Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1414244464765

Comentários

  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: Sybok uma das coisas que ainda não consegui compreender qual seria a expectativa depois da iluminação em relação ao karma, automaticamente vc estaria livre dele fazendo o que fizesse ou nesse estado de consciëncia não se "erra"?

    A pergunta não foi para mim, mas, como fui a primeira pessoa, neste fórum, a dizer que Cristo poderia até matar e não criar um karma, vou responder. Se você juntar tudo o que já foi dito sobre isso, terá a imagem completa.

    Não há um ‘eu’ agindo. Não existe ego por trás da ação, logo, não pode haver karma. Isso é a mesma coisa que o não-agir, dito pelo Sybok. Não-agir é diferente de não fazer nada. Você continua a fazer as coisas que precisam ser feitas, que fazem parte de sua vida, mas sem identificação com essa ação. Um observador não é responsável pela ação que presencia; do mesmo modo, livre do ego, você atua como um observador de sua própria ação. Ela não lhe pertence, com também não lhe pertencem seus resultados.

    Claro que o exemplo da morte é tão somente uma forma de levar o argumento ao extremo, para mostrar a força da não-ação. Necessariamente, não sairemos por aí matando pessoas. Teria que haver uma razão para isso e, mais do que nunca, nesse estágio de consciência, não faríamos o que não fosse necessário fazer. Lembrando, sempre, que a ação não é nossa.

    O erro, por outro lado, será sempre um conceito humano. Errar ou acertar não faz parte de nossa verdadeira natureza. Somente o personagem pode errar ou acertar.

    Post edited by Ayyavazhi on
  • salgueiro disse: Estou especulando que para se sair do estado de vigília seria necessário ter pré requisitos em termos do bem X mal.

    Necessariamente, não. O bem é preferível ao mal (do ponto de vista humano), mas não é imprescindível em nossa religação. Existem diversas formas de conseguir isso, mesmo atropelando todas as noções de bem que conhecemos e pregamos.

  • sybok disse: Do contrario não aceitamos a vida, nossa mente não suporta a realidade

    Aqui está toda a explicação para recebermos ensinamentos primários, como já cansei de alertar.

  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: A vigília não é só um tipo de "acidente" fruto do lado mecânico da vida, fomos colocados nesse estado de transe propositalmente.

    Sim. E é nesse estado de transe (literalmente) que nos julgamos livres...

    Post edited by Ayyavazhi on
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse: salgueiro disse: Se eu quiser fico dias sem comer, já fiquei trës.
    e qual foi a moral da reflexão ?

    hahaha, moral não tem nenhuma Criaturo, não fiz de propósito, sou assim, passo períodos sem fome e tenho que me obrigar a comer. Na verdade, tive que aprender a comer comida porque minha preferëncia sempre foi de líquidos.

    Usei esse meu exemplo para demonstrar ao Sybok que o que para alguns é um tormento para outros não.
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Necessariamente, não. O bem é preferível ao mal (do ponto de vista humano), mas não é imprescindível em nossa religação. Existem diversas formas de conseguir isso, mesmo atropelando todas as noções de bem que conhecemos e pregamos

    Talvez depois de mais umas 250 reencarnações isso entre na minha cabeça, agora sem chance. Se tem uma coisa que já nasci foi com essa noção (do bem e do mal)
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Se você juntar tudo o que já foi dito sobre isso, terá a imagem completa

    Sim agora já entendi.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: CRIATURO disse: Ja apontei EU é "tudo aquilo que não possa ser encontrado outro 100% idêntico", por exemplo você.
    Digamos que um "Eu" seja Deus após a criação se manifestando em infinitas formas.

    Nenhuma de minhas células podem ser encontradas 100% idênticas, ainda assim elas se movem para onde eu determino e não para onde elas gostariam.
    São todas únicas, mas nenhuma delas possui um "eu", elas são somente parte de algo maior.

    Ou seja, sua definição não procede.

    deduzo que o nobre amigo esteja definindo "eu" como "vontade própria"
    no principio do ser considero um "eu" como algo que não possua uma cópia de 100%, por exemplo uma dessas células.
    Nesse estagio você esta correto ao afirmar que ela não passe de um ser mecânico,mas no estagio seguinte eis que surge o seu "vilão" o desejo pela ação intencional aqui inicia-se o ensaio na formação do "eu".
    No próximo estagio o desejo incita o aparecimento da razão e esta nos guia até a humanidade, concretizando de vez o nascimento do nosso "eu" na eterna busca pelo seu complemento Deus.
    sybok disse: CRIATURO disse:
    passaremos a ser irresponsáveis pelas nossas ações ?
    Não Criaturo, passaremo a saber que as ações não são nossas, não seremos mais seus autores.

    não sei se posso considerar isso como uma "humildade" ou como uma falta de vergonha ? he...he..he..he.he
    Antigamente tudo era culpa do diabo, mas agora você diz que tudo é culpa de Deus ?
    porque Deus criaria marionetes ? Isso não seria muita falta de criatividade?
    Somos nós que por enquanto não sabemos como criar outros "Eus", assim criamos apenas maquinas.

    sybok disse: CRIATURO disse: não nego que devemos "vigiar" nosso pensamentos principalmente antes deles virarem uma ação daninha,mas você radicaliza querendo anular "todo "seu desejo,
    Como explicado, segundo Cristo o pecado não está somente na ação, aquele que peca somente em PENSAMENTO, já pecou.

    Se você acha isso tudo natural e bom, essa é sua opinião, mas o fato é que ela é contraria ao que Cristo ensina.

    estranho é você afirmar que os nossos pensamentos são de Deus e que manifesta-los são um pecado e o correto é iluminar-se para poder anula-los ?
    Contradição do tipo vulcana e neste caso pecamos na velocidade do pensamento.
    sybok disse: Nagar a si mesmo não trata só de caridade ou coisa do tipo, se assim fosse Cristo não teria ensinado o jejum e o celibato.

    então por que afirma que a caridade não faça parte do caminho que conduz a iluminação, nem pode aproximar o homem de Deus ?
    sermão, pão e peixes foi a receita usada para ensinar.
    sybok disse: Cristo não falou sobre outros fardos ou caminhos, deu o exemplo e mandou SEGUI-LO.

    disse seus discípulos : "mestre vimos um homem que não segue ao Sr.pregando e expulsando demônios, quer que o reprendamos ? "
    Disse Jesus: "Deixai o homem em paz , se não esta contra nós esta ao nosso favor."
    sybok disse: Cristo não falou sobre outros fardos ou caminhos, deu o exemplo e mandou SEGUI-LO.Criaturo, você pode considerar o cristianismo radical, como ateus consideram, e, pode considerar que os ensinamentos de Cristo eram radicais, pois ele ensina o ascetismo, ou seja, o isolamento, jejum, celibato, etc...Agora dizer que minha "interpretação" do cristianismo é radical, só porque você não concorda com os ensinamentos de Cristo, ai já é apelação.[

    ele não passou sua vida inteira em um mosteiro, nem no deserto jejuando, muito menos mandou os outros fazerem isso,isso não passa de interpretações radicais de monges.
    sybok disse: lá.
    Cristo nunca falou sobre mundo espiritual.

    E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
    Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.

    digamos que mudar de realidade seria sintonizar nossa consciência nela.



    sybok disse: Se você vê o cristianismo como radical e não pretende segui-lo, ótimo, mas isso não é "interpretação", o cristianismo é isso ai, você goste ou não disso.

    ta na hora de voce abrir sua igreja que tal:

    "iluminados da ultima hora" "despertando com cristo"
    sybok disse: O Cristianismo nos ensina a nos anular-nos. "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me [Lc 9, 23]".

    anular-se no sentido de fazer a vontade divina, certamente carregaremos uma cruz parecida com a de Jesus,mas enquanto seus discípulos caminhavam com ele não eram obrigados a jejuarem e sim saírem em missão de caridade.
    A dificuldade esta em aprender a diferenciar a vontade divina da nossa e quando elas se tornam semelhantes.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: CRIATURO disse: se Deus criou esta ilusão da individualidade por que voce acha que pode acabar com ela e por que acha que este é o caminho a ser seguido?

    Porque é o que Cristo e outros ensinam e é o que pode ser visto por qualquer um que já tenha removido o véu por um segundo e visto o falso eu como o que ele é, um FALSO eu.

    neste mundo não exitem orgasmos permanente, por que no outro existiria mais uma das sacanagens divinas ?
    sybok disse: Ao que tudo indica é Deus quem passa a agir através de nós, passamos a ser "um" com ele e não mais sujeitos ao karma (não existe mais ação), pois passa a não mais existir distinção entre nossos atos e os atos de Deus. Fazemos o que deve ser feito.
    ao que me parece a maior ilusão é acreditar que Deus é um sacana que podendo ter nos criado "anjos contemplativos, reflexos do narcisismo divino" dentro do seu paraíso, tenha preferido nos mandar viver como animais na terra.
    prefiro acreditar que Deus nunca deixe de fazer o melhor, portanto esta nossa vida já é o melhor,mas ilude-se quem acha que ainda poderá encontrar o paraíso completo Deus pois, essa ilusão faz parte do motor que move a vida eterna.
    sybok disse: O ser humano naturalmente tem desejos (pecado original) e foi nos dada a obrigação de nos libertarmos deles.

    interessante voce acusa Deus de termos sido "mal-criados" com obrigação de corrigir o erros divinos ?
    iluminar-se seria o que livrar-se da: ilusão,pensamentos, desejos,razão ?
    Deus nos criou mal com a obrigação de nos fazermos bons ?
    Digo que Deus nos criou ignorantes e assim permaneceremos eternamente e ilude-se quem acha que conseguira criar uma luz dentro de si tão poderosa capaz de expulsar toda escuridão, pois a ignorância nata é o único motor capaz de sustentar a vida tornando-a eternamente Desejável.
    sybok disse:
    Entenda assim, todos os outros animais são mortos-vivos, basicamente maquinas mecânicas movidas por desejos e instintos.
    O ser humano é a forma de transição entre o mecânico e o vivo, estamos aqui para passar do mecânico, para o vivo.
    sybok disse: Ao que tudo indica é Deus quem passa a agir através de nós, passamos a ser "um" com ele e não mais sujeitos ao karma (não existe mais ação), pois passa a não mais existir distinção entre nossos atos e os atos de Deus. Fazemos o que deve ser feito.
    sua lógica cai sempre na redundância:
    todo pensamento é divino, precisamos eliminar todos pensamentos divinos, para nos tornarmos unos com o pensamento divino ?
    E os animais seriam mais uma das sacanagens divinas? Robozinhos formados por micros robozinhos celulares, eternas formiguinhas descendo o rio ?
    A luz divina não brilha para todos ? Ou Deus cria luz para e eternos cegos, nunca a conhecerem ?
    aposto mais que Deus distribuiu partes de si mesmo e disse a elas : "voltem para mim novamente se forem capaz, contrariem a minha vontade !
    E não é que temos um desejo natural para voltarmos ao nosso paraíso perdido Deus ?
    encontraremos lugares mais prazerosos o nosso paraíso de passagem,mas nunca cessará o desejo de encontrarmos Deus, para mim este é o sentido que move a vida.

    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Deus não concorda com nossos pontos de vista a esse respeito
    sybok disse: Isso é um problema pois perdemos a crença na característica de Deus como um ser "bondoso" e ele passa a ser uma incógnita um tanto assustadora.

    Já faz um tempinho que cheguei a um acordo comigo mesma sobre Deus, não sei o que é, sou totalmente ignorante das coisas Dele então não tento entender o que tenho plena ciëncia que desconheço. Deus é um conhecimento intuitivo e vai ficar assim por quanto tempo não tenho idéia.
    sybok disse: grande parte do "mal" que causamos é o resultado da busca de nossos desejos, entre eles nossos desejos a cerca do que julgamos ser o "bem"

    Estamos em aprendizado, o conceito do Bem pleno ainda jaz distante mas se eu que sou só um grãozinho de poeira do cosmo tenho uma noção do que seja nem me passa pela cabeça que Deus não o tenha, rs.



    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Sua afirmação é infundada, você não sabe o que resulta na anulação total do ser, nem saber o que são os desejos.

    incorporei o NadaSei
    sybok disse: a iluminação muito rápido sob risco de na verdade acabarmos sendo "queimados" ou invés de "iluminados".

    o monge que ateou fogo no próprio corpo que o diga.
    Ayyavazhi disse: Não-agir é diferente de não fazer nada.

    e como seria agir sem ter vontade própria ?
    Ayyavazhi disse: Necessariamente, não. O bem é preferível ao mal (do ponto de vista humano), mas não é imprescindível em nossa religação.

    e por que fomos desligados ?
    Ayyavazhi disse: sybok disse: Do contrario não aceitamos a vida, nossa mente não suporta a realidade

    Aqui está toda a explicação para recebermos ensinamentos primários, como já cansei de alertar.

    do ponto de vista cético esse é o motivo para criarmos ilusões
    salgueiro disse: CRIATURO disse: salgueiro disse: Se eu quiser fico dias sem comer, já fiquei trës.
    e qual foi a moral da reflexão ?

    hahaha, moral não tem nenhuma Criaturo,

    jejum é usado como ferramenta de reflexões, pois este estado nos liga naturalmente com nosso eu mais profundo.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: jejum é usado como ferramenta de reflexões, pois este estado nos liga naturalmente com nosso eu mais profundo.

    Mas é isso Criaturo "para alguns ou muitos", rs, comigo não, fico sem comer em estado 'normal'.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Você pode acreditar no que quiser, mas o fato é que a razão pode ser calada, tem um funcionamento mecânico e está longe de resolver o problema do "eu", muito pelo contrario qualquer coisa que nos escravize como desejos e pensamentos, são a antítese do "eu", são seu oposto.

    voce não tem vergonha em querendo anular estas obra divina, pensamentos , desejos, ração ? ou apenas quis dizer querer aprender controla-los, pois anular totalmente creio ser impossível!
    sybok disse: CRIATURO disse: porque Deus criaria marionetes ? Isso não seria muita falta de criatividade?
    Pergunte pra ele, mas saiba que a sua falta de entendimento das razões dele, não muda os fatos.

    me recuso a pensar em limitar Deus a humanos, pois creio na sua maior capacidade,mas é justo questionar você que se limita acreditar-se apenas um marionete divino.
    uma formiga descendo o rio em cima de um tronco.
    "oh dó, um deus malvado criou a formiga, o rio e as arvores um verdadeiro complô pra maltratar inocentes, sera que deus também gosta de pescar em aquários ?
    sybok disse: Deus discorda de você e de todos nós, o que mão é nada surpreendente, visto que somos incrivelmente ignorantes, e, diga-se de passagem, por imposição dele.
    não seria pretensão acreditar que um dia conseguirá deixar de ser ignorante, não seria esse um pensamento de Lucifer ?

    sybok disse: A única contradição está na sua interpretação do que foi dito, pois eu nunca disse que os nossos pensamentos são de Deus, disse que são fruto dos mecanismos do corpo.

    disse que nossa consciência era formada pelos pensamentos soprados de Deus.
    se afirma que não temos um "eu" nem pensamentos, nem vontade, nem razão que tudo isso é uma mecânica criada por Deus, logo afirma que os pensamentos são divinos e não nossos, portanto querer elimina-los é uma contradição.
    sybok disse: Nazistas em busca da perfeição e socialistas em busca da justiça social são um bom exemplo disso.

    sim um bom exemplo do que não devemos fazer desvirtuar a moral do bem para tentar justificar o mal, ou agora justiça social significa discriminação social, em prol do bem estar pessoal?
    Advogados do diabos legislando em causa própria são da pior espécie matam e ainda tentam manchar a moral das suas vitimas, para justificar suas animalidades.
    sybok disse: Eu nunca disse que a caridade não faz parte do caminho, disse que o DESEJO pela caridade é uma pedra no caminho tanto quanto qualquer outro desejo e que ninguém entrará no "reino dos céus" fazendo caridade desejosa, pois não são os atos o foco, mas os MOTORES dos atos.

    " de riquezas ilícitas fazeis muitos amigos, pois na necessidade são eles que virão te ajudar"
    Quem muito necessita de ajuda não questiona muito a moral do seu salvador e se for uma pessoa grata e justa sentira que tem uma divida com seu bem-feitor, não importando se outros o consideram um mal-feitor.
    Me explique como alguém pode fazer caridade sem antes ter desejado isso?
    quando fazemos caridade comercial o máximo que pode acontecer é não termos o retorno esperado, mas acredito que dificilmente um bem feito se transformará em um mal feito, pelo contrario no momento mais oportuno voltara com medida dobrada conforme jesus ensinou a cada um sera dado conforme suas próprias obras, quem planta o bem no futuro não colherá o mal.

    sybok disse: Já disse e repeti mil vezes que a discussão não é sobre atos, mas sobre o que motiva tais atos, sobre o que está por trás desses atos.

    independente da motivação, o que constrói um mundo melhor são "ações caridosas" é esta realidade que todos esperam o céu na terra aqui e agora "basta desejarmos" isto praticando o bem comum.
    O reino dos céus que esta dentro de nós é o "desejo" de fazermos o bem comum, pois onde esta o nosso coração também estará o nosso tesouro.
    E não adianta ajoelhar e ficar dizendo "Sr. faça de mim um instrumento da sua vontade" pois Deus não quer impor a sua vontade e isto ja esta bastante claro.
    É voce que não deseja assumir responsabilidade pelos seus próprios desejos, agora tenta devolve los a Deus, voce tem certeza que que este é o caminho mais difícil ? Da omissão?
    Se agora voce ja deseja responsabilizar Deus pelos seus atos sejam eles mecânicos ou próprios, imagine depois da iluminação estará liberto sim, mas de toda responsabilidade, né ?
    logica redundante Adão era isento de responsabilidades, como marionete entendiou-se , Deus lhe deu uma companheira, veio o entendimento com ele as responsabilidades, um fardo pesado que o homem sonha em abandonar voltando para o paraíso perdido dos marionetes.
    Interessante! você diz que somos marionetes mecânicos e deseja voltar a praticar integralmente a vontade divina? passando a ser um reflexo, robô divino ?
    Entendi! você esta querendo auto promover-se de marionete humano, para um marionete anjo .
    Isto me lembra pessoas sem personalidades próprias, que omissas observam os desejos dos outros construindo algo, quando da certo elas dizem muito bem, mas se der errado passam a criticar duramente, se isentando de qualquer responsabilidade por aquele desejo.
    Diga a verdade é mais comodo ser apenas um reflexo divino do que ter que assumir responsabilidades?
    sybok disse: Não adianta SIMULAR um comportamento cristão, "imitando" cristãos nas atitudes, mas pecando em pensamento e fazendo tudo levado pelos motores errados.

    em termos de evolução é melhor do que ser um omisso, ou um egoísta que age pensando apenas em si e para isso tenta justificar-se de todas as formas imagináveis.
    sybok disse: Na biblia vemos um homem solteiro, resistindo a todas as tentações, vivendo de pregar as boas novas sem adquirir posses ou buscar viver a vida mundana, indo atrás de emprego ou família.

    mas ele te disse para pegar a sua cruz e segui-lo, não disse para voce pegar a cruz dele.
    Ele tinha uma missão e sabia que depois iria embora, voce sabe qual é a sua missão aqui na terra ?
    o que significa isso: "ou você trabalha para mim ou então trabalha para eles ?"
    sybok disse: Lanço o desafio!
    Poste ai as passagens onde Cristo ensina que é bom desejar e diz para levarmos a vida correndo atras dos nossos sonhos e nos divertindo com os "presentes" de Deus.
    sybok disse: vemos ele ensinando pessoas a deixarem o trabalho, não se preocuparem se quer em enterrar seus parentes mortos, ou se despedirem da família.

    horará pai e mãe,mas pelos seus preceitos de homens, tens anulado os mandamentos de Deus.

    o bom servo pega o tesouros recebidos os multiplica através das suas ações e o devolve ao seu Senhor.
    o Servo preguiçoso recebe o tesouro e o enterra, e diz que o seu Senhor é mau e o devolve como recebeu.

    Jesus ensina que Deus e ele trabalham até agora, portanto o tempo do paraíso contemplativo ja foi, que agora é tempo do trabalho eterno, de ação e não contemplação.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • salgueiro disse: Mas é isso Criaturo "para alguns ou muitos", rs, comigo não, fico sem comer em estado 'normal'.

    neste caso um de nós é anormal
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: neste caso um de nós é anormal

    Canso de dizer que as pessoas são diferentes, rs.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Tá difícil heim? Muito difícil!!!! Rsrsrsrs!!!!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Ayyavazhi disse: Não há um ‘eu’ agindo. Não existe ego por trás da ação, logo, não pode haver karma. Isso é a mesma coisa que o não-agir, dito pelo Sybok. Não-agir é diferente de não fazer nada. Você continua a fazer as coisas que precisam ser feitas, que fazem parte de sua vida, mas sem identificação com essa ação. Um observador não é responsável pela ação que presencia; do mesmo modo, livre do ego, você atua como um observador de sua própria ação. Ela não lhe pertence, com também não lhe pertencem seus resultados.

    Olha só! Isso aí que você menciona me parece mais como entregar o comando para um outro agente e ficar observando a ação.
    Se nesse estado você diz que a ação "... não lhe pertence, com também não lhe pertencem seus resultados."
    Fica subentendido que você deixou-se ser controlado.
    Isso é anular seu "eu" para deixar que outro (seja la quem for) assuma.

    Não me parece um "encontro" do "eu", mas uma submissão à um determinismo externo. Uma anulação de si mesmo em prol de outro.

    Desculpa, mas isso me parece o oposto de "achar-se". Seria mais uma "morte" do individuo para a ação, limitando-o à um mero observador das ações de outro.

    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • salgueiro disse: Deus é um conhecimento intuitivo e vai ficar assim por quanto tempo não tenho idéia.
    suponho que pela eternidade, pois foi ele mesmo que nos expulsou do "paraíso" e não pode ter se equivocado quanto a esta separação!
    sonhamos com esse retorno e trabalhamos eternamente em busca dele.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: sybok disse: grande parte do "mal" que causamos é o resultado da busca de nossos desejos, entre eles nossos desejos a cerca do que julgamos ser o "bem"

    Estamos em aprendizado, o conceito do Bem pleno ainda jaz distante mas se eu que sou só um grãozinho de poeira do cosmo tenho uma noção do que seja nem me passa pela cabeça que Deus não o tenha, rs.

    um coisa é certa se o sofrimento existe em infinitas formas, é uma obra feita por Deus e não pode estar equivocado.
    criados ignorantes natos, podemos progredir e eternamente continuarmos com graus variados de ignorância acompanhada de algum tipo de sofrimento, Deus não pode ter se enganado a esse respeito, se nos criou homens é porque não nos pode fazer Deus.

    A procura do paraíso perdido "Deus" não é o que nos move, então Sybok! Se este desejo é o que te move, não deve ser eterno por que ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: CRIATURO disse: deduzo que o nobre amigo esteja definindo "eu" como "vontade própria"

    Exato.

    Sim é aqui que sua lógica vai pro beleléu, vejamos:
    eu = vontade própria= inexistente = mecânica divina = desejo divino

    iluminação = matar o desejos mecânicos divinos (contraditoriamente voltando a ser um robô divino) trocando seis por meia duzia ?

    Você poderia tentar salvar sua lógica reconhecendo que alem de desejos mecânicos divinos, possuímos alguma personalidade própria que deverá ser "descartada" na iluminação que nos fara unos com o todo Deus.
    sybok disse: A única contradição está na sua interpretação do que foi dito, pois eu nunca disse que os nossos pensamentos são de Deus, disse que são fruto dos mecanismos do corpo.

    mecanismos de um corpo criado por Deus, logo nossos pensamentos tem origem em Deus e não são um nosso "eu" como você afirma e nisto não ha nenhuma contradição da minha parte,mas demonstrei no comentário acima, tudo indica que haver uma contradição na sua lógica.
    sybok disse: É você quem insiste em interpretar isso como uma critica a caridade, quando na verdade isso é uma critica a pessoas vaidosas e egoístas que fazem caridade somente para se sentirem bem consigo mesmas e para tentarem comprar fácil e barato uma entrada no reino dos céus.

    não seria mais egoísta um monge dedicado exclusivamente a iluminação pessoal ? (sei que este não é o seu caso).
    Tai a receita da verdadeira felicidade neste mundo! sentir-se bem por estar fazendo o bem! E acredite que se isso fosse facil a muito ja estaríamos vivendo num paraíso terrestre.
    Não é justo tentar valorizar suas ações desvalorizando as ações dos outros.
    você ja esta convicto ter encontrado o único caminho correto, o mais difícil e o mais sábio a ponto de classificar os outros de iludidos.
    sybok disse: Não adianta SIMULAR um comportamento cristão, "imitando" cristãos nas atitudes, mas pecando em pensamento e fazendo tudo levado pelos motores errados.

    Neste mundo pensamentos sem mãos são inúteis
    um Pai deu ordem a dois filhos , o primeiro respondeu sim Sr. porem foi descansar, o outro xingou e amaldiçoou o Pai o céu e a terra e muito contrariado foi fazer o trabalho ordenado pelo seu Pai.
    ainda sim é melhor fazer o certo pelos motivos errado, do que fazer o errado por qualquer motivo.
    sybok disse: Vemos também ele ensinando que pessoas se fazem "eunucos" pelo reino, dizendo que o mero desejos ainda que só em pensamento é pecado, vemos ele ensinando pessoas a deixarem o trabalho, não se preocuparem se quer em enterrar seus parentes mortos, ou se despedirem da família.

    tudo isso aqui é uma sacanagem divina que devemos rejeitar, ou prazer e sofrimento são necessárias a manutenção da vida ?

    Jesus sendo um ser "iluminado" esta uno com Deus, quando ele afirma não ter vindo de moto próprio, não rejeita a possibilidade de ainda possuir um.
    Se voce afirma que a vontade dele é una com Deus, porque motivo ele orava pedindo que Deus o atendesse na sua próprias vontades ?
    Tipo se for possível passe este cálice de mim ?
    Quando voce afirma não existir um "eu Jesus" nenhuma vontade própria a não ser Deus?
    Quando Jesus conversava com Deus era um esquizofrênico, ou mais um iludido que acreditava-se um ser a parte de Deus ?
    Ele afirmou que apesar de ser semelhante a Deus, Deus ainda era maior do que ele ou seja manteve uma diferença entre humanos e Deus, semelhantes não quer dizer idênticos, ou seja as personalidades próprias serão mantidas.
    sybok disse: É você quem está tentando tapar o sol com a peneira e querendo guri dos fatos.
    Eu já postei inúmeras passagens onde fica clara a seriedade com a qual Cristo lida do assunto.

    ok admito que Jesus de fato alertava para algumas ilusões humanas principalmente ao do egoismo, ele mandou mantermos a vida dos nossos próximos.
    Mas em nenhum momento ele mandou todos virarem monges numa exculsiva espera pelo o reencontro com Deus, nem disse peguem a sua cruz, abandonem suas vidas "mundanas" e me sigam para jejuar no deserto em busca da iluminação.
    ele disse que horar pai e mãe é uma obrigação humana e que não devemos usar preceitos de homens para invalidarmos as leis de Deus.
    sybok disse: A missão dos discípulos não era exatamente de "caridade", mas de levar as boas novas para permitir ao povo a união com Deus, ao mesmo passo em que ao abandonar a própria vida para se dedicar a esse trabalho de semear a doutrina, eles próprios estariam praticando a negação de si mesmos.

    Por isso mesmos eles precisariam continuar eles próprios PRATICANDO coisas como o jejum.
    Ou por acaso jejuar é fazer algo pelos outros?

    trabalhar para construir um mundo melhor, ensinando o caminho correto sem exigir salario é uma caridade, caso contrario seria seria apenas mais um orgulho na ilusão do ego a procura do paraíso perdido.
    e francamente ensinar em um pais como o Brasil é quase um ato de caridade......he..he..he..he..he...he
    sybok disse: Por isso mesmos eles precisariam continuar eles próprios PRATICANDO coisas como o jejum.
    Ou por acaso jejuar é fazer algo pelos outros?

    alguns animais jejuam para poderem alimentar seus filhotes
    sybok disse: Quem fala sobre outros mundos é você, não eu.

    apenas como referencias para diferenciar estágios de consciências sintonizadas em diversas realidades que você simplifica considerando como um único mundo.
    sybok disse: Para alguém ignorante, você parece saber muito sobre as "razões" de Deus.
    Tem certeza de que você é ignorante mesmo? Não é onisciente como o próprio Deus?
    Pois precisaria ser para afirmar essas coisas que afirma.

    começou apelar
    sybok disse: Deus nos fez ignorantes, justamente por isso você não tem como saber o que você acha que sabe.

    enquanto ignorante confio na minha intuição
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Marcio disse: Olha só! Isso aí que você menciona me parece mais como entregar o comando para um outro agente e ficar observando a ação.
    Se nesse estado você diz que a ação "... não lhe pertence, com também não lhe pertencem seus resultados."
    Fica subentendido que você deixou-se ser controlado.
    Isso é anular seu "eu" para deixar que outro (seja la quem for) assuma.

    Não me parece um "encontro" do "eu", mas uma submissão à um determinismo externo. Uma anulação de si mesmo em prol de outro.

    Desculpa, mas isso me parece o oposto de "achar-se". Seria mais uma "morte" do individuo para a ação, limitando-o à um mero observador das ações de outro.

    Exato Marcio eu ja havia apontado essa contradição de acusar Deus de nos impor uma personalidade mecânica e querer buscar uma iluminação na unificação com Deus tornando-se um omisso irresponsável caindo no mesmo estado anterior sem personalidade própria .
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Sybok

    Você é Deus ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: Não me parece um "encontro" do "eu", mas uma submissão à um determinismo externo. Uma anulação de si mesmo em prol de outro.

    Desculpa, mas isso me parece o oposto de "achar-se". Seria mais uma "morte" do individuo para a ação, limitando-o à um mero observador das ações de outro.

    O mais contraditório é quando o Sybok afirma a não existência um "eu real" apenas uma maquina humana criada por Deus simulando um "eu" virtual escravizando o ser mas, incoerentemente ao se libertar dessa "ilusão" criada por Deus passa a ser robotizado de novo por Deus ?
    como ja lhe disse, deseja trocar 6 por meia duzia.
    Reinventar a roda observando o formato da lua.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Nos dar uma mente confusa e nos obrigar a aprender a controlá-la, não tem nada de contraditório, ele não nos Deus uma mente confusa por desejar que sejamos confusos, mas para obrigar certo aprendizado e nos obrigar a organizar e controlar nossa própria mente.

    a contradição não é querer aprender controlar os pensamentos de Deus criados mecanicamente pelo corpo, e sim querer anula-los totalmente tornando os inexistentes, voce esta atentado a descriar as obras divinas e isto não é um pensamento de Deus , não! e ironicamente tenta justificar para isso um suposta união com Deus, onde voltará a ser robotizado por ele.
    6 por meia duzia ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • salgueiro disse: Canso de dizer que as pessoas são diferentes, rs.
    graças a Deus! então não entendo por que o Sybok radicaliza uma unificação divina.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.