Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Sei lá se está ligado ao que o Dr Monstrinho produziu, faz parte do meu aprendizado sobre mim mesma e os outros da espécie, é aquele negócio das facetas.
Eu falo mas não nesse momento, rs.
Conheço os limites da imaginação, prefiro fatos e se possível vividos por mim mesma quando não por vezes a parametrização ajuda. Estou fazendo essa colocação por acreditar que se pode chegar ao mesmo ponto por caminhos diferentes.
Um talvez é que esse estado possa ser alcançado de forma paulatina. Não sei.
Até aqui tudo bem, está de acordo com o que penso
Até onde entendi a partir do momento que a razão cessa o questionamento também acaba então ser sem saber como se é faz parte e desculpe mas tenho dúvidas se o falso 'eu' foi verdadeiramente suprimido ou não foi percebido pela falta da razão em ação.
entendo algumas escolas de iniciação tambem adotam esse método,mas me diga uma coisa a vida é real, ou voce encara a vida como se fosse uma ilusão ?
e como chegou nesta certeza ?
Religião = crença na continuação da vida após a morte ela não é formada só por hipóteses escritas em um livro, ela é formada pela observações de fenômenos como, aparições de pessoas ja falecidas, sonhos proféticos, intuições, previsões e mais recentemente a psicografias.
Voce ja possui uma certeza enraizada de que não existe um mundo espiritual,nem espíritos nem vida após a morte do corpo fisico, por isso se nega a aceitar esta possibilidade de que a morte não seja mais do que a continuação da vida atual, sem muita alterações milagrosas .
Assim é natural ver a DE como mais uma ilusão das consciências humanas.
Se entendi mais ou menos a sua visão materialista quando o cérebro para de funcionar o que sobra é uma consciência como uma tela em branco inativa até encontrar matérias que possam imprimir novas realidades nela.
sinceramente eu ainda não consegui ver nesta sua explicação uma lógica aceitável capaz de justificar a nossa existência?
Penso que você conseguiu alcançar um estado de consciência capaz de perceber uma vida mais intensa, com sentidos mais apurados capaz de proporcionar uma sensação de unidade com o todo e com todos.
Mas isso não significa que seja um estado permanente a ser alcançado e sim temporário, ou sinda apenas um próximo estagio, também não significa que todos terão que passar por ele, nem que não exista outras realidades ainda desconhecidas.
esse estado que você afirma ter conhecido seria o estagio final, ou seja o ultimo estado da consciência a ser alcançado?
o problema é o seguinte você só considera fatos observáveis e verdades inegáveis aquilo que você vê e preconceituosamente conceitua como ilusão os fatos observados pelos outros, voce fala bem do que conhece e mal do que desconhece.
A sua experiência criou a sua crença, e dos outros a crença alheias .
vou te dar alguns fatos reais repetidos de pessoas conhecidas, porem não registrados:
Previsão da Própria Morte:
1) Um adolescente disse que seu pai chamou a tia dele e pediu que ela prometesse que iria ficar responsável por seus filhos, era pintor caiu com a escada e morreu.
2) uma senhora idosa reuniu todos os seus filhos e começou descrever o comportamento de todos, recomendando que um tomasse conta do outro moreu logo apos a reunião sentada assistindo tv.
3) a vizinha de uma amiga minha tocou a campainha do apartamento dela e disse: "eu vim aqui para voce me maquiar, porque daqui a pouco eu vou morrer e quando vierem buscar o meu corpo eu quero estar bonita."
Minha amiga estranhou ,mais atendeu o pedido dela que agradeceu, se recolheu e morreu mesmo.
4) uma mãe de um colega meu me disse em um dia "fui viajar para MG para ir morrer perto dos meus parentes mas, como eles me mandaram de volta eu vou morrer aqui mesmo. Morreu no outro dia.
Comentando isto com um parente dela de minas ele me confirmou que ela ja teria previsto a própria morte la em MG.
Todas essa pessoas inclusive eu estávamos iludidos ?
Porque voce acha que eu deveria desprezar experiências vivenciadas por mim ?
E olha que eu teria muitas outras para contar ,mas apenas para quem tiver ouvido para ouvir.
o que impede de haver um mundo espiritual tão real quanto o nosso e que exista uma comunicação possível entre eles ?
Oras a existência de um mundo espiritual é tão possível quanto esse, o grau de dificuldade de existência seria o mesmo, de onde saiu o mundo material também saiu o mundo espiritual, ou ainda tudo é uma só coisa Deus separado apenas por diferentes níveis de consciências sintonizando realidades diferentes.
somos todos esquizofrênicos ?
voce é budista ?
................minhas energias se foram então até a manhã!
sem nenhuma consciência sem existências
do seu ponto de vista pessimista sim mas, do meu existe um equilíbrio necessário entre o sofrimento e o prazer.
alem do mais eu não disse que o nível atual da ignorância e do sofrimento não regrida, pois o progresso também é eterno, assim sempre teremos o que aprender e para isso o desejo é necessario para formação do ser eu e não ser todos.
Sim desconheço por isso mesmo não saio afirmando que a realidade dos outros não passem de ilusões, é claro que eu tenho duvidas e você ?
vejo a vida como uma semente sem uma interatividade social ela perece, então é jogada na escuridão da terra e dela retira seus nutrientes e lá "deseja" sair a procurar pela luz, cresce a o ponto de servir de abrigo e sustento para outros seres, cumprindo sua função transforma-se novamente em semente e o ciclo recomeça.
Acredito que em quanto criaturas, embora aja um tendencia lógica em diminuir sempre haverá um grau de ignorância por consequência também de um descontentamento ao qual conhecemos por sofrimento.
talvez isso não passe de uma visão "pessimista, masoquista ou ainda conformista"
Mas pensar que Deus podendo nos ter criado no paraíso eterno , primeiro nos tenha mandado para sofrermos na terra seria a visão de um sadismo divino, a não ser que seja necessário de entrarmos no paraíso conhecermos o inferno da terra mas, paraíso eterno é coisa de religiosos tradicionais.
Voce parte do principio que somos um imã maldito atraindo sujeiras que devemos aprender a ir descartando até encontramos nosso verdadeiro eu.
Eu penso que somos um imã inteligente que por força de vontade podemos atrair coisas boas e ruins, por isso uns andam pesados e outros mais leves e o sentindo da vida esta em perceber isso.
eterno sim, porem em graus variados
voce diz que o sofrimento deixara de existir apenas em outro mundo , né?
Isto significa que o desejo cessa quando todos se sentirem satisfeitos ?
observando a natureza humana é difícil de acreditar
voce olhou para dentro de si e conseguiu ver o seu paraíso ?
E por que acha que este paraíso sera permanente?
Existem dois pontos onde eu e o Sybok não concordamos. Apenas dois. Um deles vou deixar para abordar em outra postagem. O outro, pode ser visto neste tópico, em toda sua riqueza de detalhes, com destaque para a notabilíssima paciência do caro amigo. Eu não dou murro em ponta de faca, e essa é uma das poucas coisas que eu teria a ensinar a alguém com tal sabedoria.
veja lá oque ira dizer para depois não se arrepender, voce pode acabar magoando o seu mestre.
voce deveria é seguir o exemplo do seu mestre, apesar de você ainda não ter atingindo o nível dele , eu consigo aprender algumas coisas também com você.
o problema é que voces aprenderam falar a mesma lingua na mesma escola, com os mesmos mestres, enquanto eu ainda não fiz o mesmo curso, então vou me virando como posso, seja mais tolerante.
Eu o Sybok seguimos caminhos absolutamente diferentes. Na "escola" que ele aprendeu eu não fiz nem matrícula. Falamos a mesma língua porque temos a mesma aversão a viver iludidos.
Olha! Isso que você denomina de pensamentos é a representação do que se vê na forma de símbolos gráficos e fonéticos da linguagem que aprendemos.
Assim, as tenras crianças que ainda não aprenderam nenhuma simbologia para descrever as coisas do mundo, apenas sentem da forma que você descreve como seja o tal estado de iluminação.
É apenas uma forma de ver as coisas sem interpreta-las ou traduzi-las para alguma forma de linguagem pensada.
Nada de extraordinário, apenas nos remete à uma forma primitiva de pensar. Assim como fazíamos quando éramos crianças de colo. Ou da mesma forma que alguns animais não humanos fazem.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
sybok me passa os links que você me recomendou ler onde você defende ser viável se achar Deus de forma racional , pois eu os perdi e por estes dias vou ter um tempo para ler.
Abraços
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
vamos tentar uma maior entendimento, quando falar besteiras me corrija:
Pratica
voce estudou os pensamentos de alguns mestres, teve fé na palavras deles e comprovou na pratica que eram verdadeiras no sentido em que existe uma mecânica nos pensamentos, que causa uma certa ilusão da realidade conhecida, onde em um estado mais consciente consegue interagir mais com a matéria e com os seres vivos, despertando os sentidos.
1) é notório a limitação dos sentidos o que implica na possibilidade de ilusões
2) observo que antes do sono mantenho meus pensamentos ordenados mas, próximo de dormir noto que meus pensamentos ficam desconexos, sonhando este estado permanece oscilando entre pensamentos inteligentes e os desconexos como se o subconsciente estivesse tentando criar uma realidade para satisfazer a necessidade do meu estado emocional.
3) Assim concordo na possibilidade de haver mesmo a ilusão a qual voce diz existir
Hipóteses
4)Qual é o objetivo da sua vida atual ?
Qual é a sua visão da vida após a morte?
5)Continuará havendo consciência de outras realidades, mundos e seres ?6)Estará liberto permanentemente da atual ilusão humana ?
7)Manterá a memória desta vida?
8)Voce acha que antes dessa vida não existíamos ?
9)Ok a maioria participa de uma ilusão coletiva pessoal mas, quando todos participam da mesma ilusão ela passa a ser a realidade aceita.
Mas ja que voce demonstra estar insatisfeito com ilusão da vida qual a maioria compartilha apontaria o seu dedo para qual caminho ?
10) o que ocorre com as pessoas que morreram na escravidão da ilusão?
11) sou movido pelo desejo alem de achar que são eles que me identificam como ser individual, perder o desejo não seria perder a identidade?
Se liberto da ilusão todos passarem a sentir-se unidos e desprovidos da vontade isso não fará seres contemplativos sem o desejo de ação?
o fato de Kardec ter se equivocado quanto a ao racismo, não desvalida toda obra dele, seja mais justo.
mas,o que leva a existência da crenças justamente são as revelações mas a maioria das praticas religiosas resumem se a "pedir" muito e trabalhar pouco.
mas foi isso que disse veja:
para mim a continuação da vida é que da todo o sentido a ela.
pessoas evoluem quando desejam ser melhores e passam agir neste sentido, pois mesmo que errem ainda estarão no caminho certo.
se pessoas morrem e continuam mantendo suas identidades, afinidades e ilusões terrenas , então o mundo espiritual é muito parecido com o terreno, mas veja que também o grau de ilusão também varia de acordo com a consciência alcançada por cada individuo.
ficar viajando é muito mais fácil, quando olho para mim só vejo pensamentos preocupados com as ilusões da minha vida.
Alem do mais e se for a consciência que cria ilusões de acordo com sua afinidades, tipo a força do pensamento?
Neste caso o mundo espiritual iludido ou não, para mim sera de acordo com as minhas afinidades.
Acreditar na continuação da vida é o que da sentido a vida.
isso tambem pode te proporcionar um desapego egoístico a essa vida.
Sim, Deus justifica!
o espiritismo mostra a possibilidade da eternidade do ser isto também mostra um sentido a existência.
assim concorda que ignorância que causa o sofrimento será eterna.
E oque tem a dizer sobre a "iluminação" ?
uma vez sonhava em cores que uma casa pegava fogo, ao sai na rua vi em um bairro distante uma casa que realmente estava em chamas, não me venha dizer que enquanto dormia ouvi corpo de bombeiros, ou sentia o cheiro da fumaça pois isto não aconteceu.
Na pratica só aumentam minha fé em Deus e na possibilidade da continuação da vida que é o que realmente nos interessa.
pode incentivar a ver a vida como uma grande sociedade
é possível.
ja te informei que alguns centros espiritas sérios como a Federação Espirita de São Paulo possuem curso de desenvolvimentos mediúnicos.
Alem do mais temos o conhecimento pratico e o revelado que pode ser aproximado ao da realidade futura.
sim pode ser esquizofrenia ou outra coisa.
Só posso dizer que minhas preces foram atendidas quase de imediato e por uma maneira desagradável, embora tenha sido exatamente a lição que na forma que eu havia pedido minutos antes.
Também ja presenciei a prece de outra pessoas ser atendida na hora.
o problema que em se tratando de inteligencias não controláveis, esses fenômenos não podem ser repetidos por isso sempre ficará a semente da duvidas, sendo a principal ser uma "coincidência ou não ?"
Saber que não estamos sozinhos nem deserdados da vida é muito relevante
esta a um passo da loucura ou da iluminação ? he...he..he..he.he
vamos ao que interessa ?
e o prazer? ok,mas a leitura não desperta desejo por novos conhecimentos ?
Se o paraíso não é permanente então, isto implica na eternidade do sofrimento causado pela ignorância, que em compensação nos dá o prazer do conhecimento saciando a curiosidade que move o ser.
observando a insaciável natureza do ser humano, penso que ser algum conhecerá Deus na sua essência, é isto que de alguma forma no tornará eternos insatisfeitos, pois nunca seremos completos por que nos falta a parte Deus.
eu ja havia dado este dois exemplos a ele de bebes e de animais ao avistarem algo não estarem conscientes daquilo que vêem no sentido de não raciocinarem a razão das coisas.
O sybok considera a consciência a propriedade dos sentidos sem a necessidade de interpretações.
Bom só de olhar para algumas pessoas ja deduzimos o que elas estão pensando, através da intuição sabemos sem precisar fazer uso da razão.
provavelmente começamos a pensar a partir da consciência e não paramos mais, até que da uma descansadinha não seria nada mal mas tenho muita dificuldade para parar de pensar, até dormindo continuo raciocinando.
Uma das raras vezes que consegui perder os sentidos ou a consciência deste mundo, minha consciência continuou raciocinando e sentido a temperatura da realidade a qual se encontrava, que era muito agradável bem diferente daqui, infelizmente só me deixaram curtir esse bom momento de paz, por alguns minutos para mim 30 min, para os que estavam aqui apenas uns 3 min.
Eu consegui entender o que ele quis dizer Criaturo, é que consciëncia para mim é construção, se eu parasse de pensar hoje seria um projeto inacabado. Minhas interpretações são totalmente diferentes do Sybok e não vejo como hoje alguém conseguiria viver sem pensar. Com uma consciëncia construída até entendo que isso possa ser feito (não tenho a menor idéia se algum dia ela possa estar pronta, haja planetas, rs) pois vejo a razão como um instrumento, um selecionador digamos assim.
Pensando e sentindo (olha a empatia aí, rs)
Como já disse vejo a consciëncia como construção a partir da razão. Adoraria meditar só que é só eu parar os pensamentos que durmo e um sono sem lembranças, dormir para mim é literalmente apagar.
As duas vezes que desmaiei, apaguei, rs.
Essa confusão existe porque nos acostumamos a confundir os processos mentais, como se fossem uma e a mesma coisa. Razão, pensamento, consciência, são elementos diferentes, embora até possamos usar de licença poética para tomar um pelo outro.
Suprimir os pensamentos e a razão não significa perder a consciência. Pelo contrário, sua consciência se aguça, se liberta da tagarelice mental que afeta a todos nós. Estar consciente de algo é um processo muito superior a conhecer essa mesma coisa através dos meios rudimentares que estamos habituados a empregar. O Sybok tem sido perfeito na tarefa de descrever o impossível. Tente desligar o julgômetro e talvez você o ouça com mais clareza.
Vou usar com você um argumento que já usei diversas vezes com os ateus: A descrição de um fato NÃO É o fato. É impossível que você compreenda o que é essa consciência sem a experimentar e nada do que o Sybok diga, por mais eloqüente que seja, irá mudar isso. Mas você pode diminuir a distância que (aparentemente) a separa desse entendimento se fizer aquele exercício que conversamos dias atrás.
Márcio,
Imagine que você nunca viu um carro vermelho, mas apenas sabe de sua existência. No dia em que você se deparasse com um, sua mente iria entrar em um processo automático de associação daquilo que estava sendo visto, com as informações que você possuía sobre o objeto observado. Você concluiria: Isto é um carro vermelho. Neste exemplo, você utilizou o pensamento, o raciocínio (que fez a associação), usou palavras (símbolos), memória, tudo enfim, para estar consciente do objeto à sua frente.
Mas este exemplo é qualquer coisa muito distante de sua realidade. Você dirige todos os dias e está habituado a ver carros vermelhos. Mas você não pensa (não precisa): “Estou vendo um carro vermelho”. Ele está ali, na sua frente ou ao seu lado, e existe uma consciência imediata de sua presença sem a necessidade de empregar qualquer processo mental para chegar a essa compreensão. A mente faz isso naturalmente com objetos e situações que ela já conhece e que não precisam mais ser racionalizados. Eventualmente você irá interferir nesse processo automático e elaborar algum pensamento, mas será por um motivo diverso, e não por necessidade de conhecer ou estar consciente daquilo.
Por esse mesmo motivo, o que o Sybok descreveu não pode ser comparado ao estágio infantil de consciência. Suprimir os pensamentos não é suprimir a consciência. E trata-se de uma condição muito mais complexa do que essa analogia que eu criei a título de demonstração. É muito mais do que olhar um carro vermelho e saber (sem pensar) que aquilo é um carro vermelho.
Também acho que não.
Não quero fazer juízo de valor, até porque podemos chamar de consciëncia coisas diferentes, vide o longo debate sobre o assunto.
Ele está desligado, não confunda falta de entendimento com ele.
Dito por vc, rs
Você empregou esse termo (julgômetro) e eu apenas o repeti. Em outro momento, falamos sobre os filtros e eu argumentei que os filtros são, também, uma forma de reduzir a informação recebida. Estou fazendo a mesma associação e isso não se trata de falta de entendimento.
Não, isso foi dito por pessoas bem mais preparadas do que eu. O fato de eu compreender porque tem que ser assim, é mero detalhe. Mas o que eu disse me parece fazer algum sentido: A descrição de um fato não é o fato. A descrição é uma representação do que vimos, e está limitada por nossa capacidade lógica (que não é a mesma coisa que consciência). Você, por seu lado, vai processar essa descrição com o seu acervo lógico, aumentando a margem de erro entre o que foi observado e o que se está discutindo. Quando eu disse que você nunca irá compreender sem experimentar, espero que você saiba que estava me referindo a qualquer pessoa e não a você especificamente. Não é uma deficiência sua, é uma condição que atinge a todos nós.
Eu tenho consciência de algumas coisas que não posso descrever. Por isso nem tento. Iria ficar apenas criando arremedos e recebendo de volta toda sorte de impressões e interpretações. O Sybok está tirando leite de pedra, mas nem essa fartura didática irá realizar essa proeza. Prova disso está aqui mesmo, neste tópico. Todo mundo está dizendo alguma coisa que entendeu ou que acha que é, mesmo que nunca tenham estado onde ele foi.
provavelmente exista outra forma de consciência a um passo a frente dos nossos pensamentos, tipo "Quando voce ia fazer eu ja vinha com ele pronto"
Filtros são uma coisa julgömetro outra Ayya, podem ser redutores mas de formas diferentes. A falta de entendimento existe, não passei pela experiëncia.
Minhas interações com espíritos deixam isso muito claro, não dá para passar a experiëncia.
Eu sei Ayya.
Isso é natural.
Talvez seja por utilizarmos um termo, 'consciëncia', falando de coisas diferentes. Já tive um ou dois momentos 'consciëncia' pura totalmente diferentes do dele.
comentei que o estado em que voce julga ter parado de pensar, poderia ser sua razão numa velocidade mais alta.
amenizando digamos que minha idéia foi considerada bobinha.
Mas veja que eu tenho um ótimo reflexo pra salvar objetos que caem ao chão, qual o tempo que um objeto gasta para percorrer 80 cm em queda livre?provavelmente milésimos de segundos mas, antes que ele encontre o chão o meu pé ja estará la entre eles, é assim que ja consegui salvar muitos copos de vidros e outros objetos.
A questão é que:
1) não ha tempo para racionar
2) calcular
3) nem enxergar
4) irracionalmente o pé é deslocado exatamente para o local em que o objeto irá cair, incrivelmente chegando la primeiro que o copo.
para mim intuição é um tipo de consciência instantânea, que dispensa os sentidos, pensamento e raciocínios, sabe e pronto.
Sim, mas será a intuição consciëncia? É um rolo Criaturo.
Sempre gostei de pensar, analisar e entender. Com a idade de tanto fazë-lo vc acaba aprendendo a deixar a mente vazia e naturalmente acaba ficando 'seletivo' no que dedicar seus neurönios.
Não tenho o controle total (quem dera!!) mas já consigo me recusar a pensar, rs.
Chamo isso de maturidade, rs. Saber curtir o momento e aproveitá-lo ao máximo.
Entendimento direto pode ser resultado de muitas coisas além de uma mente calada Sybok.
Depende do 'cotidiano', no meu tenho sim que pensar, rs.
Não, não é nóis mas é o instrumento para construirmos o 'eu'. Fazendo uso da razão a probabilidade de se fazer 'boas' escolhas aumenta exponencialmente.