Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1293032343565

Comentários

• Ayyavazhi disse: Tenho dificuldade para entender o tempo. Um conceito, por exemplo, que nunca consegui ver nitidamente é o "sempre existente". Como algo pode sempre existir? Minha mente lógica está habituada a aceitar que tudo tem um início. Mas não adianta estabelecer um início, um marco zero, a singularidade. Eu sempre vou pensar no que havia antes desse início. Ou seja, não compreendo isso.

É complicado mesmo isso.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • sybok disse: Ayyavazhi disse:
    Mas lembre-se de sua proposta. Se Deus precisa da configuração humana para poder “experimentar”, Ele poderia estar fazendo isso indefinidamente. Ou seja, somos apenas os personagens da vez.

" o meu pai trabalha até agora e eu tambem"
    sybok disse: Ayyavazhi disse: Sim, mas o argumento da eternidade é uma faca de dois gumes. Ele também pode ser empregado aqui. A existência sugere aprendizado; o aprendizado requer tempo; o tempo é a eternidade. E aí? Eternamente alunos? E não afastei a ideia de que não estamos aqui para aprender. A questão é que uma teoria necessita da outra. Estar aqui por outra razão que não o aprendizado, faria muito sentido se Deus estivesse mesmo “vivendo” através da humanidade e, novamente, isso não garante a manutenção da individualidade. Uma máquina pode ser eterna, desde que as peças sejam trocadas de acordo com seu desgaste.

bom aqui neste mundo podemos estudar e aprender até o ultimo minuto , por que isso teria que que mudar após a morte?
    não vejo na morte um milagre instantâneo, uma mudança radical e gratuita que deixa de necessitar de tempo, amadurecimento e trabalho.
    uma opção seria considerarmos ao invés da eterna continuação da consciência individualizada (ou iludida a esse respeito, como queiram) uma reciclagem do ser também pode fazer algum sentido,nascer viver , transformar ,morrer e renascer mas, para isso teríamos que descartar a eterna personalidade do ser, o que fomos a milênios ja não existiria mais, assim como o seu "eu" de hoje não existiria mais em um futuro distante.
    outra possibilidade é a existência do desde sempre, eu sinto que existo em formas diferentes, não que seja uma verdade mas,esta possibilidade me agrada mais.
    Dentro de uma reciclagem mecânica, poderíamos imaginar que alcançando o tempo do "reset" que o mundo desapareça e volte a incitar a nossa consciência primitiva aleatoriamente por uma força da natureza mecânica nossas personalidades e nossas vidas estariam sujeitas ao Eterno Acaso Reciclável(também não gosto dessa possibilidade)por desclassificar a razão Deus de ser"um" humano,mas depois tornar se outro ser humano, ou seja Deus seria todos e ao mesmo tempo não seria ninguém de verdade apenas um ser multante sem uma consciência definitiva de si mesmo.
    sybok disse: Eternidade é muito tempo, é tempo suficiente para se jogar infinitos jogos infinitas vezes, o que só torna cada um dos jogos infinitamente repetitivo e tedioso.

Deus não pode se mover por esse tipo de sentimento. Sua mente precisa ser mais "inabalável" frente a qualquer coisa.

Para voce a possibilidade de voltar a viver neste mundo (reencanar) seria a obrigação de ter que repetir um jogo ao qual ja considera tedioso?
    A vida eterna para voce neste mundo mesmo que mudando, os cenários a aparência e alguns traços da personalidade dos personagens ainda assim para você seria o castigo do tédio eterno?
    Marcio disse: Eu penso em muitas mentes individuais. Elas não precisam exatamente disso e daquilo, elas sentem isso e aquilo, para poderem ser.

sim os sentimentos em especial o desejo é o principio da consciencização do ser "eu".
    Marcio disse: Ou então simplesmente a mente é fruto apenas da matéria que conhecemos. A configuração se desfaz com a morte e pronto, acabou.
    Isso também faz todo o sentido.

não, isso seria acabar como todo o sentido,rs.
    infelizmente é uma possibilidade,mas que eu não creio
    Marcio disse: Ou então podemos ficar repetindo um mesmo ciclo eternamente, só que a cada "morte" toda a memória é apagada e seria como se nunca tivéssemos jogado antes o jogo. Isso resolve também o dilema.

resolve ,mas a Razão seria apenas um acaso aleatório
    Marcio disse: Com a eternidade enfiada nisso tudo, acho eu que ja teríamos aprendido. Né?

não! o conhecimento do nosso "eu" buscará pela eternidade sem jamais consegui encontra-la.
    conhecimento e a eternidade seria o gato correndo atras do próprio rabo
    Marcio disse: Mesmo um deus não pode fugir da sua natureza. E nem da eternidade. Ele seria um refém dela.

Deus é limitado por ele mesmo não podendo ir alem de si, pois não pode haver um "vácuo divino".
    Mas ele pode manifestar sua consciência da forma que melhor lhe aprouver.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: " o meu pai trabalha até agora e eu tambem"

Bem feito. Se tivessem estudado...

• Saudações Sybok

Saudações aos demais participantes
    Sybok disse: Se me permite uma intromissão Silvana, talvez a questão do "esvaziar-se" não seja assim tão direta como proposto nesse trecho.
    Vou ilustrar com um exemplo, a jornada humana em busca do conhecimento começa com o pensamento mágico, onde perguntas são feitas e respostas são aceitas só por parecerem bonitinhas.

Sim, prezado Sybok, permito suas ideais, são muito bem vindas.

Comecemos então: Sybok, minha(nossa) busca é pessoal, não sigo o fluxo do entendimento da maioria... Posso pautar minha jornada a partir de outras “cosmovisões”, mas não é o mesmo input, sou uma bruxa e vejo o mundo e os signos de forma diferente...

Ou seja, minhas perguntas nunca são feitas à minha imaginação, elas são feitas para meu centro anímico, por tentativa, ensaio e novas buscas.

Somente para que entendas minha visão geral do "sentido divino":

Não sou uma “cerimonialista religiosa” do tipo convencional, pois na verdade não sei o que isso significa, não tenho essa “cosmoteologia” em meu âmago, creio entender sobre o que vc fala, porém, permita-me afirmar que talvez desconheça minhas conexões com o etéreo(digamos assim). Somos diferentes, acredite.
    Sybok disse: Depois passamos para a busca lógica, onde é preciso respeitar certas regras e o pensamento não pode ser contraditório.
    Desenvolvemos então um senso critico e o entendimento de que a crença pode prejudicar esse senso critico. O maior ganho nesse ponto não é fruto do conhecimento per si, mas do ceticismo, do ato de "nos livrarmos de todas as certezas e prejulgamentos", para tornar a investigar tudo novamente com a mente, partindo de uma verdade inegável.

A verdade está no momento da quebra de outro paradigma(digamos assim).
    Isso pode se tornar um fluxo contínuo de verdades que te levam a lugar nenhum.

Embora concorde com grande parte do que disse, destaquei somente um trecho para mantermos um ponto de “partida” das ideias.

Para investigar(mos) qualquer verdade não existe o ponto de sua afirmação VERDADE INEGÁVEL, pois se a mesma é uma verdade ela o é para o momento de seu entendimento, não sendo assim necessariamente a mesma para outro momento(conexão) e portanto deixando de ser uma VERDADE INEGÁVEL.
    A verdade pode tbm ser uma ilusão do ponto de vista da “lógica científica”, para vc faz todo o sentido, já para outros não!
    Sybok disse: Veja que aqui tiramos o entulho, abandonamos as crenças infundadas. O grande salto não é colocar verdades, mas remover as mentiras através do ceticismo.

Concordo contigo neste parâmetro.

Remover mentiras, porém sem o estabelecimento das verdades inegáveis.
    Porém, vamos cair em outra armadilha... Sem verdades “inegáveis”(pressupostas) não temos uma base sólida para estabelecermos nossa consciência do : “quem sou”(ego/ich/eu) nem do “o que faço”(instinto/id), como poderemos então pontuar o que seria a ilusão?
    Sybok disse: Infelizmente a razão tem limitações sérias e os filósofos acabam entendendo que o ceticismo por si só também não garante muita coisa. Não temos como saber se estamos dormindo ou acordados, o solipsismo é irrefutável e o ceticismo pirrônico não nos permite "investigar".

Sim, vc disse uma das grandes obscuridades da verdade, estaríamos dormindo acordados? (Matrix) rs

Iludidos que estamos com nossas falsas sensações do mundo que nos cerca, que nos atrofia a visão e entorpece a consciência???

Sybok disse: Retiramos então mais entulho, abandonamos as duvidas sem respostas e aceitamos a realidade ao nosso redor, mesmo que ela hipoteticamente possa ser de algum modo falsa.
    São anos de jornada onde os avanços são resultado da remoção de entulho e onde as verdades construídas são frágeis, transitórias e sempre sujeitas a revisão.

Só podemos ter uma falsa “sensação de verdade”(conceito transitório), quando somos capazes de limpar nossas memórias transitórias, o “residual concreto” vai permanecer e, assim talvez possamos eliminar o entulho armazenado, porém te digo, essa tarefa é muito difícil...
    Até para os mentalmente fortes e treinados nessa arte... Alguns magos muitos experientes fazem essa prática em momentos de estrema necessidade, porém te digo, poucos conseguem retornar...

Sybok disse: esvaziar-se não se trata de eliminar "conhecimentos" e buscar a completa ignorância, mas de remover aquilo que não nos serve e que está no caminho, trata de remover certezas e mentiras, e a crença nas mentiras.
    O ser humano busca por conhecimento e encontra quando muito meias-verdades mau compreendidas e precisa se livrar dessa crença de que encontrou verdades e de que as compreende.

Sim, para parte do que disse... Não podemos esvaziar o conhecimento adquirido, ele permanece armazenado em nossa memória, daí o que fazemos é uma falsa correção de nossas impressões e te digo a ignorância não pode ser “instituída”(instarurada) sem a perda total da memória...
    Se acharmos possível isso, seria como “restartar” o centro límbico, e te digo, isso é quase impossível a nós “encarnados” em uma única existência...

Sybok disse: É a busca por uma forma de eliminar "filtros" e "ilusões" e não acreditar que sabe o que na verdade não sabe.

Percebes que com esta tua afirmativa vc reforçou o acima apresentado, de que para esvaziarmos nossa consciência da cosmovisão(digamos assim), estaremos criando outros filtros e possíveis ilusões de esvaziamento?

Somos espirituais vivendo em uma matéria, presa as convenções da matéria que perece e não renova regenera como no sentido cronológico de nosso relógio biológico.
    Não teríamos tempo de estabelecer as verdades inegáveis, pois somos presos a ciclos biológicos e esses nos vem para experimentarmos as meias verdades de cada estado temporário de nossa matéria...

Sybok disse: Um ser humano jamais desistiria de buscar seus "interesses" e "evolução", por ter atingido um estado "superno" como você diz, um ser humano olharia para si e perceberia sua própria incapacidade de realmente atingir essas coisas como ele as deseja, é ai que ele perceberia que deve se esvaziar dos "desejos" que tem em buscá-las, pois perceberia que é uma busca inútil e feita com base em noções e conceitos equivocados desde o principio.

Mais eu não disse que ele(ser superno) desistiu de buscar evolução...
    Aí é que está o enigma... rs

Como vc se esvazia de sucessivas memórias sem "restartar/formatar" o sistema? Percebes?

Na verdade isso que falei sobre uma possível “involução”, pois um ser evoluído que deseje retornar ao estado material e repassar matéria com outra FORÇA MOTRIZ, não está “involuindo”, pode estar na verdade reposicionando sua trajetória em rumo a outros estados conscientes...

Sybok, muito legal falar com vc.

Abraços fraternos a ti e a todos.
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Criaturo

Criaturo disse: Você tá falando de Deus ser homem né?

Não, porém a ideia final seria essa... rs hahahahaha

Brincadeira Criaturo, quando falei sobre restartar o ser Superno e no mesmo sentido chegarmos ao estado “Ascencionado Livre”, disse no sentido de ESCOLHAS e não da AUTO SUFICIÊNCIA...

Essa última citada(auto suficiência) pertence ao centro criador....

Segundo minhas investigações. Hehehe.

Criaturo disse: Exato o ser iludido é o não ser Deus, naturalmente você tentará absorver Deus, você quer voltar a ser Deus, porem custaria a inexistência do ser"você" e não Deus. Evolução , absorver uma maior parte da consciência Deus Sim, mas absorção total, Não!
    Não se iluda a ilusão é eterna,porque ela mantém a nossa existência.

Menino, a ilusão não é eterna, ela é transitória...
    Não vai ficar repetindo o que Sybok falou sobre VERDADE INEGÁVEL...

Criaturo disse: Se personagens terrenos criados pelo ego não possuem valores, talvez os personagens iluminados também não, fazem parte do mesmo pacote de iludidos.

Nesse pacote que se referiu, existem, como é mesmo que disse lá no tópico EMPATIA?:
    Criaturo disse: O RV é um ponto de encontro interessante, aqui se reúnem seres diversos.
    Temos uma Bruxa, uma vidente da alma,um Diabo socorrista, um ET lógico Sybok, um ser da natureza do tipo inseto cricri,um cricri que não é um inseto, um Criaturo ser ainda desconhecido, ainda outro do mundo das fantasias e por ai vamos........

Respondendo então:
    Nem todos os místicos são desenvolvidos na arte do "preenchimento" ou do"esvaziamento".

O místico é um cara curioso do bem, ele tenta encontrar o que outros tanto falam...

Porém, já os anímicos precisam se desenvolver, esses não tem outra saída...

Abraços fraternos a ti
    Abraços fraternos aos demais participantes
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse:
    Questionamentos hipotéticos sobre o desconhecido falseável, não superam limite nenhum, em especial quando esses questionamentos ao invés de contribuir para a questão, simplesmente a tornam indevidamente mais complexa.

observações e hipóteses não são os primeiros passos para se formarem teorias ?
    sybok disse: CRIATURO disse:
    assim fica fácil voce cria um personagem , determina os sentimentos dele assim possue conhecimento de causa para poder julgar as ações dele.
    mas, na vida real não possuímos todo esse conhecimento por isso não temos toda essa autoridade para julga-los com sabedoria.

Ora Criaturo, você nem ao menos consegue acompanhar a discussão e o contexto no qual isso foi mencionado.
    Eu não falei genericamente sobre qualquer mulher de malandro, mas especificamente ilustrando o exemplo de uma pessoa apegada.
    Releia o trecho onde isso primeiro foi citado e o contexto que ilustrava.

mas, não é exatamente isso que eu reforcei no comentario acima?
    alem do mais nesta velocidade de raciocínio que eu ando, a eternidade para mim nunca será um tédio...viu meu amigo como em alguns casos, a natural ignorância é uma benção.....ha.ha.ha.ha
    sybok disse: Bobagem, não se "resgatam dividas" apanhando e sofrendo nas mãos de um crápula.
    Isso não existe, é só abobrinha espirita.

Uma pessoa não aprende nada sendo vitima de uma violência, e se já aprendeu, não resgata nada passando por isso.

só exite sabedoria e justiça na pratica de se pagar o mal recebido com um bem maior doado e ainda são os doentes que mais precisam de amor.
    Só existe consciência quando ha sentimentos vivenciados na pratica.
    sybok disse: A sua "hipótese" fruto da razão pura, é uma hipótese que você não tem como sustentar, pois não estava lá para saber como foi a "formação inicial do ser eu".

agora se enganou: "Se eu não estava la, também não poderia estar aqui."
    sybok disse: Você também está enganado sobre o que você acha que forma o "ser", por isso tem até misturando as coisas e não consegue separar, por exemplo, o que é pensamento, memória e consciência.

então me diga a sua visão disto
    sybok disse: CRIATURO disse: De fato a ilusão divina fez ele acreditar-se ser uma humanidade, acabe com essa ilusão e Ele voltará a ser apenas Um, como era antes de ter criado a sua ilusão humana, isto mesmo nós somos a ilusão divina, sua parte infantil sentindo o prazer de crescer.
    Tá vendo?
    Primeiro, não falamos sobre esse tipo de "ilusão" hipotética.
    Segundo, quem te disse que isso é real?
    Quem te disse que Deus se auto iludiu?

Dentro da sua hipótese de que tudo é um "algo" esse "algo" eu chamo de Deus, se somos partes desse "Algo" , e voce afirma que somos iludidos divinosentão nós somos a parte desse Deus que esta auto-iludida.

mas, vejamos se tô nessa sozinho:
    Marciodisse: Por que UM deus apenas? Deus ainda seria uma mente individual. Talvez MUITAS mentes, MUITOS deuses. Se podemos intuir uma mente, podemos estender isso para MUITAS MENTES.Ao se alcançar a meta das metas, o que se poderia fazer? Nada! Seria a estagnação a verdadeira "morte".

"sois deuses" e " o meu Pai trabalha até agora e eu tambem"

Ayyavazhi disse: faria muito sentido se Deus estivesse mesmo “vivendo” através da humanidade e, novamente, isso não garante a manutenção da individualidade. Uma máquina pode ser eterna, desde que as peças sejam trocadas de acordo com seu desgaste.
    Ayyavazhi disse: A questão é que uma teoria necessita da outra. Estar aqui por outra razão que não o aprendizado, faria muito sentido se Deus estivesse mesmo “vivendo” através da humanidade e, novamente, isso não garante a manutenção da individualidade.
    Ayyavazhi disse: Mas lembre-se de sua proposta. Se Deus precisa da configuração humana para poder “experimentar”, Ele poderia estar fazendo isso indefinidamente. Ou seja, somos apenas os personagens da vez.
    Marcio disse: CRIATURO disse: voltaríamos ao estado da não criação onde Deus era apenas consciência pois ainda não havia nele a ação humana.

Ser a única mente consciente. Me parece meio..., "insuportável"? Mesmo para um deus.

e por fim temos a sua visão da consciência humanas:
    sybok disse: Isso no máximo mostra uma relação de dependência entre a consciência e o resto, que poderia simplesmente ser um pensamento de Deus soprado nela, ou a imagem de um por do Sol.

voce mesmo afirma que a nossa consciência atual esta iludida é fruto de uma consciência divina.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • sybok disse: A ilusão sobre a qual falamos não é a "ilusão de Deus esquecendo ser Deus e se dividindo".

Essas são só as crenças que você criou usando da razão pura, sem ter nenhum fato para apoiar tais hipóteses.
    Esse é o tipo de ilusão que nós dizemos que o ego cria e que devem ser desfeitas.

Você não vai se desfazer da ilusão de que é um individuo e vai voltar a ser Deus, você vai se desfazer é da ilusão criada pelo seu ego de que Deus se auto iludiu e dividiu-se dando origem a você.

como ja demonstrei outros forista também compartilham dessa mesma hipótese e até voce mesmo ao afirmar que somos criações iludidas, que nossas consciências podem ser formadas pelos pensamentos de Deus, sendo assim ele se ilude pensando não ser ele mesmo
    o problema é que você simplificou a questão da ilusão causada por Deus,apenas a esta vida, que uma iluminação terraquea porá fim e eu ao contrario defendo que esta ilusão divina seja eterna.
    E talvez o seu ego vulcano tambem esta te iludindo fazendo o acreditar que esta sua iluminação o promoverá ao estagio dos seres conscientes de uma eterna comunhão de consciências iluminadas e não que isso seja impossível mas,quando na verdade ela poderá apenas proporcioná este estado de "desilusão" passageira, capaz de levar o ser a se sentir uno com as demais consciências apenas por algum tempo,afinal de contas prazer e dor , sabedoria e ignorância, céu e inferno, luz e escuridão são apenas estados instáveis "eternamente" oscilando entre si, que nada mais são que desníveis de consciências gerando interatividade entre elas,ou seja a vida.
    sybok disse: CRIATURO disse: perder o desejo não significa deixar de existir ?
    Não.

dê um exemplo de um ser que vive sem possuir nenhuma especie de desejo ?
    sinto logo existo!
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Ayyavazhi

Ayyavazhi disse: Minha amiga, não perca de vista o que eu falei sobre minha incompatibilidade com o ocultismo. Acabei de fazer uma pesquisa no Google, para saber algo sobre St. Germain e encontrei várias referências a chamas violetas, 7º raio e etc. Não se aborreça comigo, ok? Mas eu não vou conseguir conversar com você nesse terreno. Precisamos encontrar um ambiente neutro, onde nossos interesses estejam mais aproximados.

Sim, vc já havia falado, peço desculpas, sou eu e minha mania de explicar... rs
    Silvana disse O que impulsionaria nosso ciclo evolutivo imaterial/espiritual(hipoteticamente falando)?

Ayyavazhi disse: Falando da forma simples de sempre: Não sei o que nos impulsiona, mas teorizo que somos como aquelas minúsculas tartarugas que, após eclodirem, correm em direção à praia e lançam-se ao mar. Por que elas fazem isso? Como sabem em que direção seguir?

Acredito que nós, tartaruguinhas, sabemos (sem saber) a direção que devemos tomar e somos atraídos inexoravelmente pelo oceano que mantém a vida.

Tirando as explicações chatas e acadêmicas que eu já pensei em recorrer para explicar o “comportamento” das tartaruguinhas. rs hahaha

Bem, o natural do ser humano é que tenhamos a necessidade de retornar, assim como as tartaruguinhas.

Silvana disse: Coloquei dessa forma mais “descritiva” para que outros colegas de fórum entendam sobre o que falamos.

Ayyavazhi disse: Suspeito que 99% dos foristas não estão muito interessados no que conversamos.

Sim, concordo. rs

Ayyavazhi disse: Temos o direito de especular, mas isso é tão só um exercício intelectual, não uma verdade conhecida.

Ayya, alguns de nós já saíram do campo do intelecto para os experimentos, o problema é que para a maioria isso ainda é muito abstrato.

Ayyavazhi disse: Por que ele estaria sozinho? Por que não há outros como ele? Se estiver sozinho, por que isso o incomodaria? Ele possui lembranças ou tem à sua disposição todo o conhecimento humano? Por que um ser superno teria desejos? Haveria outra visão, outra força motriz, ou isso fere o conceito de plenitude?

Tente encontrar as respostas e verá que as próprias perguntas se modificam. Como possibilidade (que eu Silvana considero infinitas) aceito o que você sugeriu, mas, ainda no campo das possibilidades, aposto mais na ausência de necessidades de um ser que transcendeu a condição humana.

Seguindo no campo da investigação, vamos tentar responder, ok?!

Ayyavazhi: -“ Por que ele estaria sozinho”?

Silvana: Não poderia estar sozinho, pois existimos em sua extensão, somos o mais próximo de sua consciência.

Ayyavazhi: -“ Por que não há outros como ele”?

Silvana: Essa possibilidade ainda é nula, pois ele é o centro e nós os “componentes” no círculo... Seguindo os ciclos como teoria mais observável.

Ayyavazhi: -“Se estiver sozinho, por que isso o incomodaria”?

Silvana: Não creio que o incomode, somente deseja que suas “criações” (partículas) partilhem a mesma liberdade.

Ayyavazhi: - “Ele possui lembranças ou tem à sua disposição todo o conhecimento humano”?

Silvana: Ele compõe o status completo, de qual lembrança ele precisaria?
    Nós sim precisamos dos retornos da memória para a conexão...

Ayyavazhi: -“ Por que um ser superno teria desejos”?

Silvana: Não são desejos(como o conhecemos, penso dessa forma) seriam mais como expansão da plenitude, pois o conceito de plenitude envolve o conceito de conjunto, pois após a expansão da matéria na representação de partículas(gerando os seres) houve a manifestação da plenitude dessa criação.

Ayyavazhi: -“Haveria outra visão, outra força motriz, ou isso fere o conceito de plenitude”?

Silvana: Bem, agora vc foi mais profundo em seu questionamento...

Força Motriz > Visão > Plenitude >> Plenitude > Visão > Força Motriz.
    O esquema acima "resolveria" a questão apresentada? rs

Ayyavazhi disse: mas, ainda no campo das possibilidades, aposto mais na ausência de necessidade de um ser que transcendeu a condição humana.

Realmente, fica complicado entender certas colocações, do tipo, Lázaro ressurgiu dos mortos, Elias foi elevado(mercabah), Jesus ressuscitou...
    Parecem somente palavras estranhas e desconexas....

Porém se pararmos para pensar, toda a projeção na natureza, segue com a ideia de progresso, avanço, evolução, nada o é por acaso ou fica estagnado, pois a natureza segue com seu progresso independente se queremos ou não. Seria como recusar a evolução e os ciclos recusando assim o observável...

Abraços fraternos a todos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Sybok

sybok disse: Eternidade é muito tempo, é tempo suficiente para se jogar infinitos jogos infinitas vezes, o que só torna cada um dos jogos infinitamente repetitivo e tedioso.

Deus não pode se mover por esse tipo de sentimento. Sua mente precisa ser mais "inabalável" frente a qualquer coisa.

Concordo com essa ideia, mas e se o conceito de tempo tbm estiver errado?

Abraços fraternos a todos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Criaturo e Sybok

Sybok disse em resposta ao Criaturo: A sua "hipótese" fruto da razão pura, é uma hipótese que você não tem como sustentar, pois não estava lá para saber como foi a "formação inicial do ser eu".

Criaturo disse: Agora se enganou: "Se eu não estava lá, também não poderia estar aqui."

Meninos, ambos me parecem certos, somente com enfoques diferentes...

Será que estou errada, observemos por favor, ok?!

O > fruto da razão < adveio=veio da "árvore do conhecimento", dessa era proibido o consumo, mas se para chegarmos ao estado consciente precisávamos do conhecimento, então proponho que não analisemos a história da serpente,(rs).

A > árvore da vida < foi deixada de lado no paraíso, e por qual motivo "caímos" no conto da "Serpente"(Digamos assim)??? rs

Abraços fraternos a todos os participantes
    Silvana
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse: Uma mente em silencio vive o momento presente, ela não está pensando que no passado já viveu aquilo, ou preocupada com o que vai viver no futuro. Para ela não existe passado ou futuro, só existe o presente no qual ela está 100% concentrada e não existe outro lugar se não aquele em que ela está.
    quanta limitação heim ? se esta mente fosse iluminada ja estaria se sentindo una com as demais.
    A não ser que esta se referindo a Deus antes da sua criação

sybok disse:
    Uma mente vazia, em silencio, é inabalável.
    Só nossos mentes falantes são tão inquitas e desejosas, só assim elas ficam entediadas, pois questionam o que mais poderiam estar fazendo ao invés de estar ali.

para mim este paraíso do silencio intimo absoluto pareceria mais um tedioso inferno,mas é interessante notar que o ser "eu" , tende a querer expressar muito das suas vontades através de hipóteses que as sustentam.
    uma unica vez em que perdi todos os sentidos fisicos, mesmo desconectado dos problemas desse mundo, não abri mão de jeito nenhum da minha consciência, muito pelo contrario continuei raciocinando muito para conseguir entender o que havia acontecido comigo e onde me encontrava.

Esse papo de "descanso eterno" é tipico de pessoas insatisfeitas com suas vidas atuais em particular como trabalho necessário para mante-la e procuram na morte uma fuga .
    sybok disse: CRIATURO disse: fora da matéria = inteligencia consciente fora do mundo físico
    Então vamos simplificar essa pendenga você acredita que a consciência do ser sobrevive a morte do corpo ?

Sim, mas somente por achar que o que você entende por "corpo" são imagens projetadas na consciência.
    A consciência não está "dentro" do corpo, como um espirito misterioso que habita a carne.

ok, voce crê que somos consciências formada pelos pensamentos divinos, então não vejo a incompatibilidade em afirmar que nossas consciências são parte da De uma maior consciência divina.
    Mas a grande questão ainda continua: "após a morte do corpo vamos continuar nos reconhecendo ? Pois é exatamente isso que eu desejo manter a consciência de mim mesmo e não continuar existindo apenas como um reflexo genérico dos pensamentos da maior maior Consciência Divina.
    A não ser que você creia que A consciência Deus também seja apenas o reflexo projetado de algo externo a ele,mas a maioria (menos o Erivelton) concorda que essa lógica do criador ter sido criado é uma furada.
    sybok disse: CRIATURO disse: ok! finalmente começo entender suas idéias porem , por em quanto penso exatamente ao contrario, o mundo seria apenas uma imagem projetada pelas consciências, logo a realidade é relativa ha um mesmo grupo sintonizados interagindo na mesma frequência dos pensamentos que dão forma a estas realidades relativas sentida e vivenciadas apenas por este grupo.
    Mas segue o jogo, vamos ver no que dá!

Sem necessidade nenhuma de ser assim, se o mundo é determinado por Deus, é ele quem cria e controla as imagens e as projeta NAS consciências.
    Eu não disse que são as consciências que criam a realidade.

é, mas eu disse,veja contrariei esta sua hipótese :
    sybok disse: O mundo é projetado na consciência assim como um sonho é projetado na mente de quem sonha.
    O corpo então é só uma "imagem".
    esta sua hipótese só faria sentindo se a nossa consciência fosse apenas reflexos dos pensamentos divinos, espelhos passivos, refletindo os pensamentos de Deus em formas de realidades determinadas por ele.
    Mas se considerar que "somos deuses" também possuímos o dom ativo de criar nossos próprios pensamentos projetando a realidade da nossa consciência, essa ideia de sermos deuses menores me agrada mais do que sermos apenas reflexos de um único Deus.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Até para a diversão a eternidade é tempo demais. A motivação deve ser outra.

dentro da eternidade o tempo não existe
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: " o meu pai trabalha até agora e eu tambem"

Bem feito. Se tivessem estudado...

Jesus disse isso para justificar aos fariseus que não era errado trabalhar no sabado, que todos devem fazer o bem todos os dias e que Deus não havido deixado de trabalhar no sábado como afirmou Moises e que Se Deus trabalha desde de sempre ele Jesus faz o mesmo.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: dentro da eternidade o tempo não existe

Pois é, desconfio que seja isso
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: afirmou sim que para haver consciência em atividade era necessário existir a matéria seja ela de qual tipo for.
    Mas o que seria uma consciência inativa uma tela vazia , ou esta comparação de tela vazia e consciência também não é sua ?

Não.
    Eu disse que a consciência precisa ser feita de algo e que ela provavelmente é de matéria.
    A tela em branco é si já é material e para ela ficar "ativa" percebendo algo, é preciso "projetar" alguma coisa nela.
    Nesse sentido a tela em si é mais "material" do que a luz colorida que jogam sobre ela e forma as imagens.

e o que seria uma tela vazia ou inativa comparando-a com a nossa consciência ?
    sybok disse: Ao criador do ego e da matéria, em outras palavras, Deus.
    O ego ser ou não material é irrelevante, a consciência é provavelmente tão material quanto ele e pode existir sem tais ilusões, no mesmo corpo que temos hoje.

Não existe então associação entre ilusão e matéria, somente entre ilusão e ego.

se voce afirma que nossa consciência é formada pelos pensamentos de Deus e que ela é iludida pela matéria, neste caso quem esta iludido nós ou Deus ?

você diz que a consciência poderá viver sem ilusões no corpo humano, mas quis dizer apenas temporariamente né, por algumas horas ?
    Ou será que ja caminham por entre nós alguns iluminados santos desconhecidos ?
    sybok disse: Enquanto ser consciente Deus é algo completamente distinto do homem, não pensa como nós, só isso já o coloca como distinto de tudo o que pensamos como e entendemos como "consciência".

mas isso não contradiz isso:
    sybok disse: Isso no máximo mostra uma relação de dependência entre a consciência e o resto, que poderia simplesmente ser um pensamento de Deus soprado nela, ou a imagem de um por do Sol.

CRIATURO disse: sybok disse: CRIATURO disse: De fato a ilusão divina fez ele acreditar-se ser uma humanidade, acabe com essa ilusão e Ele voltará a ser apenas Um, como era antes de ter criado a sua ilusão humana, isto mesmo nós somos a ilusão divina, sua parte infantil sentindo o prazer de crescer.
    Tá vendo?
    Primeiro, não falamos sobre esse tipo de "ilusão" hipotética.
    Segundo, quem te disse que isso é real?
    Quem te disse que Deus se auto iludiu?

você :
    sybok disse: O outro lado é o lado vivo e interativo, que se manifesta em muitas formas, o que aparentemente inclui você e eu, muito embora ele claramente também mantenha uma "identidade" própria.

assim se Deus se manifesta pensando ser varias consciências individualizadas como eu e voce nós e vós, somos esta parte da consciência Deus iludida acreditando sermos independente dele, é essa ilusão da separação que reforça o seu "aparentemente" somos .
    sybok disse: o lado "impessoal" é o lado mecânico, então é aquele que não liga a minima para o que pensamos e queremos, é o Deus que sabe o que deve ser feito e não precisa da nossa opinião, então se manifesta através de atos mecanizados no universo, como as leis naturais infalíveis e inquebrantáveis.
    O outro lado é o lado vivo e interativo, que se manifesta em muitas formas, o que aparentemente inclui você e eu, muito embora ele claramente também mantenha uma "identidade" própria.

Pensemos assim idealizando essa hipótese:
    Deus antes da criação era uma unica consciência sem ação, pois ele é auto sustentável.
    Na criação apareceu a "ação" causada pela divisão da sua consciência em 3 níveis.

1. Conservou a identidade de 50% da sua consciência.
    2. 25% transformou nas leis mecânicas e fisicas que regem e dão forma ao universo
    3. 25% da sua consciência dividiu reduzindo-se ao nível da ignorância total, o que lhe permitiu ter o livre arbítrio e a ilusão de sentir-se seres a parte da sua maior consciência .

assim a sua maior consciência Deus como voce colocou seria formada por uma trindade:

deus mecânico: as leis que mantem e sustentam a criação
    deus vivo: o que interage, o que se ilude graças a uma ignorância proposital, acreditando ser personalidades distintas da sua maior consciência .
    Deus: Maior consciência formando outros infinitos sistemas, ja que pode se dividir ao infinito e ainda continuar mantendo sua maior consciência e relação a suas partes.
    sybok disse: Pra nós existe essa aparente "diferença" entre o Deus pessoal e o impessoal, pra ele provavelmente não há distinção. A aparente diferença deve ser resultado da nossa incapacidade mental.

sim Deus é tudo, todos e o Todo
    sybok disse: Uma consciência inativa seria um ser em suspensão, existindo como uma pedra existe, mas sem perceber a existência.

neste caso joão Batista ja tinha esse conhecimento ao afirmar que:" Deus de pedras pode criar novos filhos"
    "consciências inconscientes" ?
    para mim perder a consciência seria: 1. deixar de pensar, 2.deixar de sentir, 3. deixar de desejar
    Considero que qualquer ser que possua uma dessas 3 características, possuí algo de consciênte, logo estão a caminho do reino humano caracterizado pela consciência de poder reconhecer-se um ser individual.
    sybok disse:
    O problema é que uma consciência individual não teria como criar o universo, você poderia dizer que o universo é um pensamento de Deus, mas não que cada individuo o cria, isso significa que a consciência individual em si não pode ser a origem disso, ela tem que ser uma tela onde esse algo criado fora dela é projetado nela.

Se o mundo fosse uma criação nossa, não só cada um veria uma coisa diferente, como estaríamos recriando tudo o tempo todo, não existiria uma realidade de consenso que é igual para todos, por mais que existem distorções na forma como cada um "interpreta" a realidade, essa se manifesta independente de nossa vontade, o que significa que ela não é criação nossa.

voce diz que nossa consciência é a materialização dos pensamentos divinos assumindo vários personagens, ok.

Jesus disse que podia fazer tudo o que Deus faz e que somos "deuses que bem instruídos poderíamos fazer obras maiores do que as que ele estava fazendo"

Se somos mini deuses, possuímos uma parte da consciência divina, que nos da poder de darmos forma a matéria, ou seja a nossa consciência criativa e livre da interferência da maior consciência Deus, pode tambem de certa forma materializar o deus mecânico nas suas formas físicas.
    Assim sofremos influencia apenas do deus mecânico pela sua lei da reação, podemos agir nele igualmente, desde que respeitando suas leis.
    sybok disse: Sentimentos são como imagens e sons Criaturos, são para ser "sentidos" e "percebidos" como o resto, dão um encanto a vida.
    Eles só não podem ser "motores" humanos, não podemos nos mover em função deles e escravizados por eles.

Voce não disse que sons e imagens são os pensamentos divinos materializando uma consciência na nossa tela em branco ?
    Se estes tipo de pensamentos divino não são os motores mais corretos a serem usados, qual motor seria o mais correto para nos mover ?
    sybok disse: Desejos e sentimentos não podem ser motores, sentimentos ficam, o desejo em satisfazer esse ou aquele sentimento, se vai.

da para explanar mais essa ideia?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Podemos simplesmente ser como computadores ligados em rede acessando a realidade no servidor Deus.
    Quem determina a realidade é o servidor, não "criamos" aquilo.

Ou o servidor nos forneceria uma "realidade" para suportar nossos desejos e vontades.
    Assim o servidor seria apenas um sistema automático gerador de "realidades".
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • sybok disse: O Márcio o Ayyavazhi e Eu, todos discutimos hipoteticamente tais questões, somente no campo lógico racional.
    Posso te garantir que nenhum de nós acredita em nada disso, e, veja só minha ousadia, estou falando em nome do Márcio e do Ayya, e mais importante, nenhum de nós jamais partiria de tais raciocínios para defender ou refutar qualquer coisa sobre a nossa realidade observável.

Sim, da minha parte é assim mesmo. Eu encaro isso como um mero exercício mental. Sempre gostei disso, desde tenra idade. Não me deixo seduzir por minhas próprias criações, hipotéticas.

Frustrante é saber que posso estar certo em alguns aspectos, mas jamais saberei com certeza. Que saco! Rsrsrs!
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • salgueiro disse: CRIATURO disse: dentro da eternidade o tempo não existe

Na verdade, eternidade não significa muita coisa, é uma abstração. Igual à escuridão.

E tempo nada mais é do que "movimento" em todos os seus aspectos.
  • Marcio disse:
    Na verdade, eternidade não significa muita coisa, é uma abstração. Igual à escuridão.

E tempo nada mais é do que "movimento" em todos os seus aspectos.

A rigor é isso.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Silvana disse: Brincadeira Criaturo, quando falei sobre restartar o ser Superno e no mesmo sentido chegarmos ao estado “Ascencionado Livre”, disse no sentido de ESCOLHAS e não da AUTO SUFICIÊNCIA...

bom defendo que uma parte de Deus se fez ignorante (humano) da sua maior parte, tornando se iludida por essa falsa sensação de individualidade, instintivamente busca voltar a ser uma com a maior consciência Deus, porem sendo impossível voltar ao estado da não criação.
    Silvana disse: Criaturo disse: Exato o ser iludido é o não ser Deus, naturalmente você tentará absorver Deus, você quer voltar a ser Deus, porem custaria a inexistência do ser"você" e não Deus. Evolução , absorver uma maior parte da consciência Deus Sim, mas absorção total, Não!
    Não se iluda a ilusão é eterna,porque ela mantém a nossa existência.

Menino, a ilusão não é eterna, ela é transitória...
    Não vai ficar repetindo o que Sybok falou sobre VERDADE INEGÁVEL...

se quis dizer que a ilusão e a ignorância são "variável ", transitória no sentido de apenas mudar de niveís eu concordo,mas se quis dizer que um dia seremos todos iluminados por uma "igual" consciência Deus eu discordo,que este tipo de ilusão passará a inexistir totalmente.

Silvana disse: Criaturo disse: Se personagens terrenos criados pelo ego não possuem valores, talvez os personagens iluminados também não, fazem parte do mesmo pacote de iludidos.

Nesse pacote que se referiu, existem, como é mesmo que disse lá no tópico EMPATIA?:

sim, existe.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: CRIATURO disse: dentro da eternidade o tempo não existe

sim! apenas seres "iludidos" com o tempo acreditam no final da sua própria existência.
    sinto logo existo!

• CRIATURO disse: sim! apenas seres "iludidos" com o tempo acreditam no final da sua própria existência.

Ou mais uma abstração humana.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sybok disse: CRIATURO disse: Para voce a possibilidade de voltar a viver neste mundo (reencanar) seria a obrigação de ter que repetir um jogo ao qual ja considera tedioso?
    A vida eterna para voce neste mundo mesmo que mudando, os cenários a aparência e alguns traços da personalidade dos personagens ainda assim para você seria o castigo do tédio eterno?

Frente a eternidade?
    Sim.

Depois de repetir uma mesma vida 438 trilhões de vezes e saber que isso não é nem o começo frente a uma eternidade de repetições que ainda estão por vir, isso seria definitivamente um tédio.

Sua tendencia ao tédio é justificado pela sua falta de criatividade nas infinitas possibilidades de vida e não por faltar esta criatividade divina.
    como disse o lulu santos: "nada do que se foi sera de novo do jeito que ja foi um dia, tudo passa tudo sempre passará, não adianta fingir para si mesmo...."
    Que a vida seria uma eterna e idêntica repetição "como uma onda no mar" ela se repete mais nenhuma sera idêntica a outra.
    sinto logo existo!
  • Do jeito que existem planetas, luas, ... universo a fora, diversão não falta
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueiro disse: Do jeito que existem planetas, luas, ... universo a fora, diversão não falta

Melhor! Quantos tipos de universos diferentes poderiam existir. Possibilidades infinitas, portanto!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.