Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Para adquirir confiança em algo é preciso de muita análise por minha parte.
― Winston Churchill
Ah se fosse simples assim ...
É tão linear e óbvio.
― Winston Churchill
interpretamos conforme nossas afinidades, espiritas ,evangélicos e você um iniciado monge tende adaptar os ensinamentos cristãos conforme sua visão de libertação dando sentido a vida, ou seja: O de dominar e não ser dominado pelo seu ego mecânico, Já como espirita eu interpreto que Jesus dedicou-se a praticar e ensinar que o sentido da vida é doa-la em favor dos outros, é se fazendo inexistir que passaremos a existir com consciência plena.
sua visão é desapegar-se da vida apegando-se na conquista do domínio do eu"mecânico"
ja eu penso que apegar-se na ideia de se fazer o bem, sempre será a melhor vida.
até concordo com isso: "amar a Deus sobre todas as coisas",mas para mim continua difícil acreditar que estamos aqui exclusivamente com a missão de aprender dominarmos um eu mecânico, quando penso que amar a Deus sob todas as coisas é o mesmo que amar ao próximo como se fosse nós mesmos.
sim, tipo Abel que embora não tivesse matado nenhum homem ja havia matado um animal, então podemos considera-lo "inocente", por que matar um ser indefeso não ha mal algum, não é mesmo ?
Apesar de na realidade dessas histórias biblicas, acredito que algumas morais delas são validas de acordo com a interpretação que se tem .
quem me dera praticar aquilo que eu prego.
ok, digamos que tudo isso não passou de um achismo do buda e que se ele tivesse perguntado ao homem por qual motivo apanhou poderia passar ter passado um moral da historia mais consistente.
obs. perdoe a minha chatice.
melhor existir tentativas de justiças humanas, do que um acaso sem juizo algum.
o problema que quando convem argumenta com tanta convicção , que faz parecer crer naquilo que utiliza para argumentar
existem varias versões a minha é: sociedade biblica do brasil 1969 joão almeida
jó:
20 ainda que seja justo a minha boca me condenará, embora seja eu integro ele me terá por culpado.
21 eu sou integro , não levo em conta a minha alma
cada um interpreta conforme o seu entendimento ou afinidade
infelizmente sim,mas quando estamos apegados a crenças pessoais ja enraizadas, criamos explicações e tentamos justificar com absurdos mas o interessante que tanto a biblia quanto fenômenos naturais espirituais sempre deixam portas abertas para duvidas, talvez haja a manutenção de uma ignorância proposital neste sentido
Sim! mandar uma vovó parea prisão porque seu filho não pagou a pensão do neto é uma realidade atual de uma injustiça humana que não deve ser transferida a Deus.
Mas onde esta a injustiça de: "Aqui se faz aqui se paga, ou melhor dizendo : aqui erramos aqui devemos a aprendemos fazer o certo. " ?
Erre hoje, amadureça e aprenda amanhã em vidas futuras
Hoje através do egoismo fazemos um mundo pior a maioria acredita que ficaram impunes apenas "lamentam-se" pela gerações futura que herdarão nossas cagadas atuais, infelizmente o pensamento é esse "viver o melhor possível enquanto puder, quem vier após a mim que se danem."
Fazem isso por não creem na possibilidade de nascerem de novo herdando no futuro suas próprias cagadas feitas no passado.
suponhamos que eu cause de alguma forma a perda da razão de outra pessoa,nada mais justo que esta pessoa nasça como meu filho em outra vida, para que eu aprenda ama-lo e me sentir responsável em trabalhar para recuperar e devolver a razão dele é lógico que tal processo entre a perda e a recuperação da razão é muito lento e pode necessitar de varias vidas .
fruto da cultura da época tambem como de uma espiritualidade mais primitiva ou imatura.
considerando que pessoas ainda mortas possam influenciar nas ações dos vivos, se foi permitido que ela passasse por tal situação desagradável alguma razão existe.
sem nenhuma consciência sem existências
em um forum de discussões falamos e escutamos coisas desagradáveis, isto faz parte do aprendizado pela divergência portanto a tolerância é necessária.
mas respeito a sua sensibilidade atual e reitero meus sentimentos de dias melhores.
Entendo perfeitamente esta suspeita.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Agora chegamos onde eu queria: a principal diferença entre nós, ateus, e vocês que creem numa "vida espiritual" qualquer, é a NÃO EXISTÊNCIA de uma alma/espírito/corpo astral. O que nos diferencia dos outros animais é a consciência, que é produzida pelo nosso cérebro (reações químicas e impulsos elétricos). Quando o cérebro morre, a consciência desaparece. Senão, o médico que desligasse os aparelhos, com a permissão da família, no caso de um doente com "morte cerebral", estaria cometendo assassinato. Se somos críticos e céticos acerca de Deus, devemos ser também com relação à alma: sem evidência, sem crença!
O que sempre foi um sinal de alerta para mim Sybok é que Jesus fala através de parábolas e seguir ao pé da letra acaba levando a posições radicais. Mesmo a vida ascética dele não pode ser usada como caminho pois estava em missão aqui com tempo pré determinado. A postura de se afastar do mundo de muitos religiosos contraria em tudo os ensinamentos básicos dele, como se pode amar o próximo como a si mesmo se não houver proximidade, convivëncia, o aprendizado dessa máxima? E o próprio fato de sermos colocados juntos num planeta, rs. O caminho do meio Sybok, sempre o caminho do meio.
Esse é um exemplo claro do perigo de ser levada ao pé da letra, alguém pode facilmente usá-la para fazer apologia ao suicídio.
Prezado amigo sybok , antes de tudo quero que saiba o respeito e carinho que tenho por você e suas posições sempre coerentes.
Não quero dar continuidade a este diálogo cometendo a indelicadeza de não ler o que você me recomendou.
Como ando além de ocupado com sérias limitações cognitivas devido o uso de psicotrópicos, devo demorar a te responder.Tenha um pouco de paciência .
Abraços.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
O foco é esse mesmo, o desenvolvimento do ser. O caminho a ser seguido é que discordo de vc. O caminho do meio jamais me abandona, é um norte poderoso para mim.
Essa é uma visão radical, dar a outra face nada mais é do que retribuir o mal recebido com o bem, a outra face é o outro lado no caso o mal x o bem. Entregar os nossos mortos aos mortos é inclusive usado pelo espiritismo para apoiar a explicação de que a morte é só uma passagem e os já mortos, rs, receberão os nossos mortos significando que tem quem cuide deles no outro lado, que não é preciso lágrimas porque a vida continua do outro lado da passagem.
Não é negar nossos quereres é saber lidar com eles, é o caminho do meio, o equilíbrio. Vc consegue imaginar Jesus dizendo para não amar? Que amar é proibido? Não se pode confundir desapego com falta de amor, o caminho é aprender a amar sem possuir e não, não amar.
A grande questão para a compreensão das chamadas vítimas inocentes é pensar que se nunca dei um tapa na cara de ninguém jamais levarei um de volta, é se apegar ao detalhe do tipo ação por ação. É ser literalista e associar um mau resultado a uma má pessoa, existe centenas de razões possíveis para cada fato acontecido e por isso a máxima do 'não julgueis'. Posso morrer de bala perdida sem jamis ter matado alguém, é só uma morte rápida e uma 'boa morte' sem grande sofrimento físico.
Quando apontamos, como espíritas, a falta de inocëncia básica dos espíritos encarnados aqui é somente isso, basicamente não somos inocentes pois a propensão para fazermos o mal é enorme, por isso sempre uso a análise dos atos das boas pessoas como forma de se entender essa questão.
Editando para complementar. Existe ainda, sempre uma leva de espíritos que não necessitam mais encarnar nesse tipo de planeta (de provas e expiações) mas se voluntariam a vir. Como não vem a passeio e sim para educar, servir de exemplo, tem vidas muitas das vezes miseráveis passando por toda sorte de dificuldades. A primeira vista, na análise superficial vai se dizer que o cara deve ser muito filho da puta ´para ter que passar por todas aquelas dificuldades quando na verdade é já um espírito desenvolvido que vem servir de exemplo de como se encarar as dificuldades. Por isso, de novo, o não julgueis
Pensar o ascetismo como um caminho de equilíbrio (que é o que entendi como o caminho do meio) a meu ver é tudo o que ele não é. Pode não ser tão extremo como o adotado pelos hinduístas mas ainda é extremista.
É o problema do literalismo, a cruz é carregar vc mesmo pela vida e seguí-lo seria aos seus ensinamentos. Jesus falava por parábolas!!!
Além do que não podemos esquecer ao analisar a Bíblia, é que os evangelhos foram escritos décadas depois de sua morte. Sem deixar de lado as traduções, a falta de palavras de um idioma para o outro e o tempo decorrido desde o Concílio de Nicéia até hoje. Cuidado pouco não é bobagem, rs, principalmente se for levar no literalismo.
Mas não se isola para não criar vínculos? Compreende que o isolamento é um chamado ao não amar?
Desculpe Sybok mas jejum é a negação da vida, tem a função de provavelmente acabar com a saúde do praticante e nem vou citar o Setealgumacoisa e viver de luz.
O equilíbrio é para ser conseguido em meio as pessoas aprendendo a lidar com os vínculos. Como aprender a amar com desapego se o praticante não ama?
Então vc recebe o dom da vida e tem de abandoná-la? Ou tem que aprender a vivë-la?
Continuo a afirmar que o aprendizado deve ser feito em meio aos demais e pode ser feito. Da outra forma forma, sinto muito, mas não será de verdade.
Num tem jeito, eu entendi todos esses ensinamentos de uma forma totalmente diferente de vc, rs
Viu como é que cada um interpreta do seu jeito, rs, eu não vejo necessidade da mudança do verbo desse jeito mesmo a interpretação do espírito está valendo. Lembra de que é parábola e não ao pé da letra?
E teria que ser? Reencarnação assusta o homem desde sempre, ressuscitar é mais prazeroso, rs.
Vejo isso como a negação total de se estar em um corpo físico. Viver como espírito estando encarnado é violar as leis da vida.
Não acredito no ascetismo, honestamente não consigo ver como uma vida em isolamento traga algum aprendizado, desculpe não quero ofender mas sempre me pareceu que é dar uma de avestruz e enterrar a cabeça na areia, no máximo poderia entender que alguém que já percorreu a maior parte do caminho do aprendizado faça-o como um último degrau.
Seria um estado alterado da mente, ok, a pergunta que fica é, uma boa idéia?
Será? A independëncia ou o desapego é para ser conquistada com vínculos Sybok.
Vamos com calma, vc dar espaço para um filho crescer e bater asas é uma coisa, um relacionamento casual ou que os dois desejem a porta aberta a outros parceiros é outra e um relacionamento em que toparam se relacionar com exclusividade é outra, hoje as pessoas tem escolhas. O que não vale é trair o compromisso assumido seja ele qual for. É a falta de controle que entraria em cena.
Deixa eu te contar uma coisa, existem pessoas que nascem fiéis, é da natureza delas, rs, e homens inclusive,
Vou ser chata e repetir, isso pode ser feito em meio a vida normal.
Nós não somos saudáveis, estamos aqui para aprender a së-lo.
hahaha, meu temperamento solitário vai ficar calado nessa, rs, nem tem graça se eu concordar. Vivo muito bem sozinha então .... rs
Concordo plenamente, a nossa divergëncia está no caminho a ser seguido.
Ai, Jesus! mais interpretações conforme nossa afinidade veja a minha:
Deixar que os mortos enterrem seus mortos, poderia ser:
Deixem que de fato os mortos recebam os seus mortos no mundo espiritual.
pois mais importante do que uma despedida é uma recepção a partir de um recomeço.
E Sim, amar a Deus sobre todas as coisas,mas sem o trabalho fisico a vida neste mundo tona-se impossível, alem do que se estamos aqui é porque de alguma forma necessitamos estar aqui, se o objetivo da vida é o controle do eu mecanico, poderíamos conseguir isso no seu mundo virtual didático, sem o conhecimento da dor.
Então o que voce prefere:
A possibilidade de viver em um mundo onde existe dor, ou a inexistência de uma vida sem dor ?
eu acho que a melhor forma de doar sua vida é sacrifica-la para amenizar a dor do outro.
é deixar de existir para fazer o outro existir .
a exemplo de uma mãe.
a biblia sempre deixa portas abertas para no minimo duas interpretações,neste caso:
considera-se integro:
1)por não considerar eternidade da sua alma em outras vidas, é comum inconscientemente falamos verdades.
2) porem não levo em conta minha vida "injustiçada" por Deus
essa história passa a ideia de um deus injusto castigando inocentes Dai vem a sua afinidade com ela mas, temos tambem os amigos de jó acusando de ser um pecador hipócrita.
e a experiência nos dize que muito provavelmente Jó assim como todos os humanos são de fatos hipócritas querendo se passar por inocentes.
E sim existem uma passagem em que ele diz: nós nada sabemos então consultem as gerações passadas
afinidades tambem
e isto faria dessa ideia uma ilógica injustiça não é ?
Mas é voce quem esta dizendo que pessoas pagam pelo erros dos outros, eu digo que a necessidade de certo aprendizado ocorrem com as pessoas certas , no lugar certo e no momento propicio a obter um maior aproveitamento possível.
Se considerarmos a vida eterna não podemos deixarmos de considerar esta possibilidade.
Jesus baseado no seu "quem tiver ouvidos para ouvir que ouçam" propositalmente não revelava a algumas coisas claramente, primeiro arava a mente das pessoas depois plantava semente para germinarem no tempo certo.
Veja que talvez seria melhor as pessoas continuarem pensando que todo morram e ficam dormindo a espera de um julgamento final , pois provavelmente as pessoas ainda não estivessem preparadas para aceitar a continuação da vida imediatamente após a morte, nem a atuação dos mortos influenciando as suas vidas, exatamente como ainda é nos dias atuais.
finalmente sou obrigado a concordar com voce:
"a injustiça existe, porque neste mundo não ha nenhum justo" simples assim!
inocência e culpa estão intrínsecas em um mesmo individuo
pensemos assim: a criação possui uma parte mecânica e outra inteligente esta tenta manipular a outra conforme suas vontade e necessidade,mas nem sempre isto é possível.
suponhamos que que a matéria seja burra estando sujeita manipulação e ao domínio inteligente do espirito.
Que constrói com ela uma maquina capaz de se auto reproduzir após uma certa evolução ele finalmente pode entrar dentro dessa maquina embutindo nela o verdadeiro principio inteligente da vida esta seria a inteiração entre criadores e suas criações.
de qualquer forma antes e depois da maquina adquirir um principio inteligente seus criadores são responsáveis por suas ações principalmente após ele mesmo ser o principio inteligente das suas criações.
considerando o planeta terra como uma criação mecânica, naturalmente criada para proporcionar prazeres e sofrimentos e que por mais que os princípios inteligentes trabalhem para evitar sofrimentos injustos nem sempre isto é possível, logo o criador do planeta terra é responsável por tais injustiças assim também pelos prazeres proporcionados.
Apesar de Deus permitir todas essas criações sendo o grande responsável por elas, ele mesmo pode não ser o criador direto do planeta terra.
concordo, não se pode querer padronizar regras para seres diferentes pois cada um age conforme sua vontade, mas exatamente por existirem seres livres e inteligentes interagindo entre si é que também não podemos pensar em resumir tudo ao simples acaso.
É que lemos de forma diferente, ou melhor, nosso entendimento do que é dito é diferente, eu consigo ler caso me force com o seu entendimento só que ele não é o meu. Por isso eu te entendo mas não concordo.
Toda a minha vivëncia mostra que posturas radicais não funcionam ou não terminam bem, então a experiëncia prática acaba formando um filtro e é por esse filtro que qualquer interpretação minha vai passar, entre outros é claro.
Pois é, esse tipo de comparação só faz com que afaste a idéia de ser algo bom, uma maior lucidez, um enxergar mais profundo não poderia nunca ser associada ao efeito de uma droga pesada. Fica claro que detesto drogas, rs.
Apesar de não concordar com esse uso dos 'mortos' naquela passagem que comentamos, entendo o conceito dos mortos em vida mas não da mesma forma que vc, a minha versão segue a minha visão ou mesmo de princípios diferentes.
Não tenho nem como comentar por não ter a menor idéia do que seja.
Como não tenho a menor idéia do que seja não posso nem tentar fazer uma correlação com o tipo de caminho que segui ou daquilo que conheço .
Duvido que haja um único caminho.
Que não vai ser dado de bandeja a ninguém disso não tenho dúvidas mas daí partir para uma solução radical são outros quinhentos.
Acaso não existe, rs. Sei que enxergar a teia em que estamos é complicado, rs.
não! é antes uma pratica do desapego a matéria, o próprio Jesus jejuou e ensinou a jejuar, vejo no jejum uma porta conectando ao mundo espiritual pois, normalmente sofrendo necessidades, as dificuldades nos tornam mais lúcidos e amadurecidos,mas é logico que se voce tentar dar uma de jesus cristo jejuando por 40 dias poderá se conectar permanentemente ao mundo espiritual e ai adios muthatia, as té la vista.
A pratica religiosa moderada é de fato salutar, mas o apego extremista no controle do eu mecânico me parece mais uma questão pessoal do que o único caminho para humanidade.
a vida a partir do nascimento esta destinada ao convívio social, trabalho prazer e sofrimento e querer fugir disso tentando entrar em uma redoma virtual espiritual ,não me parece algo muito natural.
pode até ser um desapego a vida social,mas pode ser também um apego a si mesmo, ou seja querer amar a si mesmo sob todas as coisas.
isso graças a Deus! Jesus ensinou com simplicidade o caminho da pratica do bem sentindo-se como um irmão da humanidade" quem são meus irmãos , quem são meus pais ?" todos aqueles que agirem como filhos de um único Pai, portanto todos como irmãos e irmãs.
Mas voce possui uma tendencia em querer desvirtuar a criação, insinuando que um Deus sádico nos fez quase cegos iludidos por infintas imposições de vidas, quando na verdade todas elas não levam a lugar nenhum, pois não passam de ilusões criadas pelo ego, assim acusa Deus de ser um sacana nos impondo infinitas opções de portas ilusórias quando na verdade só existe uma unica porta real que conduz ao verdadeiro paraíso perdido onde o ego ja ta dominado.
Assim para encontramos uma unica porta teríamos que aprender a fechar infinitas outras ilusórias.
Assim também é justo pensar que esta sua porta no controle do eu mecânico, também não seja a unica, nem a ultima que antecede ao paraíso da consciência perdida, ou seja ela tambem continua fazendo parte da infinitas ilusões criadas por Deus .
Mas talvez talvez a unica realidade existente seja apenas os caminhos do meio e acreditar que exista um final, seja de fato a grande ilusão que mantem e impulsiona a vida humana.
fio! só se for voce que ta levando a vida numa boa, a vida é cruel pois todos são cruéis apesar de acreditarmos ao contrario como voce mesmo afirma haver "inocentes".
inocentes quando sofremos ações alheias e culpados quando impomos sofrimentos a outros inocentes.
ai não! voce ta desvirtuando as pratica religiosas igualando seus efeitos as drogas, a droga não liberta apenas escraviza ao corpo e provavelmente se persistir poderá aprisionar o espirito a falta de razão.
Pratica religiosas despertam a consciência do ser enquanto drogas as iludem levando a demência espiritual e física.
para com isso...he..he..he..he
ilusão! todos nascem dependentes e serão sempre dependentes, todos nascem ignorantes e sempre estarão prisioneiros dentro de um certo nível de ignorância.
mas o grande prazer da vida é sentir o infinito caminho a busca da liberdade impossível, pois ninguém conseguirá ser aparte de Deus.
aceitar-se um corno compreensivo tornaria a instituição familiar sem sentido.
Não foi este tipo de amor que jesus ensinou voce esta confundindo prazer sexual com amor, voce é livre para sentir e dar prazer a quem voce quiser,desde que antes não tenha assumido uma responsabilidade familiar.
Né por nada não Criaturo, diante de tantas dificuldades que temos, jejuar para mim já é masoquismo, rs. Magrela já sou, tudo que não preciso é passar fome, rs.
Disseram seus discípulos a Jesus: "mestre trouxemos-lhe o que comer" respondeu Jesus: "tenho um alimento o qual voces ainda não conhecem"
pois nem só de pão viverá o homem.
disseram os escribas a Jesus : Bem sabemos que Moisés deu o pão do céu para nossos pais comerem,mas e voce qual sinal nos apresenta para podermos crer?
Seus pais comeram maná no deserto e morreram com seus pecados
, porque o verdadeiro pão que desceu do céu não foi moisés que vos deu(verdadeira doutrina)Eu sou o pão que desceu do céu quem comer da minha carne (doutrina) terá a vida eterna, quem beber da minha fonte nunca mais terá sede, pois eu sou a fonte da vida.
Desculpe citar passagens,mas algumas delas se encaixam tão bem no debate que eu não resisto.
Se ainda não fez experimente isso te fara refletir mais sobre a vida.
Ok, entendi sobre o alimento do espírito, mas aqui não se fala no jejum, fome física, rs.
Não gosto de parábolas, sou objetiva demais para gostar do enrolado.
Se refletir mais, a cuca funde, rs