Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
me de algum exemplo de algo existente o qual não temos a minima consciência ?
como algo pode existir para ninguém ?
sem nenhuma consciência sem existências
isso é o que defende minha teoria do Deus atrelado a própria responsabilidade pela sua criação.
Deus só possuía o total livre arbítrio antes da criação, ou seja a sua tela vazia.
discordo, a maior perda de liberdade no caso da criação ,seria a divina e não a humana como você acredita.
antes de ser pai eu era bem mais livre e irresponsável, agora minha liberdade esta atrelada a minha consciência em manter o bem comum da minha família.
não somos maquinas programadas para o trágico ridículo desapegue-se desse seus deus escravagista e sádico.
sem chance! A criação humana não seria fruto de uma carência afetiva de Deus, assim como Deus tambem não é apenas fruto de uma carência afetiva humana, penso que Deus e homem são complementos mais necessários e menos emocionais.
isso implica na existência de mentes desconectadas com sistemas nervosos ?
como seria isso ficar isolada em si mesmo ?
como um input pode ser interno ? se isto representa a conexão com alguma informação externa?
concordo
isto graças a morte do corpo
talvez a mentes inferiores são apenas ilusões da mente superior
esta ilusão humana é que sustenta o prazer de viver, por isso não podendo acabar a ignorância deve ser eterna.
se voce não for eterno como pode afirmar que as existências são eternas ?
certo não podemos sentir algo inexistente,mesmo que as informações estejam sendo interpretadas equivocadamente elas são reais isto tambem é valido para nossa interpretação de Deus.
nisto consiste o sentido da vida e a minha fé.
entendo, isso é comum a todos nós, então estimo melhores dias e pensamentos mais otimistas.
Certamente você já ouviu a expressão: “Rico não é aquele que tem muito, mas aquele que precisa de pouco”. Se observarmos a trajetória humana, veremos que muitos sábios que nos visitaram corroboraram essa ideia, através do exemplo de uma vida livre de ostentações. Não precisamos recuar no tempo; hoje mesmo, se quisermos procurar a sabedoria, não será em palácios cobertos de tapeçarias e ouro que a iremos encontrar. Mais fácil seria encontrá-la em trajes humildes, em moradias despojadas, em meio a desapegos e renúncias.
Quanto mais sábia e menos carente não seria uma mente eterna? (Estou analisando sua proposta).
Eu sempre insisto na tecla de que existe uma perspectiva humana, e que essa perspectiva não pode ser empregada para medir o todo. Quando você fez seu experimento, que lhe pareceu aterrador, lembre-se que você estava só, e tudo lhe pareceu extremamente solitário. Solidão eterna. No domínio puro das mentes, tal não ocorreria. Nem consigo imaginar quais seriam as possibilidades ao alcance dessas mentes, que escolheram vivenciar o drama da existência humana com o propósito de sentir, experimentar. Não posso conceber que aprisionar-se nas limitadas possibilidades humanas seja a única forma de fugir à imutável eternidade. Nem a melhor.
Mentes eternas podem experimentar qualquer coisa. E podem interagir com todas as outras mentes. Não há solidão, não pode ser uma existência estagnada. Por que fazer uma escolha tão dramática? Mesmo que isso fosse necessário, a configuração humana é a única possibilidade? Você experimentou algo aterrador, fazendo uso exclusivo da mente. Não havia qualquer outro elemento, do universo humano, envolvido. Existe um limite para essas possibilidades?
Pensei em fazer algumas perguntas, cujas respostas não parecem fazer sentido em um domínio puro de mentes. Mas desisti. É uma abordagem tola. Você também pode fazer mil perguntas sobre Deus e eu não saberia responder nenhuma. O que estou tentando mostrar é que, sem ser absurda, essa teoria precisa de alguma robustez, antes de se tornar mais plausível que o próprio ateísmo.
Não considero essencial a existência de uma mente maior, um Deus. Também não tenho necessidade de eliminar essa configuração como uma possibilidade, talvez até mais razoável do que sua não existência. É fundamental desarmar-se de todas as necessidades, quando fazemos essas incursões. Qualquer contaminação, para um lado ou para o outro, levará a resultados falsos, por mais reais que eles nos pareçam.
Senão essa possibilidade estaria contaminada pela humanidade.
― Winston Churchill
Sim, é muito provável. Por isso o ateísmo é uma base melhor. Minha única defesa é manter-me alerta. Conhecer a si mesmo ajuda e eu tenho alguma experiência nessa área.
Mas está! Completamente contaminada.
É como eu disse antes, Marcio: Não adianta encontrar uma resposta simples e ignorar tudo o que ela implica. Eu não vou tentar refutar essa ideia. E nem quero. Apenas penso que não estamos prontos para ela.
E você conseguiu não perceber que eu já fiz isso?
exato isso seria o mesmo que afirmar ser jesus um esquizofrênico, alem do mais ele mesmo afirmou "o Pai ainda é maior do que eu"
Jesus jejuou para ser tentado pela sua própria consciência ou se preferir pelo seu eu mecanico, mas talvez tenha tambem sido tentado pelo alguns espíritos do mal oportunista.
prezados amigos muito obstinado na pratica da generosidade encontro-me muito disposto a ajuda-los a se livrarem dos seus bens materiais, estou aceitando varios tipos de doações , dentre elas, carros, jóias e dinheiro este ultimo poderá ser depositado na minha conta em forma de doação para me isentar do imposto de renda e não precisam me agradecer por isto, fazer oque eu sou assim mesmo, né ?
oh Marcio! conte ai sua experiência ?
Acho que a proposta do Marcio trata de uma mente com mais poderes do que a limitada capacidade mental que conhecemos. Quando essa mente aceita (ou procura) viver a experiência humana, ela sofre nesse momento as limitações características do personagem. Nós seríamos essas super mentes, mas ansiosos por experimentar, mesmo que sujeitos às estreitas possibilidades humanas. Neste cenário, um Deus seria desnecessário. Não é uma teoria absurda, mas talvez produza mais lacunas do que as poucas que ela preenche. Eu sempre prefiro não teorizar muito quanto à existência.
O problema com o "enfadonha", é que esse é um sentimento nosso, fruto de nossa existência limitada. Já que estamos tentando colocar lógica nessa questão (e não deveríamos), talvez não faça sentido supor que super mentes estejam sujeitas a essas inquietudes.
Todas as nossas palavras e a semântica delas servem apenas para descrever o domínio do "jogo" e tudo o que está nele.
Então tenho que utilizar aquelas que mais se aproximam daquilo que quero explicar.
Palavras tais como: "mente", "sentimentos", "enfadonho", "cenário", "jogo", etc, pertencem ao domínio em que estamos inseridos agora, onde está acontecendo esse debate interessante.
Me perdoem pela falta de fluidez.
Acho que eu deveria fazer um resumo explicando alguns conceitos que utilizo antes de prosseguir lhes respondendo.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Fique tranquilo. Acho que ninguém, neste fórum, tem insistido mais do que eu na afirmação de que a realidade não pode ser descrita através de palavras. Eu sei exatamente qual o seu problema, neste momento. Como eu sempre repito, temos que tentar entender além do que foi dito.
Minha interpretação é igual a de milhões de pessoas no planeta incluindo filósofos e teólogos,lembrando que isso em nada a torna válida ou não.
Só que a Bíblia não cabe esta comparação.
Uma passagem isolada da Bíblia é = 0
poderia citar um monte de de passagens que Jesus se assume como o Deus "Eu Sou" o próprio Jeová encarnado, o Verbo que se fez carne, ma não vou fazer isso, pois debater questões de crença é discutir sexo dos anjos.
Será o Benedito que você não percebe que você é tão crente e literal quando te convém ? Quando essa literalidade advoga a sua fé?
Porque não és literal quando jesus diz "eu sou o caminho a verdade e a vida".
Você advoga vários caminhos, vários deuses, que seriam o deus, ou eu não entendi você ?
Raciocinar em questões de fé ?
Fé é o contrário da razão é a "certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem" , onde há razão nisso ?
Você acredita no diabo ?
Afinal é o diabo que é o diabo ou nossa mente que é o diabo ?
Aí você não é literal não ? Porque ?
Eu o mesmo.
Será o Benedito ou será o irmão dele ??Você não percebe que esta é a sua crença e só isso e nada de racional há aqui?? E eu é que estou cegado pela minha fé ... meu Deus...
Certamente , nem as minhas e nem a suas interpretações , nem a de ninguém.
sybok, Deus é um "artigo" de fé .
Deus não é natural é supernatural ,sobrenatural , não adianta tentar conciliar Deus com nosso limitado intelecto.
Neste debate (existência de Deus X não existência de Deus) tenho que admitir que o Ateus saem milhares de quilômetros a frente de Crentes .
Abraços.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Desistiu...é compreensível...
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Absolutamente compreensível.
XD
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
ops! um equivoco, nesta eu dei uma vacilada.
se voce considerar que ainda exista alguma consciência da existência isso de fato torna-se ilógico, mas considerando uma total inexistência de todas consciências é lógico que toda existência tornará sem sentido algum!