Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1212224262765

Comentários

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Os exemplos usados nessas passagens visam justamente ser bem claros no sentido de explicar que não existe NADA mais importante na vida, nem o trabalho, nem mesmo o enterro do próprio pai, nem se despedir dos que estão em casa, antes de partir.

amaras teu Deus sob todas as coisas,mas isso não significa entrar num casulo acreditando que sairá de la uma linda borboleta fazendo uso apenas do pensamento, provavelmente sairá de lá atrofiado, se não fisicamente, mentalmente.
    sybok disse: Nossas relações sociais são saldáveis?

sim! pois um dia todos nós teremos que pagar por nossos erros!

he...he...he...he..he.... desculpe-me mas, não resisti!
    sybok disse: Não sabemos viver juntos direito Salgueiro, isso é inegável, basta olhar em volta.

e voce acha que a convivência em uma sociedade nata nos é imposta por qual motivo?
    sybok disse: Para saber viver com o outro, antes de tudo precisamos saber como viver com nós mesmo.

voce não diz que o mundo externo é o nosso reflexo, basta observarmos os outros e saberemos exatamente como devemos agir.
    mas isolados não teremos referencia alguma alem da exclusiva.
    salgueiro disse: Deixa eu te contar uma coisa, existem pessoas que nascem fiéis, é da natureza delas, rs, e homens inclusive,

sem contar inumeros animais fieis até que a morte os separe, isso me fez lembrar de um casal de rolinha que fizeram seu ninho de amor no quintal da minha casa, tiveram dois filhotes os quais criavam em comum obrigação, mas um dia todos haviam sumido, quando reparei os restos mortais de um dos filhotes caído ao chão,pensei um gato subiu na arvore e levou os filhotes para jantar,mas para minha alegria um deles ainda vagava por entre a vegetação, percebendo que ele estava ja quase voando, desejei que ele aprendesse a voar antes do gato voltar para jantar novamente,mas no outro dia tive uma agradável surpresa os pais que haviam sumidos voltaram para procura-lo e estavam mãe de um lado e pai do outro os dois abraçavam e beijavam seu filhote como se tivessem resgatado o bem mais precioso das suas vidas, agraciados por uma chuva, protegiam seu filho debaixo das suas asas.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • salgueiro disse: hahaha, meu temperamento solitário vai ficar calado nessa, rs, nem tem graça se eu concordar. Vivo muito bem sozinha então .... rs
    tambem sou do tipo não sociável, ou ainda muito seletivo,mas tudo depende do grau da solidão, normalmente pessoas solitárias quando encontram um bom ouvido não param mais de falar.
    sybok disse:
    Ai do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas ai do homem que os causa!
    Por isso, se tua mão ou teu pé te fazem cair em pecado, corta-os e lança-os longe de ti: é melhor para ti entrares na vida coxo ou manco que, tendo dois pés e duas mãos, seres lançado no fogo eterno.
    Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti: é melhor para ti entrares na vida cego de um olho que seres jogado com teus dois olhos no fogo da geena.

reencarnação e carma
    sybok disse: Infelizmente é um caminho sem volta, uma vez que se tenha olhado a vida através desse estado mental, tornasse IMPOSSÍVEL voltar a normalidade.

he...he...he..he..he.. desculpe-me de novo mas, ficou engraçado.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: tambem sou do tipo não sociável, ou ainda muito seletivo,mas tudo depende do grau da solidão, normalmente pessoas solitárias quando encontram um bom ouvido não param mais de falar.

hahaha, Criaturo eu sou uma figura, rs, sou totalmente sociável, tenho uma facilidade danada de cativar as pessoas graças a minha capacidade de entendë-las. Só que sou uma criatura mental, preciso de muito tempo para pensar e ler, e adoro a minha própria companhia então acabo sendo uma rata caseira, rs.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Tá Salgueiro, mas dai você tem uma visão própria de religiosidade e discorda de parte do que Cristo ensina.

Eu tenho uma visão própria de tudo Sybok, rs. Leio e interpreto o que Jesus disse de forma diferente de vc.
    sybok disse: Não há como negar que ele claramente defende o jejum, o celibato, o abandono da vida comum e prega uma vida mais acética como caminho a Deus, talvez você considere que esse não é o único caminho e que embora ele tenha razão em outros pontos, está errado nesse

O que é claro para vc não o é para mim. Ok, vamos colocar em prática ou trazer para a realidade da vida esse caminho.O planeta estaria despovoado ou com a raça humana extinta, com alguns mosteiros espalhados com a subsistëncia ainda precária. O desenvolvimento da inteligëncia estagnado e por aí vai. Então na minha opinião esse não é o caminho.
    sybok disse: Pra você então Cristo não é tão sábio assim nesses pontos, mas não ha como negar que isso faz parte do que ele ensina.

Não vejo essa clareza que vc enxerga Sybok, meu exemplo acima demonstra o porque, a aplicabilidade daquilo que vc considera ensinamento caso tivesse sido implementado desde longo tempo.
    sybok disse: Nesse caso Salgueiro e Criaturo, a comparação real é entre o que vocês entendem como "estado normal", com as drogas pesadas.
    Nosso atual estado é semelhante a estar pesadamente drogado.

Atingir esse outro estado, trata-se justamente de sair do atual estado de chapação em que estamos, a pratica visa nos libertar dessa "droga" chamada estado de vigília.
    O problema é que como a maioria das pessoas passaram a vida inteira dopadas, "acham" que estão "normais".

É que o seu drogado é diferente do meu, rs. Talvez o melhor termo para eu usar seja lucidez e que não se precisa alterar a consciëncia e sim desenvolver ou aprofundar o ver, enxergar, o perceber.

Pode ser que realmente eu esteja nesse estado de dopada e não saiba, o que posso dizer é que desenvolvi um estado profundo de lucidez.
    sybok disse: Estar no estado em que estamos não é nada bom mesmo, por isso a urgência e seriedade com a qual o assunto é tratado por esses mestres, onde nada é mais importante do que buscar ficar "sóbrio".
    A droga "escraviza" mesmo, por isso Cristo diz que quem peca não é livre, mas escravo e por isso fala em verdade e liberdade

Também acho, tenho esses conceitos postos em prática só que vistos por outros ängulos, rs

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    sybok disse: Pensei ter sido claro, não falei sobre a fidelidade em si e sobre se ela é certa ou errada.
    Falei sobre os MOTIVADORES humanos, as razões que nos levam a "desejar" a fidelidade.

Foi sim, eu entendi, só que até certo ponto vc foi parcial na sua colocação. Fidelidade é não necessitar de outrem.
    sybok disse: Falei sobre os MOTIVADORES humanos, as razões que nos levam a "desejar" a fidelidade.
    A prática visa levar ao entendimento daquilo que nos move, foca o entendimento do agente da escolha, porque e por quem a escolha é feita, para que pautemos nossas decisões não em carências afetivas e em sentimentos de "posse" do outro, mas em amor real e sincero pelo PRÓXIMO, não por nos mesmos e por nossos desejos egoístas.

E o que move o ser humano hoje em direção ao desejo de fidelidade, assim como o que nos faz nos sentirmos traídos com a troca de carinho entre outras duas pessoas, não é o amor, mas o egoismo.

PS. E não, perdoar uma traição mantém muitas famílias unidas e evita inúmeros divórcios.

Eu sei, rs.

Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: Nesse caso Salgueiro e Criaturo, a comparação real é entre o que vocês entendem como "estado normal", com as drogas pesadas.
    Nosso atual estado é semelhante a estar pesadamente drogado.

Atingir esse outro estado, trata-se justamente de sair do atual estado de chapação em que estamos, a pratica visa nos libertar dessa "droga" chamada estado de vigília.
    O problema é que como a maioria das pessoas passaram a vida inteira dopadas, "acham" que estão "normais".

tambem acho que ainda não gozamos de uma maior consciência e que de fato ela pode ser alcançada por estados físico e emocionais alterados .
    sim vivemos numa especie de Matrix onde é possível sair de vez em quando,mas para maioria das pessoas isso torna-se mais difícil, eu mesmo tenho muita dificuldade em desligar o botão on-off da realidade da consciência terrena.
    apenas passei por uma experiência onde uma fraqueza física me fez alterar o estado de consciência, embora por poucos minutos foi uma das melhores sensações que ja senti, manter a consciência fora da realidade terrestre.
    sybok disse: Estar no estado em que estamos não é nada bom mesmo, por isso a urgência e seriedade com a qual o assunto é tratado por esses mestres, onde nada é mais importante do que buscar ficar "sóbrio".

podemos então concluir que quem nos colocou nesta situação ruim também não é bom ?
    sybok disse: A droga "escraviza" mesmo, por isso Cristo diz que quem peca não é livre, mas escravo e por isso fala em verdade e liberdade.

insinua que Deus criou uma droga de vida ?
    sybok disse: Pensei ter sido claro, não falei sobre a fidelidade em si e sobre se ela é certa ou errada.
    Falei sobre os MOTIVADORES humanos, as razões que nos levam a "desejar" a fidelidade.
    A prática visa levar ao entendimento daquilo que nos move, foca o entendimento do agente da escolha, porque e por quem a escolha é feita, para que pautemos nossas decisões não em carências afetivas e em sentimentos de "posse" do outro, mas em amor real e sincero pelo PRÓXIMO, não por nos mesmos e por nossos desejos egoístas.

excesso de liberdade pode se transformar na tirania que passa escravizar.
    fidelidade para mim não significa egoismo ou possessividade escravizando ,pelo contrario é o desprendimento recusando o desejo sexual irracional sem nenhum compromisso social ou moral.
    mais uma vez "amar ao próximo " não significa necessariamente ter que transar com os próximos.
    Desejar o bem a todos é nossa obrigação,mas querer fazer da vida uma grande suruba é irracional, pois perturbaria os vínculos familiares e sociais ja compromissados anteriormente.

alem do mais eu não acho bonito o "ser corno"
    sybok disse: PS. E não, perdoar uma traição mantém muitas famílias unidas e evita inúmeros divórcios.

só poderíamos perdoar o outro se ele fosse nossa propriedade e estivesse sujeito a nosssa vontade, podemos querer aceitar ou não as ações deles que reagem sentimentos em nós.
    Não existi mais nenhuma união em uma traição ja que o outro manifestou o seu desejo de liberdade.
    o que existe ai é apenas a troca do verdadeiro amor no desejo do querer ficar junto, pelas conveniências em comuns.
    Sim exitem casamentos de almas e apenas casamentos sociais defendendo interesses em comum.
    No casamento voluntario de almas onde o amor é verdadeiro a intenção é fazer o outro feliz , é deixar " doar a sua vida para construir a felicidade do próximo" a exemplo de um passarinho que deixa de engolir o alimento ja na sua boca , para alimentar o seu filhote.
    E quando todos possuírem este nível de "irracionalidade", seremos todos mais racionais.

sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Pode ser que realmente eu esteja nesse estado de dopada e não saiba, o que posso dizer é que desenvolvi um estado profundo de lucidez.

isso é o que todos dizem,mas o Sybok afirma que isto só é possível no momento que despertamos da Matrix
    salgueiro disse:
    É que o seu drogado é diferente do meu, rs. Talvez o melhor termo para eu usar seja lucidez e que não se precisa alterar a consciëncia e sim desenvolver ou aprofundar o ver, enxergar, o perceber.

isto não seria a mesma coisa ? Desenvolvida por métodos ou caminhos diferentes ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: sso é o que todos dizem,mas o Sybok afirma que isto só é possível no momento que despertamos da Matrix

Tenho sérias dificuldades de entender o que seria sair dessa Matriz de forma 'real', inclusive fisicamente falando, dentro da realidade. Tem horas que fico com a impressão que essa alteração seria como rodar um dial de um momento para o outro e mudar tudo. Pá e bola.

A minha analogia é com o teatro, eu vejo claramente as pessoas atuando, escondendo quem verdadeiramente são inclusive de si próprias, e quanto maior conhecimento ou percepção do ser humano tenho mais enxergo o teatro em seus mínimos detalhes. Vejo todas as distrações em que adentram fugindo da 'verdadeira realidade'.
    CRIATURO disse: isto não seria a mesma coisa ? Desenvolvida por métodos ou caminhos diferentes ?

Não sei se seria a mesma coisa. Talvez o ponto de chegada dele, de forma prática, seja diferente do meu porque não sei onde ele pretende chegar ou alcançar. Não consigo entender 'o pulo do gato' dele

• salgueiro disse: Tenho sérias dificuldades de entender o que seria sair dessa Matriz de forma 'real', inclusive fisicamente falando, dentro da realidade. É que o seu drogado é diferente do meu, rs. Talvez o melhor termo para eu usar seja lucidez e que não se precisa alterar a consciëncia e sim desenvolver ou aprofundar o ver, enxergar, o perceber.

quando voce afirmar saber ver ,enxergar e perceber, refere-se apenas as informações captadas pelo seu corpo material ,portanto menos eficientes do que os seus sentidos espirituais despertos fora da Matrix, ou em outro estado de consciência, com certeza neste estado voce vera o mundo literalmente com outros olhos, ou melhor dizendo sem eles.
    salgueiro disse: A minha analogia é com o teatro, eu vejo claramente as pessoas atuando, escondendo quem verdadeiramente são inclusive de si próprias, e quanto maior conhecimento ou percepção do ser humano tenho mais enxergo o teatro em seus mínimos detalhes. Vejo todas as distrações em que adentram fugindo da 'verdadeira realidade'.

penso que a psicologia também seja um caminho alternativo para se conhecer a alma ,mas apenas teoricamente.
    salgueiro disse:
    Não sei se seria a mesma coisa. Talvez o ponto de chegada dele, de forma prática, seja diferente do meu porque não sei onde ele pretende chegar ou alcançar. Não consigo entender 'o pulo do gato' dele

a vida seria uma ilusão imposta por Deus como ele mesmo disse, somos todos drogados natos, como diz o Zé Ramalho: "cegos procurando pela luz dentro da imensidão do paraíso" uma sacanagem divina e para percebemos o paraíso é necessário abrir nossos próprios olhos enxergando o eu "mecânico" e finalmente se libertando da escravidão da ilusão que ele nos impõe através dos seus personagens humanos.
    por isso ele usa alusão Da Matrix onde a mente humana foi dominada pelas maquinas que os iludiam com programas de diversos personagens, na nossa matrix Deus teria criado um cérebro que estaria escravizando o nosso eu verdadeiro fazendo-o acreditar ser vários personagens ilusórios.
    e voce ja acompanhou nossa longa discussão a esse respeito.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: quando voce afirmar saber ver ,enxergar e perceber, refere-se apenas as informações captadas pelo seu corpo material ,portanto menos eficientes do que os seus sentidos espirituais despertos fora da Matrix, ou em outro estado de consciência, com certeza neste estado voce vera o mundo literalmente com outros olhos, ou melhor dizendo sem eles

Eu não posso me referir a outra coisa, meu corpo físico é fato, posso sim desenvolver minha espiritualidade mesmo encapsulada no corpo mas tudo, absolutamente tudo, vai passar por esse corpo. E a tarefa é essa. Não dá para viver como espírito dentro de um corpo. Nem volitar se consegue, rs.

Não tenho dúvidas que o ver como espírito é diferente do físico só não confundo as estações.
    CRIATURO disse: a vida seria uma ilusão imposta por Deus como ele mesmo disse, somos todos drogados natos, como diz o Zé Ramalho: "cegos procurando pela luz dentro da imensidão do paraíso" uma sacanagem divina e para percebemos o paraíso é necessário abrir nossos próprios olhos enxergando o eu "mecânico" e finalmente se libertando da escravidão da ilusão que ele nos impõe através dos seus personagens humanos

Em relação ao eu mecänico já tenho Phd, sem ser besta, trabalho com isso há quase trinta anos com seriedade. Sei o que isso significa só não sei é se terá alguma modificação clara ao término desse desenvolvimento até por ser um trabalho longo e o passo é de tartaruga mesmo.
    CRIATURO disse: por isso ele usa alusão Da Matrix onde a mente humana foi dominada pelas maquinas que os iludiam com programas de diversos personagens, na nossa matrix Deus teria criado um cérebro que estaria escravizando o nosso eu verdadeiro fazendo-o acreditar ser vários personagens ilusórios.
    e voce ja acompanhou nossa longa discussão a esse respeito.

A minha dificuldade é entender o ponto de chegada ao ver dele, o meu eu sei ou acho que sei, rs, não o entendimento do caminho dele, como se dá de forma prática Criaturo. Sou uma pessoa prática, que qualquer ensinamento vai necessariamente ser projetado dentro da nossa realidade evitando exatamente a ilusão ou os enganos, por mais que isso seja complicado.

• sybok disse: Só que mesmo interpretações tem certos limites.

O pior é que não tem, se tivesse as trocentas correntes não existiriam.
    sybok disse: Como você interpreta e justifica as passagens que eu já postei?
    Vou botar aqui novamente e gostaria que você desse essa interpretação "alternativa".

Não adianta eu fazer isso sem ter o contexto todo, além de ter que ler a Bíblia ainda teria que ler os evangelhos apócrifos para chegar a uma conclusão. Só faria isso se achasse que o ascetismo é um bom caminho, dentro da minha visão não é, a única vantagem que vejo no isolamento dentro de um processo espiritual é que no diminuir o contato humano vc tem menos 'ações' (não vou usar o termo carma, karma, rs)
    sybok disse: Isso não procede por varias razões, primeiro por não ser uma filosofia de vida, um modo permanente de vida, ou seja, o sujeito vive uma vida ascética temporariamente e com um objetivo definido, atingir a iluminação, depois de feito isso ele pode fazer o que bem entender da vida, casar-se, montar uma empresa, etc...

Ah! Então numa única vida isso poderia ser feito. Tá. Morre o ego e o que fica? Existe algo 'pronto', já construído para se prosseguir vivendo?

Estou querendo entender. Não conheço a sua visão do que é o espiritualismo, parto do princípio que vc é um espiritualista, é?
    sybok disse: Segundo que não ha de se pensar que viver em mosteiros seja necessario para abandonar a si próprio, muito embora para alguns isso seja a melhor alternativa, não é assim para todos, seria como dizer que por existirem alguns gays a humanidade vai se extinguir, como se todos fossem virar gays e ninguém se reproduzir.

Sybok, vamos lá, criei o cenário com 'todos' seguindo o caminho apontado por vc.
    sybok disse: E depois é preciso saber que a vida ascética é adotada muitas vezes aṕos a reprodução e formação de uma família, em especial antes da pilula onde as pessoas faziam filhos muito jovens e em grande quantidade, com até uns 15 ou 20 filhos por casal.

Fica difícil enxergar nisso um bom caminho rapaz, então um chefe de família com uma penca de filhos vai se isolar para buscar a iluminação deixando a família à míngua? Entende como isso é difícil de ser aceito como 'bom'?
    sybok disse: E por fim não existe relação nenhuma entre ascetismo e estagnação da inteligencia

Isolamento e jejum não contribuem em nada para o desenvolvimento da inteligëncia.
    sybok disse: Ou talvez você ainda esteja confundindo um trabalho com um objetivo definido, com uma condição de vida e um modo permanente de vida, como se esse ou aquele modo fosse o jeito "certo" de se viver.

Não é questão de confundir e sim de ignoräncia do assunto mesmo, rs
    sybok disse: Na vida só o ego pode construir qualquer coisa, o objetivo é permitir ao ego abandonar a vida, para que com ele saindo de cena, nós possamos finalmente viver, do contrario só ele viverá e nós permaneceremos como sempre. Mortos!

Pois é, aí é que mora o problema, morto o ego o que se tem? A meu ver é que enquanto o ego é 'morto' vc vai se construindo e tenho a impressão que para vc por trás dele já existe algo pronto que não tem necessidade da construção.
    sybok disse: Feito isso, cada um pode fazer o que quiser da própria vida, mas sem isso, ninguém pode fazer nada, só quem pode fazer qualquer coisa é o ego

Realmente não sei o que seria isso.

• sybok disse: Essas palavras só me levam a crer que você desconhece a intensidade da ilusão que nos cerca. De fato parece desconhecer a ilusão a que me refiro.

Pelo visto a minha ilusão é diferente da sua, rs.
    sybok disse: Essas palavras só me levam a crer que você desconhece a intensidade da ilusão que nos cerca. De fato parece desconhecer a ilusão a que me refiro.
    Deixe eu dizer uma coisa, uso muitas vezes o termo "despertar" para me referir ao que eu mesmo vivenciei ou até a informação que eu tenho, como todo tipo de "conhecimento", quando comparado ao estado de "ignorância", é um tipo de "despertar", um sujeito estudado, racional e bem informado, está em algum nível mais "desperto" do que o completo ignorante que além de ignorante não tem um bom controle da própria razão.

Ok.
    sybok disse: Ainda assim eu jamais usaria a palavra "lucidez" ou "desperto" para me referir a mim mesmo, no sentido especifico em que você me pareceu usar esse termo.
    O estado de cegueira em que nós nos encontramos é tão grande, mas tão grande, a ilusão que nos cerca é tão intensa, que chega a ser fisicamente sufocante.

É complicado tentar entender alguém que fala daquilo que vc não experimentou, aqui não vai juízo de valor nenhum já estou escolada nesse assunto por falar de experiëncias espirituais com quem nunca teve nenhuma, perceber o que o outro vivencia sem ter experiëncia própria é difícil mesmo.
    sybok disse: Você, por exemplo, me parece realmente uma pessoa mais "lucida" do que muitos religiosos com quem eu já conversei, assim como muitos ateus aqui são muito mais "lúcidos" do que a maioria das pessoas, mas essa palavrinha tem aqui um significado bem distinto e definitivamente essa "lucides" não se refere a capacidade de se desvencilhar da ilusão a que me refiro.

Vc fala de algo que não conheço.
    sybok disse: A "viga" que temos diante de nossos olhos não nos permite essa outra lucidez.
    Existe uma ilusão que cobre o mundo que é muito maior do que as pessoas podem sonhar. O filme Matrix não é nada comparado a nossa realidade, é só uma analogia boba e infantil quando comparada a ela.
    Qualquer um que já tenha visto essa ilusão sabe que nossa lucidez beira o zero e percebe que estamos no mais profundo sono, mesmo quando fazemos os mais belos e racionais discursos, ditos como sendo muito "lúcidos".

Realmente a minha viga seria outra, rs.

Curiosidade. Um monge já iluminado atearia fogo ao seu corpo como forma de protestar sobre alguma coisa?

• salgueiro disse: Isolamento e jejum não contribuem em nada para o desenvolvimento da inteligëncia.
    A inteligencia do Sybok evidencia ao contrario
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: A inteligencia do Sybok evidencia ao contrario

Bobo, rs, o Sybok não vive em isolamento.

off - Criaturo não deixe de dar uma clicada nesse link aqui. Vc vai simplesmente adorar, sem brincadeira.
    http://www.kabbalah.info/brazilkab/bibliotecaFrameset.htm
    É uma das páginas de um link que a Silvana disponibilizou em outro tópico e estou xeretando.
  • salgueiro disse: Bobo, rs, o Sybok não vive em isolamento.

off - Criaturo não deixe de dar uma clicada nesse link aqui. Vc vai simplesmente adorar, sem brincadeira.
    http://www.kabbalah.info/brazilkab/bibliotecaFrameset.htm
    É uma das páginas de um link que a Silvana disponibilizou em outro tópico e estou xeretando.
    Postagem editada por s

então por que ele defende idéias que não pratica ?

vou dar uma zoiada.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: então por que ele defende idéias que não pratica ?

Quem precisa ganhar o pão de cada dia não consegue viver em isolamento, o máximo que alcança é um determinado nível de afastamento isso comparado ao isolamento de um mosteiro no alto de alguma montanha, nada em comum com a cidade de SP.
    CRIATURO disse: vou dar uma zoiada

Vc vai ser cativado, rs

• CRIATURO disse: salgueiro disse: Isolamento e jejum não contribuem em nada para o desenvolvimento da inteligëncia.

provavelmente ele pratique o jejum eu tambem de vez em quando é bom sentir necessidades, o desequilíbrio move ações.
    no inicio o Todo era o Equilíbrio,ao dividir-se em potenciais diferentes gerou ações criadoras.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Vc vai ser cativado, rs

procuro evitar pre conceitos a ideias novas, desconheço totalmente a cabala
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: procuro evitar pre conceitos a ideias novas, desconheço totalmente a cabala

Estou achando muito interessante, vc vai encontrar identificação, no mínimo.
  • sybok disse: Mas vamos ao ponto, você então está apenas confirmando o que eu disse, você não "interpreta" essas passagens de outro modo, você tem outra visão do assunto e essa visão discorda de parte do que Cristo ensina.

Não estou confirmando não Sybok, é que aprendi ao estudar o espiritismo, a única religião que realmente estudei, que sem estudar o todo não se compreende corretamente cada ponto abordado.
    sybok disse: Não, eu sou materialista, muito embora tenha uma visão própria da matéria.

Então é aqui o ponto onde bifurcamos, minhas experiëncias espirituais dão outra visão a qualquer coisa que venhamos a debater.
    sybok disse: Somos algo mutante em constante movimento a tal ponto que não podemos identificar um "eu" de fato.

É aí que conceitos que a primeira vista poderíamos concordar, agora que sei que sua visão é materialista sei que vemos de formas diferentes.
    sybok disse: Quando morre o ego se vai a ilusão, é quando deixamos de existir como indivíduos e nos "unimos" ao todo do qual nunca fomos separados se não de modo ilusório.

Ego, a meu ver, são as peças do nosso quebra-cabeças que ao serem encaixadas ou 'jogadas fora' vão num passo a passo formando o verdadeiro eu. Seria o eu facetado olhando de trás para frente.
    sybok disse: Mas imaginou uma situação irreal onde todos estariam ao mesmo tempo enfornados em mosteiros

Se torna irreal se adotado como caminho para todos, esse é o ponto onde queria chegar. Quando analiso um caminho uso desse expediente, é uma forma de verificação da validade dele.
    sybok disse: salgueiro disse: Isolamento e jejum não contribuem em nada para o desenvolvimento da inteligëncia.

Claro que contribuem, em especial o isolamento.
    O isolamento da mais tempo para o estudo, pois sem namoro, sem baladas com os amigos e sem outras distrações análogas, sobra mais tempo para cultivar a mente.

Acho a troca, a convivëncia com outros seres humanos a melhor forma de desenvolver a inteligëncia.
    sybok disse: O isolamento vem justamente para remover as distrações com "problemas" e "planos" que a vida cotidiana traz, para permitir o individuo se concentrar em observar a própria mente, vigiando pensamentos e sentimentos, para estar 100% focado e concentrado em manter o autocontrole e negar tais desejos, observando a origem deles, aprendendo a não se mover por eles, e observando eles se irem quando não alimentados

Faço isso há quase trinta anos, não dessa forma mas para o auto conhecimento e sempre fiz em meio a todos e criando filhos e posso dizer que em meio as pessoas reagindo as situações que se apresentam vc acaba se conhecendo de forma muito mais profunda que se tivesse me 'isolado'. Num exemplo banal, sou uma chocólatra que ingere no máximo umas 20 gramas de chocolate ao dia e que quando cismou ficou 2 anos sem por chocolate na boca.
    sybok disse: Isso é justamente um estudo da própria mente.
    Jejuar é estudar a si próprio.

Jejuar para mim não teria o menor sentido, como pouco e fico facilmente 8 horas sem comer nada.
    sybok disse: O ego parece ter lá sua função, não exatamente de "construção" de algo, mas de preparação para a vida.
    Ele é basicamente o nosso adversário e o nosso trabalho é eliminá-lo, é na luta contra ele que aprendemos sobre nós, mas podemos também aprender do modo difícil, que é deixando ele viver e nos fazer sofrer, nos levando a situações que deveríamos evitar

Nossa visões sobre o ego são irreconciliáveis, rs.

Nós somos o ego, ele é composto por nossas facetas que dão a impressão de serem várias personalidades, a nossa tarefa é desemaranhá-lo e formar uma unidade. De uma forma simplista usaria aquela famosa frase 'quem vc quer ser quando crescer?'

• sybok disse: Mas é possível notar como certas culturas tem uma visão completamente distinta do mundo, tente imaginar a visão de mundo de um "tutsi" africano, ou um índio isolado no mato, ou ainda olhar para o passado e se colocar na pele dos que viviam sei lá, na idade média, ou como os antigos egípcios imaginavam o mundo e a vida.

Como espiritualista que crë na reencarnação é fácil entender isso.
    sybok disse: Esses filtros e essas distorções são os desejos que agitam a mente e a fazem distorcer a realidade, tanto quanto se olhando do fundo de um lago, você visse o mundo através das ondas causadas pelo vento que sopra a água criando distorções na imagem.

Só vendo pessoalmente é possível saber o tamanho disso.

A diferença entre nós é que vc crë que da morte do ego um novo ver, sentir e perceber vai surgir, eu acho que ao construir a unidade isso acontece naturalmente só que sem digamos uma diferenciação física dos sentidos.

sybok disse: É porque você ainda confunde a si própria com o ego, ainda se define através dele achando que dali vai sair algo original seu.
    Do ego não surge nada "nosso", não existem fragmentos nossos que estão presentes nele e que precisam ser unidos, o ego é somente um filtro que nos cola em um estado de sono e nos faz olhar a vida através de olhos que não são nossos e que não mostram a realidade como ela é.

Olhar o mundo com outros olhos nos permite algum aprendizado, mas esses olhos não são nossos, não são parte do que somos e não ensinam sobre o certo, mas sobre o errado.
    O ego aparentemente tem como função nos fazer errar, para que vivendo o erro, possamos aprender a evitá-lo, desejando viver a vida que não devemos viver, possamos aprender a viver de fato.

Como eu disse, se ele tem alguma função é de aprendizado, mas ele certamente não nos define nem adquire "unidade", ele somente nos coloca num estado de transe onde passamos a sonhar acordados, onde sem liberdade, vivemos segundo os caprichos dele até aprendermos a olhar a verdade e nos libertar.
    O ego é nossa prisão mental, ele é quem nos faz escravos

Acho essas formas diferentes de interpretar a mesma coisa um barato. Sério.

Não adianta nada eu dizer que meu ego está 'morrendo' porque provavelmente vc vai me dizer o mesmo que o Ayya já disse, ele não está morrendo e sim te enganando e não tenho como 'provar' a ninguém, rs, partimos de visões diferentes e pelo visto são irreconciliáveis.

• salgueiro disse: Curiosidade. Um monge já iluminado atearia fogo ao seu corpo como forma de protestar sobre alguma coisa?

literalmente iluminado
    sybok disse: Existe no entanto uma falsa identificação com o que supostamente seriamos, nossos gostos e preferencias, nossos medos, memorias, nossa razão, sentimentos, etc...
    Isso tudo na verdade não nos define, são impressões físicas do corpo, projetadas na nossa consciência como os sons que ouvimos e as cores que vemos.
    Não é o que nos "define" nem o que pode atuar como o nosso "motor".

o que nos define é a vontade própria, em condições adversas ela poderá ser subjugada pela necessidade mas, a vontade estará sempre presente na consciência do nosso ser
    sybok disse: O isolamento da mais tempo para o estudo, pois sem namoro, sem baladas com os amigos e sem outras distrações análogas, sobra mais tempo para cultivar a mente.

o isolamento não seria apenas um fuga para vida social que não lhe agrada ou então não faz muito sentido?
    tirando o sentimentos causados nas experiências próprias o trabalho e o aprendizado, não vejo outro sentido na vida, mas parece que voce ja encontrou o seu, talvez essa ilusão a qual voce deseja ser livrar seja um alimento do nosso ser.
    Uma viciado não suportando a realidade usa drogas para tentar escapar dela, assim como outras a imaginação, talvez um meio termo oscilando entre a realidade e a ilusão seja o melhor equilíbrio e não extinguido totalmente a ilusão .

Vejo o desapego como a forma mais simples da felicidade.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Eu vivo o isolamento que me é possível, mas percebo que viver num mosteiro seria melhor.
    Não tenho namorada nem amigos, não saio de balada e tenho conseguido evitar trabalhar (fora de casa) regularmente, vivendo de bicos e trabalhando esporadicamente em empregos temporários para buscar dinheiro suficiente para me manter sem trabalho fixo durante outra parte do tempo. (no entanto trabalho e estudo todo santo dia, tenho um negocio de bijuterias artesanais e faço bicos como técnico de informática).
    Eu sei o que te levou a fabricar bijuterias , ainda me lembro do seu sonho.
    mas isso tambem me fez lembrar: que um homem disse ao seu medico doutor vivo a 80 anos sem beber, sem fumar , sem comer carne.... o medico respondeu: meu amigo então você deixou de viver por 80 anos.
    por mera curiosidade você não seria do signo de escorpião ?
    sybok disse: Como eu não tenho gastos com balada nem com quase mais nada supérfluo, qualquer dinheiro para o básico dura, nem roupas direito eu tenho, pois como não saio de casa, só preciso de roupas velhas pra não ficar pelado. E ainda me sobra grana para comprar joguinhos tipo StarCraft 2, Crysis 3 e Mortal Kombat 9. Já cortei o games uma época, mas voltei a poder ter uma diversão de uns dois anos pra cá.

oh dó! he...he..he..he..bom eu também não sou do tipo sociável detesto conversas frívolas e peco pelo excesso de sinceridade que as vezes me torna insensível, assim sou do tipo mais caseiro refletindo sempre sobre a vida.
    Mas como disse um cara que após ter sofrido um ataque cardíaco se viu diante de uma forte luz que lhe disse: "voce poderia ter escolhido ser qualquer coisa ,mas escolheu ser o que foi, mas ainda vou te dar mais um tempo agora volte lá e decida-se."
    mas algumas pessoas não precisaram morrer para falar com "Deus", "Ou voce trabalha para mim ou ....."
    sybok disse: Aqui é foda, quando conto que sou celibatário acontece de tudo, uma menina já me beijou só por causa disso e ela era lésbica.

bem vindo a realidade humana, desde que voce não prejudique ninguém eu acho que toda experiência material é valida, voce não se diz um materialista, aproveita véio, até jesus participava de confraternização tomando vinho e alegrando-se com seus amigos.
    sybok disse: O distanciamento social é necessário, isso significa sem amigos, sem namorada, sem baladas, etc... Se isso será feito em um mosteiro ou não é outra historia.

mesmo que voce consiga encontrar uma parte de Deus em voce , ainda restará parte dele na outras pessoas.
    sybok disse: Estou entrando em outra etapa do processo, uma onde estou para largar o abandono da sociedade, mas mantendo o abandono pessoal aos meus próprios interesses.

pelo que entendi pretende exercer alguma atividade social desinteressadamente.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.