Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Eu sempre fui inflexível com relação a um único aspecto: só existe uma verdade. Tenho centenas de postagens falando sobre isso e demonstrando, de forma lógica, o que quero dizer.
Antes de continuar, uma explicação necessária (pois não estamos conversando a sós): Não estou dizendo que sou o portador da verdade mas, tão somente, que ela não se altera diante de nossas crenças e nossas necessidades. Se Deus não existir, por exemplo, nem toda a fé de todos os seres humanos existentes poderá mudar isso. Partindo dessa premissa:
Se você, através de sua experiência, chega a um resultado e, eu, a outro, um de nós, ou dois estão errados. Podemos estar ambos errados, mas não podemos estar ambos certos. Um exemplo claro disso: O Sybok leva uma vida quase monástica, muito diferente de minha vidinha mundana, portanto, é fácil perceber que minhas experiências e as dele não seguiram os mesmos caminhos, mas chegaram ao mesmo lugar. Essa é a parte óbvia. Isso ainda não significa que estamos certos. Não é essa a questão. Acredito que vimos algo real por outros motivos e não somente porque houve coincidência. No momento, isso não é importante.
O que eu quero dizer, meu único argumento agora, é: não importa quantos e quais caminhos você pode escolher, importa apenas onde eles estão lhe conduzindo. Se nós estamos vendo coisas diferentes, acho que, no mínimo, cabe aí um pouco de ceticismo.
Entendo.
E digo mais: Eu não apenas gosto de você, como aposto muito em você, ou não estaria fazendo essas tentativas. Veja se eu perco tempo com certas criaturas...
Sim.
Certo.
Ou talvez estejamos em meio ao caminho Ayya, talvez eu enxergue de forma mais tortuosa esses caminhos ou não tenha a menor idéia do que seja a 'chegada'.
Como saber se não sei o que é a chegada? É complicado. Podemos ter o mesmo objetivo mas como saber em qual estágio estamos?
Sônia, eu também não sei o que é a chegada. Sem demagogia, quanto mais eu aprendo, mais percebo que não compreendo. Aquela coisa do “só sei que nada sei” é mais real do que parece.
Não acho que eu e o Sybok lidamos com verdades absolutas. Assim como temos a certeza de que isso tudo é ilusão, o que impede que essa ilusão possua “camadas” mais sutis? O Márcio e o Sybok já apresentaram boas teorias a respeito. E nada garante que essas teorias estejam corretas. Mas são possibilidades. Talvez, a realidade seja algo absolutamente diferente de tudo o que possamos imaginar. Como eu poderia falar sobre isso? Como eu poderia saber o que é a chegada?
Uma única coisa está ao meu alcance: entender o que não é. Por isso eu prefiro dizer “o karma não é isso” ao invés de tentar explicá-lo. No momento, eu tento desconstruir a ilusão e, talvez, eu possa um dia vislumbrar a verdade. Veja isso da seguinte forma:
Quando um escultor pega um bloco de pedra e trabalha nele até formar uma estátua, ele apenas retirou os excessos. Ele não acrescentou nada ali, apenas retirou. A realidade talvez seja essa estátua que aguarda nosso trabalho de remoção do entulho. Quanto mais coisas você colocar nessa pedra, mais distante você fica da “chegada”. Estou resumindo muito, mas não cheguei a isso levianamente. Pense a respeito.
Também já cheguei a essa conclusão.
Estamos no mesmo barco.
Faço o mesmo mas até onde percebo de outra forma senão temos noções da 'ilusão' diferentes o que acho mais provável.
Entendo, concordo, mas tenho certeza que os nossos parämetros são diferentes. Acredito que o significado de entulho seja diferente para nós.
Vou destacar essa fala porque é justo essa troca de idéias que acho importante e que para quem está a fim, abre os horizontes, sem necessariamente haver concordäncia.
Flex?!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
ha..ha.ha..ha...briga de cachorro grande mas, no bom sentido ta interessante esta discussão!
sem nenhuma consciência sem existências
o criaturo, por favor
O resultado do processo é a compreensão do outro não necessariamente gostar, se acontecer é lucro.
Nem seria correto tentar, cada um é único em si mesmo. Essa coisa chamada de individualidade é muito maior do que as pessoas percebem a primeira vista.
Quem decide as suas 'cores e tons' Criaturo é vc.
Exatamente!
Eu sei onde você quer chegar. De fato, nossa definição de entulho é um dos pontos divergentes.
Para mim, entulho é tudo o que não é real, tudo o que me mantém dormindo. Tornar-me uma pessoa melhor é conseqüência e não um objetivo. Vou usar uma analogia um pouco fraca, mas talvez sirva: Se você faz uma grande viagem, dirigindo seu carro, a experiência da viagem lhe transforma em uma motorista melhor, mas você não empreendeu a viagem com esse objetivo, foi apenas conseqüência. Você fez essa viagem porque tinha a intenção de chegar a determinado lugar. Viver (e estou falando de “todas” as vidas) tem esse potencial de ensinar, de agregar valores. Mas não estamos aqui para isso, embora seja essa a crença generalizada. Ser bonzinho não nos fará acordar.
As religiões tratam o “aparar das arestas” como uma tarefa humana, algo que deve ser feito para nossa conquista do paraíso (metaforicamente falando). Mas há um conhecimento multimilenar que nos alerta que o apego ao bem é tão hipnótico quanto qualquer outro apego. Tratar isso como um objetivo não remove o entulho, não revela a estátua. Talvez, estejamos apenas embelezando o bloco de pedra. Mas o trabalho final ainda aguarda por ser feito.
É como disse o Sybok, perto da realidade em que vivemos, o filme Matrix é brincadeira de criança.
nós somos 'energia individualizada' (ok, experiëncias próprias), e essa energia pode ser percebida mais facilmente com os opostos, já esteve na presença de alguém verdadeiramente mau ou do oposto de uma pessoa boa mesmo? Consegue perceber a 'aura' que possuem? A sutilização ou clarificação dessa energia vem através da prática do Bem. Já parou para pensar no que realmente significa viver em função dele? O quanto de trabalho interior é necessário para viver de acordo com ele? Pois é, calma, rs. O passo seguinte ao se conseguir viver no Bem é muito mais natural do que parece a primeira vista, é o desapego dele. É o Bem pelo Bem.
Nesse processo vc acorda, presta atenção, enxerga a ilusão, 'cresce' e se desapega.
Eu conheço o conceito de ilusão há muito tempo. Mais ou menos, desde a adolescência. Mas só o compreendi de fato em 1992, quando fiquei cara a cara com essa coisa chamada “ego”. Não estou falando de autoconhecimento, pois aí teríamos que recuar ainda mais no tempo. Acredite ou não, essa prática vem da infância. Minha experiência com o ego, diferente de tudo o que o autoconhecimento já havia me revelado até então, me fez compreender o que antes era somente um conceito: a ilusão em que estamos imersos.
É como tomar a pílula vermelha e descobrir que esteve dormindo a vida inteira, acreditando em uma mentira. Entenda que, para mim, isso deixou de ser um conceito. No esforço do debate e diante das regras de boa convivência, sou obrigado a pôr isso de lado, mas, para mim, não se trata mais de um conceito.
Eu ainda não entendi bem como você vê a ilusão. Sempre que você fala sobre isso, fico com aquela impressão de que você mantém a visão espírita do “aqui e lá”, como se houvesse uma realidade maior, digamos assim, no mundo espiritual. A força da ilusão é a mesma, nesses dois mundos. Todo o avanço espiritual de que trata a religião faz parte do enredo dessa novela. Estamos seguindo o script, mas não estamos deixando o palco. Neste ponto da conversa não considero importante determinar se existem dois mundos, ou dez mundos. Tanto faz. Importa-me apenas o alcance da ilusão que, até onde já pude constatar, não se limita às fronteiras que nossa consciência estabelece.
Acordar dessa sonolência crônica não tem nada, mas NADA mesmo, a ver com o funcionamento espiritual que conhecemos. Ele é tão somente um prolongamento da grande farsa onde nos metemos. Por isso já abandonei, há muitos anos, o conceito de "evolução espiritual" ou "crescimento espiritual". Remover o entulho não se parece muito com crescimento; assemelha-se mais a um encolhimento.
eu sei mas, não tenho dons artisticos
Aqui a coisa pega mesmo. Fico com a sensação de que não tenho a menor idéia do que vc fala, que está alem daquilo que já experimentei até o momento.
Não vi Matrix. rs.
Sinto a profundidade do que vc diz sem ter a menor noção do que se trata. Chega a dar coceira tentando entender sem conseguir, rs.
Para mim também não é mais um conceito mas continuo sentindo que estamos falando de coisas diferentes.
Será que se eu resumir em ' a ilusão do apego' consigo passar a idéia?
O que vejo no mundo espiritual é só um expandir Ayya. Lá vc vai encontrar suas mães, pais, irmãos, filhos ... que teve ao longo das encarnações. E isso tem tudo haver com apegos. Esse é o maior exemplo mas existem outros.
Sim porque é tão somente uma passagem.
O crescimento não significa necessariamente enchimento, dë uma olhada na minha assinatura, rs
Nunca é prejuízo Criaturo.
Ah tem !! E de forma clara.
Você já viu aquelas montagens com imagens sobrepostas, onde a câmera vai se afastando e os cenários vão surgindo? Inicialmente o foco está em um ponto qualquer; depois a câmera se afasta e você percebe que aquele ponto fazia parte de uma cena maior, mais completa. A câmera continua se afastando e essa cena maior se revela como um detalhe em uma composição muito maior e mais complexa. A câmera continua se afastando e as imagens continuam aparecendo, sempre reduzindo e minimizando a importância da cena anterior. Não sei se você já viu isso, ou se me fiz entender.
Pois bem, coloque tudo o que sabemos (e acreditamos) lá naquele pontinho inicial e depois comece a se afastar e olhar de longe. É isso que é a ilusão. Ou, melhor dizendo, ela se parece com isso.
vai dizer isto para os pais do Marcelo de 13 anos que matou a familia inteira, se voce se refere baseada numa visão mais espiritualizada da vida eu entendo.
Sim conheço e dá para entender.
Só consigo até certo ponto me distanciar, digamos um pouquinho. Uma distäncia maior, sem chance.
Evito acompanhar essas tragédias Criaturo. E não precisa entrar em detalhes, conheço o resumo do caso.
Não entendi essa correspondëncia ao que eu disse.
Sim disse. Alimentar os sentimentos ligados ao não gostar não leva ninguém a lugar algum e pior , aumenta os vínculos de uma situação ruim
Nessa tragédia já se diz que o menino é inocente, procuro não tirar conclusões apressadas. Aqui ninguém vai conseguir achar anjo para amar, então ...
ahhh! sua estraga prazeres eu ainda estava procurando !
é verdade, bico se fora só consegue especular nas informações contraditória que nos são , passadas:
Delegado:
o menino ja havia comentado com colegas que iria fazer isso.
Ele postava no face com avatar de um assassino de capuz de um jogo de video game e o menino costumava assistir aula encapuzado.
havia comentado que gostaria de ser um assassino de aluguel...mas, até que se prove ao contrario todos devem ser considerados inocentes.
Sim, e levar ao pé da letra o que um adolescente fala com a sua patotinha ou seus joguinhos, só quem nunca conviveu com um.