Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1272830323365

Comentários

• Ayyavazhi disse: Ótimo, vamos falar sobre isso. Eu já conheci algumas pessoas como você, que exploram a razão, que levam a mente ao máximo. Mas ouça o que você acabou de dizer: "toda a minha construção foi usando-a ao máximo".

O porém aqui Ayya é que o processo de construção está longe de terminado (nem sei se termina ou não), sei que ainda estou longe do que quer que seja. Olhar para trás é uma coisa à frente é outra.
    Ayyavazhi disse: Quando se usa algo ao máximo, significa que esse algo não pode nos oferecer mais do que já obtivemos. Chegamos àquele limite

Não me sinto ainda nesse limite.
    Ayyavazhi disse: Você me põe nessas enrascadas, às vezes. Fica parecendo que eu estou diminuindo a importância de suas experiências

Mete uma coisa na cabeça rapaz, rs, não sofro de baixa auto-estima ou qualquer coisa nessa linha então esse é um papo sem frescura.
    Ayyavazhi disse: Está na constatação de que filtrar tudo é também limitar tudo

Como conceito ok, o que é isso na prática? Melhor, como fazer isso? Desligar os filtros como? Usar somente o intuitivo?
    Ayyavazhi disse: Não aprisionar o conhecimento. Deixe-o livre, não o traduza com base no que você já conhece.

Como?

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Vejamos, quando um ser chegou a um estágio tão “superno” que nada mais lhe fará despertar interesse ou evolução, pois não existe mais expansão(campo da possibilidade), então, esse ser pode apegar-se ao fato de que está praticamente sozinho e que a partir de suas lembranças deseja esvaziar-se de tudo o que conquistou e retornar ao estado de ignorância para refazer o retorno com outra visão e com a sabedoria do esquecimento, para quem sabe chegar novamente ao estado original com outra força motriz...

Voce ta falando de Deus ser homem né?
    Silvana disse: Estarei aqui com vc(s) levando as “pedradas”, assim como o Criaturo o Sybok e a Salgueiro.
    No fundo somos semelhantes, somos sinceros em nossas buscas.

não pense que não existe divergência entre crentes, com o tempo elas sempre aparecem, como um rio divergi e convergi, divergi e convergi.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: CRIATURO disse: bebida certo no vasilhame errado, muita bebida para pouco vasilhame,neste caso não basta esvaziar a garrafa que ela continuará limitada é necessário evolui sua capacidade de absorvição.

Pois é ai que você se engana.
    Somo o que somos, nossa capacidade é essa e teremos que nos contentar com ela.
    Somo a garrafa que somos, já formada, garrafas não crescem, foram feitas como foram feitas para comportar o quanto de vinho lhes foi determinado a comportar. Daqui só o que existe é terminar de sermos "lavados" ser preenchidos com o tal vinho na quantidade já definida.

SE a evolução não existe, a ação não existe nossa vida é feita de ilusões ?
    Da semente a arvore produzindo frutos,do verme ao homem tudo não passa de egos e ilusões ?
    Quem foi quem determinou a capacidade humana voce ou Deus? E qual seria este limite ?
    entenda que Deus contem e não pode ser contido, não totalmente, existe um limite entre Ser Deus e ser homem, este limite é exatamente o ser "eu" iludido.
    Exato o ser iludido é o não ser Deus, naturalmente você tentará absorver Deus, você quer voltar a ser Deus, porem custaria a inexistência do ser"voce" e não Deus. Evolução , absorver uma maior parte da consciência Deus Sim, mas absorvição total, Não!
    Não se iluda a ilusão é eterna,porque ela mantem a nossa existência.
    sybok disse: Você busca uma "evolução" individual, quando na verdade o caminho solitário encerra aqui, o que vem depois é a união e essa nova forma de "ser" em Deus.

E desde quando somos seres a parte de Deus ? Talvez a verdadeira ilusão seria acreditar ser a parte de Deus, talvez esta ilusão se desfaça com a morte ou pelo menos seja atenuada, sem a necessidade de sacrificar sua vida para isto, ja pensou nisto:
    Se personagens terrenos criados pelo ego não possuem valores, talvez os personagens iluminados tambem não, fazem parte do mesmo pacote de iludidos.
    Ja imaginou-se no lugar do irmão mais velho do filho pródigo ?
    ...dizendo Pai eu sacrifiquei minha vida para conseguir ficar ao seu lado, no entanto meu irmão mais novo se dedicou a ilusões mundanas e agora voce o coloca mais próximo de ti ?
    Filho eu sempre estive ao seu ladotudo que é meu tambem é seu mas, voce se iludiu rejeitando o que eu ja havia te dado o tempo todo, apenas para poder me acusar de injusto, de sacana, de sádico assim é que:

"os primeiros serão os últimos , e os últimos serão os primeiros" pois exitem opções de caminhos e atalhos na vida,mas voce só consegui enxergar apenas um .

Foca na sua personalidade: " por fazeres um falsa interpretação da minha razão se voltaras contra mim"
    sybok disse:O que os ensinamentos cristão, budistas, hinduístas, taoistas, etc, fazem é nos dizer: "veja, só há ilusão, desista! Quando você desistir a vida de verdade vai finalmente poder começar!".

Amar ao próximo é dedicar sua vida a você mesmo e desistir dos outros ?
    livrar-se da ilusão e unir-se a Deus, significa desprezar a vida social?
    sybok disse: CRIATURO disse: Jesus você foi apenas mais um "iludido".
    Não vi Jesus apanhando da mulher só pra correr atrás duma paixão imbecil que ele achava que era algo mais.
    Também não o viu levando tapas na cara, sendo ridicularizado, coroado com espinhos, perfurado por uma lança e por fim crucificado por aqueles que ele sacrificou sua vida ? Jesus foi também foi mais um iludido humano ?
    sybok disse:Vi foi ele negando os próprios desejos e aceitando todo tipo de sacrifício para ensinar que as pessoas precisavam abandonar a própria vida e os próprios desejos.

Ser imbecil é sacrificar uma vida desejando o bem do outro ? Jesus não deu este mesmo exemplo? da mulher amando a humanidade ao ponto de sacrificar sua vida por nós ?
    Voce desvirtua o amor da mulher pelo marido insinuando ser apenas o egoismo de uma paixão própria, neste mundo não existe o amor puro e"desapegado", voce só consegue ver ilusões? E o amor de uma mulher que defende o marido com sua própria vida ? Só existem mulheres de malandro ?
    No caso quem seria esse "malandro" batendo nessas criaturas iludidas ?
    sybok disse: Não Criaturo, a sua ilusão é achar que é um individuo e que está separado do todo e achar que continuará podendo viver nessa ilusão.

aí é que voce se engana , esta ilusão é divina.
    sybok disse: A união com Deus exige o esvaziamento de si próprio, pois viveremos um outro tipo de "ser" diferente desse atual ser que erroneamente se percebe como um "individuo".

por que deseja voltar ao estado da não criação ?
    sybok disse: Vocês acham bonitinho quando ouvem que somos todos partes de "algo maior" e que iremos nos "unir a Deus", mas não percebam as consequências disso no que se refere ao que hoje entendem como "individualidade".

eu percebo, exatamente por isso não consigo aceitar a ideia de Ser Deus e deixar de ser "eu" mesmo que iludido, graças a Deus.
    Como ja comentei nós dois ja experimentamos na pratica as dores dos outros, portanto sei que esta união a Deus que voce prega pode ser possível mas, deixarmos de ser nós mesmos uma criação divina , impossível!
    Voce agora age como os mestres religiosos apontando a ilusão de uma falsa "individualidade" sem também "mostrar" a verdade apresentada pela a união com Deus que voce prega e também não diz como vai ser ?
    sybok disse: E não, Deus não "criou" lixo descartável, ele não "criou" nada, ele parece ainda estar criando, não creio que estamos prontos ainda.

Se tudo é Deus não existe um vácuo divino, ou um "bota fora" um espaço a parte de Deus onde podemos descartar as partes de Deus que não gostamos.
    De fato se Deus preenche o Todo podemos entender criar, como Deus se auto -transformando e se "O meu pai trabalha até agora, eu tambem" isto significa que a transformação ou "criação" divina de fato é eterna.
    sybok disse: CRIATURO disse:
    Finalizo perguntando se você esta disposto a se fazer uma criança abandonando a sua sabedoria oriental de querer conquistar o paraíso do ego controlado ?
    Isso é só mais uma das obrigações de todos, pois o próprio desejo de se atingir a iluminação é um desejo como outro qualquer e como todos os outros deve ser abandonado.
    sybok disse: CRIATURO disse: he...he...he..he.....não respondeu a pergunta ?
    Não só respondi como afirmei que isso é uma obrigação, estejamos nós dispostos a isso ou não.

Ultimato ao Sybok
    Se afirma que esta máxima é o dever uma obrigação de todos, pois o único e verdadeiro objetivo das nossas vidas terrenas é livrar, descartar, esvaziar este monstro da ilusão ao apego do ego que te faz ver um Deus sádico:

Então voce a partir desse momento vai Desapegar-se da ilusão de querer ser um iluminado mestre do ego ?
    Ou mesmo conhecendo esta verdade do seu ego continuará sendo um escravo dele(a) ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Quando você ouve e sente o que o outro pensa e sente, você desfez "parte" de ilusão, sem que com isso tenha se tornado o outro.
    Desfazer a ilusão de separação, não acarreta necessariamente na aniquilação do ser, mas somente da ilusão de que o ser é um individuo separado do resto

Queria entender qual o grau de profundidade quando vc faz essa colocação, a experiëcia eu tenho, consigo 'a conexão com o outro', mas não consigo captar qual a extensão que vc se refere.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Evolução como você entende esse termo não existe. No máximo existe aprendizado.

Óimo! se não precisamos evoluir é porque ja estamos prontos e esse papo da sopa divina é conversa mole?
    sybok disse: Nananina não. Quem disse que você conhece o limite?

Fácil! o limite humano é não ser Deus, se voce afirma que ja estamos unidos a Ele embora existe uma ilusão que nos faz acreditar ao contrario,neste caso você ja conseguiu perceber isto, não mais esta iludido, parabéns finalmente conseguiu o que queria deixou de ser um divino iludido agora ja conheceu a verdade e se libertou dessa ilusão.
    Não é atoa que o Ayya ja o chama de mestre mas ,não pense que sinto inveja disso pois aqui no RV também ja tenho meus discípulos me chamando de o "mestre Criaturo"....ha...ha..ha..ha..ha
    sybok disse: É arrogante o suficiente para achar que conhece a si e a Deus a ponto de saber quais os limites entre um e outro?

parece que sou um desmiolado
    sybok disse: Não existimos enquanto indivíduos, a ilusão é justamente a de que somos indivíduos separados do resto, eliminar essa ilusão também não faz de nós o "todo", só desfaz a ilusão quanto a separação.
    sybok disse: Quando você ouve e sente o que o outro pensa e sente, você desfez "parte" de ilusão, sem que com isso tenha se tornado o outro.

Esse é o ponto! A ilusão humana de se acreditar não ser Deus é eterna porque é divina.
    dentro da sua consciência abra essa porta da ilusão humana e verá uma nova ilusão.
    se a ilusão é construída pelo ego material e voce afirma que eternamente a consciência estará submetida a uma espécie de matéria, logo a ilusão da matéria escravizando a consciência será também eterna, embora em graus variados e não é exatamente isso que também defendo ? : " a ignorância que escraviza também mantem a consciência da vida em sabermos que somos nós mesmos e não Deus e nem o outro.
    sybok disse: Quem acredita em individualidade e na manutenção dela é você, não eu.
    Eu disse que o caminho de "solitário" termina aqui, por ser aqui que eliminamos a ilusão de individualidade que cria essa solidão que você julga erroneamente que será eterna.

claro! não Ser social faz parte da minha personalidade...ha...ha..ha.ha
    Falamos a mesma coisa usando outro idioma, quando digo manter nossa individualidade não estou dizendo que devemos nos sentirmos seres totalmente separados do Todo ou de todos, pois eu ainda acredito que o casamento e a família seja uma associação Divina mas, no sentido universal que Jesus ensinou (quem são meus pais irmãos e irmãs? todos os que agem como se fossem Deus.....)
    ok,então podemos eliminar esta individualização relativa mas,depois disto creio que ainda concordamos com a manutenção do ser"eu" e não ser o outro ?
    sybok disse: Desfazer a ilusão de separação, não acarreta necessariamente na aniquilação do ser, mas somente da ilusão de que o ser é um individuo separado do resto.

Beleza" isto responde a minha questão, agora só entenda que quando eu insisto na individualização do ser eu compartilho desta sua mesma visão.
    sybok disse: E não Criaturo, nada se desfaz após a morte, tudo se faz e se desfaz em VIDA, quem fica esperando e deixando tudo para depois da morte e para a próxima vida, pode passar a eternidade deixando tudo sempre para "depois".

Caramba meu! Você ta querendo me obrigar a trabalhar mas, eu pensava que tinha vindo a passeio!
    Não esquenta que na hora certa rindo ou chorando a própria vida se encarrega de nos "empurrar" rumo ao progresso, é a vida é cruel mas, eu gosto disto.
    mas me diga por que acredita numa inatividade pós morte ? Afinal quem é o preguiçoso aqui?
    sybok disse: CRIATURO disse: Amar ao próximo é dedicar sua vida a você mesmo e desistir dos outros ?
    livrar-se da ilusão e unir-se a Deus, significa desprezar a vida social?
    Amar ao próximo COMO A TI MESMO, não é amar ao próximo mais do que a si mesmo, se deixando violentar nas mãos de um crápula.

pensei que voce não estaria atento a este detalhe, voce não prega o desapego ? pois esta mulher renunciou a si mesma em favor do outro, se considerar a eternidade da vida isso possa fazer sentindo, tanto quanto Jesus ter ensinado amor, amando os crápulas que os humilharam e torturaram até a morte.
    Mas para um ateu de fato isso não faz o menor sentido "ser um escravo feliz" tipo funcionários do mac donalds.

De fato nascer , sofrer e ser feliz não faz nenhum sentindo quando se acredita na sua breve inexistência.
    sybok disse: Mas se você acha que Cristo estava errado, sinto por você.
    a questão que eu vejo como um ato cristão a mulher do malandro pois como voce mesmo disse : Amar ao outro como a ti mesmo, ou seja amou a si própria realizando o próprio desejo de ajudar ao marido ingrato, o que ha de errado neste ensinamento cristão de pagar com amor aos que fazem mal ?
    "Amem seus inimigos, orem pelos que te perseguem" desejem o bem aos que matam ? he...he...he...he...he...Isso porque Jesus não veio ensinar a lógica humana do morreu ..e acabou, se não seus ensinamentos não seriam tão divinos.

Vejo na mulher de malandro um amar a si mesma,ja que é voluntaria amando e tambem ao outro doente.
    Se Jesus não fosse o bom médico teria vindo fazer o bem aos seus próprios assassinos ?
    Jesus é tambem uma mulher de malandro ?
    sybok disse: Não fez nada disso ao correr atrás dos próprios desejos, mas ao negar a si mesmo e fazer aquilo que o pai dele que agia através dele determinou.

horas se Jesus fez isso obrigado por Deus , então não possui nenhum mérito por isso ?
    sybok disse: Uma mulher que apanha do marido não faz isso, faz é exatamente o oposto, satisfaz os próprios desejos, tanto quanto qualquer pseudo-caridoso com um ego que quer se ver como "bom" e sai correndo atrás do próprio "desejo" de bondade.

Talvez o apego dela seja tambem o "seu" ego querendo se fazer de um humilde controlado.
    Mas neste caso o seu ainda é mais egoístico do que o dela, ja que visa apenas o bem próprio iluminado.
    sybok disse: Cristo não fazia nada por si, não fazia caridade ególatra ou seguindo os próprios desejos e "amores", fazia o que tinha que fazer sem se reconhecer como o agente da ação, fazia segundo o que sabia que deveria fazer, permitia que o "pai" agisse através dele.

ok! mas quando voce obstina-se ao controle do ego, voce o faz para si mesmo, pelos outros ou por Deus ?
    Esta sua ação apegada também gera Karma ?
    sybok disse: Nem coisas simples e observáveis como a ilusão e o ego você aceita a existência, quanto mais eu querer falar daquilo que pouco sei e que se refere a um outro tipo de "ser".

bom quanto a ilusão do ego espero ter deixado claro que tambem compartilho dela desde que seja eterna, embora em níveis variados.
    sybok disse: Quanto a desistir de alcançar a iluminação eu já o fiz também há tempos, em especial por ter vislumbres do futuro e saber que serei o "infeliz" proprietário de um ego ainda durante muito tempo.

você desiste dos seus objetivos muito fácil.

sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    CRIATURO disse:
    De fato nascer , sofrer e ser feliz não faz nenhum sentido quando se acredita na sua breve inexistência.

Criaturo,

O fato de a vida ser finita NÃO TIRA, necessariamente, o sentido da vida! Se você teve a sorte de nascer em um lar feliz, teve pai e mãe que te amavam e te ajudaram a se tornar um ser humano digno. Se você se casou com a Sra. Criaturo e geraram uma família feliz, isto não faz NENHUM SENTIDO? Ou você preferia ter nascido num lar desfeito, pais alcoólatras/ausentes, que batiam sempre em você? Ou você preferia ter entrado num relacionamento errado, por ter se casado com alguém que não te ama de verdade?
    Não, Criaturo - a vida não precisa ser eterna para fazer sentido. Ter a sorte de construir uma família feliz é uma das poucas coisas que dá sentido a esta farsa que chamamos de "existencia". Mas talvez eu esteja errado, e você esteja certo. O tempo dirá.
    Post edited by Nyarlathotep on
    Se não houver uma continuidade dos seres, no final não existirá mais aquele tradicional "valeu" nem aquela lagrima por motivos desconhecidos, nem desejos, nem sonhos, nem sentimentos apenas o nada de consciência, o nada de Deus ,literalmente o ateísmo sera real mas, ninguém saberá disso, ou se importará com isso .
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Se não houver uma continuidade dos seres, no final não existirá mais aquele tradicional "valeu" nem aquela lagrima por motivos desconhecidos, nem desejos, nem sonhos, nem sentimentos apenas o nada de consciência, o nada de Deus ,literalmente o ateísmo sera real mas, ninguém saberá disso, ou se importará com isso .

E quem te disse que com vida eterna tudo seria pior, a propaganda religiosa embutida em doutrinas duvidosas?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• não entendi??????????????
    viver eternamente seria pior ? melhor? ou impossível?
    qual a sua visão ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: não entendi

Novidade...

― Winston Churchill

• sybok disse: Essa questão da "conexão" é mesmo muito complicada e na verdade sei muito menos sobre isso do que gostaria

A conexão para mim é fácil, 'ser o outro por momentos'
  • sybok disse: simplesmente pelo fato de que somos todos "um".

Sempre que me deparei com essa frase sempre pensei em poético não real
  • sybok disse: Essa questão da "unidade" é outra constante em muitas religiões.

Até certo ponto dá para entender pela 'conexão', pelo que se sente ao 'ser o outro', só que entendo tudo isso de outra forma, no meu 'somatório' das coisas, é outro
  • salgueirosalgueiro Membro
    sybok disse: O que você fala é uma coisa genérica da qual todos já compartilham, a capacidade de se imaginar no lugar do outro é básica no ser humano e vemos isso manifestado mesmo em pessoas mesquinhas, na forma de inveja, quando gostaria de estar na situação boa do outro e a inveja.

Não é disso que falo não, é mais profundo Sybok, quando vc consegue a conexão vc compreende o outro, se tiver qualquer ranço ele acaba no momento porque vc literalmente compreende os por ques. Não é se imaginar no lugar do outro é ser o outro. è 'muito louco', rs. Tem tudo a ver com sensibilidade com percepção não tem espaço para mesquinharia ou qualquer coisa do gënero.
    Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: o que VOCÊ chama de "eu" é o ego e isso será sim aniquilado, muito embora nossa alma provavelmente se mantenha.
    voce me disse acreditar ser possível a existência de consciências apenas em conjunto com a matéria seja aqui o do outro lado da vida.
    se afirma que aqui o agente da ego é a matéria, após a morte o ego também continuará existindo em conjunto com a consciência + matéria que constitui seu corpo espiritual.
    Resumindo a ilusão provocada pelo Ego embora em níveis diferentes sera também eterna , tanto quanto as consciências e a matéria que lhe dão formas.
    sybok disse: O que você defende é algo completamente distinto Criaturo.
    Tudo o que você chama de ilusão será desfeito, assim como o ego que hoje nos escraviza será aniquilado. Os conceitos reais do que nos formam e de como se dá nossa união com Deus, são distintos desses conceitos todos que você usa para justificar as coisas que temos hoje e que serão defeitas.

se é assim então justifique, quando e como ?
    sybok disse: Não Criaturo, você não compartilha, você fala sobre o ego e esse deve desaparecer com seus desejos, sonhos e duvidas.

como voce mesmo disse enquanto houver consciências haverá matéria dando forma a ela isto implica na eterna existência de um tipo de ego, ou não ?
    sybok disse: CRIATURO disse: mas me diga por que acredita numa inatividade pós morte ? Afinal quem é o preguiçoso aqui?

Quem acredita em qualquer coisa após a morte é você Criaturo, eu já disse que só temos a vida e que da morte nada se sabe.

discutimos hipoteticamente o lá baseado no aqui, voce disse que a consciência la existira formada por uma especie de matéria, tambem ja afirmou ter recebido uma instrução através de sonhos (ou você trabalha para eles ou ....), ou seja quando quer especular, cita exemplos após a morte , quando não afirma que nada sabemos, é lógico que não sabemos, por isso só especulamos racionalmente baseado em achismo e observações próprias e relatos alheios.

sybok disse: Justamente por defender o desapego não confundo atos com motivos. Mulheres de malandro são a antítese do desapego, agem como agem pelo mais profundo apego ao outro e ao que sentem pelo outro, ou ainda pela preguiça e comodismo a vida que levam e pela rotina que vivem, pois é muitas vezes mais fácil ter que aguentar as pancadas do que sair em busca de uma vida nova.
    Se fossem desapegadas se separariam deles.

ok existem pessoas nesta situação mas,
    omitir socorro a doentes é crime, e o amor verdadeiro não existe né? é tudo um apego do ego?
    Uma mãe , um animal deixando de comer para alimentar seus filhos é apena um instinto ilusório do ego , né ?
    Da forma radical que voce defende o desapego, teríamos que levar isto ao extremo "amarás o teu Deus sob todas as coisas", assim é sentar e se desinteressar-se por esse "mundo de ilusões", do tipo sentar e ficar indiferente dando tchau para todos os egos iludidos vendo a nossa vida passar rapidamente.
    Que tal lançarmos mais uma religião seita ou escola de iniciação ao controle e abandono do ego, do tipo conheça essa verdade e que todos mais egos vão para o inferno das ilusões mundanas.
    sybok disse: O ato em si é o que menos importa, seja ele bom ou ruim, os MOTIVOS por trais de tais atos, esses sim são a chave da questão.

a intenção é tudo, o desejo forma a personalidade
    sybok disse: Pois esse ato de apego é o oposto de um ato verdadeiramente cristão.
    É de fato um ato anticristão.

amar a Deus sob todas as coisas é o maior apego ou desapego possível ?
    Pois então Jesus era apegado a Deus, isto é uma ilusão do ego ?
    Do tipo eu quero ser o mais parecido com Deus ?
    Relativismo hora o apego é bom hora é mal.
    sybok disse: CRIATURO disse: horas se Jesus fez isso obrigado por Deus , então não possui nenhum mérito por isso ?
    "Barabim bara bam", descobriu a América Criaturo.
    Cristo não tinha nenhum mérito, pois já não existia ali um "eu" para ser a fonte de tais atos e ser digno de receber os "méritos" por ele.
    Cristo já não era mais o agente da ação.

nesta voce se enganou foi Cristovão Colombo!
    ok mas, no acaso do seu ego quem é o agente da ação ?
    sybok disse: CRIATURO disse: Talvez o apego dela seja tambem o "seu" ego querendo se fazer de um humilde controlado.
    Ou você simplesmente não sabe o que me motiva ou deixa de me motivar.
    ta enganado eu tô participando do tópico Empatia.
    relativismo do bem e do mal, assim querer fazer o correto poderá ser considerado apenas mais uma ilusão do ego.
    sybok disse: CRIATURO disse: ok! mas quando voce obstina-se ao controle do ego, voce o faz para si mesmo, pelos outros ou por Deus ?
    Esta sua ação apegada também gera Karma ?
    Por nenhum dos três, eu faço por ser obrigado a fazer. Faço por ausência de alternativa.
    Karma é a ação em si.

faz por só ver este caminho, sentiria-se surpreso ao constatar que outros chegaram la por caminhos diferentes ?
    sybok disse: Todo ato é um karma, mais especificamente o ato apegado, aquele do qual nos julgamos sendo os autores.
    mas, ações despegadas nos isenta da responsabilidade por elas ?
    sem ser jesus fica difícil ver alguma ação totalmente desapegada.
    sybok disse: Não Criaturo, não compartilhamos de visão nenhuma, você fala sobre o ego com base na imaginação e o que você diz contraria aquilo que eu observo na realidade a nossa volta.
    O ego e a ilusão de separação não são eternos, estamos aqui para nos desfazer de ambos.

não fique magoado com o meu ego ateu de egos"ele não sabe o que diz é apenas mais um iludido" testando a solidez da sua fé.
    Mas que existe um relativismo entre a ilusão e a realidade, existe !
    Mas o que sera de mim e a maioria dos iludidos que não conseguirem se livrar do ego nesta vida ?

abraço e desculpe as minhas chatices.
    sinto logo existo!
  • Eu tenho uma certa "birra" com essas conjecturas que impõem objetivos totais para serem alcançados como sentidos para nossa existência. Isso é na verdade impor limites.
    Numa corrida temos a emoção, quando se acaba, se chega ao final, tem-se a festa da vitória do vencedor ou a tristeza do perdedor, que nada representa diante do desejo por uma nova corrida.
    Ter-se a iluminação, o aprendizado mor, a maior elevação moral, ser o mestre dos mestres, etc, são meio que incompatíveis com a eternidade, e com a nossa maior essência que é a individualidade.
    Ao se alcançar a meta das metas, o que se poderia fazer? Nada! Seria a estagnação a verdadeira "morte".

E ainda há um probleminha singelo que ninguém parece perceber. A eternidade! Vejam que por uma questão de lógica, todos os seres metais já teriam alcançado o objetivo máximo que daria sentido às suas vidas. A eternidade já lhes teria dado todo o tempo para isso.
    Não estaríamos aqui discutindo isso.

Gosto de pensar mais em sistemas cíclicos, onde cada ciclo gera uma gama de possibilidades para os seres mentais. Cada ciclo um cenário finito onde cada um pode ser uma personagem diferente por ciclo. Os ciclos podem existir eternamente, porque somos eternos e dinâmicos.

Não quero ser deus, quero ser eu. Eu em cada ciclo da existência eterna.

O pulso pulsa, o universo pulsa, a existência pulsa. Se o pulsar cessar, "morre-se".

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • PercivalPercival Membro
    Marcio disse: Eu tenho uma certa "birra" com essas conjecturas que impõem objetivos totais para serem alcançados como sentidos para nossa existência. Isso é na verdade impor limites.

E isso é nos vendido como sentido da vida. Coisa humana criada por humanos.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Marcio disse: Eu tenho uma certa "birra" com essas conjecturas que impõem objetivos totais para serem alcançados como sentidos para nossa existência. Isso é na verdade impor limites.

E isso é nos vendido como sentido da vida. Coisa humana criada por humanos.

Pois é o que eu acho também. Tais conjecturas são baseadas e relativas à nossa atuação enquanto humanos nesse cenário imposto pelo universo.
    Se você extrapolar para além disso, pensando em eternidade, elas perdem o sentido lógico.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • sybok disse: Tá Márcio, o objetivo da vida é viver.
    Se o jogo não fosse necessário ou desejado, não o estaríamos o jogando pra começo de conversa.

Sim, é isso! Bingo!!!!
    sybok disse: Mas isso não muda o fato em si de que existe um limite para o que podemos fazer aqui nesse jogo especifico.
    Você pode jogar o Mario pela diversão, pode ir percorrendo mundos diferentes e fazer um jogo mais rápido ou tão demorado quanto preferir, segundo o caminho que tomar. Só que isso não muda o fato de que se quiser jogar o jogo até o fim fatalmente você vai ter que matar o Bowser e salvar a princesinha.

Quando se viveu plenamente todas as possibilidades de um jogo, se joga outro.
    Entenda que na verdade a graça não está em se vencer o jogo, a graça realmente foi ter passado por tudo que se passou ao jogar. Finalizar o jogo é exaurir todas as opções que fatalmente culminará com game over.
    Por analogia, ao vencer finalmente um game o que nos resta não é um prazer? Prazer por ter jogado e não por vencer. Prazer por ter vivido todas as possibilidades oferecidas pelo jogo.
    sybok disse: O objetivo do jogo pode ser a diversão toda do caminho, mas isso não elimina o fato de que o caminho tem um determinado tamanho e acaba em um certo lugar.

E então outro começa, de outro modo, com outras possibilidades, com outras personagens interagindo. Isso é o que torna a mente "viva" e dinâmica.
    Marcio disse: Eu tenho uma certa "birra" com essas conjecturas que impõem objetivos totais para serem alcançados como sentidos para nossa existência. Isso é na verdade impor limites.

exato,querer por limites no ilimitado
    Marcio disse: Numa corrida temos a emoção, quando se acaba, se chega ao final, tem-se a festa da vitória do vencedor ou a tristeza do perdedor, que nada representa diante do desejo por uma nova corrida.

assim sempre teremos "ação em movimento" com corredores em posições diferentes.
    por que eliminar o prazer da eterna criança humana ?
    Marcio disse: Ter-se a iluminação, o aprendizado mor, a maior elevação moral, ser o mestre dos mestres, etc, são meio que incompatíveis com a eternidade, e com a nossa maior essência que é a individualidade.

o Sybok acredita que apesar de estarmos conectados em uma unica rede de pensamentos e sentimentos ainda assim manteremos nossa individualidade, penso que com um maior grau de evolução isto poderá ser de fato possível.
    Marcio disse: Ao se alcançar a meta das metas, o que se poderia fazer? Nada! Seria a estagnação a verdadeira "morte".

voltaríamos ao estado da não criação onde Deus era apenas consciência pois ainda não havia nele a ação humana.
    Marcio disse:
    Gosto de pensar mais em sistemas cíclicos, onde cada ciclo gera uma gama de possibilidades para os seres mentais. Cada ciclo um cenário finito onde cada um pode ser uma personagem diferente por ciclo. Os ciclos podem existir eternamente, porque somos eternos e dinâmicos.

Bom penso que o Sybok acredita que a cada junção da consciência com a matéria surgi um novo ego personificando um novo eu mecânico, mais um personagem iludido.
    Mas a questão da sua reciclagem implicará na morte da antiga personalidade ?
    Até entendo que que crianças espirituais tendem amadurecer e mudarão suas personalidades com o tempo, mas este processo sera ao longo de inumeras reciclagens do ser"eu" diferente.
    Por exemplo nesta vida atual eu continuo em processo de mudança, porem ainda devo guardar resquícios do meu estado anterior de carácter.
    Marcio disse: Não quero ser deus, quero ser eu. Eu em cada ciclo da existência eterna.

O ideal humano é ser "Deus"
    O ideal de Deus é ser "homem"
    E assim somos!
    sinto logo existo!
  • hahaha, vcs me deixam doida mas é um barato, rs
    sybok disse: CRIATURO disse: voce me disse acreditar ser possível a existência de consciências apenas em conjunto com a matéria seja aqui o do outro lado da vida.
    se afirma que aqui o agente da ego é a matéria, após a morte o ego também continuará existindo em conjunto com a consciência + matéria que constitui seu corpo espiritual.
    Resumindo a ilusão provocada pelo Ego embora em níveis diferentes sera também eterna , tanto quanto as consciências e a matéria que lhe dão formas.
    Não Criaturo, o que eu disse é que tudo é feito de algo e que a consciência para estar ativa precisa receber dados. Talvez a própria consciência seja material.

Isso não tem nada a ver com ego. O ego é uma ferramenta fora de controle e somente isso, a consciência não depende dele pra nada e pode existir sem ele.

se a consciência fora da matéria não pode receber dados, também não pode possuir um ego, sendo uma tela em branco como você acredita, ela poderá existir apenas para outra consciência capaz de receber inputs .
    Mas toda vez que se unir a uma matéria lhe dando forma, essa forma obrigatoriamente estará sujeita a um novo ego ? Esta ilusão sera eterna dentro dese processo de reciclagem ?
    Desculpe a burrice ,mas para mim os seus conceitos ainda não ficaram muito claros eu ainda estou tentando entende-los.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Como assim quando e como Criaturo?
    Quando se atinge a iluminação, quando se supera o ego, ele é eliminado, assim como as ilusões que ele alimenta e isso inclui essa ilusão de separação.
    Basicamente quando você atinge esse outro estado mental diferente da vigília, esse é o resultado.

mas e quanto aos lentos como eu que não vão conseguir esta iluminação nesta vida ?
    Alem do mais se afirma que a consciência para estar ativa precisa estar encarnada em uma espécie de matéria, e que toda a matéria é a responsável pela ilusão do ego esta ilusão tem que ser eterna, não ser que voce considere a iluminação como um espécie de aquisitiva de conhecimento que torna-se uma propriedade eterna de tal consciência, ou seja embora unida a matéria ela sempre continuará no controle do ego.
    sybok disse: Não. E eu também não entendi a razão de você ficar enfiando essa questão de "matéria" na historia, com ego ou sem ego isso não tem relação nenhuma com a questão da matéria.

voce não disse que vê a consciência como uma tela em branco desprovida de inputs e que estes aparecem com a união dela com matéria responsável pela ilusão do ego ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: voltaríamos ao estado da não criação onde Deus era apenas consciência pois ainda não havia nele a ação humana.

Ser a única mente consciente. Me parece meio..., "insuportável"? Mesmo para um deus.
    CRIATURO disse: Mas a questão da sua reciclagem implicará na morte da antiga personalidade ?

Acho que a mente fundamental permanece existindo, mesmo quando termina o jogo para ela.
    Talvez ao terminar um ciclo, a mente seja imediatamente inserida num outro onde terá que assumir outra personagem.
    Claro que os traços principais da mente fundamental permaneceriam existindo não importando qual avatar se habita.
    É semelhante ao vídeo game(guardando as devidas proporções), você pode assumir variadas personagens para cada jogo diferente, com suas peculiaridades, mas será sempre você no comando, com seu jeito, habilidades, preferências e manias particulares.
  • Marcio disse: É semelhante ao vídeo game(guardando as devidas proporções), você pode assumir variadas personagens para cada jogo diferente, com suas peculiaridades, mas será sempre você no comando, com seu jeito, habilidades, preferências e manias particulares

E a cada 'personagem' haveria mudança na mente fundamental?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.