Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1353638404165

Comentários

• Saudações Sybok

Saudações aos demais participantes

Sybok disse: Sim Silvana, definitivamente esse processo não se limita ao intelecto, mas entra no campo das nossas emoções de desejos.
    O próprio apego que as pessoas tem as suas crenças mostra bem isso. As imagens que criamos do mundo conduzem em grande parte o nosso emocional, assim como são reflexo dele.

Sybok, isso para mim tem sido um dos maiores obstáculos/entraves, conseguir separar o reflexo da imagem, exatamente nessa ordem.

Te digo é um exercício e tanto...
    Sybok disse: As coisas estão na verdade de ponta cabeça, o processo é praticamente o inverso do que percebemos.
    É como quando uma roda com raios gira muito rápido em uma direção e isso cria a ilusão de que ela gira na direção oposta. A direção na qual realmente seguimos é na verdade oposta aquela "percebida" pelas pessoas.
    Sybok, o esvaziamento que falas eu consigo entender, é como caminhar pelo “insólito” sem querer nenhuma alegoria/bagagem para essa viagem...

Menino, isso tem outro nome para a maioria, não seria mais como uma utopia?!

Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Saudações Criaturo

Criaturo disse: Beleza de exemplo pratico, Silvana fiquei impressionado com sua lucidez fora do corpo, tive uma experiência parecida porem bem abaixo do seu nível de lucidez, (...)

Criaturo, há movimentos meus no “mundo espiritual” que se eu falasse à maioria ficaria me achando uma ”lúcida” pronta para ser escritora de contos fantásticos... rs

É que vc e o pessoal daqui são simpáticos comigo, já passei por cada situação que nunca te contaria... rs

Esses momentos me custam algum esforço e perdas no campo fisiológico e emocional, é complicado para a maioria entender essas coisas, se eu mesma as vezes fico sem vontade nenhuma de falar sobre o assunto dessas minhas incursões no digamos: insólito...

Porém, te digo se tu és compelido a ir nesses locais, vá e não tenhas medo, pois não é legal deixar de desenvolver...

Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Salgueiro

Salgueiro citou: Silvana disse: Sal, se me permite tentarei dar um exemplo que vivi com pessoa estimada no mundo espiritual...

Salgueiro disse: À vontade.

Menina sempre simpática. :)

Obrigada por sua acolhida desde o inicio.

Salgueiro citou: Silvana disse: Se vcs me perguntarem se ela mereceu o tempo em que esteve naquele lugar, digo que por mim ela não teria passado tempo nenhum lá, ela já havia sofrido em vida por seu ato, chorava e se penalizava pelo que havia feito, fez isso por anos a fio...

Salgueiro disse: É o entendimento do perdão, no caso a ela própria.

Seguindo o que o Sybok falou, esse local em que ela(minha amiga do exemplo anterior) ficou foi justamente para se esvaziar...

Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Marcio disse: Se há coisas observáveis que duram por um determinado tempo, sendo: pouco tempo, médio tempo, muito tempo, muitíssimo tempo, etc., e usamos até a linguagem matemática para simbolizar isso, podemos inferir que poderiam existir coisas que duram para sempre, à partir de um início se estendendo para sempre, ou desde sempre.

O que indica que não é necessariamente eterno, o que for um acontecimento eterno são as mudanças.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Silvana disse: Criaturo, há movimentos meus no “mundo espiritual” que se eu falasse à maioria ficaria me achando uma ”lúcida” pronta para ser escritora de contos fantásticos... rs

É que vc e o pessoal daqui são simpáticos comigo, já passei por cada situação que nunca te contaria... rs

é uma pena sou todo ouvidos pra adquirir novos conhecimentos neste sentido oculto, quando sentir vontade podemos trocar idéias de um maneira privada aqui mesmo por MP.
    Silvana disse: Porém, te digo se tu és compelido a ir nesses locais, vá e não tenhas medo, pois não é legal deixar de desenvolver...

normalmente só tenho sonhos mecânicos do tipo nada haver com nada,mas os que são mais lúcidos eu guardo a maioria na minha memória.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Veja que o que chamamos de "ego" é na verdade a razão.
    Você pensa? Isso é o ego.

Caraca Sybok!! Espero que essa seja uma epifänia recente porque meus neurönios chegaram a temperatura máxima à toa.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Silvana disse: Obrigada por sua acolhida desde o inicio

De nada menina
    Silvana disse: Seguindo o que o Sybok falou, esse local em que ela(minha amiga do exemplo anterior) ficou foi justamente para se esvaziar...

Sim.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau

• sybok disse: Não, não está.
    Existe uma grande diferença entre uma hipótese puramente racional e que dependa de fé por não ser falseável, e aquilo que pode ser observado e comprovado pessoalmente e que está inclusive sujeito ao estudo cientifico.

segundo essa sua afirmação os fatos espiritas observáveis também poderiam ser considerados como uma teoria ao invés de simples hipóteses baseadas apenas na fé.

sybok disse: Ele também poderia ter dito: "mijo e cago, logo existo".
    Percebe que o teor da discussão é outro?

ele quis dizer que não ha seres onde não exista pensamentos, apenas existências
    sybok disse: O que você não percebe é que entre todas as coisas existem inúmeras diferenças.
    A ciência começa trabalhando com hipóteses, DESDE que sujeitas a investigação factual e a observação.

O problema das suas hipóteses é serem 100% racionais e sem capacidade de investigação.
    Não se pode investigar o "antes da existência e da criação humana", nem o "depois da morte".

Já isso que eu falo não é nem uma coisa nem outra, falo sobre um fato observável, não sobre uma hipótese 100% racional e falo sobre algo sujeito a investigação factual e acompanhamento cientifico, mas que por hora cientifico não teve tal estudo realizado.
    Vamos por os pingos nos i:
    eu deixei bem claro que não estou comparando a sua "teoria da iluminação humana" não em relação minhas hipóteses e conjecturas a respeito da criação humana , fatos impossível de serem observados e comprovados na pratica.
    Eu estou apontando para o fato de voce esta considerando a sua hipótese da iluminação humana, baseado nos seus fatos observáveis como se fosse um verdade inegável de um teoria ja comprovada.

E preconceituosamente querer rebaixar a Doutrina Espirita apenas a uma hipótese, sendo que ela se baseada nos mesmos moldes do seu argumentos prol teoria da iluminação, ou seja em fatos observáveis construindo uma verdade inegável da comunicação entre mortos e vivos ser possível de ser observada.
    Assim a sua teoria da iluminação é tão provável quanto a verdade inegável da Doutrina Espirita, a qual você também deveria estar classificando como uma teoria e não uma mera especulação de afins.
    sybok disse: CRIATURO disse: um processador sem programas operacionais instalados em memória externas não pode executar nenhuma instrução.
    Dispositivos com processadores só precisam processar dados, não tem sempre necessidade de armazená-los, assim como dispositivos feitos para armazenar dados só tem isso como função e vem dela a sua utilidade.O exemplo do processador e do HD também ilustram bem as diferenças entre tais funções e isso independe se você acha que essas coisas separadas são ou não uteis, o fato em discussão não é a utilidade, mas o fato de serem coisas DISTINTAS
    Neste seu exemplo do processador x memoria um foi feito para o outro, assim como memoria foi feita para consciência e separados elas perdem a função do conjunto e sozinhas tornam-se inúteis.
    volto a insistir que ambos só trabalham em conjunto assim como espirito e matéria
    a unica forma de você inserir dados com instruções em um processador é fazendo ele ler tais informações em algum tipo de memória, no caso dos microcomputadores Pc's instruções primarias como mensagens iniciais no vídeo são lidas nas memória Eprom, relógio real e configurações de Setup da maquina.
    a próxima rotina todo o conteúdo da memória HD, ou seja o sistema operacional(Windows, android, mac , linux) instalado na maquina é transferido para outro tipo de memória volátil RAM , onde finalmente poderá ser lido e interpretado pelo processador que só então conseguirá executar os tais programas compatíveis com ele.
    Perca essa memória e o processador fica inutilizável, perca o processador essas memórias ficaram ociosas.
    Então querer usar esta comparação para apoiar a possibilidade da sua consciência (processador) conseguir funcionar sem a existência de memória neste caso não foi uma ideia muito lógica.
    Provavelmente a sua lógica esta mais para o software do que para o hardware.
    sybok disse: A questão é que você não precisa ficar sem pensar para saber e poder perceber que pensamento, memoria e consciência são coisas distintas.
    Você pode observar isso ao olhar para uma arvore cheia de folhas e notar que você não tem que pensar sobre cada uma delas.

não é tão simples assim, existe uma diferença muito grande entre saber e ter consciência é algo maior que passa fazer parte do ser.
    quem fuma sabe que isto é errado mas acredita que também é bom, quem deixa de fumar passou a conscientizar-se que fumar não é bom, Quem nasce não desejando fumar , é porque ja possui esta consciência no seu ser, que fumar não é bom .
    E esta analogia é valida também para outros conceitos morais.
    no caso da arvore consciência dela só pode ser valida para seres que possuem memórias da razão anterior a ela, ou seja uma fez feita a primeira ação o cérebro registra o processo todo na memória como uma sub rotina, a próxima vez que olhamos pra arvore ele automaticamente nos fornece a informação que aquilo é uma arvore, dispensando a necessidade de termos que raciocinar sempre a mesma coisa quando avistarmos uma arvore.
    Sem a faculdade da memória seriamos retardados mentais ou seja para executarmos ações simples e repetitivas do dia dia como escovar os dentes, toda vez gastaríamos horas raciocinando todo o processo e principalmente o porque de termos que executar aquela ação.
    Alem do instinto, por exemplo da ações involuntárias onde uma vez sentindo a presença do fogo sem precisarmos raciocinar o porque disto , basta algo quente se aproximar que o corpo ja possui o reflexo(raciocínio pré programado, condicionado, ou auto programado) de pular para longe.
    Mas sem a primeira conscientização do perigo do calor teríamos retardado este reflexo condicionado.
    sybok disse: É só uma questão de ordenar melhor suas próprias ideias e observar melhor sua própria mente.
    O mesmo vale para a memoria, não acessamos elas o tempo todo e ainda assim estamos sempre conscientes, e quando alguém perde a memoria, não perde a consciência.
    acredito que o cérebro físico sempre é obrigado a recorrer a memória,mas neste caso existem diferentes tipos de processo:
    Sub rotinas (adultos), um pre raciocínio com um processo ja definido para executar alguma ação
    Função: economizar tempo energia e poupar alguns neurônios.( escovar os dentes é um bom exemplo disso).
    inserir nova informação(criança): o cérebro será obrigado a consultar vários elementos mais simples registrados na memória, a pasta , a escova, água
    , movimentos necessários depois de muito tempo praticando o cérebro finalmente registrará todo esse processo na memória das sub rotinas, que da próxima vez sera executada automaticamente e não no passo a passo da primeira conscientização.

Acredito também existir a eterna memória da alma a partir do primeiro minuto da conscientização primeiro desejo do ser"eu", obviamente o grau de recordação é inversamente proporcional ao tempo da criação.
    a memória da alma poderá estar pré programada a fornecer apenas informações necessárias a possibilitar a execução de missão de vida pre programada pelos espíritos responsáveis pela reencarnação,
    Isto explicaria como crianças super dotadas conseguem apresentar um grau de conhecimento muito alem do seu tempo de vida na terra,e outras que afirmam ter lembranças de vidas passadas.

podemos ainda compartilhar de conhecimentos,memórias ou consciências, que não são nossas e sim induzidas externamente, a este tipo de consciência sem memória eu chamo de IIntuição: consciência sem raciocínio= ligação com mundo espiritual, ou no minimo acesso a memória pre reencarnação.
    sybok disse: CRIATURO disse: O desejo a intenção de se querer fazer o bem ou o mal, não é apenas uma ilusão do ego, é uma parte de Deus desejando sentir-se livre na forma humana.
    Você está iludido sobre isso.

ainda teremos certeza ou quase

....................continua
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não é nada diferente daquilo que vem sendo dito até agora, que o ego trata-se do atual funcionamento da nossa mente que tagarela o tempo todo sem controle.

Nada diferente? Sei.

Então matar o 'ego' seria matar a razão.

• sybok disse: Seria matar o atual funcionamento dela

Ok.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    .
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sybok disse: Fatos observáveis são simplesmente fatos. Observamos o Sol, isso é um fato.
    A forma como tentamos "explicar" os fatos é que estão sujeitas a duvidas e partem de hipóteses e podem resultar em teorias.
    É aqui que diferenciamos hipóteses puramente racionais e não falseáveis, daquelas que se baseiam em fatos e são falseáveis.

Agora, os fatos existem por si só, independente de nossas explicações.
    Fatos como a ilusão e o ego são simplesmente fatos observáveis como o Sol, não hipóteses ou teorias.

a nossa questão resumi-se a: eu não vejo o que isso defere para os fenômenos espiritas também observados, por que os seus fenômenos observados podem fazer da sua hipótese uma teoria comprovada e o fenômenos espíritas não ?Qual o motivo do seu pre conceito ? Os fatos observados que contraíram a sua crença voce desclassifica como falsos ?
    sybok disse: Qual o meio de verificação?
    Como eu posso observar o mesmo que tais espiritas observaram, para comprovar pessoalmente que eles não estão confundindo as coisas?
    A existência de um meio de verificação é o que diferencia uma coisa da outra.

No caso do "conhecimento" espirita ao qual você se refere, você ainda deveria separar o que são as hipóteses do que é conhecimento revelado.
    Revelação tem que ser uma coisa diretamente vista por você e com meio de saber que tal coisa é mesmo um fato e não uma alucinação. (a dor do parto da sua esposa é um bom exemplo de "revelação", pois é um fato que você pode ter confirmado, mas que terceiros não tem meios de verificar)
    Já as "hipóteses" puras são essas suas ai fruto somente da imaginação.

da mesma forma que eu poderia também observar o mesmo que voce afirma conseguir ver, eu teria que virar uma especie de monge iniciado ao despego, até conseguir chegar a iluminação , né ?
    Então para você observar fenômenos espiritas psicografia , vidência , intuição basta você começar crer e praticar, se te for permitido um dia voce conseguirá também ser iluminado por outro caminho que voce não crê ser ainda ser possível.
    existem alguns centros espiritas que ensinam técnicas pra este tipo de desenvolvimento espiritual.
    sybok disse: CRIATURO disse: segundo essa sua afirmação os fatos espiritas observáveis também poderiam ser considerados como uma teoria ao invés de simples hipóteses baseadas apenas na fé.

Não, não poderiam por não existir meio de verificação.
    Não estão por tanto sujeitos ao estudo.
    O espiritismo lida com duas coisas, hipóteses puramente racionais e suposto conhecimento revelado, que mesmo quando são reais, não estão sujeitos a investigação.

Isso é diferente de qualquer coisa que você possa observar pessoalmente.

se não me falha a memória, não foi voce que comentou que conheceu uma pessoa que conseguia ler a sua mente , tipo uma fusão ? Se não me engano era uma mulher que tenha esse poder, se não foi voce algum comentou isso.
    bom voce e o seu tio, eu e minha esposa ja tivemos o prazer de podermos compartilhar a mesma dor fisica( ou espiritual vai saber), por isso sabemos que isto é possível, agora talvez desenvolvendo tecnicas de Empatia espiritual esse fenômeno pudesse ser repetido com uma maior frequência.
    Existe uma ciência espiritual que ensina a captarmos memórias de espíritos deixadas em objetos e para desenvolver intuição.
    Existem algumas escolas de iniciação que ensinam técnicas de desenvolvimento espiritual , meditação e até a ciência do mundo físico por uma visão mais espiritualizada, mas sempre o nosso preconceitos aliados a falta de vontade nos tornam limitados as portas do conhecimento.
    sybok disse: ele quis dizer que não ha seres onde não exista pensamentos, apenas existências
    Tá louco Criaturo? Ele não falou nada disso.

"Penso, logo existo", não é uma afirmação sobre a existência de seres, é só uma prova da própria existência dele.

Seria o mesmo que dizer: "Eu ando e falo, isso prova que eu existo, com isso posso ter certeza da minha própria existência".
    Como dito, você está falando sobre algo desconexo.
    hummm! pode ser! e mesmo que tente provar ao contrario sempre deixarei algum tipo de duvida, ô vida cruel!
    Mas neste caso ele não falou nenhuma novidade, o problema é que você aceita a da possibilidade da existência de seres conscientes que não pensam (eu não...he...he..he.), na verdade quando voce se ilumina, seus pensamentos não desaparecem apenas tornam-se tão rápidos que dão impressão que estão parados.(essa foi boa heim ?), voce não deixa de pensar apenas passa a pensar em um outro estagio de consciência, talvez como nos sonhos que nos comunicamos apenas por uma especie de pensamento, isto faz parte da explicação de Xicó, não sei como isto foi só sei dizer que foi assim...
    da mesma forma que não precisamos pensar para termos consciência de uma arvore, neste caso não precisamos racionar sobre algo que ja havia sido racionado anteriormente, ou seja a consciência sempre busca em algum tipo de memória referencia passadas para comparação das informações presentes, raciocínio e julgamento da realidade a qual tenta ficar consciênte, esta memória pode ser própria da vida atual, de vidas ,passadas ou ainda induzida externamente por outras consciências.
    sybok disse: Eu falei sobre um fato observado e você tentou "refutar" tal fato observado com base nas suas hipóteses sobre como Deus nos criou.
    Ou seja, não apresentei teoria nenhuma, só relatei um fato que você tentou negar com base em hipóteses sobre o que você acha que Deus é e que nós somos.

não tentei refutar sua teoria porque acho que ela é possível, soou como uma tentativa de refutação porque eu me referia a impossibilidade dos acabarem com a ilusão de serem homens passando a serem Deus, em quanto voce afirmava ser possível anulação de uma aparente individualidade do ego passando ao estagio de uma união universal, sem a perda da identidade própria.
    Mas de certa forma independente das minhas crenças coniventes ou não, meu ego ateu sempre questionará e testará a consistências da fé alheia.
    Lembra quando eu disse que voce havia desistido muito facil da sua convicção, pois é eu te dei um xeque mate onde, para não ser incoerente voce foio obrigado abdicar da sua verdade inegável e assumir a possibilidade de ser apenas mais uma ilusão do seu próprio ego.
    percebi que voce ficou magoado e passou a me criticar duramente, mas faço isso penas para chamar atenção "que nada sei" tem razão e maturidade espiritual para poder reconhecer isso,caso bem diferente do seu discípulo que conflitado nos mesmo moldes espanou e ainda parece guardar magoas passadas, ô vida cruel.
    sybok disse: O mesmo ocorre com consciência, razão e memoria. E como já foi dito, funcionamos muito melhor quando a razão não tagarela o tempo todo.

voce refere-se a um tipo especifico de razão, quando na verdade desliga uma e ativa outra como ja disse a luz que ilumina uma sala não tem potencia suficiente para poder iluminar a próxima, então para conhecer a próxima e acabar com a novas ilusões de la , voce terá que aprender ascender um luz interior mais potente:

resumindo a grande ilusão é achar que toda ilusão terá fim.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Eu não tratei de conhecimento revelado, mas de conhecimento observável e acessível a qualquer um.
    Existe uma diferença entre uma coisa e outra.

uma psicografia é tão observável e acessível ,quanto a sua iluminação do ego mecânico,basta você ter fé que isto seja possível e praticar muito.
    continuo não vendo muita diferença.
    sybok disse: Estar consciente de algo Criaturo, é simplesmente "observar" algo, você não precisa "entender" o que observa nem moralizar o que vê.

Quando você vê seu mouse você está "ciente" dele.

interessante foi eu quem disse que a consciência inicia-se a partir da percepção do sentido,sobre tudo do desejo de ser "eu".
    é difícil querer visualizar consciência sem julgamentos de raciocínios
    sybok disse: Quando você vê uma arvore pela primeira vez, já fica "ciente" dela e de cada uma de suas folhas, não precisa "raciocinar" sobre elas, nem precisa "saber" que aquilo é uma arvore.

isso depende do grau de memória e principalmente qual o grau de interesse que o individuo tenha em relação ao objeto visto, provavelmente se alguém visualizar um objeto que lhe é desconhecido e desinteressante, em breve tempo ele terá deletado ou então arquivado tal imagem nas casinhas mais distantes localizada dentro da sua memória, de tal forma que na maiorias dos casos em que rever o objeto afirmará ser o mesmo desconhecido por ele.
    Da mesma forma quando nos é apresentado alguem muito desinteressante se no momento nossa atenção esta muito voltada para outro fator, muito provavelmente se dias depois nos for apresentado a mesma pessoa agimos inconsciente como se a estivéssemos vendo a pela primeira vez.
    Mas o mais interessante é quando realmente nunca tenhamos visto alguem e ficamos com a sensação que ja nos conhecemos a muito tempo, quando ha simpatia isto é muito bom, caso contrario...deixa para la, coisa de memórias passadas quero dizer vidas.
    Da mesma forma quando alguém dirigi e olha para frente com a consciência voltada para o que houve em um celular seu olhos informam o que esta vendo, mas mas a consciência parece ter desligado parcialmente o sentido da visão e se concentrado na audição e raciocínio na conversação.
    sybok disse: Como dito, você não ordena seus pensamentos, não separa conceitos e não busca se quer entender as diferenças entre essas funções.
    A conversa fica impossível assim.
    Você tem que no mínimo saber a diferença entre "ver" e "pensar".
    Se eu procurar começar a entender e ver como voce facilitaria mais ?
    o problema é que temos cérebros e olhos diferentes, assim um Empatia de 100% é quase impossível.
    sybok disse: Você se apressa muito em querer "explicar" as coisas, e se dedica muito pouco a observá-las para tentar compreendê-las.

olha vou seguir o seu conselho não por concordar com todos esses seus conceitos subjetivos, apenas por reconhecer que os meus também são falhos.
    sinto logo existo!
  • MarcioMarcio Membro
    Desculpem esse ímpio aqui. Eu devo estar devendo comentários ao Ayyavazhi, ao Sybok, ao Criaturo, à Sal, ao Percival, ao Erivelton. Ops! Erivelton não. Erivelton é do outro tópico.

Estou perdidinho!!!!
    Post edited by Marcio on
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • sybok disse: Não se preocupe, a essa altura estamos todos.

Ei !!! Agora que tö me achando, rs
    Marcio disse: Estou perdidinho!!!!

poderia te ajudar penso que voce mora mais próximo da Crentolandia do que da Ateulandia
    sinto logo existo!
    sybok disse: Dificuldade de investigação não importa, com tanto que exista um meio de verificação.
    REVELAÇÃO e coisas que depende de FÉ, não estão sujeitas a investigação.

Se o allan kardec pensasse assim não teria codificado a doutrina espirita
    sybok disse: Se existe necessidade de crença então não está somente sujeito a verificação.
    Idem se é necessario "permissão" de espíritos superiores.

Isso já mostra que falamos de coisas diferentes, uma vez que falo sobre o que pode ser verificado por qualquer ateu cético.

continua sendo parcial, para todo novo conhecimento precisamos ter fé que isso seja possivel, caso contrario nunca daremos o primeiro passo voluntariamente.
    voce ainda não conseguiu justificar qual é a diferença entre passar anos tentando um contato espiritual praticando a psicografia e passar anos se dedicando a meditação para se atingir iluminação da consciência.
    Ambas as coisas podem ser verificadas por qualquer pessoa basta ter fé e boa vontade,assim ambas devem ser classificadas com o mesmo grau de possibilidade e dificuldade .
    sybok disse: Isso significa que por exemplo, mesmo que existissem técnicas onde qualquer ateu cético pudesse aprender a "ouvir vozes na própria cabeça", isso não provaria a comunicação com espíritos, pois ainda seria necessario um meio de provar que tais vozes não são somente alucinação.

Como dito, falamos sobre coisas distintas, você ainda precisa aprender a conceituar as coisas e entender as diferenças pertinentes entre elas.

interessante! mas, não é voce que prega a iluminação que cala as vozes (pensamentos)ou ilusões da sua "cabeça" ?
    sybok disse: CRIATURO disse: seus pensamentos não desaparecem apenas tornam-se tão rápidos que dão impressão que estão parados.(essa foi boa heim ?),
    Não vou nem comentar essa asneira Criaturo...

não tem nada de asneira nisto, asneira é voce dizer que sua consciência consegue olhar para uma arvore e que não precisa racionar para saber que é uma arvore, voce acha muito inteligente dizer que podemos ter consciência própria do mundo externo sem precisarmos raciocinar pra isso? pelo menos aqui no planeta terra o raciocínio ainda é necessário para se ter consciência de uma realidade visível a todos.
    Mas voce não esta se referindo a realidade da grande maioria , não é verdade?
    Seu conceitos de consciência iludida, ego, pensamentos escravizantes,mente, sentimentos tudo isso é baseado em fatos observáveis de uma verdade inegável conseguida apenas pelos seres ja "iluminados".
    este é o motivo da nossa divergência enquanto eu sou só mais um escravo iludido pelo ego , voce ja é um mestre iluminado pela verdade e senhor do próprio ego.

sybok disse: CRIATURO disse: forma que não precisamos pensar para termos consciência de uma arvore, neste caso não precisamos racionar sobre algo que ja havia sido racionado anteriormente
    Como dito, se fosse assim, você nunca seria capaz de ver nada novo, nada que nunca tivesse visto antes e raciocinado sobre.

tudo que é visto pela primeira vez ativa nossa consciência que passa a raciocinar e tentar entender sobre a nova realidade dessa existência , para isso ela compara informações ja registrada na memória passada, registrando nela este novo conhecimento adquirido.
    Se considerarmos a eterna pluralidade da existências fica muito difícil distinguir o novo do ja conhecido.
    sybok disse: Quando vimos uma arvore pela primeira vez, não tínhamos nenhuma memoria disso nem nenhum raciocínio guardado, ainda assim pudemos ver a arvore com cada uma de suas folhas.

Ver e pensar são processos diferentes.

estamos falando de consciência que é o julgamentos dos sentidos, ver não é estar consciente da existência é isto que nos diferencia dos animais, ou mesmo de consciências físicas ainda em desenvolvimento, um bebe vê objetos sem ter nenhuma consciência do que seja tais objetos.
    analogamente um robô também é capaz de captar um imagem mas, se não tiver um processador para raciocinar tais informações, comparando do a com outras imagens acumuladas na sua memória, podemos dizer que a imagem captada tornou-se inconsciente para o robô e inútil para nós.
    sybok disse: CRIATURO disse: voce refere-se a um tipo especifico de razão, quando na verdade desliga uma e ativa outra como ja disse a luz que ilumina uma sala não tem potencia suficiente para poder iluminar a próxima, então para conhecer a próxima e acabar com a novas ilusões de la , voce terá que aprender ascender um luz interior mais potente:
    Tipo especifico de razão?
    Você continua misturando tudo. Não sabe nem a diferença entre memoria e razão e já está imaginando outros tipos de razão... Muita calma nessa hora Criaturo, que você já não está falando nada com nada.
    eu pensei que discutimos no âmbito dos conceitos filosóficos e subjetivos e não os convencionados pelo dicionario, ou então principalmente os convencionados pelo seu entendimento.
    basta tentar diminuir um pouco da sua iluminação que ela passa a brilhar menos?
    qual o problema em ter que admitir que a sua iluminação pode não ser a total nem a final, só porque afirma ter conseguido acender um fosforo em meio a escuridão do universo ja se considera um visionário do alem ?
    Não digo que que não tenha sua luz própria mas, dai a dizer que ja possui potencia para iluminar qualquer dimensão não passa de uma verdadeira ilusão do seu ego que ainda não foi totalmente iluminada .
    sybok disse: CRIATURO disse: uma psicografia é tão observável e acessível ,quanto a sua iluminação do ego mecânico,basta você ter fé que isto seja possível e praticar muito.
    continuo não vendo muita diferença.

Não, não é.
    A necessidade de "fé" já mostra uma das grandes diferenças.

Agora descreva os passos ai para que eu possa comprovar a psicografia.
    Essa é outra diferença.

Na psicográfica você só pode ter fé, não pode dar passos dizendo como alguém pode fazer para confirma-la.

1) tenha fé que isso é possível (esta é a parte mais difícil abandonar pre conceitos enraizados a anos)
    2) leia o livro dos médiuns
    3) dirija-se até um centro espirita kardexista sério , que tal a confederção espirita perto de onde voce mora, faça um curso de 3 anos evangelização e praticas mediúnicas
    4) disponha-se a praticar
    5) se for menos incrédulo poderá ver e crer pessoalmente em testemunhos de pessoas que receberam mensagens psicografadas
    como de um amigo meu quase ateu, que foi obrigado a viajar kms para levar sua irmã a Uberaba para conversar com chico Xavier, após sua sobrinha enquanto brincava ter caído de cima de uma lage e morrido sua irmã sentia-se culpada e queria conversar com ela.
    Meu amigo mesmo descreditando em consideração ao sofrimento da irmã foi até minas, porem ambos não comentaram a ninguém sobre o que iriam fazer.
    Chegaram la a noite, estava o salão cheio de gente apenas disseram que precisavam falar como Chico, sem dar maiores detalhes do porque , foram informados que todos que se encontravam la desejavam a mesma coisa que apenas sentassem no meio da multidão e que aguardassem pacientemente.
    e assim ficaram até que alta horas da madrugada, alguém levantou na mesa em que o chico estava e disse: Esta presente aqui fulana de tal ?
    Ao escutar o nome e sobre nome da sua irmã ser pronunciado ,meu amigo ficou admirado, enquanto chico psicografava ia dizendo a para irmã dele:
    Sua filha fulana de tal, esta aqui acompanhada pela vó fulana de tal ela diz que a senhora não deve culapar-se por que aquilo não passou de um acidente que distraída enquanto brincava havia caído.
    toda essa família é descendente de orientais, muito intrigado meu amigo foi pesquisar com os mais antigos quem seria aquela avó desconhecida, quando foi informado que tal pessoa era um tataravó.
    assim é que o meu amigo japonês de quase ateu foi convertido para de quase ateu para espirita convicto.
    Se céticos afirmarem , que isso não passou de informações vazadas e uma conspiração armada para iludir o meu amigo, ai é com cada um.
    Se preferem ficar acreditando em fotos do chico ao lado de falsas incorporações, eu ponho minha fé em testemunhos de pessoas mais próximas do que de fofoqueiros desconhecidos.

sybok disse: Criaturo, você não sabe a diferença entre consciência de razão, o que te faz pensar que sabe de onde a consciência se inicia?
    Quem disse que sabe o que é o "eu"? E quem disse que a consciência inicia-se de um "desejo".
    Desejos são atributos do ego e serão eliminados, não dão origem a nada além de sofrimento.
    parabens por essa conclusão inteligente pois
    Exato! se o desejo é apenas um atributo ilusório do ego, é isso que pode estar justificando este seu desejo por uma "iluminação" dando sentido a razão desta sua vida.
    uma ironia desapegar-se do mundo apegando-se a uma iluminação, parece mais coisa de um fanatismo religioso.
    um vaga-lume possui luz própria capaz de iluminar apenas realidades proximas
    sybok disse: Veja sua confusão Criaturo.
    Se o fulano vê um objeto e diz que ele é "desconhecido", então ele está ciente desse objeto mesmo sem saber o que ele é e mesmo sem nunca ter pensado sobre ele.

Não adianta você ficar ai dando voltas, pensamento não tem nada a ver com consciência.
    Ver e raciocinar são coisas absolutamente distintas e realizadas por ferramentas distintas, como um processador e um HD.

Vcoe confunde visão com consciência, o primeiro é um atributo do segundo, ou alguém que ainda não tenha uma consciência pode te algum tipo de visão ? que tal uma pedra que você considera como um ser existente?

obs: olhar para o interior e enxergar a luz própria é bem mais difícil que conseguir mostrar a verdade inegável da iluminação solar.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Organize suas ideias Criaturo.

releia o comentário porque eu ainda estava editando
    sinto logo existo!
  • Sabe Sybok não posso avaliar o que seja a iluminação mas mesmo com uma alteração de consciëncia digamos mesmo que se consiga sair do estado de vigília ainda temos que lidar conosco , com quem somos, ou essa alteração também nos vira do avesso ocorrendo uma mudança dramática em nosso ser?
  • sybok disse: Kardec está muito longe de ter "investigado" algo e atuado como religiosos como Buda, Lao Tsé, Cristo e outros.

investigou os fenômenos coisa que o seu pre conceito , nunca vai te permitir fazer.
    sybok disse: Desculpe Criaturo, mas se Kardec não tivesse codificado a doutrina espirita, não faria muita falta e até evitaria algumas confusões.

esta sua fé convicta na existência de um único caminho para iluminação o impede de ver outros caminhos possíveis.
    Na nossa vida pratica iludidos ou não o que todos desejam é poder vivenciar um mundo mais agradável, compare quantos conhecedores da sua "verdade inegável", trabalham para construir este mundo melhor com os que tornaram se espiritas.
    Voce lembra do seu sonho: "ou voce trabalha para eles, ou trabalha para mim ?"deveria refletir mais sobre isso com outros olhos.

Dentro de cada ser existe uma verdade oculta até para o próprio ser:
    Você não gosta do mundo em que vive, é revoltado contra a sua vida e contra quem te criou assim.
    Isso te leva a procura por outras realidades que lhe pareçam mais agradáveis ao ser.
    Eu estou satisfeito com a vida do jeito que ela é com lagrimas e sorrisos, admiro as obras do criador e sou grato por todas elas, mesmo as que ainda não possuo maturidade para entender tenho fé que são necessárias a manutenção da vida, dentro da aceitação da realidade que vivo, procuro entender e tentar justificar a vida do jeito que ela é e não do jeito que eu gostaria que ela fosse.
    E dentro dessa linha de convicção eu faço da vida como ela me foi concedida como a vida que eu gostaria de ter e sou grato por tudo isso.

sybok disse: Claro que não Criaturo. Tanto não demanda fé que eu fiz isso enquanto ateu.

se não tinha fé que isso era possível então por que se deu ao trabalho ?
    sybok disse: E outra diferença obvia, além do fato de que não existem técnicas que possam ser seguidas por qualquer um, para se falar com espíritos, está no fato de que a hipótese espíritos por si só é sobrenatural.
    a mesma que a sua, jejum e abstinência sexual.
    drogas também são sobrenaturais
    sybok disse: Já atingir um estado distinto de consciência, não só lida com algo simples e que já se sabem reais (estado alterado de consciência), como existem técnicas para se fazer isso.Ninguém vivo hoje raciocina sobre tudo o que vê, todos estamos o tempo todo conscientes de coisas sem pensar sobre elas.

talvez voce esteja se referindo as ações involuntárias controlada pelo sistema nervoso autônomo, como a respiração, circulação do sangue, reflexos involuntário, neste estado de inconsciência dos sinais enviados pelos elementos sensoriais do corpo de fato ainda parece haver outra forma de consciência.
    Mas estar inconsciente é ver sem estar consciente do que se vê.
    Inconsciência é quando mesmo que os seus sensores físicos estejam funcionando perfeitamente enviando ao cérebro informações sobre a nossa realidade física, a sua consciência esta desligada, inibida não consegue processar tais informações ficando inconsciente desta realidade.
    ver não é estar consciente ! pessoas que dormem com os olhos aberto continuam enviando sinais de imagens externas para o cérebro, porem a sua consciência esta desligada, desconectada ou anida direcionada para o outras realidades, no máximo tais imagens ficarão gravadas na memória do inconsciente em stand by , para uma possível necessidade futura onde sera enviada para a memória do consciente.
    alias na revista super interessante eles mostram estudos comprovados por tomografias computadorizadas que sob hipnose a cor azul sugestionada vermelha, formada se uma imagem vermelha na área do cérebro responsável pela interpretação de tal imagem.
    Neste caso ver não é estar consciente da realidade, digamos que a hipnose inibi um julgamento real daquilo que se vê, distorcendo o sinal dos olhos enviados para o cérebro.
    sybok disse:
    Ou seja, sem meios de investigação... é preciso FÉ.

não, é preciso ter alguma fé para começar investigar algo.
    sybok disse: Continua desorganizado e sem saber separar o que é consciência e razão.

quando voce se encontra no seu estado "iluminado" esta mais consciente ou esta perdendo a consciência desse mundo?
    Sabemos que drogas causam ilusões que fazem as pessoas acreditarem que são capazes de voar, mas somente outros drogados poderão compartilhar da mesma visão.
    sybok disse: enquanto nossa consciência é bombardeada simultaneamente com tudo isso, nossa razão está lá somente com um pensamento de cada vez, sem precisar raciocinar sobre o resto (cores, odores, etc...)

para o ser humano comum a realidade só passa existir no momento que sua consciência processa tais informações enviadas pelos inputs,mas ela não consegue processar e julgar todas essas informações simultaneamente normalmente se liga nas que julgar serem vitais a manutenção da sua própria existência.
    Acredito que exista outra forma de consciências alem do cérebro, Jesus afirmou ter visto Natanael sentado de baixo de uma figueira muito alem da capacidade da sua visão fisica, ou seja de alguma forma a consciência da realidade cristã, estava alem de um corpo físico.
    Se voce afirma que ver é estar consciente, como Jesus conseguiu ficar consciente do que Natanael fazia sem ter visto isto?
    sera que Jesus conseguia manter a consciência em dois lugares simultaneamente ?
    Se sim, ver não tem nada a ver com estar consciente.
    alias num raro momento que em que perdia consciência deste mundo , apesar dos meus olhos e ouvidos terem sido desligados meus pensamentos e raciocínios continuaram muito conscientes
    sybok disse: Andamos pela rua pensando no que iremos comer quando chegar em casa, enquanto não pensamos em nada do que está ao nosso redor, mesmo assim estamos conscientes de tudo, do vento, das pessoas, dos buracos no caminho, dos carros, etc, e nossa razão não pensa sobre nada, só sobre o jantar.
    vai falar isso para os atropelados, os que caíram em bueiros, bateram o carro por causa do celular, ou seja consciência no estado normal ainda não conseguem atingir este seu grau de "percepção iluminada" unindo tudo, todos ao Todo.

sybok disse: A consciência recebe simultaneamente dados de todos os sentidos e também da razão, os dados da visão, dos ouvidos, nariz, tato, etc, não passam pela razão, só pensamos nessas coisas SE escolhermos pensar sobre uma delas.

enquanto estes dados não passarem pelo crivo da razão serão ignorados pela nossa consciência como se fossem inexistentes.
    sinto logo existo!
  • Sybok não tem jeito de perguntar de forma delicada, a sensação que vc teve foi de estar 'robotizado'? Ou de um 'piloto automático'?
  • sybok disse: Não me pergunte como eu fazia escolhas nesse estado, não sei dizer, mas não era com a razão, eu não "pensava" então não existia o dilema "ir por aqui ou por lá". Eu simplesmente levantava e fazia as coisas sem raciocinar sobre elas.

estava sonhando ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Foi o oposto do que você sugere, foi como se pela primeira vez na vida eu tivesse me libertado de um tipo de inteligencia artificial "mecânica" que antes me dominava.

Apesar de lembrar que vc já havia dito de se sentir mais vivo do que nunca isso entra em conflito no primeiro momento com essa sua fala
    sybok disse: Mas veja, sem questionamento não lidamos com nós mesmos como fazemos hoje, não pensamos, não julgamos, não desejamos. Não existe conflito interno nem bate papo consigo mesmo.
    Não me pergunte como eu fazia escolhas nesse estado, não sei dizer, mas não era com a razão, eu não "pensava" então não existia o dilema "ir por aqui ou por lá". Eu simplesmente levantava e fazia as coisas sem raciocinar sobre elas.

entende a dificuldade de compreender? Porque a impressão que dá é a da robotização.

sybok disse: Kardec "filosofou" sobre coisas, pesquisou textos e conversou com crentes, mas não investigou fatos observáveis nem olhou para dentro de si.
    Por isso mesmo temos textos racistas como parte de sua "obra".

ele conversou com médiuns ouviu o que eles tinham a dizer sobre o mundo espiritual e codificou a doutrina espirita.
    Apenas pela D.E divergir da sua visão própria ou adotada de outros mestres, voce possui pre conceitos enraizados contra ela e ironicamente critica os do Kardec.
    De fato ele publicou na revista espirita um artigo racista influenciado pela cultura da sua época afirmando que os negros selvagens não possuíam um cérebro capaz de abrigar espíritos evoluídos,mas ele tambem disse que tal fato não era um demérito pois considerando a pluralidade das existências, ele mesmo no passado ja tinha sido um selvagem.
    sybok disse: Vejo que você é um espirita apaixonado e que não gosta de críticas a sua fé.

que nada! fique a vontade não sou partidarista extremo de nenhuma religião nem das minhas próprias hipóteses, apenas tenho uma certa afinidade com a DE, por reconhecer nela algumas verdades praticas , procuro ver o que de bom as religiões e crenças na pratica oferecem de bom.

sybok disse: Então não leve para o lado pessoal se não tenho tato ao atacar sua fé, isso não significa que eu não tenha respeito por você, muito pelo contrario é por te respeitar que não gosto de te ver iludido pela mentira.

eu agradeço e a reciproca é verdadeira, não divirjo das suas crenças parcialmente, não por te considerar apenas mais um iludido e sim para especular a consistência delas mas, todo conhecimento testado é motivo de contrariedades mas, também de uma maior reflexão. Alguns pontos da minha fé na espiritualidade de fato podem estar equivocados, iludido e deslumbrado mas, como poderia negar observações feitas antes de conhecer a D.E, que mais tarde só veio confirmar e esclarecer o que eu ja havia observado, na verdade quando vê algo e alguém mais sábio vem e confirma o que voce acredita ser o certo, voce sente afinidade de idéias.
    Na verdade o nosso ser possui uma tendencia natural em seguir por um determinado caminho que poderá ser alterado ou não, depende da persistência e das consequências encontradas ao longo do caminho que cada um escolhe.
    Mas o mal de toda crença sempre será o orgulho de acreditar-se o mais sábio.
    Na verdade a minha divergência proposital tem o objetivo de especular a consistência da sua crenças entender mais e aprender alguma coisa com elas.

Vejo que com voce aconteceu a mesma coisa, embora por outro caminho da fé:

sybok disse: CRIATURO disse:
    se não tinha fé que isso era possível então por que se deu ao trabalho ?
    Eu buscava a verdade e já tinha percebido de modo subconsciente que uma ilusão cobria o mundo, muito embora na época ainda desconhecesse a intensidade dessa ilusão ou o significado dela. Na época eu não via isso como uma "ilusão", mas estava sismado de que alguma verdade se ocultava e poderia ser vista. Já tinha buscado por respostas na filosofia e na psicologia, mas sem encontrar explicação, quando me deparei com certos textos religiosos entendi a "teoria" por trás daquilo.
    sybok disse:
    O fato é que conforme eu fui estudando religião eu simplesmente percebi que eu já vivia como um monge.
    Eu era ateu, mas era celibatário, não ouvia musica desde os 13 anos e vivia afastado do resto da sociedade, sem baladas, sem amigos, etc...
    Pra mim foi fácil, só precisei introduzir a meditação, pois as outras práticas já tinha naturalmente chegado a elas.

um ateu estudando religião ? Ser antissociável faz parte da natureza do signo, sou muito seletivo nas minhas amizades por dispensar futilidades sociais e falsidades mas , sempre gostei de musica pois anima o meu ser, saia muito na noite na maior parte mesmo que solitário a procura da minha cara metade.
    Atingindo o objetivo voltei ao estado normal da não sociabilidade.

olha ouve um tempo que entre a vigília e o sono eu me pegava em pensamentos desconexos, ai comecei a me ligar mais neste fenômeno, também crendo que havia algo em oculto ,mas com tempo passei a me preocupar apenas com minhas hipóteses.
    sybok disse: "Se o desejo, que se aloja na raiz de toda a paixão humana, puder ser removido, aí então, morrerá esta paixão e desaparecerá, conseqüentemente, todo o sofrimento humano." - Buda.

"Se o desejo, que se aloja na raiz de toda a razão humana, puder ser removido, aí então, morrerá esta razão e desaparecerá, conseqüentemente, todo o sofrimento com os seres humano." - Criaturo.

ha...ha..ha..ha..ha....pontos de vista diferentes voce e o Buda que me perdoem.

Perca o seu desejo , que você sera qualquer coisa menos um ser humano , querer ser mais evoluído é natural, mas deixar de ser humano é impossível.
    sybok disse: Se você não questionar sua própria convicção, nunca vai perceber que se você realmente tivesse fé na obra de Deus, não precisaria criar desculpas para justificar as injustiças e contradições, aceitaria simplesmente de modo submisso a vontade do Criador, mesmo sem ser capaz de compreendê-lo.
    Do tipo "NadaSei" :
    "não sei por que é assim mas, se Deus fez assim , isto é o certo"
    muitas vezes tentando justificar minhas hipóteses me pego em contradições, tai um bom exercício tentar me auto refutar essa briga entre o ego crente e o ateu vai ser boa para acalmar o ego crente mas, no fim será como jogar xadrez consigo mesmo.
    A sua visão consegue distinguir os sentimentos da razão, eu não.
    sybok disse: Precisamos de fé no sentido de confiança em Deus, algo perfeitamente compatível com o ceticismo, não precisamos fé no sentido de crença em falsas explicações sobre a obra de Deus.
    Faz parte da ignorância desejar defender Deus inventando mentiras.
    a minha fé na existência de inteligencia fora do corpo nasceram de observações em fatos acontecidos na minha vida, talvez minha visão da razão de como, porque e por quem, possam estar deturpadas pelas minhas crenças ilusórias mas, tais fatos são reais e evidenciam a existência de tais inteligencias, seja ela Deus, deuses, ou homens desencarnados.
    sybok disse: Isso ainda me atraiu devido ao fato de que eu já investigava minha mente usando drogas e achei bem interessante a ideia de um estado alterado de consciência como esse descrito, fiquei bem curioso em conhecer tal estado, tanto quanto fiquei curioso em tomar LSD. Queria conhecer o "efeito".
    Tenho meus pre conceitos contra drogas

sybok disse: CRIATURO disse: Acredito que exista outra forma de consciências alem do cérebro,
    Você ainda não sabe separar o pensamento do resto e está tentando imaginar outras consciências?

o problema que temos visões diferente e mesmo quando estamos falando a mesma coisa isto gera mal entendidos, se eu digo acreditar em inteligencias ou consciências fora da materia ,me refiro a seres espirituais, você ja considera que tudo seja material e fora da matéria não pode haver consciência ou inteligencia, como disse ainda estou tentando melhor entender sua visão da vida,.
    sybok disse: Diga ai Criaturo, o que você "acha" que é o pensamento?

ainda não "pensei" sobre isso....he..he..he.he
    Somos no minimo um ser dual, ou seja o mecânico formado pelo corpo e uma inteligencia espiritual tentando comandar o corpo a inteiração disso resulta na consciência do ser humano um bichinho muito complicado de se entender.
    o pensamento puro seria a própria consciência espirito, que encarnado passa a sofrer uma maior ação da matéria capaz de promover alterações na sua consciência espiritual.
    após o desencarne o espirito leva consigo as impressões sofridas enquanto esteve na matéria.
    você considera o sentido da visão como sendo a própria consciência ?
    um cego de nascença esta inconsciente da realidade que nos cerca ?
    na sua visão consciência não raciocina ela apenas vê, sente e observa ?
    pelo menos fora do corpo humano ela mantem o desejo de tomar decisões ?
    sybok disse: CRIATURO disse: enquanto estes dados não passarem pelo crivo da razão serão ignorados pela nossa consciência como se fossem inexistentes.

Se fosse assim não poderíamos ver nada novo, não enxergaríamos nada pela primeira vez.
    E se fosse assim, você não poderia estar vendo a tela do seu PC agora, pois primeiro você VÊ as imagens, e só depois começa a raciocinar sobre o que está vendo.
    Primeiro você fica ciente de algo, só depois é que questiona o objeto do qual tomou ciência.

a consciência de algo da forma mais conhecida é o resultado do julgamento dando razão a interpretação de todos os sentidos , não apenas da visão.
    Mas sendo um atributo do espirito em condições mais raras a visão da consciência espiritual pode ir alem dos limites dos olhos humanos, quando o corpo esta em um local um vidente consegue ver cenas em outro.
    Pessoas em cirurgia apresentando estado de quase morte, com perdas dos sentindo ao voltarem conseguem descrever, todo processo cirúrgico e também quais eram os médicos que participam da cirurgia.
    provando que a consciência esta acima dos simples sentidos do corpo.
    Alguns casos relatam com precisão cenas ocorridas em outros ambientes do hospital, alguma descrevem também a presença de outros medico espirituais participando da cirurgia, tudo isso são relatos dos próprios médicos registrados em artigo e livros publicados mas, eu sei que tudo isso voce considera apenas como um ilusão provocada por drogas.
    sybok disse: Primeiro você fica ciente de algo, só depois é que questiona o objeto do qual tomou ciência.

sentimento só é possível a seres conscientes e o desenvolvimento da razão forma a consciência do o ser" eu" e não ser o outro.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Sim entendo, hoje nos confundimos com o ego, é por isso que sempre digo que é ELE quem faz escolhas e nos escraviza, e, como nos confundimos com ele, ao imaginar o que seria calá-lo, imaginamos que iriamos calar o nosso próprio "eu".

Só consegui entender o que vc fala quando definiu o 'seu' ego como a razão, o 'meu' ego é outra coisa, rs. Estou sentada em cima do meu julgömetro tentando simplesmente entender o que vc descreve.
    sybok disse: A realidade no entanto é oposta a isso, quando calamos essa voz pela primeira vez, nos libertamos pela primeira vez na vida e assim descobrimos que nós não somos o ego, descobrimos que esse é um falso "eu".

Isso é como tirar a própria identidade então a menos que passe pela experiëncia é impossível de se imaginar.
    sybok disse: Digamos que hoje o meu próprio ego consegue se ver melhor e analisar a si próprio, conseguindo perceber a própria mecanicidade e como ele rouba atenção da consciência.

A pergunta que fica é quem é vc afinal? Quando se despe da razão.
    sybok disse: Isso significa que mesmo de volta a vigília eu percebo claramente que o outro estado era mais desperto e livre, o que mostra tal que "percepção" não era somente uma "viagem" daquele estado, ela ainda pode ser percebida hoje na vigília e compreendida racionalmente

Fica a pergunta, como se funciona nesse estado?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.