Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Você ficou contente por estar se reconectando ao corpo. Aos sensores da sua máquina orgânica.
Aí é que está! Veja que a mente fundamental está limitada à ela mesma, assim não pode interagir com as outras, ela se encontra no "casulo" do "eu".
Pelos limites do mundo do jogo universal é que as possibilidades se apresentam através da conexão com o "avatar". Os limites da máquina mecânica, e do cenário, é que criam as emoções.
A consciência é a propriedade da mente fundamental que a coloca em contato com os sentidos gerando sentimentos.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Salve Silvana!
Uma ascensão até a unidade é o fim da individualidade, é a "morte" do indivíduo.
Talvez todos queiram na verdade "fugir" disso.
Quem é que deseja realmente o "deixar de ser eu"?
Parece muito romântico dizer coisas sobre mentes unidas numa só, mas ninguém pensa realmente nas implicações terríveis dessa possibilidade.
Muitos geram mais possibilidades dinâmicas do que um só. Isso parece óbvio.
Pois que assim seja de fato, imortal e eternamente individual.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
sim sabemos que somos nós, mas também nos vemos fazendo coisas que hoje nos seriam repulsivas
a consciência seria o que um mero emulador de personagens alimentada por inputs do corpo ?
Se a consciência é o que sobrevive ao corpo mas, não raciocina , não possui sentimentos um quadro em branco, isto não passa de uma falta de consciência.
eu quero saber onde fica o eu verdadeiro nessa teoria onde não existe consciência fora da matéria ?
sem nenhuma consciência sem existências
Criaturo, sou 'certinha' inclusive nos sonhos, então nada de repulsivo, rs
que inveja
opa! tô reconhecendo essa teoria!
e os direitos autorais ?
Por ser certinha ou por não ter sonhos repulsivos?
neste caso apesar de não ter havido tempo suficiente para eu sintonizar e interagir com outras consciências, como nos sonhos eu creio que isto seja possível e o mais provável.
parece-em que voce compartilha da mesma visão do Sybok, de que sem corpos perdemos a consciência que ficará em stand by ,a espera de uma nova ponte material em forma de cérebro,mas essa teoria tenta transformar-mos em maquinas emuladoras de personagens, ou seja neste caso não somos ninguém de verdade, apenas uma ilusão do ego como defende o Sybok.
a questão é se com a perda do corpo perdemos também nossas memorias , então não somos ninguém de verdade? A vida é uma grande palhaçada ?
acredito ao contrario a partir da percepção dos sentidos primários surge as consciências rudimentares
as duas coisas.
se os meus sonhos retratam o meu passado , então não fui grande coisa não
Uso o termo certinha porque as duas últimas pessoas que me xingaram na minha cara usaram o mesmo termo, imagino então que seja essa a impressão que as pessoas de uma forma geral tem de mim.
Não sei qual a relação entre os sonhos e quem somos e se existe alguma relação mas Criaturo, convenhamos se vc crë no básico do espiritismo tem certeza que se fosse anjo aqui não estaria, rs. Eu tenho, conheço meu lado negro da força só não dou espaço para que se manifeste.
no sentido de vidas passadas
se até os anjos erram
não possuo este nivel de controle, lembra da vingança pois é!
Depois de passada a raiva dei muita risada. Tö no lucro! pensei.
Então nem nos sonhos tenho lembranças, o 'esquecimento' é total.
É questão de querer, se adquiri autocontrole qualquer um pode, tinha o chamado e conhecido gënio do cão, rs.
Bom dia, Sybok!
É isto mesmo: qual a diferença entre uma alma imaterial, incolor, invisível e uma alma que não existe? Enquanto não tivermos certeza da existência da alma e do que, EXATAMENTE, ocorre depois da morte, continuemos agnósticos e céticos quanto à reencarnação.
PS: Continuo lendo "O Evangelho segundo o Espiritismo", e as contradições só aumentam...
existem bloqueios
na hora h vão-se as teorias e fica quem voce realmente é, para mim de boa fica muito difícil é necessário algum sofrimento,mesmo assim é dificil desapegar de mim mesmo.
você crê que a consciência ao sair do corpo fique inerte a espera de uma nova encarnação onde praticamente começará do zero, ou seja a evolução é quase inexistente e desde de sempre você entende como incriada ?
Só são teorias ou as boas intenções, rs, se vc não se conhece, antes de projetar uma 'vingança' é perceber qual calo foi atingido e trabalhar no calo, o desapego vai ser consequëncia. Da próxima vez que acontecer mirarem nesse calo, vc vai ver a mesma situação de forma diferente, chega a ponto de que ao invés de provocar ira vai é se divertir com a situação, não é de uma hora para outra, é ir aparando o calo até ele desaparecer ou conseguir mantë-lo aparadinho, rs.
na sua visão somos apenas um produto do meio ? somos todos irresponsáveis pelo que fazemos e pelo que somos ?
ja me vi participando de uma guerra em outro planeta, outra vez sonhei que estava dentro de uma espécie de nave com muitos instrumentos.
voces consideram que a consciência seja propriedade da mente e esta seja uma propriedade do cerebro,ou seja são materialistas.
eu ja acho que ele fica com ele mesmo e com todos os sintonizados na sua mesma frequência de pensamentos.
a teoria do Sybok diz que somos todos e ao mesmo tempo não somos ninguém...ha..ha..ha.ha
voce seria o programa inteligente principal interagindo com o meio através de um avatar com seus programas das sub rotinas e os seus sensores em outras palavras um espirito e um corpo semi automatizado pelos instintos natos.
essa é a grande questão do ser ou não ser mas,não esquenta se for como eu desejo e acredito ótimo! a vida possui um sentido maior na eternidade, se for casual e efêmera ótimo todos os nossos problemas tornarão-se inexistentes como antes da nossa conscientização desse mundo.
não! enquanto minha consciência se encontrava fora do meu corpo eu estava em paz, quando voltei manha maquina estava debilitada,mas é lógico que rindo e chorando é bom continuar vivendo ,trabalhando e aprendendo.
concordo unidade significa o estado da não criação, para continuar a existência de uma criação é necessário manter uma diferenciação entre Criador e criaturas (menor potencial criador) ou ainda uma eterna ignorância associada ao mal humano.
discordo, temos sonhos premunitórios, didáticos e outros tão reais capazes de despertarem os mais sólidos sentimentos de amor, prazer e ódio, quando bons até lamentamos a volta para realidade, quando ruins damos graças a Deus, por podermos retornar a realidade.
diria que a razão é a posteriori, novos dados acrescentados a consciência .
A priori a consciência é formada antes da sua inteiração com a mente cerebral, ou seja ja possue um conhecimento anterior, alguns conhecidos como instintos.
diz que a consciência é apenas fruto da matéria, logo é um materialista.
Bom considerando que a energia material seja eternamente mutante, termos então consciências eternamente multantes,mas o que me incomoda é o fato da perca da inidentidade, o que me soa como uma verdadeira morte, transformar sim, evoluir sim, mas mantendo a consciência disto.
cite algumas ?
gostei da dica
aprendizado é uma forma de evolução quando usado no sentido do bem comum
Saudações aos demais participantes
Prezado Márcio estive lendo somente agora suas considerações(07/08//aba.35).
Peço desculpas a Sybok, Criaturo e mais algum colega de tópico que por ventura tenha interagido as minhas ponderações anteriores e eu não tenha respondido até o momento.
Márcio, utilizarei suas colocações para colaborar um pouco mais sobre o tema.
Papus diz o seguinte a partir dos resumos de Fabre d’Olivet(Pitágoras):
No terreno da sensação , o bem e o mal chamam-se prazer e dor. No terreno do sentimento, amor e ódio. No do consentimento, verdade e erro.
A sensação que reside no corpo, na alma e no espírito forma um ternário que se desenvolve rumo ao a uma unidade(essa unidade do próprio homem)relativa, e constitui o quaternário humano, ou o homem considerado como abstrato.
Os três componentes desse ternário agem e reagem uns sobre os outros e se iluminam ou se obscurecem mutuamente; a unidade que as une, isto é, o homem se aperfeiçoa ou se deprava, conforme tenda a se confundir com a unidade universal ou a se extinguir.
Assim, Prezado Márcio, sei que vc falou sobre a união ou retorno ao criador “nossa” fonte primária; o que o Criaturo tbm já havia me falado sobre o erro recorrente dessa lógica.
Sim se trouxermos essa ideia ao nosso microcosmo, ou seja, corpo, alma e espírito. Um ternário que se desenvolve rumo a uma unidade... Nosso Quaternário > UM
O que podemos imaginar ser isso?
Seria como se fossemos fragmentados em partes, dispondo da responsabilidade de nossa lapidação, lapidar essas partes de nós mesmos nos terrenos da sensação(bem e mal), dos sentimentos(amor e ódio) e dos consentimentos(verdades e erros).
Depois de passarmos por esses três, digamos, estados de espírito e, da compreensão dos mesmos, seguiremos então rumo ao quaternário, que segundo meu entendimento seria a união dessa entidade suprema individualizada.
O Eu unindo-se não ao criador, mas agora sendo imagem do mesmo.
Abraços fraternos a todos
Silvana
ok, assim tambem creio!
Tai um mistério, matéria e espirito são coisas distintas?
Jesus parece ter diferenciado: "o que veio da carne é carne, o que veio do espirito é espirito."
Talvez Deus seja parte matéria e parte espirito força inteligente capaz de manipular a matéria.
a questão da responsabilidade pesa na sua teoria de que a cada existência temos uma nova personalidade formada mecânica e aleatoriamente, o que isenta a nossa consciência eterna de qualquer responsabilidade causada por ações dos nossos infinitos personagens temporários.
ha não ser que a consciência não seja apenas uma expectadora passiva da matéria que ela também seja responsável por desejar manipular o corpo.
como consegue diferenciar uma coisa da outra ?
o negócio é complexo mesmo, se não vejamos:
cérebro, mente, consciência, ego eu mecânico, eu verdadeiro
entendo consciência como sentir e saber que se esta vivo, sendo a memória indispensável para manter a individualização do ser "eu" e não o ser "genérico"
Marcio/Silvana/Sybok
Sem radicalismo extremos, talvez o meio meio termo dessa ideia seja o mais sensato:
Sybok: defende que somos produtos do meio e que sem o todo não pode haver consciência alguma e também que sofremos uma especie de ilusão de personalidades causada pelo ego .
Silvana: parece-me defender a ideia que estamos evoluindo a caminho de sermos uma imagem de Deus
Marcio: vê na individualidades a continuação da existências do ser"eu" e não ser todos Deus
Teorias a parte vamos a pratica:
De fato possuímos um eu mecânico (ego) formado pelo cérebro influenciando o nosso ser, através de interpretações dos sentidos imperfeitos que nos leva as ilusões e erros.
Em quanto seres humanos somos o produto desse conjunto, ou seja uma personalidade multante a procura de si mesma mas, ao meu ver uma estabilidade impossível ja que a ação significa movimento, trabalho causado por um desiquilíbrio de potencial chamado ser humano.
portanto Silvana de fato ha uma tendencia natural a volta do equilíbrio do Todo na igualdade de uma Unica Imagem, porem isto representaria anulação das individualidades no estado anterior ao da criação, assim concordo com o Marcio quem gostaria de deixar de ser "eu" passando a ser todos apenas reflexos de Deus ?
No entanto também concordo com a visão do Sybok em que podemos compartilhar pensamentos e sentimentos sincronizados com o outro, ele mesmo ja mencionou aqui ter conseguido ficar neste estado de pluralidades por um bom período de tempo, eu mesmo também ja citei minha experiência de dores conjuntas de um pré parto, são essas experiências que só aumentam minha fé na existência de inteligências fora daquilo que conhecemos como matéria .
No entanto nas dua visões na unificação pela semelhança, ou pelo pelo desencanto da ilusão de sermos seres individualizado do todo, ainda mantenho a minha crença de que sempre me reconhecerei dentro do Todo Deus.
Silvana, mesmo que chegue o dia que por semelhança passemos agir sincronizadamente como partes num cardume de peixes formando uma (unica imagem Deus)penso que todos o seres que compõem o Todo sentirão ou ainda terão consciência do ser "eu" e não sermos todos.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif