Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Não há o que levar a mal, Sônia. Você está fazendo o que deve ser feito.
Mas, e toda essa coisa de construção do eu, paz de espírito e etc, não teria a ver com isso? Parecem ideias muito semelhantes. Você sai de um estado bruto para uma condição mais refinada, onde podemos perceber a evolução do ser. É dessa aparente evolução que eu estou falando.
Isso ficou muito bom, Sybok. A analogia com o andador também foi perfeita. Esse é outro ponto que eu já tentei abordar neste tópico. Quanto à questão que você se disse “não muito certo disso”, podemos tratá-la sob dois aspectos diferentes. No primeiro, nós concordamos, pois eu disse, textualmente, que não sabia o que eu era, mas tinha certeza do que eu não era. Isso cria a lacuna necessária para que essas duas peças do ‘lego’ se encaixem. No segundo, acho que você já dirimiu essa dúvida. Seu longo texto, com a sutileza de sempre, responde por nós dois.
Ou, talvez, seja o contrário. Quando você cala a razão, algo aparece. Eu sempre comparei isso a uma britadeira pneumática. Tente ouvir alguma coisa ao lado dela. Qualquer coisa: alguém falando, uma música, um pássaro cantando. Seria o retorno ao cinema mudo, sem o benefício do silêncio. Desligue a britadeira e você perceberá um mundo de sons ao seu redor. Mas você não construiu esses sons. Eles já estavam lá. Você apenas desligou a britadeira.
Eu já acreditei nisso. Preservei minha crença pessoal na manutenção da identidade, por muito tempo. Hoje, ainda não posso falar em certezas, pois não uso essa palavra levianamente, mas transferi essa questão para a pasta de perguntas sem respostas. Cada vez mais, aquela ideia inicial de preservação da identidade se enfraquece. Talvez, antes que eu suponha essa resposta me seja dada.
Hoje mesmo eu estava conversando com um desses seres luminosos que a vida colocou no meu caminho (eufemismos necessários). Ele me dizia como a ilusão é maravilhosamente construída para funcionar como funciona. Cada elemento, cada parte de sua estrutura, está colocada exatamente onde deve estar. O profetadosateus, que defende tanto a existência do DI, ficaria maravilhado se compreendesse a inteligência necessária para manter tudo funcionando tão (in)perfeitamente.
De qual maioria você está falando? Eu conheço meia dúzia de pessoas que alcançaram essa compreensão.
Não sei se vc entende bem o conceito de 'evolução espiritual', pelo menos o seu exemplo do Manson a Madre Teresa me parece o mau X o bom.
A minha pasta está lotada, rs.
Continuo acreditando por saber que essa individualidade é dinämica, estamos em processo de mudanças o tempo todo
Entre todas as pessoas que vc conhece tem meia dúzia . Qual seria o número das outras que não tem essa compreensão ?, rs
Só que eu percebo, dentro desses limites todos apontados, até por causa desses limites, rs.
Dá a sensação de uma meta, pelo menos eu tenho essa sensação.
Pelo fato de possuirmos os elementos para fazë-lo. É como uma reação química em processo
Por isso é um processo tão difícil e demorado
Existindo um conceito de evolução espiritual, nada obsta que Charles Manson esteja num extremo e Madre Tereza em outro, implicando que aquele terá que atravessar esse abismo espiritual que os separa. Usei-os como meras figuras ilustrativas, sem qualquer compromisso com mensurações objetivas. Eu não diria que é o “mau X bom”, mas o “bem X mal”. Você há de concordar comigo que a caridade tem considerável valor dentro do espiritismo, o que traz o embate do bem contra o mal para perto da Doutrina. Não há nada errado em ser bom ou praticar a caridade, mas continuo vendo uma névoa no entendimento de que tais condutas ou praticas não tem o poder de nos acordar.
Não tenho muito o que falar sobre isso, além de tudo o que já foi dito, principalmente pelo Sybok, que ficou mais tempo que eu tratando do assunto. Você está observando o personagem. A dinâmica, as facetas, as mudanças, são um pouco do muito que ele leva na bagagem. Quando a gente descobre isso, carregar menos peso passa a ser uma prioridade.
Bem, já que estamos falando em números, eu até que sou um privilegiado, pois já declarei conhecer meia dúzia de pessoas que falam meu idioma. O Sybok só conhece um, e isso graças à Internet. Você me lembrou um pouco a Apocalíptica, agora. Ela também costumava dizer que eu defendia ideias que todo mundo conhecia.
Em outras palavras, é o que eu já disse: De uma ilusão não se pode construir uma realidade. O que não é, não dá vida ao que é.
Sim, contraria a NOSSA percepção. Se eu pudesse trazer a este debate uma certa pessoa (tarefa impossível), ele faria uma única pergunta:
Quem está discutindo?
A caridade é um meio não um fim então é 'bom'.
É claro. O senão aqui continua sendo o que está por trás do véu, rs
Fora da internet não conheço ninguém por isso disse que a maioria nem pensa no assunto.
Hã, eu disse o contrário, rs
só se deu ao trabalho de verificar "por ter acreditado" na possibilidade desta hipótese ser verdadeira, caso contrario estaria ignorante a esse respeito.
você consegue imaginar (ou criar) algo que não exista, sem ter que apelar para formas ja conhecidas ?
coisas subjetivas implica em interpretações divergentes e algumas ilusórias.
uma coisa é não possuir visão microscópica ou macroscópica, outra é ser favorável ao holocausto.
falha de comunicação: em outra discussão voce me chamou atenção por tentar mudar o sentido real das palavras, tipo bem e o mal..etc.
Não digo que voce faz o mesmo mas, que as veja da sua maneira, assim consegue separar consciência, mente e pensamentos e entende o mundo como uma unica coisa material.
Apesar de também concordar que tudo isso seja Deus, a escolha de palavras usadas para definir o entendimento causa aparentes divergências.
Quando o corpo responde ou não a estímulos dos sentidos e principalmente do raciocínio dizemos que a pessoa, encontra se "consciente" ou "inconsciente".
por experiência própria eu afirmo mesmo estando no estado considerado "inconsciente" dos sentidos sensoriais humanos, é possível manter sentidos semelhantes e o raciocínio até com uma maior lucidez.
ação não significa desejo ?
Coisas se movem ou pelo desejo próprio ou pelo dos outros, o que não se move pelo desejo humano se move pelo desejo de outra inteligencia.
eu posso fazer qualquer coisa desde que eu tenha tenha desejo de realizar tal coisa.
desejo = vontade = ação
Você deseja controlar seus pensamentos mecânicos, então esta APEGADO a esse desejo ?
orgulho ? Do tipo não precisarei pagar por algo que eu não desejei?
ou uma sacanagem ? nascer desejando para depois ter que aprender não mais desejar?
Criados viciados com a função de largarmos o vicio?
Bom! eu "desejo" ser um iluminado ou um iludido materialista vivendo e aceitando a vida do jeito que ela vier, quando deixamos de desejar somos conformistas.
Fica difícil desassociar o "ser" do "desejo", algum nível de desejo é necessário para dar existência ao ser, pois ainda somos incompletos.
"desapego total ao ser = inexistência do ser"
Se Deus te fez assim, você estará tentando contrariar uma obra de Deus.
Se você se fez assim estará sendo ilógico.
quando diz ter alcançado o estado de consciência capaz de controlar seus pensamentos e sentir-se uno como universo, considera isso a "iluminação" ?
é por isso que o ayya te chama de mestre ?
o monge que ateou fogo no próprio corpo atingiu a iluminação ?
ja que é assim essa sua visão dentro da vida também não faz o menor sentido.
E você apenas se ilude acreditando que descobriu algo que faça sentindo, acho melhor você despegar dessa ideia.
gostaria de também poder dizer "Bem-vindo a realidade",mas como você mesmo diz todos nós somos iludidos.
fala-se como se a morte representasse o fim do ser, ou uma inatividade ?
sem nenhuma consciência sem existências
Acho que na hipótese dele, a mente fica em completo standby sem o suporte corporal e cerebral.
Ela só poderia se "iluminar", (acho que isso significa, saber quem ela é de fato) só por meio de alguns mecanismos específicos do corpo, sendo o mais relevante para isso, a consciência.
Você cogita que a mente sem o corpo funcionaria ainda como se tivesse um outro corpo, em outra dimensão. E assim iria galgando degraus por meio de uma evolução moral até atingir o topo, que seria a "iluminação".
Eu acho que a mente sem o corpo, ficaria presa na solidão de uma realidade sem inputs. E isso significaria que ela estaria ciente dela mesma. Seria no caso a tal "iluminação". Realidade solitária.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
não sei quem sou nem o que sou e acredito que nunca entenderei isto 100%.
E voce ?
temos uma ordem de importância, fatos marcantes mesmo que muito antigos são lembrados mais facilmente do que outros recentes de menor importância.
Eu não lembro de todas palavras ou fatos só os mais marcantes isto também acontecem com os sonhos.
e perder a graça de sermos crianças ignorantes, aprender brincando da prazer.
seguindo a sua lógica contraditória ele deveria nos ter criado anjos, ou então nos ter feito idênticos a ele, nada seria melhor do que ser Deus ?
Para o homem o melhor é ser Deus mas, para Deus o melhor é ser homem.
creio que não, pois são visíveis as personalidades natas, alem do mais gosto da ideia de poder ter criado a minha própria personalidade do que ter sido divinamente "presenteado".
i ?
"eu robô" ?
refiro-me a ilusão sensorial e não a moral, por exemplo nossa visão não mostra a realidade da vida microscópica, e todos concordam que estão vendo as coisas como realmente elas são, imagine voce que no futuro óculos nos deem uma nano visão, certamente teremos uma visão mais aproximada da realidade.
mas ficará apegado ao desejo de eliminar o ego, talvez até a morte.
alias não é o apego a esse desejo que te move ?
talvez isto seja o desejo do filho pródigo querendo retornar a casa do Pai
interessante que nascemos crianças catadoras de entulhos,mas só de entulhos ?
aposto que após aprendermos andar sem ele, ainda sim continuaremos eternos dependentes de Algo ,pois não somos seres completos e nunca seremos.
Não entendi Criaturo
eles alegam que nascemos prontos porem vamos colhendo ilusões que precisamos descartar.
Mas, como crianças podem nascer prontas ?
E o mundo só nos oferece lixo ?
Não Criaturo, eles não sabem o que está por trás do véu. A ilusão já está aí, segundo eles.
Se não sabem o que está por trás do véu não dá para fazer afirmações sobre adultos e muito menos sobre crianças.
O mundo nos oferece ilusão.
Quando concordei com a analogia do escultor sei que estava falando de coisas diferentes. O entulho para mim são nossos 'defeitos' ou nossas facetas contraditórias, aquilo que parece serem personalidades mas não são, é só um emaranhado complexo de sentimentos, instintos... e que o aprendizado é construir uma unidade ao ir desemaranhando e descartando aquilo que não vale a pena, o entulho.
Segundo o espiritismo cada passo dado aqui é quase 'milagroso' por causa da densidade, é como se fössemos travados a cada milímetro.
um animal "irracional" não consegue reconhecer-se, mas consegue reconhecer o outro ?
percepção e razão são coisas distintas, ou seria a mesma coisa apresentando-se em formas diversas ?
Sim somando e subtraindo,,,nada do que foi sera de novo como ja foi um dia.....tudo passa, tudo sempre passará como uma onda no mar num indo e vindo infinito.
ta na hora de ampliar a sua HD ou então delete o que não lhe serve mais.
Elas decidiram subir neste tronco.
Deus
diria que fomos criados seres incompletos na eterna e natural procura da parte que nos falta Deus, é isso que nos move.
foi isso que eu quis dizer : Quando todos vivenciam a mesma ilusão ela passa a ser uma realidade relativa,
Não passamos de peixes num aquário e eu não como meus irmãos....he..he..he...he....he
filosofias e ideias subjetivas a parte, vamos a pratica:
Quando perdi os sentidos deste mundo, mantive uma percepção de temperatura agradável ao contrario a da sala onde o meu corpo se encontrava, quando recobrei os sentindo me lembrei perfeitamente dos meus pensamentos enquanto inconsciente é isto que acredito que acontecerá quando eu morrer.
começou ateu, virou monge e agora "evangélico" a espera da ressuscitação ?
sim, dimensão não, consciência sintonizada em outras realidades, imagine a consciência capaz de captar infinitas realidades, porem ela precisa ser ajustada para cada uma.
De vez em quando entra apenas alguns ruídos de outras realidades, então essas consciências são tratadas como loucas, perturbadas, esquizofrênicas, iludidas.
Veja que em um mesmo local pessoas diferente podem estar com suas consciências sintonizadas em realidades diferentes a exemplo dos autistas.
a ideia de iluminação é coisa de monges, eu considero que somos seres incompletos a na eterna procura pelo nosso complemento Deus, repare que eu disse eterna procura.
Se fomos criados ignorante, Deus não pode ter se equivocado, portanto quando alguém disser: "Eu sei Tudo" só estará justificando essa hipótese.
penso que não, pois quando perdi os sentidos deste mundo, mantive a razão, a percepção de luz e temperaturas onde me encontrava, também mantive a memória desse estado a qual me faz acreditar que ao morrermos não ficamos inativos.
Esse papo de descanso eterno é coisa de evangélicos preguiçosos..ha.ha.ha.ha
he..he..he..he.
um sapo azul dentro da sua mente ainda é algo subjetivo a interpretação sua e a dos outros.
todos concordam que o amor existe mas , ninguém pode garantir que ele seja igual para todos.
quando você se encontra no estado de iluminação, todos podem observar o seu estado mais esperto ?
"Moses alimentou nosso pais com pão do céus no deserto, e voce que prova nos da para que possamos acreditar na sua iluminação ? Não basta apontar para céu quando conseguimos ver apenas nuvens.
ainda estou esperando por suas provas objetivas ?
da mesma forma a iluminação poderia ser uma espécie de contato imediatos?
a continuação da vida é tão possível quanto a existência atual dela
hipocrisia egoísta, os nossos animais que o digam.
bonito,mas na pratica percebemos sim alguns dos nossos erros e também os dos outros, compreender não é permitir nem justificar.
captei uma identificação pessoal.
Sua visão moral é muito generosa, certamente quando alguém promove o sofrimento alheio conscientemente ou não esta sofrendo de uma espécie de ilusão.
E talvez seja mais fácil eu conseguir corrigir uma ilusão minha do que nos outros.
Sua visão das pessoas é muito generosa todos nós não passamos de inocentes viajando juntos no barco da vida chamado ilusão.
Mas então para que servem os pais, os professores, o juizo, e as dificuldades encontradas na vida ? Se a vida não passa de uma grande ilusão nada do que fizermos mudará isso? Aha! Captei!
Todos devem virar monges!
mande-me fazer o que eu desejo e sera atendido e bem compreendido.
hipocrisia de quem procura prazer a custa do sofrimento alheio, isto sim é ilusão da lei de Gerson.
do jeito que voce fala da impressão que fui colocado em um corpo de robô autônomo conduzindo todos os meus pensamentos e ações, então só me resta esperar o tal robô humano "desejar" auto desligar-se apertando a chave push-boton off-ego.
Depois para não me tornar um ser inútil continuarei agindo sem desejos, ou seguirei o mestre Morpheu , distribuindo pilulas vermelhas.
obs. acho que agora meu ego-ateu pegou pesado.
Tudo vem de Deus.
Mas, se consideramos a existência a partir deste corpo de fato a consciência vem dele.
Mas, por que não podemos admitir a possibilidade da consciência anteceder ao corpo ?
Se decidir me libertar do falso eu, este desejo é de fato meu ou fui movido pelos desejo de outros ?
Alcançada a iluminação como poderemos existir sem vontade ?
finalmente eu acho que to começando a entender melhor a hipótese da "lagarta" rumo a borboleta (pois ela pode ter vencido a gravidade da terra,mas suas asas ainda não poderá lhe apresentar o universo),então continuo vendo isso apenas como a saída para uma ilusão maior ainda, isto justificaria o iluminado dizer: "agora sim descobri que não conheço Tudo e nunca irei conhece-lo."
Existe maior sabedoria do que saber reconhecer-se um eterno ignorante ?
Lutar contra a natureza é sair de uma ilusão e entrar em outra.
por que o desejo é que forma a personalidade e a ação é só uma consequência?
Se não somos culpados pelo que pensamos, então pensamentos não podem ser considerados pecados, então vai reclamar com Jesus por ter ensinado tal coisa.
mas, isso seria o pecado original ?
o que constrói nossa realidade são ações e não pensamentos
sim ,mas tambem repudiou as más ações, sejam elas mecânicas, intencionais ou não, ao meu ver são responsáveis pela maior parte do sofrimento humano.
Nem sempre a verdade liberta, quando ainda falta o desejo.
então porque dedica sua vida por nada ?
Talvez o que voce chame de iluminação, não passe de um vaga-lume.
pelo que entendi quem deseja é o eu mecânico, até que nós resolvermos dizer não, tipo cigarros.
eu vejo isto de outra forma sabemos que matar para consumir outros seres é errado e só vamos parar de fazer isso quando realmente adquirimos consciência de que não devemos ser egoístas.
Não é aprendendo controlar os desejos que formamos nossa personalidade ?
Talvez os desejos sejam produtos do nosso eu eternamente em formação.
sim