Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1343537394065

Comentários

  • salgueiro disse: Ayya sei que possuo 'tudo', que tudo está em mim, a construção a que me refiro é o selecionar e manter ou me livrar do entulho (aquilo que atrapalha).

    O entulho é uma droga, mesmo. Mas o lado bom disso tudo é que o entulho só existe enquanto o valorizamos. Como diria Richard Bach "Valorize suas limitações e por certo não se livrará delas". Você já aprendeu muita coisa. Está na hora de desaprender. Está na hora de abandonar tudo isso. Olhe para o sonho e você perceberá, com nitidez, que está dormindo.

    salgueiro disse: A diferença entre o que falamos está basicamente naquilo chamado ego que nem ao menos tenho certeza que se trata da mesma coisa.

    Não, minha linda, não falamos da mesma coisa. Quando você diz que seu ego está morrendo, tenha certeza de que não falamos da mesma coisa. Eu nunca duvidei que você está trabalhando determinados aspectos de sua mente, e vencendo essa luta. Eu não tenho razões para duvidar do que quer que seja que você esteja realizando. Mas o nome disso só pode ser ego se visto através da perspectiva da psicanálise. Aquela coisa freudiana e tal. O ego não é um emaranhado que precisa ser trabalhado para se atingir a unidade. Ele é tudo aquilo que precisa desaparecer. MORRER. Ele é tudo o que te mantém presa à ilusão. Olhe para você mesma. Observe e relembre tudo o que você já descobriu sobre si mesma. Depois diga: Eu não sou isso.

    Estou quebrando minha promessa de não mais falar sobre ego. Fiquei muito tempo sem tocar nesse assunto e não pretendo torná-lo corriqueiro. Faço-o, hoje, por você. Não irei longe com isso.

    Resumindo: O ego não é algo que deva ser trabalhado. Ele dever ser anulado.


    salgueiro disse: Para quem trabalha a maior parte do tempo com o racional liberar os filtros é difícil com a doutrina consegui.

    Acho que eu já disse antes, a razão é sua maior amiga e é, também, sua maior inimiga.

    salgueiro disse: Meditar é uma impossibilidade técnica comigo, paro a mente e durmo no segundo seguinte.

    Sim, e foi esse um dos aspectos em que você levou seus parâmetros pessoais ao extremo. Sua dificuldade com o exercício não desmerece o exercício. E ninguém nunca disse que era fácil. Falando de uma forma bem "lunga", o problema não está no exercício, está em você. E só você pode mudar isso.

    salgueiro disse: Passei muitos anos brecando o intuitivo mas de uns tempos para cá comecei a afrouxar o controle. Vamos ver.

    "Vamos ver" é muito bom. É isso mesmo que estou lhe pedindo.

    Beijo.

  • Silvana disse: Sim, vc já havia falado, peço desculpas, sou eu e minha mania de explicar... RS

    Suas explicações não são inoportunas, Silvana. Não é esse o problema.

    Silvana disse: Tirando as explicações chatas e acadêmicas que eu já pensei em recorrer para explicar o “comportamento” das tartaruguinhas. rs hahaha

    Bem, o natural do ser humano é que tenhamos a necessidade de retornar, assim como as tartaruguinhas.

    Foi uma pergunta retórica. Tenho certeza de que há um porquê. As tartaruguinhas serviram apenas para me ajudar a criar a imagem pretendida. Por mais que elas sigam algum plano natural perfeitamente estabelecido, não é precipitado deduzir que não possuem consciência do que estão fazendo (consciência como nós, humanos, teríamos ao fazer uma escolha). Neste caso, elas apenas fazem o que deve ser feito, independente de haver ou não consciência envolvida. Foi o paralelo que fiz com a busca espiritual humana.

    Silvana disse: Ayya, alguns de nós já saíram do campo do intelecto para os experimentos, o problema é que para a maioria isso ainda é muito abstrato.

    Você entendeu por que o ocultismo não desperta meu interesse? Assim como o espiritismo, vocês lidam com informações que dizem respeito a um funcionamento. A ciência faz o mesmo, ainda que seus métodos e seu escopo sejam outros. No fim, somos todos humanos exercendo nossa avidez natural por conhecimento.

    Se nós trouxermos agora o conceito da Matrix para a conversa que estamos tendo, eu diria que todas essas áreas de conhecimento: religião, ocultismo, ciência, etc., estão dentro da Matrix. São aspectos distintos desse grande funcionamento; uns mais sutis, outros menos. Mas, todos, sem o poder de te oferecer a liberdade que supomos existir. “Conhecerás a Verdade e ela vos libertará” não diz respeito a escolher esta ou aquela doutrina, entre inúmeras existentes. Poderia resumir dizendo que diz respeito a abandonar todas, mas isso suscitaria muitas especulações.


    Silvana disse: Seguindo no campo da investigação, vamos tentar responder, ok?!

    Novamente, foram perguntas retóricas. Mas, já que você respondeu, o mais importante seria avaliar o quanto você acredita nessas respostas. Veja que em uma das respostas você diz que o Ser Supremo “deseja” que suas criações partilhem da mesma liberdade. Ninguém tem essa informação, Silvana. Podemos especular, é nosso direito, mas não temos acesso a esse tipo de informação. Não sabemos o que um possível Deus pensa ou deseja, e não conhecemos o propósito de nossa existência, além da incipiente tentativa de transformá-la em aprendizado, crescimento, evolução e afins.

    Silvana disse: Realmente, fica complicado entender certas colocações, do tipo, Lázaro ressurgiu dos mortos, Elias foi elevado(mercabah), Jesus ressuscitou...

    Parecem somente palavras estranhas e desconexas...

    Não, não é complicado. São funcionamentos. E, como já dito, eles não me impressionam.

    Silvana disse: Porém se pararmos para pensar, toda a projeção na natureza, segue com a ideia de progresso, avanço, evolução, nada o é por acaso ou fica estagnado, pois a natureza segue com seu progresso independente se queremos ou não. Seria como recusar a evolução e os ciclos recusando assim o observável...

    A evolução é tão real quanto o computador que estou utilizando para me comunicar com você. Tudo é real, palpável e observável. A observação produz conhecimento e o conhecimento nos alimenta.

    A não ser que tudo isso seja ilusão...

  • Ayyavazhi disse: Olhe para o sonho e você perceberá, com nitidez, que está dormindo.

    Nem lembro direito o que é sonhar, rs. Desde a idade adulta não consigo acordar e lembrar de um sonho (pelo menos se tenho pesadelos também não lembro)
    Ayyavazhi disse: Sim, e foi esse um dos aspectos em que você levou seus parâmetros pessoais ao extremo. Sua dificuldade com o exercício não desmerece o exercício. E ninguém nunca disse que era fácil. Falando de uma forma bem "lunga", o problema não está no exercício, está em você. E só você pode mudar isso.

    Sem querer ser chata, eu tentei, tentei mesmo, não adianta mudar de horário, de lugar na casa, eu apago no segundo seguinte ao conseguir parar os pensamentos.
    Ayyavazhi disse: "Vamos ver" é muito bom. É isso mesmo que estou lhe pedindo.

    Beijo

    Bjs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Marcio disse: Sal, só posso fazer isso durante a minha vidinha, que deve durar algumas poucas dezenas de anos.

    No caso de espíritos imortais há uma eternidade para se aprender. Logo, todos já deveriam ter aprendido.

    De duas uma, ou os espíritos são efêmeros, ou a essência do espírito não é o aprendizado exatamente.

    na verdade a origem das espécies humana perdem se no tempo, ja que foi incluído a eternidade, talvez o inicio foi bem anterior a "adão e eva" que tal considerarmos começo do ser humano partir de bactérias, impossível ? ou ainda por outras formas desconhecidas? talvez em outros mundos?
    os espiritas veem o ser humano muito alem da efemeridade da carne e diante da eternidade as possibilidades tornam se infinitas.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Silvana disse:
    Pessoal, desculpem a intromissão...

    Intrometa-se a vontade. A idéia é exatamente essa. (risos)
    Silvana disse:
    tentarei dar um exemplo que vivi com pessoa estimada no mundo espiritual

    Silvana, o mais próximo de coisa sobrenatural que já me aconteceu, e me parece ainda muito, muito distante, foi um dia quando eu precisava de uma grana emprestada e um amigo, que há tempos não ia em casa, apareceu lá sem avisar, ficou mais do que o costume e emprestou. Talvez algum espírito tenha cochichado ao ouvido dele e ele, grande amigo, foi em meu auxílio. Talvez tenha sido apenas uma feliz coincidência...

    O problema não é aceitar que você possa ter coisas que eu não tenho ou fazer coisas que eu não faço. O mundo está repleto de pessoas melhores e mais capazes que eu. E a vida continua.

    Mas esse seu exemplo está tão longe da minha realidade que eu simplesmente não conseguiria discutir seus detalhes sem usar a palavra hospício. (risos)

    Considerando minha nula experiência espiritual, você dizer que foi onde a amiga morta estava, conversou com ela, sabe onde ela encarnou agora... Não dá. É como afirmar que sua mãe a concebeu do Espírito Santo, você pode transformar água em vinho, multiplicar pães, ressuscitar mortos...

    Se você fez mesmo tudo isso, e não tem um CID lá por volta do F20, pra mim você seria praticamente uma deusa. Talvez não "a deusa", mas uma bem grande. (risos)

    Então eu vou ficar só pelos detalhes técnicos, já-já. Tente não se ofender. O objetivo não é esse.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Sermos "feitos" de Deus não pressupõe que sejamos exatamente a "consciência divina" no sentido de identidade e "eu" divino, tanto que ele conserva sua própria consciência.

    sim ! é por esta razão que "graças a Deus " existimos! somos uma parte da consciência dele que se fez ignorante de si mesmo para adquirir personalidade individualizada.
    sybok disse: Na sua hipótese seriam preciso dois Deuses um para se manter como é e outro para se "auto iludir" fingindo ser outras bilhões de consciências,
    sim , mas ainda faltou mencionar o deus mecânico , uma parte da consciência divina responsável por manter as leis físicas que regem e mantem o universo físico.
    sybok disse:ou um Deus que consegue ao mesmo tempo se dividir em muitas consciências auto iludidas, muito embora ele ainda continuasse de modo contraditório onisciente e sabendo de tudo.
    aí , não!
    sybok disse: Se Deus continua sendo onisciente, como pode ser um auto iludido?
    A Trindade Divina explica

    então vamos por partes ?

    Consciência Divina:
    50% manteve-se onisciente
    25% tornou-se ignorante(humanos)
    25% mecânico (leis físicas)
    sybok disse: Agora veja Criaturo, independente desse tipo de especulação sem nenhuma chance de ser falseada, isso em nada lida com a ilusão de separação citada, nem com o fato de que tal ilusão de separação será quebrada.

    não penso que isso seja impossível mas , como ja observou a Silvana talvez estejamos falando a mesma coisa vendo por ângulos diferentes principalmente nesta questão da ilusão x divina x humana.

    o ponto comum é ambos concordamos haver algum tipo de ilusão.
    Sybok
    pelo sua experiência em fatos observáveis, concluiu que existe uma ilusão de separação entre os seres e até da matéria e chamou isto de ego mecânico e pelo visto pela forma que defende ter esse conhecimento, tambem ja conseguiu elucidar o controle de tal ilusão.
    eu não discordo que tal ilusão não poderá ser controlada ou anulada,nem que não exista uma natural tendencia para que isto ocorra.
    o problema é que minhas especulações tendem ultrapassar barreiras que nos limitam a esse mundo, assim provavelmente no momento que estamos lendo isto, bilhões de mundo estão nascendo e outros se transformando por intermédio do deus mecânico, dentro desse processo interminável ja encontra-se seres que a muito ja se libertaram da ilusão do ego, assim como ainda temos seres humanos ainda no berçário da ignorância de si mesmos.

    Criaturo
    Ok! concordo que seja possível controlar o anular a ilusão do ego passando a sentimos uma unidade comum entre os seres e ainda mantermos a consciência do nosso ser"eu" e não ser o outro.

    Mas a ilusão que me refiro ser eterna não é a causada pelo ego mecânico e sim a ilusão da ignorância divina em continuar achando que não somos Deus, pois logicamente no momento que voltarmos a ter esta consciência que de fato somos Deus, deixaremos de ser nós mesmos e todos voltarão a ser a consciência de um Único Deus.
    Mas voltar ao estado da não criação faria de Deus uma contradição humana.

    Veja que interessante, ETERNIDADE:

    O tempo teve um inicio mas, não terá um fim!

    Marcio disse: salgueiro disse: CRIATURO disse: dentro da eternidade o tempo não existe

    Pois é, desconfio que seja isso

    Na verdade, eternidade não significa muita coisa, é uma abstração. Igual à escuridão.

    E tempo nada mais é do que "movimento" em todos os seus aspectos.

    Se o Marcio estiver certo, só havia eternidade antes da criação onde Deus era Consciência sem ação , sem movimento.
    O inicio do tempo, ação, movimento da consciência Deus deu-se a partir da sua divisão intencional (Big Bem), criando diferentes níveis de consciência em si mesmo, este desnível de consciência Divina criou ao mesmo tempo:

    o deus mecânico (ação, movimento, tempo)o inicio sem fim
    o deus humano (parte da consciência divina que tornou-se ignorante da sua própria identidade)
    O Deus Maior Consciência (eterno que existe desde sempre)

    E novamente considerando o que o mestre Jesus ensinou: "O meu pai trabalha até agora e eu também).

    a partir da criação esta ação tornou-se eterna e continua, assim neste exato momento Deus continua se dividindo criando novos seres, ou deuses temporais, ou seja partindo de um inicio que não terá um fim.

    Isto daria uma idade a todos os seres vivos justificando o porque dos vários níveis de maturidades tornando a hipótese da reencarnação mais aceitável.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: 50% manteve-se onisciente
    25% tornou-se ignorante(humanos)
    25% mecânico (leis físicas)

    Se quiser ficar com raiva, fique.

    Você estraga nossa conversa. E o exemplo acima nem é a pior de suas viagens.

  • Marcio disse: À menos que...(de repente me ocorreu algo aqui que tenho que pensar).

    Prossiga...

  • Ayyavazhi disse:
    Se quiser ficar com raiva, fique.

    Eu ia comentar também. Até as porcentagens?
  • sybok disse: Vamos supor hipoteticamente que você está certo, que somos Deus auto iludido e dividido em muitas consciências.
    Se fossemos misturar sua hipótese e considerá-la real e agora tratar da realidade observável, então eu diria que os "seres" que ele criou e nos quais ele se dividiu, tem uma capacidade de "união" maior com a consciência divina intacta, do que essa que hoje experimentamos.

    diria mais, que alem dessa capacidade de unir-se existe uma tendencia natural do deus mecânico "empurrar" nós a partes humanas iludidas de Deus a tentarem voltar ao seu estado da união inicial antes da criação.
    Mas que ao meu ver essa união "total", contraria a lógica da criação humana.
    mas uma união "parcial" é desejável e possível.
    sybok disse: Se fossemos misturar sua hipótese e considerá-la real e agora tratar da realidade observável, então eu diria que os "seres" que ele criou e nos quais ele se dividiu, tem uma capacidade de "união" maior com a consciência divina intacta, do que essa que hoje experimentamos.
    Sim temos uma maior capacidade de união, porem o limite que separa essa capacidade de união é o ser "humano" não ser "Deus".

    sybok disse: Existe um véu que aumenta a "separação" entre uma coisa e outra, criado pelo ego, essa ilusão será desfeita e as deuses divididos podem experimentar uma união maior com o Deus único, sem que necessariamente voltem a ser o Deus único.

    exatamente é isto que eu penso
    sybok disse: Por exemplo, hoje não compartilhamos pensamentos, nem sentimentos, nem ouvimos Deus, nos sentimos e nos percebemos completamente separados uns dos outros e do Deus maior.
    Quebrando essa ilusão de separação, poderíamos compartilhar certos pensamentos e sentimentos, poderíamos perceber Deus em nós e poderíamos olhar o outro e percebê-los como uma extensão de nós mesmos.
    Nada disso implicaria em "voltar ao Deus único".
    E esse é o problema, quando eu falo sobre "quebrar a ilusão de separação entre nós e Deus", estou falando de uma coisa que não tem nada a ver com essa sua hipótese de "voltar a ser o Deus único". E não falo de algo hipotético, mas observável.

    isto é o que eu estava dizendo desde o principio desta discussão sobre ilusão x união
    Até ja havia citado dois exemplo de fatos observados uma dor pre parto compartilhada por mim e minha esposa, a dor no coração compartilhada por você e o seu tiú.
    muito me estranha voce não te conseguido entender este nosso ponto de vista em comum antes.

    ok também concordo que seja possível e desejável aumentarmos a consciência dessa união entre os seres e todo o universo, amplificando essa "Empatia" em comum, desde que sem perdermos a nossa identidade.
    aleluia! finalmente conseguimos falar a mesma língua.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Salgueiro disse:
    Algumas crianças sim outra parte vai fazer questão de fazer do jeito delas. É por isso que perguntei se vc tinha filhos, rs.

    Encontrei uma criança por aí, nove anos, e usei a coitadinha como cobaia.
    Claro que nada pretendo provar citando uma criança apenas. Estou só contando um causo.

    Perguntei a ela que tipo de promessa ela faria para que Deus curasse seu cachorrinho doente.
    Defini promessa como "coisa muito difícil e/ou boa que você faria para mostrar a Deus o quanto você está feliz pela graça recebida e, também, para deixar Deus contente (isso vai ser interessante)".
    Tentei não influenciar nas respostas. Não dei exemplos de promessas que as pessoas costumam fazer.

    Respostas, em ordem cronológica.

    "Obedecer meu pai e minha mãe."

    "Eu ia rezar e agradecer bastante. Nunca ia esquecer."

    "Como eu deixaria Deus contente, se ele já estaria contente por ter curado o cachorro e me ajudado?" (Pobre criança.)

    "Cuidaria do meu cachorrinho, para que ele nunca mais ficasse doente."

    "Levantaria meu braço e ficaria com ele bastante tempo levantado." (Acho que as idéias estavam acabando.)

    Foram 4 promessas. Obedecer, agradecer, cuidar e levantar o braço. 75% de promessas não-idiotas? Parece bom.

    Pedi uma nota de um (boazinha) a três (ótima). As três primeiras levaram nota máxima. A do braço, dois.

    Pedi nota também para três promessas minhas, uma de cada vez. Em ordem, estudar, carregar um pesado cachorro de barro e alimentar cachorros de rua. As três receberam nota máxima.

    Pedi para a criança escolher qual a melhor promessa entre as minhas.

    "Estudar."

    Então eu quase desisti da raça humana. Era pra ser alimentar o cachorro! Mas antes perguntei por quê.

    "Por que se eu estudar bastante, vou ter um bom emprego e poderei alimentar os cachorros da rua. Não adianta eu prometer alimentar se eu não tiver condições."

    Era pra escolher uma, mas...

    Por fim, perguntei o que ela achava de carregar o cachorro pesado.

    "Acho que Deus não iria gostar muito. Eu poderia me machucar e Deus não iria querer isso." (Essa ainda não conhece o Deus Criaturístico do Sadomasô, para o qual só é possível o prazer por meio da dor...)

  • Inseto disse: Claro que nada pretendo provar citando uma criança apenas

    Que bom!
    Inseto disse: Estou só contando um causo

    Causo lido, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Salgueiro disse:
    Causo lido, rs

    Vou ver se acho mais crianças. RSRS
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: E esse é o problema, quando eu falo sobre "quebrar a ilusão de separação entre nós e Deus", estou falando de uma coisa que não tem nada a ver com essa sua hipótese de "voltar a ser o Deus único". E não falo de algo hipotético, mas observável.

    apesar de concordar com a realidade dessa sua convicção, antipaticamente volto a chamar sua atenção que este tipo de fatos observáveis ainda não podem ser comprovado cientificamente, assim esse seu conhecimento ainda esta classificado no mesmo patamar das hipóteses espiritas.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Se você vê uma mulher bonita, que é um pensamento divino, continua não podendo ser um escravo do desejo querendo transar com ela a qualquer custo, a ponto de estuprá-la.

    sai fora "inseto" que este corpo não te pertence!
    sybok disse: Nenhum sentimento e nenhum desejo é bom motor.
    Imagens atraentes são para serem vistas, perfumes para serem sentidos, mas tudo é para ser usado por nós com auto controle e em liberdade, do contrario ao invés de usarmos dessas coisas, nos tornamos escravos delas.

    Você pode usar as coisas, mas não pode depender delas.
    Usar com desapego e sem ser escravo do desejo.

    ok, isto é o certo e tambem o desejável! mas, o mesmo desejo que nos escraviza também liberta...ha..ha..ha..ha.ha
    E sabe por que ? a nossa existência é fruto de um divino desequilíbrio intencional.
    Deus tornou-se escravo ignorando uma parte de si mesmo, assim ele se transformou em humanos.
    Podemos e devemos controlar o desejo mas, se acabássemos totalmente com nosso desejo, cometeríamos um auto suicido do nosso ser.
    provavelmente Jesus ou veio em missão voluntaria para esse vale de lagrimas ou no máximo cedeu seu livre arbítrio a outra autoridade maior do que a sua vontade própria.
    Mas de forma alguma o desejo de realizar sua própria vontade cessou,nem irá jamais cessar.
    O ser pode ser coagido a agir provisóriamente contra o seu próprio desejo mas, nunca será obrigado a abrir mão dele definitivamente, pois isso anularia a criação divina do ser"eu" e não ser Deus, ou qualquer outro ser.
    sybok disse: Ele poderia ter dito "faço, logo existo", ou ainda "Ando, logo existo" e o argumento teria dado na mesma, pois se posso fazer algo, então eu realmente existo

    Antes da criação o tempo , ação e movimentos não existiam mas, Deus ja existia desde sempre.
    o sentimento é o principio da consciência e o desejo é o inicio da razão do ser "eu" e não o outro.
    sybok disse:
    A diferença obvia é que falar sobre raios é falar sobre aquilo que podemos observar diretamente.
    O ego também é observável, assim como questões relativas a nossa própria mente, muito embora a observação seja mais pessoal e sem capacidade de "provar a terceiros", ainda assim estaríamos falando sobre algo observável.

    A vida após a morte não é observável, assim como o "antes" de sermos criados também não é.
    Sobre essas coisas só falamos hipoteticamente, não é possível construir teorias com base no não observável, nem pautar nossos raciocínios nisso.
    ok nunca afirmei que minhas hipóteses sobre a criação eram na verdade teorias cientificas comprovadas,nem que eram verdades inegáveis baseadas em fatos observáveis.
    não seja "malandro",pois quem afirma possuir fatos observáveis comprovando a verdade inegável da ilusão do ego, e é capaz de apresentar a teoria para uma iluminação humana é voce, seu fiel discípulo Ayya , seus mestres orientais e não eu, um feliz e assumido escravo do meu ego.

    Justamente poderia me valer dos seus mesmo recursos para refutar a sua acusação que as minhas hipóteses espirituais como reencarnação, vida após a morte, manutenção da identidade,comunicação e ação dos espíritos neste mundo possam e devam ser consideradas uma Teoria de uma verdade inegável baseado em fatos observáveis, de psicografias, aparições,sonhos, previsões do futuro..etc
    Mas fatos pessoais nunca poderão ser considerados como provas cientificas, pois tratam-se de coisas subjetivas ,mesmo quando compartilhadas por visões e experiências de outras pessoas "afins".
    O valor para sua ideia da iluminação da consciência x ilusão do ego e para minhas idéias espirituais pós morte (doutrina Espirita Kardecista),embora que experiências próprias nos levam no intimo do nosso ser a acreditarmos serem verdadeiras, livre de pré conceitos ja enraizados deveríamos honestamente considera-las apenas como hipóteses ainda não comprováveis cientificamente.

    Você não tem uma teoria, uma Verdade Inegável que afirma ter,ambos temos apenas hipóteses ainda não comprovadas cientificamente.

    sybok disse: Não se deve negar a realidade visível em pró de hipóteses imaginadas, isso prejudica o funcionamento da razão e leva a uma serie de ilusões.

    A unica realidade que esta sendo muito visível neste momento é a sua "crueldade" me chamando de lunático...magoei mesmo..sniff..sniff..
    Deixe de ser convencido, a sua "realidade visível" ainda não representa a consciência da maioria, em outras palavras a sua realidade "visível", cientificamente ainda não esta tão visível assim, no mesmo patamar da doutrina espirita. é meu amigo meu ego ateu do Deus dos outros voltou com força total, quem mandou intiga-lo.
    Ele funciona mais ou menos como um espelho.
    sybok disse:
    que separadas tornam-se inuteis
    Engano seu, processadores em maquinas sem HD tem muita utilidade, são usados até em cartões de credito, o mesmo vale para HDs em computadores sem processador, usados somente para armazenas dados.

    Hd é apenas um disco de memória, que sem um processador inserindo dados nela perde a função.
    um processador sem programas operacionais instalados em memória externas não pode executar nenhuma instrução.
    como disse processador e hd (memórias) em separados tornam tão inúteis quanto um ser sem memória não poderá saber mais nada, ou seja ficará inconsciente.
    é impossível voce querer separar consciência do seus atributos, desejo, sentimentos,memória.
    sybok disse: A consciência não ouve passivamente só pensamentos, ela observa imagens, sons, odores e faz isso muito melhor quando não está distraída por pensamentos.
    A consciência não só não é inútil sem pensamentos falando o tempo todo, como funciona muito melhor assim, pois sobra mais "processamento" para lidar com as imagens, ou com os sons. Ela fica mais "concentrada" e por isso, mas acordada.

    A memoria também não é usada o tempo todo, como toda ferramenta tem seu lugar e ora. Quando estamos transando ficamos muito melhor concentrados no ato em si, do que lembrando e acessando memorias sobre o vomito que limpamos ontem no banheiro.

    São todas coisas distintas e que se relacionam melhor quando usadas na hora certa.
    Se você não consegue olhar para si e enxergar as diferenças entre cada parte sua, como vai poder se aperfeiçoar e usar melhor cada uma de suas capacidades e ferramentas?
    Que "evolução" você espera conseguir sem conhecer a própria mente?

    voce afirma com conhecimento de causa fatos observáveis que eu ainda não experimentei, fica muito inconsistente apenas imaginar como seria existir sem pensar ? imagino que deva ser tão bom quanto ou melhor do que voce diz, porem para mim ainda fica muito difícil poder conceber como processaria tal coisa.
    Sim consciência sem o pensamento pela forma que o concebemos? O máximo que eu posso chegar disso seria a intuição conhecimento sem raciocínio, mas apenas por relances e não da forma prolongada que você diz poder vivenciar sem pensar, apenas sentindo a união através da iluminação, que coisa bonita! não ?
    Dentro da minha hipótese pós morte os seres já iluminados por esta "super empatia", possuem uma visão mais justa dos seres ainda escravizados usando isto como uma boa ferramenta de socorro aos seus pupilos.

    respondendo a sua ultima pergunta:
    "Que "evolução" você espera conseguir sem conhecer a própria mente?"

    um cientista poderá usar a sua ciência para ajudar ou prejudicar um numero bem maior de pessoas, pois o seu conhecimento lhe dá esta autoridade.
    Assim um simples criaturo criador de hipótese duvidosas não terá um grande conhecimento aliado as suas ações.
    Mas então por que Deus teria criado cérebros de criaturos x cientistas ?
    Certamente para manutenção da vida, formigas e homens têm a mesma importância dentro de um infinito universo, pois só quem é grande de verdade consegue ver todas as partes formando um único universo Deus.
    por que me preocuparia com este tipo de conhecimento "iluminação", porque faria disto o principal sentido da minha vida?
    Quando ja percebi que a vida tende sempre a me empurrar de volta a um maior nível da consciência Deus.
    Deus não me criou um ser iluminado! Nem pediu para que eu mesmo me iluminasse!
    Deus apenas observa qual será o meu novo desejo, sim o meu desejo é que apresenta o meu ser diante de Deus, meu mérito é desejar ser "eu" mesmo e não Deus.
    Deus se manifestando em mim na sua consciência plena,não apresentaria em mim nenhum mérito, apenas uma "vaidade" um ego divino querendo aparecer em todas as suas criaturas.
    O desejo a intenção de se querer fazer o bem ou o mal, não é apenas uma ilusão do ego, é uma parte de Deus desejando sentir-se livre na forma humana.
    Assim, mesmo que você ilumine-se desfazendo essa a ilusão do ego, unindo-se a outras realidades,e a outros seres iluminados ou não, de forma alguma abrirá mão totalmente do seu ser, ou seja manterá o desejo que te identificará diante do Todo, todos e tudo.
    sybok disse: E o que provar qualquer coisa a terceiros muda no fato de que qualquer um pode comprovar por só próprio.

    te da autoridade de poder promover sua hipótese para teoria
    sybok disse: A existência de uma ilusão criada pelo ego é observável a qualquer um, assim como o fato de que tais ilusões possam ser removidas, mas isso não é algo que eu possa tirar uma foto e postar aqui, é algo que está dentro de você e que você teria que ver por si próprio.
    Isso significa que falo sobre o observável, não sobre o hipotético e não falseável, pode ser observado por mim, por você e por qualquer um que olhe dentro de si.

    Como olhar dentro de si continua sendo subjetivo a interpretações pessoais, mesmo que verdadeiro seu conhecimento ainda sera classificado de hipotético
    sybok disse: Por isso não misturo assuntos como esse com discussões hipotéticas sobre Deus e o universo, ou sobre o após a morte, ou sobre se somos "pensamentos" de Deus, pois nada disso tem necessariamente relação com essa questão e nada disso é observável.

    mais uma vez insiste em advogar em causa própria: afirmando que suas observações pessoais estão disponíveis a todos, mas na pratica tornam-se quase impossível de serem comprovadas.
    Assim sua causa é tão hipotética quanto qualquer fenômeno espirita e da mesma forma foram observados também por pessoas diferentes.
    sybok disse: Fatos observáveis são fatos observáveis Criaturo, sejam eles de conhecimento cientifico ou não. A ciência tem uma metodologia de estudo do mundo natural e é um fazer coletivo, isso não significa que seja preciso o aval da ciência para que você e eu saibamos de diversos fatos inegáveis que observamos ao nosso redor ou em nós.
    ok voce esta certo, agora só preciso que você me confirme que este seu conceito é valido para tornar da doutrina espirita também mais uma Verdade Inegável ? Baseada com nos depoimentos pessoais de fatos pessoais tambem observados por outros?
    sybok disse: Se você tem a mente inquieta e não sabe separar uma discussão da outra a culpa não é minha.
    Já disse que não acredito que somos pensamentos divinos, nem que somos Deus auto iludido, assim como já disse que a ilusão de separação a que me refiro não guarda nenhuma relação com a SUA hipótese de que somos Deus dividido.
    sybok disse: Eliminar a ilusão de separação não nos torna o "Deus único", pois eu se quer me referi a essa sua hipótese, falei somente sobre um fato observável, nesse caso, uma ilusão criada pelo ego e que pode ser removida, resultado numa "união" que é completamente distinta desse seu entendimento de "voltar a ser Deus". Falei sobre eliminar a ilusão de separação, não sobre virar o Deus todo poderoso.


    essa ideia hipotética que nossa consciência passa a ser ativa apenas quando os pensamento de Deus criam imagens nela lhe parecia boa, até eu apontar que ela manteria uma eterna ilusão humana, o que "aparentemente" contradiz a sua "teoria" da iluminação das consciências reunidas, a partir disso voce começou a "gritar" que esta sua ideia não passa de uma hipótese frente a sua verdade inegável da ilusão do ego.
    Com tudo eu não discordo da sua teoria da iluminação, apenas a eterna ilusão a qual me refiro não é esta, que você afirma ser possível acabar, pois esta eu tambem compartilho da sua visão.(apenas pela fé).
    A ilusão eterna a qual me refiro é de que todos eternamente desconhecerão Deus na sua plenitude, apenas em partes desiguais e nisto a sua união pela iluminação não contradiz minha hipótese.

    concluindo estávamos falando de ilusões diferentes, dai a discordância aparente.
    sybok disse: Você parte do fim, parte da sua própria crença na hipótese que imaginou, por isso não observa ou analisa o que foi dito de fato, você apenas tenta "refutar" isso por não se encaixar na sua hipótese.

    bom o principal motivo desta aparente divergência o tempo todo foi eu estar me referindo a um tipo de ilusão e voce de outra.
    Quanto tentar refutar a sua verdade inegável, voce deveria agradecer ao meu ego ateu, por especular a consistência da sua teoria da iluminação.
    Da ultima vez lembra o que aconteceu, seu discípulo mais fiel Ayya, não aguentou meu ceticismo e acabou "espanando" e ainda hoje da indícios claros que o ego dele ainda não conseguiu superar minha "descrença", nos fatos observados por vocês.
    assim haja iluminação para tanta escuridão nos egos!
    A vida é cruel, nós somos cruéis.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: ridiculo são suas criticas vazias mas , em breve estará disponivel um filme que tem tudo a ver com voce:
    Percy e o mar dos monstros será em 3D não perca.

    Bocejando...
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • PercivalPercival Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Galera, sem querer ser chato, acho que vocês estão fazendo uma abordagem infantil da questão da eternidade. Essa coisa de muitos mundos, muitos planetas, muitos universos, é de uma inocência quase trágica. O Sybok usou um numerozinho legal: 438 trilhões de vezes! É o mesmo que 438.000.000.000.000. Alguém consegue compreender um número desses? Se acha que consegue, meu parabéns, você é o iludido da semana. E o que significa esse número fabuloso, dentro desta conversa? Nada! É só um número finito frente à eternidade. E se acrescentássemos 438 trilhões de ZEROS ao número anterior? Alguém ainda acredita que pode compreender algo tão absurdo?

    na verdade a Eternidade é uma idéia de tempo a parte do que temos como tempo. É um conceito humano que não influi no tempo da realidade. As coisas tem um tempo de vida, nada é tão eterno pelo que se vê. Tudo se transforma.

    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Sybok disse:
    A existência de uma ilusão criada pelo ego é observável a qualquer um, assim como o fato de que tais ilusões possam ser removidas, mas isso não é algo que eu possa tirar uma foto e postar aqui, é algo que está dentro de você e que você teria que ver por si próprio.

    Mas como você sabe que o que você vê significa o que você pensa que significa?

    Eu já tive sonhos lúcidos. Em alguns, eu até mesmo sabia que estava sonhando e dali a pouco iria acordar. Na verdade pode ser que eu sonhei saber estar sonhando, mas é difícil encontrar a diferença. (risos)

    Uma pessoa com tendências espiritualistas poderia ter um desses com um parente morto. Não vejo como ela distinguiria de uma manifestação mediúnica. Se em determinadas circunstâncias o cérebro produzisse essa espécie de "alucinação?" fora do sono, estaria explicada muita coisa.

    Então você, seguindo uma série de práticas, alcança um estado alterado de consciência. Mas e se for só isso?

    Entende? E se não houver ilusão, nem ego, etc. Só seu cérebro tocando uma música diferente?

    Note que eu não estou afirmando. Só perguntando.
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Percival disse: na verdade a Eternidade é uma idéia de tempo a parte do que temos como tempo. É um conceito humano que não influi no tempo da realidade. As coisas tem um tempo de vida, nada é tão eterno pelo que eu vejo. Tudo se transforma.

    Pode ser, Percival. Eu não faço a menor ideia do que seja tudo isso, e não faço afirmações sobre o que não conheço. Porém, nesse esforço lógico que estamos fazendo, mero exercício especulativo, não dá para considerar plausíveis as hipóteses aventadas, supondo-se, claro, que exista essa mente eterna. A eternidade gera paradoxos poderosos e cria problemas graves, que não podem ser resolvidos com gritos de "a vida é bela, o amor é lindo". (Tô brincando, pessoal).

    Post edited by Ayyavazhi on
  • Percival disse: na verdade a Eternidade é uma idéia de tempo a parte do que temos como tempo. É um conceito humano que não influi no tempo da realidade. As coisas tem um tempo de vida, nada é tão eterno pelo que se vê. Tudo se transforma.

    É só uma inferência lógica.

    Se há coisas observáveis que duram por um determinado tempo, sendo: pouco tempo, médio tempo, muito tempo, muitíssimo tempo, etc., e usamos até a linguagem matemática para simbolizar isso, podemos inferir que poderiam existir coisas que duram para sempre, à partir de um início se estendendo para sempre, ou desde sempre.

    Tempo é movimento, podemos especular uma espécie de oscilador eterno isolado.
    Partículas isoladas, se nunca interagirem com nada, serão eternas.
    A energia do vácuo quântico é algo que se especula como sendo eterna.
    Mesmo no nosso mundo, nosso domínio, as coisas só parecem se transformar, a energia sempre se conserva, eterna.
    Seja la o que for que seja o elemento mais fundamental que suporta a existência, tem que ser eterno.

    Coisas ou informações não podem surgir do nada absoluto, logo se há coisas e informações, elas só podem existir à partir de um suporte fundamental eterno.

    Nem é tão complicado assim de se entender.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Ayyavazhi disse: Pode ser, Percival. Eu não faço a menor ideia do que seja tudo isso, e não faço afirmações sobre o que não conheço. Porém, nesse esforço lógico que estamos fazendo, mero exercício especulativo, não dá para considerar plausíveis as hipóteses aventadas, supondo-se, claro, que exista essa mente eterna. A eternidade gera paradoxos poderosos e cria problemas graves, que não podem ser resolvidos com gritos de "a vida é bela, o amor é lindo". (Tô brincando, pessoal).

    Nem eu faço a menor idéia. Eu me esforço! Rsrsrs!

    Talvez, porque não haja mentes eternas, só eventuais.
    E nisso pode-se (deve-se)incluir também a mente-mor-divina.

    Ou...se tais mentes existirem, suas memórias seriam resetadas a cada novo universo que estivesse à disposição.

    Ambas as opções resolvem o paradoxo do acumulo-de-informação X eternidade.

    Na verdade se trata disso uma quantidade absurdamente grande de informações geradas pelos muitos universos disponíveis, que não caberiam dentro de uma mente limitada. Sim, para ser um indivíduo mental entre muitos, há que se haver algum limite. Sãos os limites que definem as coisas, inclusive mentes.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Hummm! Não necessariamente. Talvez eu tenha um conceito diferente para isso que a maioria denomina de "deus".

    chama seres vivos de sistemas e Deus de sistema principal
    Marcio disse: Bom! Se eles foram criados imortais, então são eternos para frente e efêmeros para trás?
    E o espírito-mor é eterno nos dois sentidos?

    Deus antes da criação era apenas consciência sem ação, movimento, portanto o tempo para Deus não existia ele era desde sempre.

    a partir da sua divisão criou em si mesmo vários níveis de consciências, causando um desequilíbrio intencional passando a gerar, ações ,movimento criando o tempo apenas para suas consciências menores, ou seja o tempo existe para o espirito a partir da sua criação para frente é a eternidade.
    Resumindo para a maior parte da consciência divina o tempo não existe, pois sua existência é desde sempre, para nós consciências menores de Deus, o tempo começa a partir da nossa criação e perde-se na eternidade.
    os espiritos são inexistentes para antes da sua criação e existentes a partir da criação efeito da ação, movimento e tempo Deus.

    Ayyavazhi disse: Você tem carta branca para falar em meu nome. Principalmente neste assunto em particular.

    nem precisava dizer isto né?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Marcio disse: É que o silêncio é tão tedioso! Rsrsrsrs!

    sim! o paraiso do silencio deve ser mesmo infernal...ha.ha..ha.ha
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: 50% manteve-se onisciente
    25% tornou-se ignorante(humanos)
    25% mecânico (leis físicas)

    Se quiser ficar com raiva, fique.

    Você estraga nossa conversa. E o exemplo acima nem é a pior de suas viagens.
    não leve tudo isso 100% na credulidade, essa proporção é só para ilustrar o conceito da ideia.
    Fique a vontade para divergir que isso não me irrita,nem me ofende muiot pelo contrario.
    Também espero que você consiga tolerar minhas divergências na boa, se não for possível paciência.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • SilvanaSilvana Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Ayyavazhi

    Saudações aos demais participantes
    Ayyavazhi disse: Tenho certeza de que há um porquê. As tartaruguinhas serviram apenas para me ajudar a criar a imagem pretendida. Por mais que elas sigam algum plano natural perfeitamente estabelecido, não é precipitado deduzir que não possuem consciência do que estão fazendo (consciência como nós, humanos, teríamos ao fazer uma escolha)

    Ayya, assim como falou, elas(tartaruguinhas) seguem somente os instintos naturais, registros do ponto de partida/volta, creio que na verdade todos temos essas “bússolas” instintivas.
    Então é natural que elas façam sempre o mesmo fluxo, sem questionar, sem pestanejar, sem mudar a trajetória, para elas é tão simples, no final acho que será para todos tbm, o diferencial é que criamos nossas telas e tentamos “contar/avançar” no espaço que há entre nós e o “mar”.

    Ayyavazhi disse: “Conhecerás a Verdade e ela vos libertará” não diz respeito a escolher esta ou aquela doutrina, entre inúmeras existentes. Poderia resumir dizendo que diz respeito a abandonar todas, mas isso suscitaria muitas especulações.


    Sim, o “niilismo” e o retorno do “exílio” é uma prática comum para mim, porém, não posso deixar de apontar que “Liberdade não se resume em saber a verdade”...
    É mais ou menos como vc falou para a Sal, se alguém que tentar meditar desconhece a importância de escutar o silêncio, talvez seja por simplesmente não ter aprendido a controlar a respiração, ficará disperso sem saber o “Gatilho inicial”...
    Esvaziar não é um processo tão simples assim, requer treino e observância na própria respiração no próprio ritmo...

    Ayyavazhi disse : Podemos especular, é nosso direito, mas não temos acesso a esse tipo de informação. Não sabemos o que um possível Deus pensa ou deseja, e não conhecemos o propósito de nossa existência, além da incipiente tentativa de transformá-la em aprendizado, crescimento, evolução e afins.

    Ayya, entendo e concordo que somos muito arrogantes na prática desses exercícios de especulação, porém, imagine, se tens um tempo que é teu uma dádiva tua, por qual motivo renegarias seguir correndo para o mar?
    O que isso te impediria de uma vez seguir tua intuição(id).

    Ayyavazhi disse: A observação produz conhecimento e o conhecimento nos alimenta.

    A não ser que tudo isso seja ilusão...


    A palavra Ilusão para mim, não passa de um signo para os sentidos “entorpecidos”.
    Assim como vc falou sobre os exemplos bíblicos que te dei, a ideia de ilusão pode ser somente mais um entrave para nos tornar mais longe do nosso observável.


    Bom falar com vc.


    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
    Post edited by Silvana on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.