurda. Talvez convenceram o Chico de que o espiritirmo estava perdendo fiéis, e precisavam de algo "bombástico" para reverter o processo. Ele poderia recusar, preferindo ao invés REVER a doutrina espírita, em vez de compactuar com uma fraude. Ele poderia ser um "Reformador" do espiritismo, como Martinho Lutero reformou o cristianismo ao romper com o Papa. Mas ele preferiu a fraude. Deu no que deu.
  • Percival disse: Ayya meu nobre não tem nada de errado em fazer o bem sem esperar algo em troca. Vivemos numa sociedade em que um precisa do outro. Isso é normal, não tenha culpa.

O troço é sutil. Há aqueles que praticam a caridade preocupados em criar ou manter uma boa imagem. Existem os que fazem o bem esperando algum tipo de retribuição, e essa retribuição não precisa ser imediata, como no caso dos que estão interessados na recompensa divina. Existem mil motivos egoístas para se praticar a caridade, mas, o mais difícil de se detectar, é a própria satisfação.

• Inseto disse: Estou me sentindo tão azul...

3763587.jpg

Inseto disse: Ah, pra qualquer fim terrestre importante, você é bonzinho.

Obrigado. Acho que estou na média.

Inseto disse: É só que em Insetolândia você simplesmente ajudaria por ajudar. Ou alguém, provavelmente eu, lhe diria que esse é seu objetivo final.

Sim, eu já assimilei essa ideia: fazer o certo porque é certo. Difícil é viver dessa forma. A ação pura é sempre desinteressada, desvinculada de qualquer resultado. Você faz o que deve ser feito e esse fazer não é maculado por nenhum conceito alheio à própria ação realizada. Na ação pura, nem o conceito de caridade sobrevive.

• Ayyavazhi disse: Marcio disse: Eu acho que a coisa é bem mais simples do que a hipótese espírita tenta explicar com tantos buracos e falhas lógicas.
    E é assustadoramente simples.
    É que vocês todos até agora estão raciocinando exclusivamente do ponto de vista dos "encarnados".
    Tentem, se puderem, raciocinar como se fossem mentes imortais e eternas e verão como as coisas que acontecem aqui podem fazer sentido. Um sentido elegante e terrível, terrível do ponto de vista da carne, elegante do ponto de vista de uma mente eterna e sedenta.

Tenho imenso interesse em conhecer melhor seu ponto de vista. Poderia falar mais sobre isso, Marcio?

Estou tentando elaborar bem a coisa antes de postar.

Não sei se vocês estão preparados para isso. Rsrsrsr!!!!

Ah! Mas eu ja deixei "sombras" sobre isso aqui e ali.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Não sei se vocês estão preparados para isso. Rsrsrsr!!!!

Embora você esteja brincando, eu não acho tão simples entender suas ideias. É sempre um desafio. Farei o melhor que puder.

• sybok disse: Uma imagem vale mais do que mil palavras e contra fatos não há argumentos.

Com a tecnologia de imagem, vídeo e som dos dias de hoje, me pergunto:
    - Porque NENHUM espírita consegue provar a existência desses espíritos? Ou provar a existência dessa "ligação" com o mundo exterior?

As desculpas são inúmeras.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.