Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1171820222365

Comentários

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited julho 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Uma das coisas que gosto na religião comparada é isso cara, encontrar os mesmos conceitos sendo abordados por diferentes mestres, o que demonstra uma concordância naquilo que estão observando e tentando descrever.

escolas de iniciados egípcios ensinam coisas semelhantes ao kardecismo frances
    Ayyavazhi disse: O fato, real e inescapável, é que a estupidez humana é insuportável.

calma! que esta sua visão negativista pode lhe ser deprimente portanto muito perigosa.
    Ayyavazhi disse:
    Quem já me conhece como forista, deve saber que não costumo quotar postagem inteiras. Neste caso, faço uma exceção.

Uma palavra: Perfeito.

mais do mesmo.
    Ayyavazhi disse: Sim, conheço sua dedicação à leitura e à pesquisa. O grande diferencial, meu amigo, é que você fez esses estudos e COMPREENDEU. Tente imaginar quantas pessoas tiveram contato com o não-agir e interpretaram que não deveriam fazer nada. Só para ficar em um exemplo.

temos os adventistas
    Ayyavazhi disse: Não importa que caminhos tomamos, você conquistou meu respeito desde a primeira postagem do NadaSei.

vou trocar de nick para TudoSei, que tal ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: Deve haver algum propósito em tudo isso, embora eu nunca tenha conseguido encontrar um, ou conhecido alguém, além do Criaturo, que o tenha conseguido. Se eu tivesse essa capacidade de autoilusão, talvez tudo ficasse mais fácil. O fato, real e inescapável, é que a estupidez humana é insuportável.

Como o meu caminho espirirtual é basicamente conectado ao entendimento do ser humano com uma ajuda do que compreendo das religiões fica mais fácil entender pelo menos parte do imbróglio. E Ayya, todos nós somos estúpidos só muda a grandeza da coisa.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Sobre aquela conversa que estamos ensaiando, poderíamos começar tentando responder a excelente questão proposta pelo Percival: Por que não existe um "Alcorão segundo o Espiritismo"? Daria um bom nome para o tópico

O Evangelho segundo o Espiritismo traduz, a luz da existëncia do espírito, algumas partes do evangelho da Bíblia, não a Bíblia inteira.

Em algum lugar da Bíblia é dito que o Consolador virá, pois bem o Consolador seria a doutrina espírita. Será que isso é dito no Alcorão?
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueiro disse: O Evangelho segundo o Espiritismo traduz, a luz da existëncia do espírito, algumas partes do evangelho da Bíblia, não a Bíblia inteira.
    Em algum lugar da Bíblia é dito que o Consolador virá, pois bem o Consolador seria a doutrina espírita. Será que isso é dito no Alcorão?

Sim, o "Evangelho segundo o Espiritismo", que não terminei de ler, baseia-se apenas numa parte do Novo Testamento. E me parece que NÃO HÁ um Consolador no Alcorão.
  • CRIATURO disse: o desapego a ação não seria algo irracional ?

Vou meter minha colher, rs. Não, seria a ação natural, o conhecido Bem pelo Bem, sem que a pessoa se sinta como 'o' cara por të-la feito, sem alimentar o ego. Poderia dizer que seria o ápice do desenvolvimento da consciëncia ou do espírito como queira.
  • salgueiro disse: Não são conceitos diferentes na essëncia.

Vejo muita diferença, Sônia. Principalmente na noção de justiça que foi atrelada ao conceito ocidental. Essa distorção não corrompe apenas o princípio kármico, mas afeta toda a nossa percepção da existência. Existência, essa, que não compreendemos, mesmo sem a ajuda de ideias equivocadas.

Esse conceito de justiça plantou uma ideia de que vivemos em um mundo perfeito, onde nada acontece senão dentro de propósitos e leis perfeitas e justas. Os desdobramentos e consequências desse erro, nós já conhecemos.

• salgueiro disse: Em algum lugar da Bíblia é dito que o Consolador virá, pois bem o Consolador seria a doutrina espírita. Será que isso é dito no Alcorão?

Bem, então isso afasta qualquer possibilidade de que eu tenha sido injusto em meus comentários. Mas eu não gostaria de poluir este tópico, mais do que já está. Proponho um tópico novo.

• salgueiro disse: Depende de como se vë Sybok, quem percebe que a natureza humana não dá saltos pode sim traduzir o karma oriental para o ocidental dessa forma, uma simplificação, um primeiro passo. Por que? Por respeitar as etapas do processo, o primeiro passo é se livrar do carma ruim, e fazendo um adendo aqui acredito sim que existe uma primordial razão para a busca do Bem como modo de vida apesar de entender perfeitamente o sentido do desapego em toda e qualquer ação.

Eu sempre fico curioso sobre como você oscila entre a fé e a razão. Esse pensamento aí em cima está muito bom. Muito coerente e racional. O que você está dizendo, em outras palavras, é o mesmo que eu já disse outras vezes: o espiritismo trabalha com ensinamentos primários.

Mas, no momento em que chamei seis de meia dúzia, sua fé irá reagir. Ou não?

• Ayyavazhi disse: Vejo muita diferença, Sônia. Principalmente na noção de justiça que foi atrelada ao conceito ocidental. Essa distorção não corrompe apenas o princípio kármico, mas afeta toda a nossa percepção da existência. Existência, essa, que não compreendemos, mesmo sem a ajuda de ideias equivocadas.

Carma sendo visto como ações más ou ruins gera isso tudo? No
    Ayyavazhi disse: Esse conceito de justiça plantou uma ideia de que vivemos em um mundo perfeito, onde nada acontece senão dentro de propósitos e leis perfeitas e justas. Os desdobramentos e consequências desse erro, nós já conhecemos.

O conceito de justiça nem de longe está atrelado ao carma, isso nem foi mencionado na codificação, é moderno.
  • Ayyavazhi disse: salgueiro disse: Em algum lugar da Bíblia é dito que o Consolador virá, pois bem o Consolador seria a doutrina espírita. Será que isso é dito no Alcorão?

Bem, então isso afasta qualquer possibilidade de que eu tenha sido injusto em meus comentários. Mas eu não gostaria de poluir este tópico, mais do que já está. Proponho um tópico novo.

Honestamente, nem consigo entender essa sua colocação. Existe uma razão para a associação entre o evangelho cristão ter uma 'tradução' espírita, a que coloquei acima e não tenho a menor idéia do por que fazer isso com o Alcorão. Não entendo.

• salgueirosalgueiro Membro
    Ayyavazhi disse: Eu sempre fico curioso sobre como você oscila entre a fé e a razão.

O lado razão é o prepoderante mas essa sou eu, rs.
    Ayyavazhi disse: O que você está dizendo, em outras palavras, é o mesmo que eu já disse outras vezes: o espiritismo trabalha com ensinamentos primários.

E eu sempre disse que é 'uma janela para o conhecimento'. Sei exatamente onde piso Ayya,

Ayyavazhi disse: Mas, no momento em que chamei seis de meia dúzia, sua fé irá reagir. Ou não?[/quote]

Como sempre disse para vc, não sou uma pessoa de fé, pelo menos fé religiosa, nem entendo muito isso até por ter barreiras racionais fortes contra determinadas necessidades que até onde percebo essa fé religiosa impõe. Sendo assim dificilmente reajo por fé.

Post edited by salgueiro on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    visão limitada de um ser crente na sua morte eterna, do tipo "ja que ficarei por pouco aproveitarei o máximo possível, não na sabedoria que perderei com o corpo e sim com os prazeres que o corpo me proporciona enquanto viver."
    entendo como perdoar é abandonar o sentimento do desejo de fazer o outro sofrer, mas entender que erramos é nossa obrigação é para isso que todos nós estamos aqui.
    Um monte de conclusões erradas, mas não adianta insistir com certas pessoas, ainda mais aquelas que se iludem com uma mitologia que elas próprias criaram.

• sybok disse: É possível falar sobre Karma coletivo, onde uma ação cria um efeito e onde TODOS na sociedade estão sujeitos a esse efeito, tenham sido eles os autores da ação ou não. Isso significa que se VOCÊ realiza uma ação que cria karma, EU posso sofrer o resultado desse karma, posso até RESGATAR esse karma e anular seus efeitos (sim, uma pessoa pode sofrer pelo karma de outra, pode também resgatar o karma gerado por outra pessoa), enquanto você pode, se tiver alguma sorte, fugir das consequências do karma criado por você. O problema é que você em geral vai continuar agindo desse mesmo modo, o que significa que vai continuar gerando outros karmas iguais a esse, o que também significa que dificilmente pode fugir sempre do resultados karmico de seus próprios atos. O karma então não "expia culpas", ele é apenas o resultado criado por uma ação, seja ela boa ou ruim. Em poucas palavras apenas entenda que o Karma NÃO é o Carma. O conceito ocidental que se ouve por aqui é apenas uma distorção do karma.

Sybok,

Obrigado pelo esclarecimento, vejo agora que eu tinha uma visão errônea do Karma. Quanto aos atos perdurarem bem depois da Morte, não acho nada absurdo, lembro de uma fase do imperador romano Marcus Aurelius, em "Gladiador": Nossos atos ecoam pela eternidade. Eu concordo, pois Thomas Alva Edison inventou a lâmpada elétrica, morreu faz muito tempo e a lâmpada elétrica está aí até os dias de hoje. O descobridor da vacina contra poliomielite já morreu, mas sua descoberta salvou - e salva - milhões de crianças. Pena que o mesmo vale para Hitler e o nazismo, Marx e o marxismo... Preciso estudar um pouco mais sobre o budismo. Mas fico feliz de saber que a doutrina de Sidarta Gautama NÃO ENDOSSA um Deus centreal ou pessoal, muito menos uma alma imortal!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    salgueiro disse: CRIATURO disse: o desapego a ação não seria algo irracional ?

Vou meter minha colher, rs. Não, seria a ação natural, o conhecido Bem pelo Bem, sem que a pessoa se sinta como 'o' cara por të-la feito, sem alimentar o ego. Poderia dizer que seria o ápice do desenvolvimento da consciëncia ou do espírito como queira.

isto seria o ideal cristão,mas me parece eles pregam a pratica desapegada tambem para ações negativas, se não me engano o Ayya ja chegou a dizer que mesmo se Jesus praticasse uma má ação por ser desapegada ele não contrairia nenhum carma negativo.
    e o Sybok ou o ayya ou ainda ambos ja tentaram defender que tanto faz ser uma freira ou um criminoso que tudo isso não passa de personagens causados pela ilusão do ego, de forma que isto não implica em carma algum.

o animal pratica ações despegadas mesmo quando causa o prazer ou sofrimento dos outros.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mas me parece eles pregam a pratica desapegada tambem para ações negativas, se não me engano o Ayya ja chegou a dizer que mesmo se Jesus praticasse uma má ação por ser desapegada ele não contrairia nenhum carma negativo.
    e o Sybok ou o ayya ou ainda ambos ja tentaram defender que tanto faz ser uma freira ou um criminoso que tudo isso não passa de personagens causados pela ilusão do ego, de forma que isto não implica em carma algum.

Dessa forma, só esperando o posicionamento de um deles caso desejem. A minha compreensão é diferente disso.

• Ayyavazhi disse: Esse conceito de justiça plantou uma ideia de que vivemos em um mundo perfeito, onde nada acontece senão dentro de propósitos e leis perfeitas e justas. Os desdobramentos e consequências desse erro, nós já conhecemos.

isso não passa de uma má interpretação do carma, quem foi que disse que carma representa a justiça perfeita de Deus ?
    O carma não passa de uma tentativa da justiça humana,portanto passível de erros.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: O conceito de justiça nem de longe está atrelado ao carma, isso nem foi mencionado na codificação, é moderno.

então o que estaria atrelado ao carma, o aprendizado ?
    sinto logo existo!
  • salgueirosalgueiro Membro
    CRIATURO disse: então o que estaria atrelado ao carma, o aprendizado ?

Até onde sei o sentido ocidental do carma seria o de más ações e não de simplemente ação Então estaria ligado ao aprendizado, a meu ver, rs

Já vi muitas vezes usado como sinönimo de destino, isso por não espíritas.
    Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: O problema Sal, é que o conceito de Karma no oriente, visa focar o sujeito na ação e no agente da ação, nas nas consequências e nas vitimas, como o conceito ocidental faz.
    Acabasse tratando dua assunto completamente distinto.

As más ações tem um sujeito, certo? É nesse sujeito que o foco está, então não é tão distinto assim. Seria como olhar o mesmo de trás para frente, rs.
    sybok disse: Sim é claro que existe Salgueiro, mas essa não é exatamente a função da pratica religiosa, em especial devido ao fato de que um ser humano podre não consegue buscar o bem comum se focando no mundo lá fora.

Para se realizar o auto-aperfeiçoamento necessitamos de bases, de um norte e o Bem é essa base.
    sybok disse: A prática religiosa fala de autoaperfeiçoamento, nos manda esquecer César e dar a ele o que pede, para nos concentrarmos a dar a Deus o que ele pede, nosso autoaperfeiçoamento.

Correto, mas jamais se esquecendo que se vive no mundo de César. Já larguei muito livro de lado onde se insinuava que devemos viver como espírito enquanto 'vivos'. Afffe!!
    sybok disse: As pessoas ficam falando em bem comum sem entender que o mundo é mero reflexo daquilo que somos e o foco do individuo, deve ser sempre em aprender e mudar a si próprio

Alguém mais esperto que eu já disse 'queres mudar o mundo? Muda a ti mesmo'
    sybok disse: E mais as praticas religiosas não procuram dar uma receita de bolo sobre como devemos viver, não são uma filosofia de vida sobre a forma correta de viver.
    Eles nos ensinam a forma ERRADA de viver, mas a forma que nos permite aprendizado sobre nós mesmos.

Hummm, mais ou menos, receita de bolo não tem mesmo, é só ver o número de religiões que existem para perceber que o trabalho é complexo mas existem direcionamentos sim. Difícil é por em prática, rs
    sybok disse: É como a questão de dar a outra face e se fazer o menor de todos os homens. Quem já pois isso em prática sabe o que acontece, as pessoas a nossa volta se fazem gigantes e é ai que pisam mais ainda na gente.

Bem, do jeito que entendo o dar a outra face, é procurar retribuir o mal recebido com o bem, nesse ponto sempre coloco o meu adendo que é, o bem possível dentro das circunstäncias.
    sybok disse: Religião é isso, sempre se aplica a nós, ao nosso aprendizado, a nossa mudança e a sermos mentalmente fortes e controlados. O resto será consequência daquilo que nos tornaremos, esse é o único caminho para o bem comum, para uma sociedade onde as pessoas conhecem a si próprias e não buscam o mal alheio levadas por ganancia, ciumes, medo, raiva ou o que seja.

É isso.

• DeiseGarciaDeiseGarcia Membro
    Ayyavazhi disse: Por que?

Isto é o mesmo que perguntar porque o oxigênio é necessário a manutenção da vida. Quando Deus deu o sopro da vida a humanidade passamos a ser espíritos eterno como Ele. Porque precisamos do oxigênio para viver e ele se torna desnecessário após a morte ninguém poderá responder.
    Post edited by DeiseGarcia on
  • Marcio disse: Quando todos os espíritos se tornarem elevados, eles vão fazer o que exatamente?

Ajudar na evolução. Os espíritas acreditam que os espíritos elevados não tem mais encarnação por espiação, porém podem encarnar para cumprir uma missão, como foi o caso do Cristo.

Por aqui, por muitas vezes observei entendimento errôneo sobre a morte do Cristo colocando seu flagelo como espiação. Na verdade ele cumpriu uma missão e por estar entre os "involuidos" ficou sujeito a morte segundo o julgamento e aplicação da lei da sua época.

• Marcio disse: Idem!

Ayyavazhi disse: No entanto, como eu disse, a resposta simples nem sempre é a verdadeira, e não cabe a mim fazer escolhas. Isso é prerrogativa de crentes.

Não necessariamente. A resposta simples só tem poder de convencer aqueles que já foram convencidos por outras circunstâncias. Mas a resposta simples também tem que se coadunar com aquilo que lhe vai no coração.

Cada um vive seu momento evolutivo. Existe um velho adágio que diz 'todos os caminhos levam a Deus'.

• CRIATURO disse: isso não passa de uma má interpretação do carma, quem foi que disse que carma representa a justiça perfeita de Deus ?
    O carma não passa de uma tentativa da justiça humana,portanto passível de erros.

E de que forma você acha que isso poderia ser uma boa coisa a se revelar? Depois de tudo o que já foi dito sobre o 'carma' de vocês, incluindo as habituais defesas de quem não suporta estar errado, você vem dizer que esse troço é uma TENTATIVA de justiça, HUMANA, e passível de erros?

Sua "boa interpretação" só torna mais criminosa a atitude de culpar a vítima, como é de praxe em quem acredita nas bobagens que ouve.

• salgueiro disse: Carma sendo visto como ações más ou ruins gera isso tudo?

Você se atrasa dez minutos para um compromisso e depois descobre que esse atraso salvou sua vida. Nós não conseguimos prever as consequências de uma parada para um cafezinho; quantos desdobramentos poderiam advir de uma ideia errada? Eu penso, sim, que a crença em uma ilusão pode comprometer toda a nossa percepção da existência.

salgueiro disse: O conceito de justiça nem de longe está atrelado ao carma, isso nem foi mencionado na codificação, é moderno.

Então a codificação é como a bíblia, cada um interpreta do jeito que quiser?

• salgueiro disse: Honestamente, nem consigo entender essa sua colocação. Existe uma razão para a associação entre o evangelho cristão ter uma 'tradução' espírita, a que coloquei acima e não tenho a menor idéia do por que fazer isso com o Alcorão. Não entendo.

A briga "Alcorão X Bíblia" ou "Qualquer-outro-livro-sagrado X Bíblia", eu vou deixar para outra hora. Vamos falar no consolador.

Dei uma olhadinha no santo google e descobri que o número de espíritas no planeta se aproxima de sete milhões de pessoas. Então, a bíblia anunciou um consolador para as minorias? Os outros bilhões de seres humanos não merecem a mesma deferência? Em que aspecto essa ideia se difere da afirmação de outros crentes, ao anunciarem que suas religiões são as 'certas'?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.