Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O porém aqui Ayya é que o processo de construção está longe de terminado (nem sei se termina ou não), sei que ainda estou longe do que quer que seja. Olhar para trás é uma coisa à frente é outra.
Não me sinto ainda nesse limite.
Mete uma coisa na cabeça rapaz, rs, não sofro de baixa auto-estima ou qualquer coisa nessa linha então esse é um papo sem frescura.
Como conceito ok, o que é isso na prática? Melhor, como fazer isso? Desligar os filtros como? Usar somente o intuitivo?
Como?
Voce ta falando de Deus ser homem né?
não pense que não existe divergência entre crentes, com o tempo elas sempre aparecem, como um rio divergi e convergi, divergi e convergi.
sem nenhuma consciência sem existências
SE a evolução não existe, a ação não existe nossa vida é feita de ilusões ?
Da semente a arvore produzindo frutos,do verme ao homem tudo não passa de egos e ilusões ?
Quem foi quem determinou a capacidade humana voce ou Deus? E qual seria este limite ?
entenda que Deus contem e não pode ser contido, não totalmente, existe um limite entre Ser Deus e ser homem, este limite é exatamente o ser "eu" iludido.
Exato o ser iludido é o não ser Deus, naturalmente você tentará absorver Deus, você quer voltar a ser Deus, porem custaria a inexistência do ser"voce" e não Deus. Evolução , absorver uma maior parte da consciência Deus Sim, mas absorvição total, Não!
Não se iluda a ilusão é eterna,porque ela mantem a nossa existência.
E desde quando somos seres a parte de Deus ? Talvez a verdadeira ilusão seria acreditar ser a parte de Deus, talvez esta ilusão se desfaça com a morte ou pelo menos seja atenuada, sem a necessidade de sacrificar sua vida para isto, ja pensou nisto:
Se personagens terrenos criados pelo ego não possuem valores, talvez os personagens iluminados tambem não, fazem parte do mesmo pacote de iludidos.
Ja imaginou-se no lugar do irmão mais velho do filho pródigo ?
...dizendo Pai eu sacrifiquei minha vida para conseguir ficar ao seu lado, no entanto meu irmão mais novo se dedicou a ilusões mundanas e agora voce o coloca mais próximo de ti ?
Filho eu sempre estive ao seu ladotudo que é meu tambem é seu mas, voce se iludiu rejeitando o que eu ja havia te dado o tempo todo, apenas para poder me acusar de injusto, de sacana, de sádico assim é que:
"os primeiros serão os últimos , e os últimos serão os primeiros" pois exitem opções de caminhos e atalhos na vida,mas voce só consegui enxergar apenas um .
Foca na sua personalidade: " por fazeres um falsa interpretação da minha razão se voltaras contra mim"
Amar ao próximo é dedicar sua vida a você mesmo e desistir dos outros ?
livrar-se da ilusão e unir-se a Deus, significa desprezar a vida social?
Também não o viu levando tapas na cara, sendo ridicularizado, coroado com espinhos, perfurado por uma lança e por fim crucificado por aqueles que ele sacrificou sua vida ? Jesus foi também foi mais um iludido humano ?
Ser imbecil é sacrificar uma vida desejando o bem do outro ? Jesus não deu este mesmo exemplo? da mulher amando a humanidade ao ponto de sacrificar sua vida por nós ?
Voce desvirtua o amor da mulher pelo marido insinuando ser apenas o egoismo de uma paixão própria, neste mundo não existe o amor puro e"desapegado", voce só consegue ver ilusões? E o amor de uma mulher que defende o marido com sua própria vida ? Só existem mulheres de malandro ?
No caso quem seria esse "malandro" batendo nessas criaturas iludidas ?
aí é que voce se engana , esta ilusão é divina.
por que deseja voltar ao estado da não criação ?
eu percebo, exatamente por isso não consigo aceitar a ideia de Ser Deus e deixar de ser "eu" mesmo que iludido, graças a Deus.
Como ja comentei nós dois ja experimentamos na pratica as dores dos outros, portanto sei que esta união a Deus que voce prega pode ser possível mas, deixarmos de ser nós mesmos uma criação divina , impossível!
Voce agora age como os mestres religiosos apontando a ilusão de uma falsa "individualidade" sem também "mostrar" a verdade apresentada pela a união com Deus que voce prega e também não diz como vai ser ?
Se tudo é Deus não existe um vácuo divino, ou um "bota fora" um espaço a parte de Deus onde podemos descartar as partes de Deus que não gostamos.
De fato se Deus preenche o Todo podemos entender criar, como Deus se auto -transformando e se "O meu pai trabalha até agora, eu tambem" isto significa que a transformação ou "criação" divina de fato é eterna.
Ultimato ao Sybok
Se afirma que esta máxima é o dever uma obrigação de todos, pois o único e verdadeiro objetivo das nossas vidas terrenas é livrar, descartar, esvaziar este monstro da ilusão ao apego do ego que te faz ver um Deus sádico:
Então voce a partir desse momento vai Desapegar-se da ilusão de querer ser um iluminado mestre do ego ?
Ou mesmo conhecendo esta verdade do seu ego continuará sendo um escravo dele(a) ?
Queria entender qual o grau de profundidade quando vc faz essa colocação, a experiëcia eu tenho, consigo 'a conexão com o outro', mas não consigo captar qual a extensão que vc se refere.
Óimo! se não precisamos evoluir é porque ja estamos prontos e esse papo da sopa divina é conversa mole?
Fácil! o limite humano é não ser Deus, se voce afirma que ja estamos unidos a Ele embora existe uma ilusão que nos faz acreditar ao contrario,neste caso você ja conseguiu perceber isto, não mais esta iludido, parabéns finalmente conseguiu o que queria deixou de ser um divino iludido agora ja conheceu a verdade e se libertou dessa ilusão.
Não é atoa que o Ayya ja o chama de mestre mas ,não pense que sinto inveja disso pois aqui no RV também ja tenho meus discípulos me chamando de o "mestre Criaturo"....ha...ha..ha..ha..ha
parece que sou um desmiolado
Esse é o ponto! A ilusão humana de se acreditar não ser Deus é eterna porque é divina.
dentro da sua consciência abra essa porta da ilusão humana e verá uma nova ilusão.
se a ilusão é construída pelo ego material e voce afirma que eternamente a consciência estará submetida a uma espécie de matéria, logo a ilusão da matéria escravizando a consciência será também eterna, embora em graus variados e não é exatamente isso que também defendo ? : " a ignorância que escraviza também mantem a consciência da vida em sabermos que somos nós mesmos e não Deus e nem o outro.
claro! não Ser social faz parte da minha personalidade...ha...ha..ha.ha
Falamos a mesma coisa usando outro idioma, quando digo manter nossa individualidade não estou dizendo que devemos nos sentirmos seres totalmente separados do Todo ou de todos, pois eu ainda acredito que o casamento e a família seja uma associação Divina mas, no sentido universal que Jesus ensinou (quem são meus pais irmãos e irmãs? todos os que agem como se fossem Deus.....)
ok,então podemos eliminar esta individualização relativa mas,depois disto creio que ainda concordamos com a manutenção do ser"eu" e não ser o outro ?
Beleza" isto responde a minha questão, agora só entenda que quando eu insisto na individualização do ser eu compartilho desta sua mesma visão.
Caramba meu! Você ta querendo me obrigar a trabalhar mas, eu pensava que tinha vindo a passeio!
Não esquenta que na hora certa rindo ou chorando a própria vida se encarrega de nos "empurrar" rumo ao progresso, é a vida é cruel mas, eu gosto disto.
mas me diga por que acredita numa inatividade pós morte ? Afinal quem é o preguiçoso aqui?
pensei que voce não estaria atento a este detalhe, voce não prega o desapego ? pois esta mulher renunciou a si mesma em favor do outro, se considerar a eternidade da vida isso possa fazer sentindo, tanto quanto Jesus ter ensinado amor, amando os crápulas que os humilharam e torturaram até a morte.
Mas para um ateu de fato isso não faz o menor sentido "ser um escravo feliz" tipo funcionários do mac donalds.
De fato nascer , sofrer e ser feliz não faz nenhum sentindo quando se acredita na sua breve inexistência.
a questão que eu vejo como um ato cristão a mulher do malandro pois como voce mesmo disse : Amar ao outro como a ti mesmo, ou seja amou a si própria realizando o próprio desejo de ajudar ao marido ingrato, o que ha de errado neste ensinamento cristão de pagar com amor aos que fazem mal ?
"Amem seus inimigos, orem pelos que te perseguem" desejem o bem aos que matam ? he...he...he...he...he...Isso porque Jesus não veio ensinar a lógica humana do morreu ..e acabou, se não seus ensinamentos não seriam tão divinos.
Vejo na mulher de malandro um amar a si mesma,ja que é voluntaria amando e tambem ao outro doente.
Se Jesus não fosse o bom médico teria vindo fazer o bem aos seus próprios assassinos ?
Jesus é tambem uma mulher de malandro ?
horas se Jesus fez isso obrigado por Deus , então não possui nenhum mérito por isso ?
Talvez o apego dela seja tambem o "seu" ego querendo se fazer de um humilde controlado.
Mas neste caso o seu ainda é mais egoístico do que o dela, ja que visa apenas o bem próprio iluminado.
ok! mas quando voce obstina-se ao controle do ego, voce o faz para si mesmo, pelos outros ou por Deus ?
Esta sua ação apegada também gera Karma ?
bom quanto a ilusão do ego espero ter deixado claro que tambem compartilho dela desde que seja eterna, embora em níveis variados.
você desiste dos seus objetivos muito fácil.
Criaturo,
O fato de a vida ser finita NÃO TIRA, necessariamente, o sentido da vida! Se você teve a sorte de nascer em um lar feliz, teve pai e mãe que te amavam e te ajudaram a se tornar um ser humano digno. Se você se casou com a Sra. Criaturo e geraram uma família feliz, isto não faz NENHUM SENTIDO? Ou você preferia ter nascido num lar desfeito, pais alcoólatras/ausentes, que batiam sempre em você? Ou você preferia ter entrado num relacionamento errado, por ter se casado com alguém que não te ama de verdade?
Não, Criaturo - a vida não precisa ser eterna para fazer sentido. Ter a sorte de construir uma família feliz é uma das poucas coisas que dá sentido a esta farsa que chamamos de "existencia". Mas talvez eu esteja errado, e você esteja certo. O tempo dirá.
E quem te disse que com vida eterna tudo seria pior, a propaganda religiosa embutida em doutrinas duvidosas?
― Winston Churchill
viver eternamente seria pior ? melhor? ou impossível?
qual a sua visão ?
Novidade...
― Winston Churchill
A conexão para mim é fácil, 'ser o outro por momentos'
Sempre que me deparei com essa frase sempre pensei em poético não real
Até certo ponto dá para entender pela 'conexão', pelo que se sente ao 'ser o outro', só que entendo tudo isso de outra forma, no meu 'somatório' das coisas, é outro
Não é disso que falo não, é mais profundo Sybok, quando vc consegue a conexão vc compreende o outro, se tiver qualquer ranço ele acaba no momento porque vc literalmente compreende os por ques. Não é se imaginar no lugar do outro é ser o outro. è 'muito louco', rs. Tem tudo a ver com sensibilidade com percepção não tem espaço para mesquinharia ou qualquer coisa do gënero.
se afirma que aqui o agente da ego é a matéria, após a morte o ego também continuará existindo em conjunto com a consciência + matéria que constitui seu corpo espiritual.
Resumindo a ilusão provocada pelo Ego embora em níveis diferentes sera também eterna , tanto quanto as consciências e a matéria que lhe dão formas.
se é assim então justifique, quando e como ?
como voce mesmo disse enquanto houver consciências haverá matéria dando forma a ela isto implica na eterna existência de um tipo de ego, ou não ?
discutimos hipoteticamente o lá baseado no aqui, voce disse que a consciência la existira formada por uma especie de matéria, tambem ja afirmou ter recebido uma instrução através de sonhos (ou você trabalha para eles ou ....), ou seja quando quer especular, cita exemplos após a morte , quando não afirma que nada sabemos, é lógico que não sabemos, por isso só especulamos racionalmente baseado em achismo e observações próprias e relatos alheios.
ok existem pessoas nesta situação mas,
omitir socorro a doentes é crime, e o amor verdadeiro não existe né? é tudo um apego do ego?
Uma mãe , um animal deixando de comer para alimentar seus filhos é apena um instinto ilusório do ego , né ?
Da forma radical que voce defende o desapego, teríamos que levar isto ao extremo "amarás o teu Deus sob todas as coisas", assim é sentar e se desinteressar-se por esse "mundo de ilusões", do tipo sentar e ficar indiferente dando tchau para todos os egos iludidos vendo a nossa vida passar rapidamente.
Que tal lançarmos mais uma religião seita ou escola de iniciação ao controle e abandono do ego, do tipo conheça essa verdade e que todos mais egos vão para o inferno das ilusões mundanas.
a intenção é tudo, o desejo forma a personalidade
amar a Deus sob todas as coisas é o maior apego ou desapego possível ?
Pois então Jesus era apegado a Deus, isto é uma ilusão do ego ?
Do tipo eu quero ser o mais parecido com Deus ?
Relativismo hora o apego é bom hora é mal.
nesta voce se enganou foi Cristovão Colombo!
ok mas, no acaso do seu ego quem é o agente da ação ?
ta enganado eu tô participando do tópico Empatia.
relativismo do bem e do mal, assim querer fazer o correto poderá ser considerado apenas mais uma ilusão do ego.
faz por só ver este caminho, sentiria-se surpreso ao constatar que outros chegaram la por caminhos diferentes ?
mas, ações despegadas nos isenta da responsabilidade por elas ?
sem ser jesus fica difícil ver alguma ação totalmente desapegada.
não fique magoado com o meu ego ateu de egos"ele não sabe o que diz é apenas mais um iludido" testando a solidez da sua fé.
Mas que existe um relativismo entre a ilusão e a realidade, existe !
Mas o que sera de mim e a maioria dos iludidos que não conseguirem se livrar do ego nesta vida ?
abraço e desculpe as minhas chatices.
Numa corrida temos a emoção, quando se acaba, se chega ao final, tem-se a festa da vitória do vencedor ou a tristeza do perdedor, que nada representa diante do desejo por uma nova corrida.
Ter-se a iluminação, o aprendizado mor, a maior elevação moral, ser o mestre dos mestres, etc, são meio que incompatíveis com a eternidade, e com a nossa maior essência que é a individualidade.
Ao se alcançar a meta das metas, o que se poderia fazer? Nada! Seria a estagnação a verdadeira "morte".
E ainda há um probleminha singelo que ninguém parece perceber. A eternidade! Vejam que por uma questão de lógica, todos os seres metais já teriam alcançado o objetivo máximo que daria sentido às suas vidas. A eternidade já lhes teria dado todo o tempo para isso.
Não estaríamos aqui discutindo isso.
Gosto de pensar mais em sistemas cíclicos, onde cada ciclo gera uma gama de possibilidades para os seres mentais. Cada ciclo um cenário finito onde cada um pode ser uma personagem diferente por ciclo. Os ciclos podem existir eternamente, porque somos eternos e dinâmicos.
Não quero ser deus, quero ser eu. Eu em cada ciclo da existência eterna.
O pulso pulsa, o universo pulsa, a existência pulsa. Se o pulsar cessar, "morre-se".
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
E isso é nos vendido como sentido da vida. Coisa humana criada por humanos.
― Winston Churchill
Pois é o que eu acho também. Tais conjecturas são baseadas e relativas à nossa atuação enquanto humanos nesse cenário imposto pelo universo.
Se você extrapolar para além disso, pensando em eternidade, elas perdem o sentido lógico.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Sim, é isso! Bingo!!!!
Quando se viveu plenamente todas as possibilidades de um jogo, se joga outro.
Entenda que na verdade a graça não está em se vencer o jogo, a graça realmente foi ter passado por tudo que se passou ao jogar. Finalizar o jogo é exaurir todas as opções que fatalmente culminará com game over.
Por analogia, ao vencer finalmente um game o que nos resta não é um prazer? Prazer por ter jogado e não por vencer. Prazer por ter vivido todas as possibilidades oferecidas pelo jogo.
E então outro começa, de outro modo, com outras possibilidades, com outras personagens interagindo. Isso é o que torna a mente "viva" e dinâmica.
exato,querer por limites no ilimitado
assim sempre teremos "ação em movimento" com corredores em posições diferentes.
por que eliminar o prazer da eterna criança humana ?
o Sybok acredita que apesar de estarmos conectados em uma unica rede de pensamentos e sentimentos ainda assim manteremos nossa individualidade, penso que com um maior grau de evolução isto poderá ser de fato possível.
voltaríamos ao estado da não criação onde Deus era apenas consciência pois ainda não havia nele a ação humana.
Bom penso que o Sybok acredita que a cada junção da consciência com a matéria surgi um novo ego personificando um novo eu mecânico, mais um personagem iludido.
Mas a questão da sua reciclagem implicará na morte da antiga personalidade ?
Até entendo que que crianças espirituais tendem amadurecer e mudarão suas personalidades com o tempo, mas este processo sera ao longo de inumeras reciclagens do ser"eu" diferente.
Por exemplo nesta vida atual eu continuo em processo de mudança, porem ainda devo guardar resquícios do meu estado anterior de carácter.
O ideal humano é ser "Deus"
O ideal de Deus é ser "homem"
E assim somos!
se a consciência fora da matéria não pode receber dados, também não pode possuir um ego, sendo uma tela em branco como você acredita, ela poderá existir apenas para outra consciência capaz de receber inputs .
Mas toda vez que se unir a uma matéria lhe dando forma, essa forma obrigatoriamente estará sujeita a um novo ego ? Esta ilusão sera eterna dentro dese processo de reciclagem ?
Desculpe a burrice ,mas para mim os seus conceitos ainda não ficaram muito claros eu ainda estou tentando entende-los.
mas e quanto aos lentos como eu que não vão conseguir esta iluminação nesta vida ?
Alem do mais se afirma que a consciência para estar ativa precisa estar encarnada em uma espécie de matéria, e que toda a matéria é a responsável pela ilusão do ego esta ilusão tem que ser eterna, não ser que voce considere a iluminação como um espécie de aquisitiva de conhecimento que torna-se uma propriedade eterna de tal consciência, ou seja embora unida a matéria ela sempre continuará no controle do ego.
voce não disse que vê a consciência como uma tela em branco desprovida de inputs e que estes aparecem com a união dela com matéria responsável pela ilusão do ego ?
Ser a única mente consciente. Me parece meio..., "insuportável"? Mesmo para um deus.
Acho que a mente fundamental permanece existindo, mesmo quando termina o jogo para ela.
Talvez ao terminar um ciclo, a mente seja imediatamente inserida num outro onde terá que assumir outra personagem.
Claro que os traços principais da mente fundamental permaneceriam existindo não importando qual avatar se habita.
É semelhante ao vídeo game(guardando as devidas proporções), você pode assumir variadas personagens para cada jogo diferente, com suas peculiaridades, mas será sempre você no comando, com seu jeito, habilidades, preferências e manias particulares.
E a cada 'personagem' haveria mudança na mente fundamental?