Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
É absolutamente aterradora porque é uma solidão eterna.
Pense na existência apenas como mente, sem nenhum input vindo dos sentidos que há na máquina orgânica transitando num cenário de possibilidades sensoriais.
A necessidade de estar no cenário não é brincar exatamente. É a única forma que as mentes tem para sentirem, para interagirem. Para acabar com a solidão eterna aterradora.
Apenas uma mente solitária não tem escolhas. Quando ela se insere numa realidade que lhe dá inputs sensoriais e pode interagir dentro de um cenário que lhe dá certas possibilidades, seria como uma libertação da cruel realidade da existência eterna solitária.
Veja que são justamente as regras limitantes que fixam um dos possíveis cenários.
Coisas ilimitadas não parecem ser capazes de fixar bons cenários sensoriais.
Pois é isso. Ser apenas uma mente, sem as possibilidades que geram inputs sensoriais, pela eternidade, é algo que me parece inaceitável, sem nenhuma dinâmica, é como estar "morto" e mesmo assim existindo.
Mas a existência se torna suportável exatamente no nosso nível de percepção, no domínio do cenário onde estamos inseridos, seguindo absorvendo dados sensoriais e também gerando-os.
Entre as duas, quais você escolheria "viver"?
No nível da percepção da eternidade você saberia que todos os seres com quem interagiu em um dos seus "atos" eram também mentes atuando.
Nesse domínio mais fundamental você ficaria só de novo, você e suas lembranças sensoriais.
Acho que iria querer voltar para outro "ato", em outra parte do cenário, ou em outro cenário.
A analogia não está muito correta.
Mentes por essência se alimentam de informações, onde elas poderiam se alimentar senão num cenário que é capaz de gerar dados sensoriais?
Depois que aprendemos e aceitamos o inevitável o dinamismo se encerra?
Isso remete à finitude de possibilidades e nos lança de novo num domínio eterno de nada para sentir, ou ser.
Veja que quando a mente começa a chegar perto do grande dilema, de solucionar o grande dilema, ela deveria se "calar". Pois isso quebraria o encanto, e ela teria que retornar ao "casulo".
Isso é pessoal, é algo consigo mesmo.
A maioria das outras mentes gostam de estar inseridas no cenário gerador de possibilidades, ninguém quer que o encanto se quebre pois escolheram estar nele.
A defesa é a dúvida que sempre fica por mais bem construída que tenha sido a hipótese para o grande dilema da existência.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Sim é uma possibilidade que eu esteja sendo enganado,daí a eu desconsiderar as provas que ele me deu as tratando como como falsas ou não existentes vai muita distância.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
A respeito da Bíblia já me mostrou muitas coisas,outras ainda não.
Sim,Deus já me orientou muitas vezes, falando em meu coração e muitas vezes apontando a Bíblia .
Quanto a ele já saber é uma situação complicada sim, muito complicada .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Como já disse o Deus que se apresentou pra mim foi Jesus, se outro ser está se fingindo de Jesus já falei a respeito
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Será o Benedito ?
Eu não estou debatendo, já falei que estou trocando experiências,você fala das suas e eu das minhas e é só isso. Não estou se quer debatendo se Deus existe ou não , na verdade ao observar as coisas como elas acontecem eu sou quase um ateu. O que sustenta minha fé são acontecimentos na minha vida e só isso.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Do fato de você estar em um fórum.
Ok.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Cara...resumindo... eu só acredito em Deus,por experiências da vida,se você quer debater procure outra pessoa, pois o que posso compartilhar são experiências pessoais e sei que só servem para mim, não provam nada para outros.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Concordo 100% há quem consiga interpretar na Bíblia que todo crente tem que ser rico , ou o contrário pobre ,ou tantos raios mais de interpretação , a Bíblia é um livro e está aberto a várias interpretações.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Para o alto e avante sempre
ta patolando ? timidez não abre portas.
e voce seria exatamente o que ?
ateismo ?
é o que tudo indica.
precisamos conversar a respeito de convicção.
alma ?
desculpe-me por ter pego o bonde andando,mas voce ja postou sua teoria ? estes comentários são referentes a sua hipótese ?
sem nenhuma consciência sem existências
eu disse que Deus criou a vida e a mantem sob regime de liberdade, assim quem procura pela pratica de justiças são sua criaturas e não Deus, isto explica as injustiças.
viver a espera de uma breve inexistência é que tira o sentido de se viver, mas concordo que algumas coisas devem continuar sendo ocultas provisoriamente.
na transição a conscientização varia conforme as pessoas rapido para uns e mais lenta para outros, como disse Jesus onde estiver o seu coração estará tambem o seu tesouro, consciências tranquilas ficarão em paz e as culpadas atormentadas pelo remorso, quem cultivou amigos colhera amizade, quem cultivou inimigos colherá inimizades.
a continuação da vida não opera milagres lagrimas e sorrisos serão eternos.
Significa que ela esta errada. É uma hipótese sim,embora eu não creia nela. Não tenho nada a dizer sobre experiência dos outros.
Meu erro ??? Porque a sua interpretação é que é a correta ???
Arrogante isso amigo.
Na minha interpretação e repito minha interpretação , ele foi morto justamente por ter dito ser Deus .Falaram mostra-nos o Pai que nos basta e ele respondeu quem vê a mim vê o Pai, os Judeus o condenaram também por isso.
Isso é a sua fé e eu respeito embora discorde.
Sim.
Isso é a sua fé e eu respeito embora discorde.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
O Deus que se mostrou a mim se mostrou em uma igreja evangélica e também atravéz da Bíblia , impossível achar que é outro Deus, seja ele Buba ,thor,zeus, exu, etc..
Se pode ser um me enganando como já disse, é uma possibilidade na qual não creio.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Como já disse minha experiência foi dentro de uma igreja evangélica e tendo como sustentação a Bíblia, interpretar que foi outro Deus , não teria lógica.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Emmcri,
Sua experiência pessoal com Deus, em uma igreja cristã, consolidou a fé neste Deus cristão. Se você tivesse nascido no Afeganistão, e fosse muçulmano, provavelmente sua experiência pessoal com Alá, numa mesquita, consolidaria sua fé, do mesmo modo que seria caso você nacesse em Israel e tivesse uma experiência pessoal com D'us numa sinagoga. As diferentes culturas e civilizações me levam a crer que NÃO foi eus quem criou o homem à Sua imagem e semelhança, ms que o homem criou Deus. Para mim, Deus é um fenômeno sociocultural, como a música, a pintura, a escultura, a filosofia e etc. NÃO é a verdade absoluta e muito menos o Criador do universo. Só nos resta respeitar a sua posição pessoal, sem no entanto considerá-la como prova CABAL da existência de um Deus e de que nós, ateus, estamos todos errados.
Quase nada a acrescentar em seu sóbrio comentário , só destaco que estive em templos católicos,espíritas,budistas,universlistas,espiritualistas,etc.. e não tive contato com Deus nenhum.
Mas contunua não sendo prova nenhuma a não ser para mim.
E respeito tremendamente a sua posição ateísta , como já disse é racional.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
O ardil está em lhe dar provas convincentes. Ele "ferra" com sua vida de um jeito sutil, o suficiente para você clamar por ajuda, aí ele lhe ajuda um pouco e ...!
Não seria mais prudente manter uma segura distância dessas coisa obscuras?
Por precaução não se deveria compactuar com seres mais poderosos que nós. Se puder-se fazer isso, claro.
Bobagens minhas Edson! Esquece.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Quando se chega ao topo faz-se o que? Desce?
Ué!? Eu sou eu! "Penso, logo existo!"
Ou teísmo, qualquer coisa para ter a ilusão da efemeridade.
Acho que aqui, no domínio das possibilidades, somos personagens experimentando, sentindo.
Você acredita sem sombras de dúvidas na minha hipótese?
Dê o nome que quiser! Mas procure entender o que significa.
Não postei nada especificamente sobre a minha hipótese. Nem sei se vou fazer isso, na verdade eu sinto que estou divagando demais, saindo fora do fluxo lógico.
não existem um topos nem abismos tudo isso não passa de estágios temporários de consciências.
voce é voce uma flor é uma flor mas não foi isso o que eu perguntei e "sinto logo existo!"
e de onde veio essa sua certeza da eternidade das existências ?
ta maluco? quem precisa ademosntrar ter convicção nela é voce, eu nem entendo direito a sua visão da vida, as vezes voce me parece teísta, embora disfarçado por termos técnicos descreve analogias espiritualizadas quando comento voce desconversa afirmando ser ateu ?
não disse ?
não seja um estraga prazeres, meu ego ateu esta louco para poder voltar a se manifestar, da ultima vezes o ayya não aguentou a pressão e espanou diante do meu personagem ateu...he..he..he..he
sem consciências sem existências, pois algo só pode existir para alguém sem a existência de um único ser consciente o nada torna-se uma realidade.
Exato!
Uma pedra, um iceberg, um pinheiro não têm consciência da própria existência, portanto NÃO EXISTEM? Concordo com o Sybok, as coisas podem existir POR SI PRÓPRIAS, independente da existência de um observador consciente.
Depende do que eu e você entendemos ser uma mente.
Pra mim a mente possui certas propriedades, dentre elas a memória e essencialmente a percepção de si mesma. É um sistema fechado em princípio que se expande ao se conectar com um sistema nervoso cheio de sensores. Sem os inputs vindos do sistema nervoso percebemos que ela fica fechada em si mesma.
Sim. Concordo em parte. Mas acho que ela talvez não pudesse desenhar. Existem outras mentes e elas compartilham um cenário comum.
De duas uma, ou elas desenharam o cenário em consenso ou o cenário foi desenhado por outro sistema.
Se o desenho foi feito por livre escolha, seja qual for, da forma que se quiser, será sempre fruto de uma liberdade criativa, independente do resultado. A tela em branco é um "nada" apenas.
Mas veja que "desenhar" na tela é "output". "Outputs" geralmente são respostas à "inputs" quer seja internos ou externos.
E ainda há o fato de haverem muitas outras mentes que compartilham um cenário único.
Não há problemas em se delimitar um cenário. É isso que justamente fixa uma realidade/palco. O sistema define o cenário apenas, na verdade não é como uma peça com tudo definido, todas as falas, todas as ações, isso seria determinismo puro. Não é isso, é como um jogo, as mentes jogam sem seguir um script, elas são livres para atuar dentro dos limites estabelecidos. Isso gera uma gama enorme de sensações.
Você gosta de video-games, quando o usuário mergulha na trama ele praticamente se esquece de quem é e do mundo ao redor. Imagina se o console estivesse conectado ao sistema nervoso e enviasse todas as sensações geradas na ação do personagem.
Sem o jogo das ilusões só restaria a mente fechada e suas lembranças como sombras diáfanas e insatisfatórias.
Acho que quando estamos no jogo, nos esquecemos evidentemente do quanto é aterrador (Ou enfadonho mesmo)a realidade sem o jogo. Em certo ponto o jogo também pode se tornar chato e acabamos querendo outra realidade, outra partida em outro cenário. Sei la, as possibilidades são infinitas.
Por mais forte que seja a mente, ela não pode fugir dela mesma. Do fato de que sem "inputs" ela não "cresce", não se forma, não tem identidade.
Lembre-se que não são todas as mentes iguais. São personalidades.
Talvez simplesmente não haja uma mente superior.
exato sem nenhuma percepção, não ha existência.
existência , percepção e consciências estão atreladas.
esta sua lógica humana terminaria junto com a anulação de todas consciências, algo só pode existir para alguém ou para alguma consciência.
me de um exemplo de algo existente que voce não tenha nenhuma consciência ?
Ué!? Você vive falando em evolução no sentido de se chegar ao topo da bondade e moral elevada. Quando todas as criaturas chegarem lá, vão fazer o que exatamente, involuir?
A única certeza que resta é que eu sou eu, existo, sinto, o restante pode ser só uma ilusão.
A existência é eterna pelo simples fato de existir. As coisas parecem mudar de configuração apenas, a energia sempre se conserva.
Eu gostaria imensamente que a mente consciente pudesse ser eterna também, algo que não se dissolvesse na mudança do cenário.
Eu não acredito que aquilo que eu formulei como hipótese seja verdadeiro, não sem provas. Acredito sim que é uma boa hipótese, e só.
Talvez seja só uma forma de me enganar, uma fuga da efemeridade. O legal é posso estar certo.
Não tenho nada a perder formulando conjecturas.
Hahahahahahahahaha! Alma, espírito. Se a mente for eterna, sobreviver ao holocausto da carne. Poderia ter esses nomes aí, mas nem de longe estaria necessariamente atrelada às doutrinas que criaram tais termos.
Não ando em dias bons. Sinto que também estou perdendo o encadeamento racional. Quanto mais longe se vai com as idéias, mais se complica. Eu tenho bom senso pra perceber isso.