Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1373840424365

Comentários

• salgueiro disse: Sim, mas será a intuição consciëncia? É um rolo Criaturo.
    difici...muito difici
    sendo criaturas nascidas a partir da ignorância absoluta todo conhecimento é adquirido externo ao ser, considerando uma memória eterna consultamos conhecimentos antigos como referencia para julgarmos os novos.
    Mas ainda podemos compartilhar do conhecimento de consciências mais maduras direta ou indiretamente por indução da intuição.
    Assim é que existe a possibilidade de acessarmos um conhecimento universal.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: difici...muito difici
    sendo criaturas nascidas a partir da ignorância absoluta todo conhecimento é adquirido externo ao ser, considerando uma memória eterna consultamos conhecimentos antigos como referencia para julgarmos os novos.
    Mas ainda podemos compartilhar do conhecimento de consciências mais maduras direta ou indiretamente por indução da intuição.
    Assim é que existe a possibilidade de acessarmos um conhecimento universal

Hummm, é isso só fazendo um adendo, acredito que o conhecimento intuitivo já está em nós, nascemos com ele. Não uso o termo intuitivo para a transmissão de conhecimento dos espíritos para nós, acaba virando salada, rs

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • não existe esta transmissão de pensamentos ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: não existe esta transmissão de pensamentos ?

Existe sim, eu é que não uso o termo intuitivo para ela. Tá mais para cochicho, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • esqueci que voce tem essas intimidades
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: esqueci que voce tem essas intimidades

É só aprender a se ouvir, quando é vc e quando não é, rs. Com o tempo e a prática dá para discernir direitinho.
  • sybok disse: Não tive fé em nada.

Entendi a lógica filosófica por trás de um relato coerente que não pede por crença, mas que vem acompanhado de uma meio de verificar a realidade do relato.
    Fiquei curioso e decidi verificar, para saber se eles estavam certos ou errado.

teve sim acreditando que isso era possível é que pode comprovar pessoalmente
    sybok disse: A ilusão mental humana é largamente conhecida hoje, sem necessidade de pratica nenhuma, basta olhar o delírio esquerdista, olhar a ilusão nas nações islâmicas,

me referi mais a ilusão dos sentidos fisicos e não da moral humana
    sybok disse: Isso mostra bem a "mecanicidade" do pensamento, quanto mais "conscientes" ou "despertos", mais coerentes e ordenados os pensamentos ficam, quanto mais sonolentos e distraídos, mais incoerentes eles se tornam.

quanto mais desconectados estiverem nossos sentidos deste mundo, mas conectada estará nossa consciência em outras realidades, penso que a consciência definitivamente desconectada desse corpo, ainda mantenha todos os 5 sentidos conhecidos e talvez adquira outros estados de lucidez desconhecidos, como você mesmo afirma ter experimentado.
    sybok disse: Como dito, isso é um fato que você mesmo pode ver ainda hoje.
    A "possibilidade" com a qual você deve concordar, é que talvez essa ilusão visível a qualquer um, seja MUITO maior do que você possa imaginar.

vamos ver, descreva o processo.
    sybok disse: CRIATURO disse: 4)Qual é o objetivo da sua vida atual?
    Ir levando a vida sem ter desejos.

fala sério! sinto muito mas, ao levantar ja realizou o primeiro desejo.
    observe que a própria vida o convida a ter desejos, vai querer dizer não a vida ? impossível!
    sybok disse: CRIATURO disse: Qual é a sua visão da vida após a morte?
    Não tenho nenhuma visão formada, acho que tudo é possível.

sensato,mas com certeza deve ter suas idéias quantos essas possibilidades? uma delas é de que não podem haver consciências fora da matéria.
    A consciência fica desprovida da ação própria?
    Esquece -se de quem foi no corpo físico?
    Volta habitar outro corpo humano ?
    especule ai o seu mundo melhor é de grátis, sem compromisso com a realidade.....he.he.he.he

sybok disse: A morte não liberta ninguém de nada.
    Caso alguém atinja a iluminação em vida, também não sei o que acontece, budistas falam sobre se tornar o oceano e se libertar do ciclo de renascimento e morte.

o que seria isso, atingir a iluminação em vida ?
    sybok disse: Talvez Criaturo, voltemos a ser Deus e o individuo desapareça, pondo fim a atual brincadeira de Deus como esse individuo que sou e dai ele pode simplesmente criar um outro individuo e se auto-iludir achando que é ele, e mais uma vez "brincar" até voltar a si novamente.

divina lógica redundante.
    Sou um ser possessivo principalmente quanto a minha personalidade é um apego danado, talvez nem morto eu queira desgrudar dela, lutarei até o ultimo "eu".
    Isso me incomoda : "o homem é como o vento não sabe de onde veio nem para onde esta indo ", pois me incomoda a ideia de ter tido outras vidas que nunca mais terei acesso a elas, por exemplo que tenha deixado no passado seres e afetos ao quais perderam-se no tempo mas admitindo que as transformações sejam necessárias temos que dar ouvidos a musica do Lulu Santos "....nada do que foi sera de novo do jeito que ja foi um dia, como uma onda no mar, num indo e vindo infinito, nenhuma sera igual a outra".
    Viajando no barco do progresso, gostaria de levar amigos de um longínquo passado, mesmo que disfarçados por "mascaras e roupas novas" , certamente poderia reconhece-los por suas afinidades e desafetos.
    Chegará o dia em que a vida transformará desafetos em uma sociedade afim, então passaremos a viajar no barco da felicidade até criarmos novos desafetos.
    isso me faria mais sentido do que "existir por existir" nascendo e morrendo aleatória mente como bolhas dentro de uma sopa, uma ao lado da outra saindo e voltando para o todo, seriamos o infinito e ao mesmo tempo "ninguém".
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: É só aprender a se ouvir, quando é vc e quando não é, rs. Com o tempo e a prática dá para discernir direitinho.

isto é o que sybok tabem diz, facim ..facim...basta olhar que ta la.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: isto é o que sybok tabem diz, facim ..facim...basta olhar que ta la.

De fácil não tem nada. Primeiro vc tem que se descobrir (auto conhecimento) e não é um processo agradável para depois discernir se o cochicho é seu ou não.
  • sybok disse: Se reencarnamos e essa é uma de nossas vidas, não temos memória das nossas vidas anteriores, é de supor que também não venhamos a ter na próxima vida, memoria dessa vida aqui.

diz a DE que o espirito(consciência) livre da ilusão da carne poderá ter acesso as vidas anteriores.
    A reencarnação seria o processo em que o espirito volta a ser infantil e se desenvolverá com o novo cérebro, trazendo com ele traços da sua personalidade passada.
    Seria isso a explicar uma evidente demonstração de personalidade a partir da fala e os dons natos.
    sybok disse: Você acha que manter memorias é importante para Deus?
    Você acha que isso é o que te define?

o que me define são meus desejos
    sybok disse: Você não só não lembra de suas outras vidas, se é que elas existem, você não lembra dos seus outros dias vividos aqui mesmo nessa vida!

memória não é o coração que você precisa usar a todo momento, ela fica stand by, tambem temos o acesso facilitado conforme a importância que demos ao fato.
    Ja não lembro qual o foi o meu comentário anterior, mas sou capaz de lembrar de fatos acontecidos quando tinha apenas 2 anos, se hipnose (ou sonhos) for verdadeira pessoas podem lembrar de fatos acontecidos enquanto se formavam no útero materno, ou até em vidas passadas.
    sybok disse: Você não lembra de nada disso.

posso não lembrar de tudo mas, sei que minha vida não iniciou ontem
    sybok disse: Como já disse não sei, se for apostar, aposto que já existíamos antes, mas quem disse que essa não pode ser a nossa primeira vida?

o bom senso, você realmente acha que todo o seu conhecimento foi adquirido nos seus poucos anos de vida? E não estará iludido quanto ao limite dele?
    observe o inicio de uma vida infantil e logo perceberá um espirito adulto ali tentando se reencontrar.
    Então nesse processo de desenvolvimento "para aprendermos desenvolver a mão esquerda é necessário esquecermos que ja possuímos a direita ."
    Dentro do Todo não existe um vácuo divino da não existência Deus, quando você retira partes de si mesmo é imediatamente preenchido por outras.
    sybok disse: Talvez seja nossa primeira vida! Talvez seja nossa primeira e única!
    é possível mas, não creio prefiro acreditar que a energia que anima o meu ser venha evoluindo junto com todas as espécies de seres viventes por bilhões de anos.
    sybok disse: Depois de morrer voltamos a ser Deus e ele brinca de ser outra coisa que não o Criaturo e o Sybok.

para mim essa brincadeira então não terá mais graça
    sybok disse: Talvez seja nossa primeira vida! Talvez seja nossa primeira e única!
    Depois de morrer voltamos a ser Deus e ele brinca de ser outra coisa que não o Criaturo e o Sybok.

a inteligencia esta na criatividade de ser muitos e distintos.
    sybok disse: A concordância alheia com um delírio, não faz do delírio coletivo uma realidade Criaturo.

quando o coletivo participa do mesmo delírio vivenciam a mesma realidade relativa.

sybok disse: CRIATURO disse: Mas ja que voce demonstra estar insatisfeito com ilusão da vida qual a maioria compartilha apontaria o seu dedo para qual caminho ?
    O ceticismo, o celibato, o jejum, a meditação e qualquer meio que possa levar a mente a despertar, o que significa levar a mente a não mais desejar.

por que não disse logo! Vou começar já!

Não desejando este tipo de vida! ha..ha..ha..ha.ha

sybok disse: RIATURO disse: 11) sou movido pelo desejo alem de achar que são eles que me identificam como ser individual, perder o desejo não seria perder a identidade?
    Não, não seria.
    Você somente perderia a ilusão de que sua identidade é esse falso eu que tanto deseja, e descobriria que você não é o seus desejos.

Voce consegue se ver sem desejos ?
    voce consegue viver sem desejos ?
    sybok disse: Não Criaturo, só passaremos a nos mover e agir, sem nos iludirmos achando que somos o agente da ação, mas sabendo que a vida se desenrola através de nós, como as ondas se movendo na água.

...nada do que foi será de novo como ja foi um dia ...tudo...passa...tudo sempre passará a vida como ondas... num indo e vindo infinito....
    sybok disse:
    comentei que o estado em que voce julga ter parado de pensar, poderia ser sua razão numa velocidade mais alta.
    amenizando digamos que minha idéia foi considerada bobinha.
    Mas veja que eu tenho um ótimo reflexo pra salvar objetos que caem ao chão, qual o tempo que um objeto gasta para percorrer 80 cm em queda livre?provavelmente milésimos de segundos mas, antes que ele encontre o chão o meu pé ja estará la entre eles, é assim que ja consegui salvar muitos copos de vidros e outros objetos.
    A questão é que:
    1) não ha tempo para racionar
    2) calcular
    3) nem enxergar
    4) irracionalmente o pé é deslocado exatamente para o local em que o objeto irá cair, incrivelmente chegando la primeiro que o copo.
    para mim intuição é um tipo de consciência instantânea, que dispensa os sentidos, pensamento e raciocínios, sabe e pronto.

Muito bem Criaturo.
    Você citou algo muito pertinente a discussão.
    Tai um excelente exemplo de escolha por reflexo, sem necessidade de questionamento.

Essa sua distinção das coisas agora foi muito mais inteligente.

aleluia! do inferno ao céu em algumas paginas, pois eu ja havia feito a mesma hipótese e voce havia classificada como uma asneira,mas sabe como é né,sou brasileiro.....
    sinto logo existo!
  • Salgueiro,

Sei que você segue a Doutrins Espírita. Estou terminando de ler "O Evangelho segundo o espiritismo", e estou folheando "O livro dos espíritos" (este, bem mais difícil). Continuo respeitando a caridade e outros pontos positivos desta doutrina, mas continuo cético quanto à reencernação/vida depois da morte. Talvez você possa me ajudar:
    - suponhamos que exista uma alma imortal, então o que realmente acontece após a morte? Esta alma vai direto para o Paraíso, se a pessoa foi boa toda a vida, ou direto para o Inferno, se foi má? Ou, como creem os catôlicos, se os pecados não foram o suficiente para ir para o Inferno, mas impedem ir direto para o Paraíso, a alma passa uma temporada no Purgatório? Ou ainda, a alma entra imediatamente num ciclo eterno de mortes e renascimentos? Ou fica no modo "stand by", aguardando o Dia do Juízo (acho que os adventistas crêem nisto)?
    Não seria mais razoável permancermos céticos e críticos sobre a possibilidade de uma vida após a morte? É certo, tememos a morte e não gostamos da ideia de não existirmos um dia; mas será que acreditar muito numa coisa torna essa, necessariamente, verdade?
  • Aza, eu não acho, imagino, desejo, eu tenho 99% de certeza de que não 'morremos', o 1% restante é caso eu seja doida e ainda não tenha me dado conta, rs.

Segundo a doutrina ao morremos o espírito vai para o local em que se afiniza. Não existe céu, inferno ou purgatório. Só locais que espíritos afins se reúnem.
  • salgueiro disse: Aza, eu não acho, imagino, desejo, eu tenho 99% de certeza de que não 'morremos', o 1% restante é caso eu seja doida e ainda não tenha me dado conta, rs.
    esquizofrenia ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: esquizofrenia ?

Vamos ver, tenho 54 anos, só entrei em hospitais como visita afora duas cirurgias, amígdalas e cesárea, rs, nunca usei drogas e raramente bebi nos últimos trinta anos.
  • mordeu a isca mas, não chegou a revelar o segredo..he...he..he..he
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: mordeu a isca mas, não chegou a revelar o segredo..he...he..he..he

Não tem segredo Criaturo, de forma consciente nunca pedi para me provarem nada nem tinha interesse no assunto que eu achava que era pura crendice, ó céus!, que era papo de gente ignorante.
  • o que te da 99% de certeza ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: o que te da 99% de certeza ?

Uma penca de eventos diferentes, levei uns quinze anos até jogar a toalha e entrar para o 'time dos ignorantes', rs
  • salgueiro disse: CRIATURO disse: o que te da 99% de certeza ?
    Uma penca de eventos diferentes, levei uns quinze anos até jogar a toalha e entrar para o 'time dos ignorantes', rs

Epifania. Talvez, Criaturo, pessoas profundamente religiosas, mas NÃO FANÁTICAS, como a querida Sal e o emmcri, tenham tido alguma epifania, alguma sensação de estarem em sintonia com o "divino". Só porque eu NUNCA tive uma experiência dessas, não tenho o direito de zombar deles. Ah, que inveja... Enfim, SOU ateu e VOU MORRER ateu.
  • Azathoth disse: Epifania. Talvez, Criaturo, pessoas profundamente religiosas, mas NÃO FANÁTICAS, como a querida Sal e o emmcri, tenham tido alguma epifania, alguma sensação de estarem em sintonia com o "divino". Só porque eu NUNCA tive uma experiência dessas, não tenho o direito de zombar deles. Ah, que inveja... Enfim, SOU ateu e VOU MORRER ateu

Caraca Aza !! Tö me sentindo a 'beata', rs, sou não, rs. Se quiser um termo que seja religiosidade que é diferente de ser religiosa.
  • salgueiro disse: Caraca Aza !! Tö me sentindo a 'beata', rs, sou não, rs. Se quiser um termo que seja religiosidade que é diferente de ser religiosa.

Sim. Imagino que você tenha um bom motivo para crer na doutrina espírita; algo aconteceu em sua vida que te deu uma CERTEZA, e eu não tenho o direito de zombar disso. Mas vou retificar o termo...
  • sybok disse: Não quando a ferramenta é mal utilizada e quando quem a usa não sabe controlá-la direito

Mas quando bem utilizada é um primor e como qualquer outra 'coisa' deve ser desenvolvida e refinada.
    sybok disse: A razão é mais ou menos assim, ela faz cálculos e da sugestões, ouvir o que ela tem a dizer e levar isso em conta, é diferente de se confundir com ela, ligar o piloto automático e deixá-la decidir tudo sozinha.

Não dá para se confundir com ela Sybok, nós somos a soma de partes complexas, sem o auto conhecimento, o instrumento razão perde muito do seu potencial ou eficácia.
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: Mas quando bem utilizada é um primor e como qualquer outra 'coisa' deve ser desenvolvida e refinada.

Nosso mundo tem um funcionamento e esse funcionamento deve ser respeitado. Vivemos, agimos, fazemos escolhas, e cada passo que damos já nasce atrelado às suas conseqüências. A partir daí, aprendemos a empregar melhor nossos recursos intelectuais, selecionando o que queremos dar ao mundo e o que esperamos receber de volta. Nesse sentido, a razão deve ser bem utilizada e é uma ferramenta imprescindível para o exercício da vida; apenas viver.

A razão que conhecemos, no entanto, inobstante nos sirva tanto e tão bem aos fins a que se destina, tem seus limites. Digo que ela é limitadíssima, rudimentar, primitiva. A razão não pode conhecer nada além daquilo que está delimitado pela mente humana. Nossa compreensão está envolvida por essa bolha ilusória, não importa se material ou espiritual, em que vivemos, e é dentro dessa bolha que ela se “desenvolve”.

Quando você consegue calar o vulcão chamado mente, você percebe que existe outra forma de consciência, diferente da razão. É uma consciência que não precisa medir, analisar, comparar, inferir, lembrar ou fazer qualquer outra forma de verificação para compreender. Ela apenas sabe, apenas conhece. E estou plenamente ciente do quanto minhas palavras estão equivocadas. Eu mesmo já alertei, tantas vezes, que isso não cabe em uma descrição. Estou, portanto, fazendo o que eu sei que não está ao meu alcance.

Como o Sybok costuma dizer, apontamos em uma direção. É só o que podemos fazer.

salgueiro disse: Não dá para se confundir com ela Sybok, nós somos a soma de partes complexas, sem o auto conhecimento, o instrumento razão perde muito do seu potencial ou eficácia.

Minha linda, eu acho que você não vai abandonar essa ideia tão cedo. Mas vou deixar a semente nesse solo que eu sei que é fértil.

Nós não somos isso. Não somos a soma de partes e, sequer, somos partes. Você está olhando o personagem. Você o observa há muito tempo e o conhece cada vez melhor, e isso sempre é bom. Eu exercito o autoconhecimento desde que me entendo por gente. Mas, desde 1992, quando tive minha experiência com essa coisinha que chamo de EGO, nunca mais confundi um com o outro. Foi um divisor de águas. Eu posso não saber o que eu sou, mas sei, com certeza, o que eu não sou.

Não somos algo em construção, como você costuma dizer. O que você tem feito, esse tempo todo, é uma remoção. Não podemos juntar várias partes de uma ilusão e formar uma realidade. Toda essa complexidade que você percebe irá desaparecer. Não existe outro caminho, embora você possa realizar essa tarefa por meios diversos. Sei que minha didática não é muito boa, mas o Sybok tem dito a mesma coisa, com a maestria de sempre. Há uma frase dele, inclusive, onde ele diz (mais ou menos) que só é possível encontrar Deus quando se elimina o ego.

Essa ideia de evolução, de crescimento espiritual, é tão ilusória quanto qualquer outra concepção que possamos elaborar a partir dos limites de nossa razão. Quando você acredita que o objetivo da vida é deixar de ser um Charles Manson para se tornar uma Madre Tereza, você está acreditando que devemos largar um personagem para ser outro. Não. Todos são indesejados. Todos devem ser abandonados. É claro que, no processo de remoção do entulho, nos aproximamos cada vez mais desse conceito de bondade que cunhamos e, como eu sempre digo, isso é uma conseqüência e não um objetivo. Enquanto for um objetivo, você estará presa à ilusão e buscando por ela.

Post edited by Ayyavazhi on
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: É uma consciência que não precisa medir, analisar, comparar, inferir, lembrar ou fazer qualquer outra forma de verificação para compreender. Ela apenas sabe, apenas conhece.

Aaah ! Aqui talvez esteja a questão, até onde percebo vc vë como algo pronto e completo e eu não, fica claro para mim isso por raros momentos em que ela 'assumiu o controle' (ö dificuldade para colocar em palavras), rs.
    Ayyavazhi disse: Minha linda, eu acho que você não vai abandonar essa ideia tão cedo

Não tenho o porque fazer isso (por favor não leve a mal) a menos aconteça algum tipo de epifania.
    Ayyavazhi disse: Quando você acredita que o objetivo da vida é deixar de ser um Charles Manson para se tornar uma Madre Tereza, você está acreditando que devemos largar um personagem para ser outro

Não acredito nisso Ayya, essa é uma forma simplificada de ver, apesar de tanto eu citar o Bem como caminho possa levar a essa conclusão.

Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: Ele trata a razão como um andador, algo que faremos uso até aprendermos a andar sem ele, onde poderemos a "entender" sem analisar e julgar como fazemos com a razão.

Vejo como um instrumento que em algum momento pode vir a ser menos utilizado. Paz de espírito conforme vc vai adquirindo amansa a 'fera', rs. E apesar da brincadeirinha paz de espírito tem tudo a ver com o processo.
    sybok disse: Quando você diz coisas como "somos a soma de partes complexas", você não percebe que se somos feitos de partes, então não existe um "eu" a ser encontrado, pois esse "eu" seria um conceito abstrato, tudo o que podemos apontar a existência são das "partes".

É porque o ´'eu' é uma construção (meu modo de ver), ao ver de vcs seria um esvaziamento. A nomenclatura dificulta a transmissão da idéia. Quando vc passou os dias com a razão em stand by tinha alguma coisa lá essa coisa era o seu 'eu' parcialmente construído. As partes ou facetas é o que chamo de ego, aquele emaranhado que existe em nós e que vcs chamam de personalidades ou personagens.

Talvez conforme o 'eu' for tomando corpo a razão vá naturalmente se calando, não sei.
    sybok disse: Você acha que é você quem se constrói através de "escolhas" de um "eu", e quando falamos que não existe esse "eu", você erroneamente imagina então um "eu" pronto por de trás disso que chamamos eu ilusório

Eu estava delicadamente chamando a atenção para a existëncia de algo por trás da razão, não somos amorfos e já tive vislumbres rápidos desse 'eu'. Vc percebeu que existia algo lá
    sybok disse: Vivemos um processo de despertar com um falso eu, num processo que nos foi imposto pela vida e que segue em direção a remoção dessas falsas noções de "eu", segue em direção ao nosso esvaziamento, removendo nossas crenças e desejos, culminando no desaparecimento da noção de "eu".

Aqui eu faria a analogia dos gëmeos idënticos apesar da semelhança, igualdade de DNA, as digitais são diferentes, rs. E essa digital seria a nossa assinatura, a nossa individualidade num oceano de gëmeos 'despertos'.
    sybok disse: Mas veja bem, estou dizendo é que já não temos um "eu", só vamos nos livrar da ilusão de que temos um.

Sei que não temos um 'eu', estamos construindo, rs
    sybok disse: Existe um "algo", somos a vida manifesta, mas estamos irremediavelmente unidos com tudo o que nos cerca a tal ponto que não é possível a existência de um "eu" como estamos acostumados a imaginar, nem liberdade para o mesmo tipo de "escolhas" que pensamos fazer.

É construir esse 'eu', que a maioria pensa que já está pronto em meio a esse mar de dificuldades.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.