Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O entulho é uma droga, mesmo. Mas o lado bom disso tudo é que o entulho só existe enquanto o valorizamos. Como diria Richard Bach "Valorize suas limitações e por certo não se livrará delas". Você já aprendeu muita coisa. Está na hora de desaprender. Está na hora de abandonar tudo isso. Olhe para o sonho e você perceberá, com nitidez, que está dormindo.
Não, minha linda, não falamos da mesma coisa. Quando você diz que seu ego está morrendo, tenha certeza de que não falamos da mesma coisa. Eu nunca duvidei que você está trabalhando determinados aspectos de sua mente, e vencendo essa luta. Eu não tenho razões para duvidar do que quer que seja que você esteja realizando. Mas o nome disso só pode ser ego se visto através da perspectiva da psicanálise. Aquela coisa freudiana e tal. O ego não é um emaranhado que precisa ser trabalhado para se atingir a unidade. Ele é tudo aquilo que precisa desaparecer. MORRER. Ele é tudo o que te mantém presa à ilusão. Olhe para você mesma. Observe e relembre tudo o que você já descobriu sobre si mesma. Depois diga: Eu não sou isso.
Estou quebrando minha promessa de não mais falar sobre ego. Fiquei muito tempo sem tocar nesse assunto e não pretendo torná-lo corriqueiro. Faço-o, hoje, por você. Não irei longe com isso.
Resumindo: O ego não é algo que deva ser trabalhado. Ele dever ser anulado.
Acho que eu já disse antes, a razão é sua maior amiga e é, também, sua maior inimiga.
Sim, e foi esse um dos aspectos em que você levou seus parâmetros pessoais ao extremo. Sua dificuldade com o exercício não desmerece o exercício. E ninguém nunca disse que era fácil. Falando de uma forma bem "lunga", o problema não está no exercício, está em você. E só você pode mudar isso.
"Vamos ver" é muito bom. É isso mesmo que estou lhe pedindo.
Beijo.
Suas explicações não são inoportunas, Silvana. Não é esse o problema.
Foi uma pergunta retórica. Tenho certeza de que há um porquê. As tartaruguinhas serviram apenas para me ajudar a criar a imagem pretendida. Por mais que elas sigam algum plano natural perfeitamente estabelecido, não é precipitado deduzir que não possuem consciência do que estão fazendo (consciência como nós, humanos, teríamos ao fazer uma escolha). Neste caso, elas apenas fazem o que deve ser feito, independente de haver ou não consciência envolvida. Foi o paralelo que fiz com a busca espiritual humana.
Você entendeu por que o ocultismo não desperta meu interesse? Assim como o espiritismo, vocês lidam com informações que dizem respeito a um funcionamento. A ciência faz o mesmo, ainda que seus métodos e seu escopo sejam outros. No fim, somos todos humanos exercendo nossa avidez natural por conhecimento.
Se nós trouxermos agora o conceito da Matrix para a conversa que estamos tendo, eu diria que todas essas áreas de conhecimento: religião, ocultismo, ciência, etc., estão dentro da Matrix. São aspectos distintos desse grande funcionamento; uns mais sutis, outros menos. Mas, todos, sem o poder de te oferecer a liberdade que supomos existir. “Conhecerás a Verdade e ela vos libertará” não diz respeito a escolher esta ou aquela doutrina, entre inúmeras existentes. Poderia resumir dizendo que diz respeito a abandonar todas, mas isso suscitaria muitas especulações.
Novamente, foram perguntas retóricas. Mas, já que você respondeu, o mais importante seria avaliar o quanto você acredita nessas respostas. Veja que em uma das respostas você diz que o Ser Supremo “deseja” que suas criações partilhem da mesma liberdade. Ninguém tem essa informação, Silvana. Podemos especular, é nosso direito, mas não temos acesso a esse tipo de informação. Não sabemos o que um possível Deus pensa ou deseja, e não conhecemos o propósito de nossa existência, além da incipiente tentativa de transformá-la em aprendizado, crescimento, evolução e afins.
Não, não é complicado. São funcionamentos. E, como já dito, eles não me impressionam.
A evolução é tão real quanto o computador que estou utilizando para me comunicar com você. Tudo é real, palpável e observável. A observação produz conhecimento e o conhecimento nos alimenta.
A não ser que tudo isso seja ilusão...
Nem lembro direito o que é sonhar, rs. Desde a idade adulta não consigo acordar e lembrar de um sonho (pelo menos se tenho pesadelos também não lembro)
Sem querer ser chata, eu tentei, tentei mesmo, não adianta mudar de horário, de lugar na casa, eu apago no segundo seguinte ao conseguir parar os pensamentos.
Bjs
na verdade a origem das espécies humana perdem se no tempo, ja que foi incluído a eternidade, talvez o inicio foi bem anterior a "adão e eva" que tal considerarmos começo do ser humano partir de bactérias, impossível ? ou ainda por outras formas desconhecidas? talvez em outros mundos?
os espiritas veem o ser humano muito alem da efemeridade da carne e diante da eternidade as possibilidades tornam se infinitas.
sem nenhuma consciência sem existências
Intrometa-se a vontade. A idéia é exatamente essa. (risos)
Silvana, o mais próximo de coisa sobrenatural que já me aconteceu, e me parece ainda muito, muito distante, foi um dia quando eu precisava de uma grana emprestada e um amigo, que há tempos não ia em casa, apareceu lá sem avisar, ficou mais do que o costume e emprestou. Talvez algum espírito tenha cochichado ao ouvido dele e ele, grande amigo, foi em meu auxílio. Talvez tenha sido apenas uma feliz coincidência...
O problema não é aceitar que você possa ter coisas que eu não tenho ou fazer coisas que eu não faço. O mundo está repleto de pessoas melhores e mais capazes que eu. E a vida continua.
Mas esse seu exemplo está tão longe da minha realidade que eu simplesmente não conseguiria discutir seus detalhes sem usar a palavra hospício. (risos)
Considerando minha nula experiência espiritual, você dizer que foi onde a amiga morta estava, conversou com ela, sabe onde ela encarnou agora... Não dá. É como afirmar que sua mãe a concebeu do Espírito Santo, você pode transformar água em vinho, multiplicar pães, ressuscitar mortos...
Se você fez mesmo tudo isso, e não tem um CID lá por volta do F20, pra mim você seria praticamente uma deusa. Talvez não "a deusa", mas uma bem grande. (risos)
Então eu vou ficar só pelos detalhes técnicos, já-já. Tente não se ofender. O objetivo não é esse.
sim ! é por esta razão que "graças a Deus " existimos! somos uma parte da consciência dele que se fez ignorante de si mesmo para adquirir personalidade individualizada.
sim , mas ainda faltou mencionar o deus mecânico , uma parte da consciência divina responsável por manter as leis físicas que regem e mantem o universo físico.
aí , não!
A Trindade Divina explica
então vamos por partes ?
Consciência Divina:
50% manteve-se onisciente
25% tornou-se ignorante(humanos)
25% mecânico (leis físicas)
não penso que isso seja impossível mas , como ja observou a Silvana talvez estejamos falando a mesma coisa vendo por ângulos diferentes principalmente nesta questão da ilusão x divina x humana.
o ponto comum é ambos concordamos haver algum tipo de ilusão.
Sybok
pelo sua experiência em fatos observáveis, concluiu que existe uma ilusão de separação entre os seres e até da matéria e chamou isto de ego mecânico e pelo visto pela forma que defende ter esse conhecimento, tambem ja conseguiu elucidar o controle de tal ilusão.
eu não discordo que tal ilusão não poderá ser controlada ou anulada,nem que não exista uma natural tendencia para que isto ocorra.
o problema é que minhas especulações tendem ultrapassar barreiras que nos limitam a esse mundo, assim provavelmente no momento que estamos lendo isto, bilhões de mundo estão nascendo e outros se transformando por intermédio do deus mecânico, dentro desse processo interminável ja encontra-se seres que a muito ja se libertaram da ilusão do ego, assim como ainda temos seres humanos ainda no berçário da ignorância de si mesmos.
Criaturo
Ok! concordo que seja possível controlar o anular a ilusão do ego passando a sentimos uma unidade comum entre os seres e ainda mantermos a consciência do nosso ser"eu" e não ser o outro.
Mas a ilusão que me refiro ser eterna não é a causada pelo ego mecânico e sim a ilusão da ignorância divina em continuar achando que não somos Deus, pois logicamente no momento que voltarmos a ter esta consciência que de fato somos Deus, deixaremos de ser nós mesmos e todos voltarão a ser a consciência de um Único Deus.
Mas voltar ao estado da não criação faria de Deus uma contradição humana.
Veja que interessante, ETERNIDADE:
O tempo teve um inicio mas, não terá um fim!
Se o Marcio estiver certo, só havia eternidade antes da criação onde Deus era Consciência sem ação , sem movimento.
O inicio do tempo, ação, movimento da consciência Deus deu-se a partir da sua divisão intencional (Big Bem), criando diferentes níveis de consciência em si mesmo, este desnível de consciência Divina criou ao mesmo tempo:
o deus mecânico (ação, movimento, tempo)o inicio sem fim
o deus humano (parte da consciência divina que tornou-se ignorante da sua própria identidade)
O Deus Maior Consciência (eterno que existe desde sempre)
E novamente considerando o que o mestre Jesus ensinou: "O meu pai trabalha até agora e eu também).
a partir da criação esta ação tornou-se eterna e continua, assim neste exato momento Deus continua se dividindo criando novos seres, ou deuses temporais, ou seja partindo de um inicio que não terá um fim.
Isto daria uma idade a todos os seres vivos justificando o porque dos vários níveis de maturidades tornando a hipótese da reencarnação mais aceitável.
Se quiser ficar com raiva, fique.
Você estraga nossa conversa. E o exemplo acima nem é a pior de suas viagens.
Prossiga...
Eu ia comentar também. Até as porcentagens?
diria mais, que alem dessa capacidade de unir-se existe uma tendencia natural do deus mecânico "empurrar" nós a partes humanas iludidas de Deus a tentarem voltar ao seu estado da união inicial antes da criação.
Mas que ao meu ver essa união "total", contraria a lógica da criação humana.
mas uma união "parcial" é desejável e possível.
Sim temos uma maior capacidade de união, porem o limite que separa essa capacidade de união é o ser "humano" não ser "Deus".
exatamente é isto que eu penso
isto é o que eu estava dizendo desde o principio desta discussão sobre ilusão x união
Até ja havia citado dois exemplo de fatos observados uma dor pre parto compartilhada por mim e minha esposa, a dor no coração compartilhada por você e o seu tiú.
muito me estranha voce não te conseguido entender este nosso ponto de vista em comum antes.
ok também concordo que seja possível e desejável aumentarmos a consciência dessa união entre os seres e todo o universo, amplificando essa "Empatia" em comum, desde que sem perdermos a nossa identidade.
aleluia! finalmente conseguimos falar a mesma língua.
Encontrei uma criança por aí, nove anos, e usei a coitadinha como cobaia.
Claro que nada pretendo provar citando uma criança apenas. Estou só contando um causo.
Perguntei a ela que tipo de promessa ela faria para que Deus curasse seu cachorrinho doente.
Defini promessa como "coisa muito difícil e/ou boa que você faria para mostrar a Deus o quanto você está feliz pela graça recebida e, também, para deixar Deus contente (isso vai ser interessante)".
Tentei não influenciar nas respostas. Não dei exemplos de promessas que as pessoas costumam fazer.
Respostas, em ordem cronológica.
"Obedecer meu pai e minha mãe."
"Eu ia rezar e agradecer bastante. Nunca ia esquecer."
"Como eu deixaria Deus contente, se ele já estaria contente por ter curado o cachorro e me ajudado?" (Pobre criança.)
"Cuidaria do meu cachorrinho, para que ele nunca mais ficasse doente."
"Levantaria meu braço e ficaria com ele bastante tempo levantado." (Acho que as idéias estavam acabando.)
Foram 4 promessas. Obedecer, agradecer, cuidar e levantar o braço. 75% de promessas não-idiotas? Parece bom.
Pedi uma nota de um (boazinha) a três (ótima). As três primeiras levaram nota máxima. A do braço, dois.
Pedi nota também para três promessas minhas, uma de cada vez. Em ordem, estudar, carregar um pesado cachorro de barro e alimentar cachorros de rua. As três receberam nota máxima.
Pedi para a criança escolher qual a melhor promessa entre as minhas.
"Estudar."
Então eu quase desisti da raça humana. Era pra ser alimentar o cachorro! Mas antes perguntei por quê.
"Por que se eu estudar bastante, vou ter um bom emprego e poderei alimentar os cachorros da rua. Não adianta eu prometer alimentar se eu não tiver condições."
Era pra escolher uma, mas...
Por fim, perguntei o que ela achava de carregar o cachorro pesado.
"Acho que Deus não iria gostar muito. Eu poderia me machucar e Deus não iria querer isso." (Essa ainda não conhece o Deus Criaturístico do Sadomasô, para o qual só é possível o prazer por meio da dor...)
Que bom!
Causo lido, rs
Vou ver se acho mais crianças. RSRS
apesar de concordar com a realidade dessa sua convicção, antipaticamente volto a chamar sua atenção que este tipo de fatos observáveis ainda não podem ser comprovado cientificamente, assim esse seu conhecimento ainda esta classificado no mesmo patamar das hipóteses espiritas.
sai fora "inseto" que este corpo não te pertence!
ok, isto é o certo e tambem o desejável! mas, o mesmo desejo que nos escraviza também liberta...ha..ha..ha..ha.ha
E sabe por que ? a nossa existência é fruto de um divino desequilíbrio intencional.
Deus tornou-se escravo ignorando uma parte de si mesmo, assim ele se transformou em humanos.
Podemos e devemos controlar o desejo mas, se acabássemos totalmente com nosso desejo, cometeríamos um auto suicido do nosso ser.
provavelmente Jesus ou veio em missão voluntaria para esse vale de lagrimas ou no máximo cedeu seu livre arbítrio a outra autoridade maior do que a sua vontade própria.
Mas de forma alguma o desejo de realizar sua própria vontade cessou,nem irá jamais cessar.
O ser pode ser coagido a agir provisóriamente contra o seu próprio desejo mas, nunca será obrigado a abrir mão dele definitivamente, pois isso anularia a criação divina do ser"eu" e não ser Deus, ou qualquer outro ser.
Antes da criação o tempo , ação e movimentos não existiam mas, Deus ja existia desde sempre.
o sentimento é o principio da consciência e o desejo é o inicio da razão do ser "eu" e não o outro.
ok nunca afirmei que minhas hipóteses sobre a criação eram na verdade teorias cientificas comprovadas,nem que eram verdades inegáveis baseadas em fatos observáveis.
não seja "malandro",pois quem afirma possuir fatos observáveis comprovando a verdade inegável da ilusão do ego, e é capaz de apresentar a teoria para uma iluminação humana é voce, seu fiel discípulo Ayya , seus mestres orientais e não eu, um feliz e assumido escravo do meu ego.
Justamente poderia me valer dos seus mesmo recursos para refutar a sua acusação que as minhas hipóteses espirituais como reencarnação, vida após a morte, manutenção da identidade,comunicação e ação dos espíritos neste mundo possam e devam ser consideradas uma Teoria de uma verdade inegável baseado em fatos observáveis, de psicografias, aparições,sonhos, previsões do futuro..etc
Mas fatos pessoais nunca poderão ser considerados como provas cientificas, pois tratam-se de coisas subjetivas ,mesmo quando compartilhadas por visões e experiências de outras pessoas "afins".
O valor para sua ideia da iluminação da consciência x ilusão do ego e para minhas idéias espirituais pós morte (doutrina Espirita Kardecista),embora que experiências próprias nos levam no intimo do nosso ser a acreditarmos serem verdadeiras, livre de pré conceitos ja enraizados deveríamos honestamente considera-las apenas como hipóteses ainda não comprováveis cientificamente.
Você não tem uma teoria, uma Verdade Inegável que afirma ter,ambos temos apenas hipóteses ainda não comprovadas cientificamente.
A unica realidade que esta sendo muito visível neste momento é a sua "crueldade" me chamando de lunático...magoei mesmo..sniff..sniff..
Deixe de ser convencido, a sua "realidade visível" ainda não representa a consciência da maioria, em outras palavras a sua realidade "visível", cientificamente ainda não esta tão visível assim, no mesmo patamar da doutrina espirita. é meu amigo meu ego ateu do Deus dos outros voltou com força total, quem mandou intiga-lo.
Ele funciona mais ou menos como um espelho.
Hd é apenas um disco de memória, que sem um processador inserindo dados nela perde a função.
um processador sem programas operacionais instalados em memória externas não pode executar nenhuma instrução.
como disse processador e hd (memórias) em separados tornam tão inúteis quanto um ser sem memória não poderá saber mais nada, ou seja ficará inconsciente.
é impossível voce querer separar consciência do seus atributos, desejo, sentimentos,memória.
voce afirma com conhecimento de causa fatos observáveis que eu ainda não experimentei, fica muito inconsistente apenas imaginar como seria existir sem pensar ? imagino que deva ser tão bom quanto ou melhor do que voce diz, porem para mim ainda fica muito difícil poder conceber como processaria tal coisa.
Sim consciência sem o pensamento pela forma que o concebemos? O máximo que eu posso chegar disso seria a intuição conhecimento sem raciocínio, mas apenas por relances e não da forma prolongada que você diz poder vivenciar sem pensar, apenas sentindo a união através da iluminação, que coisa bonita! não ?
Dentro da minha hipótese pós morte os seres já iluminados por esta "super empatia", possuem uma visão mais justa dos seres ainda escravizados usando isto como uma boa ferramenta de socorro aos seus pupilos.
respondendo a sua ultima pergunta:
"Que "evolução" você espera conseguir sem conhecer a própria mente?"
um cientista poderá usar a sua ciência para ajudar ou prejudicar um numero bem maior de pessoas, pois o seu conhecimento lhe dá esta autoridade.
Assim um simples criaturo criador de hipótese duvidosas não terá um grande conhecimento aliado as suas ações.
Mas então por que Deus teria criado cérebros de criaturos x cientistas ?
Certamente para manutenção da vida, formigas e homens têm a mesma importância dentro de um infinito universo, pois só quem é grande de verdade consegue ver todas as partes formando um único universo Deus.
por que me preocuparia com este tipo de conhecimento "iluminação", porque faria disto o principal sentido da minha vida?
Quando ja percebi que a vida tende sempre a me empurrar de volta a um maior nível da consciência Deus.
Deus não me criou um ser iluminado! Nem pediu para que eu mesmo me iluminasse!
Deus apenas observa qual será o meu novo desejo, sim o meu desejo é que apresenta o meu ser diante de Deus, meu mérito é desejar ser "eu" mesmo e não Deus.
Deus se manifestando em mim na sua consciência plena,não apresentaria em mim nenhum mérito, apenas uma "vaidade" um ego divino querendo aparecer em todas as suas criaturas.
O desejo a intenção de se querer fazer o bem ou o mal, não é apenas uma ilusão do ego, é uma parte de Deus desejando sentir-se livre na forma humana.
Assim, mesmo que você ilumine-se desfazendo essa a ilusão do ego, unindo-se a outras realidades,e a outros seres iluminados ou não, de forma alguma abrirá mão totalmente do seu ser, ou seja manterá o desejo que te identificará diante do Todo, todos e tudo.
te da autoridade de poder promover sua hipótese para teoria
Como olhar dentro de si continua sendo subjetivo a interpretações pessoais, mesmo que verdadeiro seu conhecimento ainda sera classificado de hipotético
mais uma vez insiste em advogar em causa própria: afirmando que suas observações pessoais estão disponíveis a todos, mas na pratica tornam-se quase impossível de serem comprovadas.
Assim sua causa é tão hipotética quanto qualquer fenômeno espirita e da mesma forma foram observados também por pessoas diferentes.
ok voce esta certo, agora só preciso que você me confirme que este seu conceito é valido para tornar da doutrina espirita também mais uma Verdade Inegável ? Baseada com nos depoimentos pessoais de fatos pessoais tambem observados por outros?
essa ideia hipotética que nossa consciência passa a ser ativa apenas quando os pensamento de Deus criam imagens nela lhe parecia boa, até eu apontar que ela manteria uma eterna ilusão humana, o que "aparentemente" contradiz a sua "teoria" da iluminação das consciências reunidas, a partir disso voce começou a "gritar" que esta sua ideia não passa de uma hipótese frente a sua verdade inegável da ilusão do ego.
Com tudo eu não discordo da sua teoria da iluminação, apenas a eterna ilusão a qual me refiro não é esta, que você afirma ser possível acabar, pois esta eu tambem compartilho da sua visão.(apenas pela fé).
A ilusão eterna a qual me refiro é de que todos eternamente desconhecerão Deus na sua plenitude, apenas em partes desiguais e nisto a sua união pela iluminação não contradiz minha hipótese.
concluindo estávamos falando de ilusões diferentes, dai a discordância aparente.
bom o principal motivo desta aparente divergência o tempo todo foi eu estar me referindo a um tipo de ilusão e voce de outra.
Quanto tentar refutar a sua verdade inegável, voce deveria agradecer ao meu ego ateu, por especular a consistência da sua teoria da iluminação.
Da ultima vez lembra o que aconteceu, seu discípulo mais fiel Ayya, não aguentou meu ceticismo e acabou "espanando" e ainda hoje da indícios claros que o ego dele ainda não conseguiu superar minha "descrença", nos fatos observados por vocês.
assim haja iluminação para tanta escuridão nos egos!
A vida é cruel, nós somos cruéis.
Bocejando...
― Winston Churchill
na verdade a Eternidade é uma idéia de tempo a parte do que temos como tempo. É um conceito humano que não influi no tempo da realidade. As coisas tem um tempo de vida, nada é tão eterno pelo que se vê. Tudo se transforma.
― Winston Churchill
Mas como você sabe que o que você vê significa o que você pensa que significa?
Eu já tive sonhos lúcidos. Em alguns, eu até mesmo sabia que estava sonhando e dali a pouco iria acordar. Na verdade pode ser que eu sonhei saber estar sonhando, mas é difícil encontrar a diferença. (risos)
Uma pessoa com tendências espiritualistas poderia ter um desses com um parente morto. Não vejo como ela distinguiria de uma manifestação mediúnica. Se em determinadas circunstâncias o cérebro produzisse essa espécie de "alucinação?" fora do sono, estaria explicada muita coisa.
Então você, seguindo uma série de práticas, alcança um estado alterado de consciência. Mas e se for só isso?
Entende? E se não houver ilusão, nem ego, etc. Só seu cérebro tocando uma música diferente?
Note que eu não estou afirmando. Só perguntando.
Pode ser, Percival. Eu não faço a menor ideia do que seja tudo isso, e não faço afirmações sobre o que não conheço. Porém, nesse esforço lógico que estamos fazendo, mero exercício especulativo, não dá para considerar plausíveis as hipóteses aventadas, supondo-se, claro, que exista essa mente eterna. A eternidade gera paradoxos poderosos e cria problemas graves, que não podem ser resolvidos com gritos de "a vida é bela, o amor é lindo". (Tô brincando, pessoal).
É só uma inferência lógica.
Se há coisas observáveis que duram por um determinado tempo, sendo: pouco tempo, médio tempo, muito tempo, muitíssimo tempo, etc., e usamos até a linguagem matemática para simbolizar isso, podemos inferir que poderiam existir coisas que duram para sempre, à partir de um início se estendendo para sempre, ou desde sempre.
Tempo é movimento, podemos especular uma espécie de oscilador eterno isolado.
Partículas isoladas, se nunca interagirem com nada, serão eternas.
A energia do vácuo quântico é algo que se especula como sendo eterna.
Mesmo no nosso mundo, nosso domínio, as coisas só parecem se transformar, a energia sempre se conserva, eterna.
Seja la o que for que seja o elemento mais fundamental que suporta a existência, tem que ser eterno.
Coisas ou informações não podem surgir do nada absoluto, logo se há coisas e informações, elas só podem existir à partir de um suporte fundamental eterno.
Nem é tão complicado assim de se entender.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Nem eu faço a menor idéia. Eu me esforço! Rsrsrs!
Talvez, porque não haja mentes eternas, só eventuais.
E nisso pode-se (deve-se)incluir também a mente-mor-divina.
Ou...se tais mentes existirem, suas memórias seriam resetadas a cada novo universo que estivesse à disposição.
Ambas as opções resolvem o paradoxo do acumulo-de-informação X eternidade.
Na verdade se trata disso uma quantidade absurdamente grande de informações geradas pelos muitos universos disponíveis, que não caberiam dentro de uma mente limitada. Sim, para ser um indivíduo mental entre muitos, há que se haver algum limite. Sãos os limites que definem as coisas, inclusive mentes.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
chama seres vivos de sistemas e Deus de sistema principal
Deus antes da criação era apenas consciência sem ação, movimento, portanto o tempo para Deus não existia ele era desde sempre.
a partir da sua divisão criou em si mesmo vários níveis de consciências, causando um desequilíbrio intencional passando a gerar, ações ,movimento criando o tempo apenas para suas consciências menores, ou seja o tempo existe para o espirito a partir da sua criação para frente é a eternidade.
Resumindo para a maior parte da consciência divina o tempo não existe, pois sua existência é desde sempre, para nós consciências menores de Deus, o tempo começa a partir da nossa criação e perde-se na eternidade.
os espiritos são inexistentes para antes da sua criação e existentes a partir da criação efeito da ação, movimento e tempo Deus.
nem precisava dizer isto né?
sim! o paraiso do silencio deve ser mesmo infernal...ha.ha..ha.ha
Fique a vontade para divergir que isso não me irrita,nem me ofende muiot pelo contrario.
Também espero que você consiga tolerar minhas divergências na boa, se não for possível paciência.
Saudações aos demais participantes
Ayya, assim como falou, elas(tartaruguinhas) seguem somente os instintos naturais, registros do ponto de partida/volta, creio que na verdade todos temos essas “bússolas” instintivas.
Então é natural que elas façam sempre o mesmo fluxo, sem questionar, sem pestanejar, sem mudar a trajetória, para elas é tão simples, no final acho que será para todos tbm, o diferencial é que criamos nossas telas e tentamos “contar/avançar” no espaço que há entre nós e o “mar”.
Sim, o “niilismo” e o retorno do “exílio” é uma prática comum para mim, porém, não posso deixar de apontar que “Liberdade não se resume em saber a verdade”...
É mais ou menos como vc falou para a Sal, se alguém que tentar meditar desconhece a importância de escutar o silêncio, talvez seja por simplesmente não ter aprendido a controlar a respiração, ficará disperso sem saber o “Gatilho inicial”...
Esvaziar não é um processo tão simples assim, requer treino e observância na própria respiração no próprio ritmo...
Ayya, entendo e concordo que somos muito arrogantes na prática desses exercícios de especulação, porém, imagine, se tens um tempo que é teu uma dádiva tua, por qual motivo renegarias seguir correndo para o mar?
O que isso te impediria de uma vez seguir tua intuição(id).
A palavra Ilusão para mim, não passa de um signo para os sentidos “entorpecidos”.
Assim como vc falou sobre os exemplos bíblicos que te dei, a ideia de ilusão pode ser somente mais um entrave para nos tornar mais longe do nosso observável.
Bom falar com vc.
Abraços fraternos a ti e a todos
Silvana