Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Não posso tirar conclusão sem ter passado pela experiëncia mas, sempre tem um mas, penso que se eu tivesse me dado ao trabalho de estudar com mais profundidade as grandes religiões chegaria a um resultado diferente do dele. Por mais que queiramos ser isentos sempre interpretaremos o que é dito pelos nossos filtros então qualquer coisa que se apresente a mim como extremo vou estar sempre buscando um entendimento diferente e se passasse pela experiëncia dele provavelmente minhas conclusões seriam outras. Estou especulando claro baseada no conhecimento que tenho de mim, que afinal é tudo o que tenho.
Se Deus nos deu uma mente confusa temos um Eu e uma vontade própria "diferente" da dele, por que Deus é iria querer voltar ao ponto de partida unificando-se novamente?
Mas se dentro desta unificação ainda existir vontades diferentes ali haverá EUs diferentes é nisto que eu aposto.
existe uma grande diferença,algo totalmente mecânico não possui vontade própria assim pode ser controlado por outras vontades, sua teoria torna-se contraditória ao afirmar que sairemos da escravidão do Deus mecânico, para ser escravizados pelo Deus vivo , teoria essa do 6 pelo meia duzia.
Cogitar uma possibilidade não é julgar e condenar mas, ao afirmar que foram assinadas por terem se envolvido com traficantes, ou que crianças se insinuaram aos pedófilos, holocaustos em nomes de Deus, ou por que judeus eram ateus, ou porque justamente alemães cometiam assassinatos em prol de uma sociedade mais "justa" é.
Alias pensando neste seu exemplo do carma espirita, se Moises em nome de deus mandava hebreus(judeus) saírem matando homens , velhos crianças e animais dos seus inimigos de fé infiéis pagãos filisteus, amalequitas enfim todo povo que possuía algum bem cobiçado pelos sem terras hebreus.
considerando que estes mesmos hebreus tenham reencarnados na Alemanha, natural serem roubados e assassinados.
Jesus explicou isso aos judeus fariseus nesta Parabola:
um homem que tinha uma divida enorme foi chamado ao seu senhor para prestar contas, não tendo como pagar, o Sr. o condenou a ser vendido como escravo junto com toda sua família, o homem desesperado pediu clemencia, comovido o Sr. perdoou toda a sua divida.
Mas saindo o homem mau chamou um seu conservo para acertar contas, não tendo o homem como paga-lo começou a espancar lo e o ameaça-lo de o vender como escravo junto com toda sua família se não pagasse o que lhe devia imediatamente,mas quando ficou sabendo disso o Sr. mandou chamar seu mau servo e lhe disse , compadecido de ti não perdoei sua enorme divida , não deveria ter também se compadecido do teu conservo ? ponha esta mau servo na prisão de onde só sairá quando pagar o ultimo centavo da sua divida.
pois bem não forma os hebreus (judeus) escravizado por dez anos no Egito, Deus não ouviu o clamor deles enviando Moisés para liberta-los, pois ao se verem livre não passaram a matar e roubar usando hipocritamente o nome de Deus ?
sem nenhuma consciência sem existências
como podemos fazer caridade sem sentir o desejo de praticar esta ação ?
como desvincular a ação do desejo em querer pratica-la ?
Ja sei! iluminando-se Deus nos empurra a fazer tais coisas, pois deixaremos de ter inciativa própria, voltaremos a nivel dos animais ? pior né? ao dos anjos robôs!
é mais comodo não fazer nada, ou melhor nos robotizar através de uma iluminação, assim Deus sera responsável por todos os nossos atos, tipo "ação desapegada" né?
Sim um mundo iluminado por fantoches divinos dançando sincronizadamente, dizendo "eu e o pai somos um , tudo que o pai fizer o filho faz semelhante.",mas semelhante não quer dizer idêntico , né? nem sincronizado?
Deus te deu necessidades sociais e você prefere se transformar num marionete divino pra pode fugir deste compromisso social ?
se bem que na pratica você é caridoso teve ou ainda tem ou seus compromissos sociais.
"o voce trabalha para mim ou trabalha para eles"
estes são comparáveis aos hipócritas nazistas querendo construir um mundo melhor apenas para eles mesmos, ao custo do sacrifico alheio, são fariseus hipócritas colocando cruzes pesadas nas costas dos outros em nome de deus.
Não devemos esquecer quem carrega pesos fica mais forte.
- O Pai é maior do que eu.
- SR. por que me abandonastes ?
- Se for possível afaste de mim este cálice.
Veja que Jesus enquanto homem tinha vontade própria então a sua iluminação não era uno ao ponto de perder a identidade do seu "eu" humano.
É você que tenta endeusar Jesus por cobiçar a posição qual julga que ele está.
então não existem seres escravizados por um corpo mecânico, fusão de "todos" e "um" significa não existência de individualidades, um personalidade unica era o que havia antes da criação humana, sua teoria tenta descriar algo que Deus criou.
mas trabalhar pelo os outros é amor construindo um mundo melhor, sem se importar com calunias que tentam desvirtuar o bem comum promovido por ações trabalhosas e não por palavras frívolas e infrutíferas.
se não temos um "eu" então nossa vontade ja é a divina, não havendo uma necessidade de união com Deus.
Se a nossa vontade não é a divina, isto prova que exitem outra vontades, ou seja personalidades "eu".
Sua teoria da fusão homem e Deus é contrária a lógica da criação, pois retorna ao estado inicial da não criação quando só havia uma unica vontade Deus.
"Nós" era a unica vontade Deus antes da criação depois passou a ter o sobre nome Tudo e Todos individualmente.
nossos filtros podem ser chamados de afinidades que construindo o nosso ser, de fato desconheço o alem , porem se houver um penso que não será muito diferente do agora, só os muitos descontentes com sua realidade atual sonham com mudanças radicais instantâneas.
Uma das coisas que me trava nesse entendimento é o fato de que nada do que já observei até hoje me leva a crer em 'mudanças radicais' de qualquer tipo (esperar uma iluminação sem o longo caminho da construção no Bem, que é o processo de iluminação a meu ver), epifänias podem redirecionar somente. Mas sempre posso estar errada.
Sim bebês não nascem homens maduros, sementes não produzem frutos da noite para o dia, nem homens viram anjos em uma misero tempo de uma vida.
afinidade é encontrada na alma e não no sangue
E ... não entendi porque vc me quotou e deu essa resposta, já disse por várias vezes aqui que se alguém quiser mudar o mundo que mude a si mesmo entonces ...
se ele mantem a vida eterna a morte não pode ser considerada um mal , alem do mais nem todos passam por isso, não existe paraísos nem infernos eternos, tudo são estágios transitórios de consciências.
ok ! então afirma que existe a vontade própria em si, portanto assume que existe um "eu" real em si.
Ao afirmar que este "eu" ja é formado pelo coletivo Deus torna ilógica sua teoria da iluminação necessária a esta reintegração.
mas vejamos, voce possui uma vontade diferente da minha logo possuímos mecanismos individuais gerando vontades individuais, ou seja o coletivo Deus manifesta vontades individualizadas em nós.
é inconcebível que Deus crie algo que possua vontade própria e que seja totalmente independente dele, ou melhor dizendo que não seja ele mesmo manifestando-se de outra forma, ou com níveis de consciências diferentes, da mecânica, humana ou ainda de algumas superioras desconhecidas pelo homem.
Tudo e todos vem de Deus e fazem partes de Deus e de fato não são separadas de Deus, individualidade não é = separado, por exemplo gêmeos xifópagos embora unidos são indivíduos, pois bem Deus é uma unica coisa manifestando-se em formas e "personalidades diferentes" ou seja individualizadas não por uma separação mas, sim por uma diferenciação em si mesmo.
este estado só é possível na não-criação-humana, "este pensamento não é de Deus"
a sua iluminação não deseja apenas controlar os pensamento mecânicos ou diferenciados de Deus, pretende anula-los totalmente, deseja voltar a igualdade inicial Deus antes da criação humana, ou seja uma unica vontade , um único pensamento,mas enquanto "eu" pensar diferente de "voce" continuarei provando que a vontade de Deus é outra.
Vejamos a a hipótese: Deus nos fez inicialmente o totalmente mecânico mineral,e os semi mecânicos vegetal,animal e finalmente humanos na transição para o Deus vivo,sua teoria da unificação deseja transformar o humanos semi mecânico para o Uno totalmente robotizado, sincronizado, nisto não vejo progresso algum, apenas a volta a origem do todo contrariando a criação humana. "Este pensamento contraria o de Deus" isto prova que exitem pensamento diferentes dentro dele, que ele não deseja anular, ou seja "eu", "voce", "nós" e "vós" infinitos pensamentos divinos manifestados em diferentes formas.
isto no exiscte! robôs são no máximos reflexos da inteligencia humana, por consequência reflexos dos pensamentos divinos manifestados em formas diferentes.
Criar significa Deus apresentando-se em uma nova forma.
Se não! então vejamos:
Desafio
Crie algo hipoteticamente sem utilizar-se de formas ja existentes?
isso prova que só Deus possui capacidade para manifestar-se em si mesmo infinitas formas diferentes uma das outras ou seja individualizadas.
Voce defende a iluminação para acabar com a ilusão mecanica
e quem é que determina esta "obrigação" ?
parto da suas referencias contraditórias:
ou seja estar "vivo" "iluminado" seria matar nossos: pensamentos "mecânicos": vontade, desejos, assumirmos uma unica vontade Deus, iluminados todos passarão a ser Ele.
ou seja antes da iluminação diz que somos apenas pensamentos mecânicos escravizados por uma imposição divina, contraditoriamente aponta para o caminho de uma iluminação onde após continuaremos ser escravizados pela imposição do pensamento divino:
de novo: "essa sua teoria deseja trocar 6 por meia duzia" ?
Coletivamente no que contribui uma vida dedicada exclusivamente a iluminação pessoal ?
honrar pai e mãe significa sustenta-los na velhice
falta de discernimento e fanatismo é que podem conduzir a verdadeira morte do corpo.
O que ele disse figuradamente foi :" Ao entrares na vida (reencarnar) se o seu corpo sadio for motivo de novos escanda-los e tropeços, arranque membros de ti, pois é melhor entrar na vida cego ou aleijado, do que nascer sadio e voltar cometer os mesmos erros, retornando ao "inferno".
ao ver um homem caído ferido , passaram por ele difrentes religiosos mas, apenas o bom samaritano o ajudou.
voce sugere que todos abandonem seus trabalhos que possibilitam a vida social, e abracem uma vida exclusivista monástica todos a busca do único sentido da iluminação ?
Certamente isso levaria de fato a morte dos corpos mecânicos.
robotizado do tipo fazer,pensar e tudo que o mestre mandar tipo aqueles cardumes de peixes que nadam sincronizadamente.
pior do que a ilusão da individualização seria uma inexistência do "ser" dentro da fusão
de fato ao perdermos a personalidade, passamos a ser o outro, no seu caso você deseja anular-se do tipo
do tipo "Deus me fez mal-feito cabe a mim fazer me bem feito?"
me acusa de querer ser onisciente e quer ensinar a Deus como fazer melhor?
vejamos se afirma que não possui um "eu" que o Sybok não passa de um personagem fictício, um ilusão então se alguém("um iluminado") literalmente matar o seu "eu" mecânico destruindo o seu cérebro, diante de Deus terá feito uma caridade desapegada ?
ou voce deseja ser o próprio iluminado assassino suicida ? Tipo o monge que ateou fogo no próprio corpo ? Sabe como é, para não corrermos o risco de causarmos uma ação apegada dos outros, é melhor garantir que praticamos o suicídio numa ação totalmente desapegada, aposto mais que isso seria uma ação equivocada, mas imagine se esta sua hipótese vira-se uma moda religiosa desvirtuada e daninha ao ser:
Quem doar sua vida vai reencontra-la por isso:
"ninguém tem maior amor pelo outro do que acabar com a ilusão dele desapegadamente, pois é desapegando que podemos desapegar aos próximos"
"Quem ensinar e praticar essas ensinamentos terá seu galardão no céu" Estes ensinamentos desvirtuados não são cristão não !
o tópico ja foi retirado naturalmente, talvez por que ter que abandonar vícios seja desinteressante.
alem do mais por que desejar voltarmos ao nivel do animais ?
ok!
esta ilusão teve um inicio ?
Se teve, antes ja estávamos iluminados e unificados dentro do todo Deus?
Se sim, qual o sentido de sair e voltar para o mesmo estagio ?
Isso seria o principio da sua lógica redundante ?
Se ja estamos dentro do Todo Deus ele é composto por vários seres com níveis diferentes de consciências? Semelhante ao homem suas células e "bactérias" que compõem seu corpo ?
as celulas são seres ainda puramente mecânicas constituindo o homem um ser menos mecânico, talvez elas sejam seres mecânicos primitivos agora n o estagio atual de experimentar a vida em conjunto ja ensaiando os primeiros passos para um dia desejarem seguirem seus próprios caminhos escolhidos até chegarem a razão humana, por comparação a sua hipótese da fusão "homem/Deus", não vejo por que deveriam um dia ter que regredir ao estagio anterior ao homem quando não passavam de células robotizada unindo-se para darem forma a um "único" homem ?
Para mim fica bem fácil perceber que a vontade de Deus é manifestar-se em diversas formas ao invés de um unica forma como você insinua ser na fusão.
e como seria continuar existindo dentro de um fusão Deus ?
para mim isto ja é a nossa realidade atual.
Bom! ja que afirma que não possuímos vontade própria que ela ja é "igual" a vontade divina Então acabou a nossa discussão, não ha necessidade de desejar uma fusão ja existente. e o fato de acreditarmos que ela existe ou não, torna-se irrelevante.
mas diferente se você começar afirmar que existe um deus mecânico criando ilusões de seres "eus" com vontade diferentes do Deus vivo.
Tudo vem de Deus, todos pensamentos, todas vontades, todos "eus" e "voces" são um único Deus se manifestando em infinitas formas todas diferentes uma das outras, embora pertençam e estejam ligadas a mesma fonte se individualizam manifestando diferenças na forma criativa de Deus.
isso tem nome masoquismo, o pior dos orgulhos contrariar a si mesmo, do tipo comigo nem eu mesmo posso, Deus me fez "torto", então vou contrariar-lo me fazendo "reto", Deus me ilude fazendo acreditar que possuo uma vontade própria, que sou livre, me tornarei escravo da vontade dele só para contraria-lo.
então por que deveria contrariar os desejos de um Deus mecânico a vontade dele é diferente a do Deus vivo ?
sua hipótese ta começando a caminhar para o dilema bem x mal, Deus vivo x Deus mecânico.
o Deus mecânico seria o seu Diabo criado pelo Deus vivo ?
espiritas iludidos na pratica do bem comum e monges egoístas compõe o enredo a busca da felicidade humana
isso é mais facil do que atingir a iluminação através do isolamento, basta todos os "iludidos" apegarem-se a praticar na ilusão do bem comum e ele se tornará mais próximo da realidade desejada.
Esse construção Sybok é interior e só depende de vc mesmo, não tem a menor conexão com um pretenso mundo paradisíacp (seja lá o que isso for).
Eu não sou a maioria.
Sua comparação é equivocada porque pelo menos eu não espero que ninguém me entregue um 'paraíso' (seja lá o que isso for) de mão beijada sendo só esperar por um tempo indefinido. Não acho que seja necessário a vida de monge para se alcançar um outro estágio Sybok e não tenho nada com as escolhas que vc fez, a responsabilidade é só sua, eu não faria só isso.
E eu nunca disse o contrário e é o que diz a minha.
Como espírita que é, você sabe que todos nós nascemos com alguma bagagem, e adquirimos outras ao longo da vida. O peso que você carrega agora é menos importante do que sua disposição em mantê-lo. Você nasceu assim, mas não precisa permanecer assim pelo resto da vida. Bem e mal são construções humanas e são, também, excelentes fontes de distração. Seja boa e pratique o bem, mas não dê maior importância a isso. Você precisa sair da condição de sonho e não “tornar-se melhor dentro dele”.
Eu me lembrei, agora, de um argumento que eu usava há muitos anos, quando conversava com alguém sobre isso. Eu comparava minha condição com a de um cara que saltou de um penhasco tentando atingir a outra margem (supondo uma distância razoável para um homem). Em determinado momento, ele está voando sobre o precipício e ainda não chegou à segurança da margem oposta, e também não pode mais voltar para a condição anterior (também segura). Tudo o que pode fazer é confiar que empregou a força necessária para completar o salto. São alguns segundos que duram uma eternidade. Dá para pensar: Por que eu fiz isso? A ignorância, em certo sentido, é uma benção.
Aproveitando que o Sybok já respondeu, técnico como sempre, vou fazer uma abordagem diferente. A resposta você já tem, enquanto ainda não ofereceu uma refutação.
O não-agir é um conceito muito visível para mim. Algo que eu posso compreender com muito mais clareza do que poderia explicar. Mas, neste caso, trata-se de mais do que um simples conceito. Assumir o papel do “observador” é uma experiência real, um exercício que tive a oportunidade de pôr em prática. Como já dissemos tantas vezes, não é coisa que possa ser provada a terceiros, embora qualquer pessoa tenha o poder de provar a si mesma. É uma escolha que não podemos fazer pelo outro.
Observar a própria ação (e não fazer parte dela), traz consigo uma força indescritível, capaz de anular até mesmo o karma que nos escraviza. É esse o estado de liberdade que você definiu como submisso. Talvez submisso, sim, a uma vontade maior do que os caprichos e limites do personagem que acreditamos ser. Mas eu não creio que, mesmo você, possa compreender esse estado de liberdade sem o experimentar.
Lembra do monge calmamente sentado enquanto seu corpo ardia em chamas? Bem, eu não sei qual técnica de controle ele utilizou naquele momento, mas SEI que a observação é suficiente para se conseguir um feito daquele nível. Um aparte necessário, em um ambiente tão público: não estou dizendo que é fácil, estou dizendo que é possível. O grau de dificuldade não está em pauta, neste momento.
Não se esqueça que eu alertei que iria fazer uma abordagem diferente. A resposta do Sybok me parece excelente, enquanto aguardamos as possíveis refutações. Estou, tão somente, analisando desdobramentos da não-ação, que não se limita a questões etéreas e impalpáveis. O exemplo do monge suicida mostra que essas técnicas (não importa qual ele empregou) alcançam o mundo material e desmantelam crenças estabelecidas.
Eu estou falando por experiência própria.
Ótimo. Você acabou de oferecer o melhor argumento. O bem é um conceito que cabe em um grãozinho de poeira cósmica. Como poderia afetar um Ser Supremo?
Eu quase vejo a mim mesmo, agora. Já disse isso tantas vezes que nem consigo lembrar.
Todas as pessoas do mundo são diferentes. Se você assistir todos os filmes que já foram feitos, desde que o cinema foi inventado até hoje, não encontrará um único personagem exatamente igual a outro. A diferença é uma característica do personagem. Percebo que você dá demasiado valor a isso. Somos diferentes porque não estamos prontos e não porque tem que ser assim mesmo. Não porque isso é uma coisa boa ou desejável.
Saudações aos demais participantes
Sim, entendi parte do que abordou ao Criaturo.
Sybok, realmente ainda "tateamos" muito no entorno da criação, mas quanto a vontade própria(livre-arbítrio), segundo entendo seria uma questão a parte, não achas???
Seria como determinar(sei que não foi isso que disse, estou somente esclarecendo) que nada fazemos, não somos responsáveis por nossos atos e então aplicar a teoria da "culpabilidade de Deus" > à D-us < e não aos nossos atos, tanto quando segundo o conceito os mesmos forem bons ou quando forem ruins.
Entendo que a questão da ilusão de sermos detentores de nossas vontades, normalmente pode ser tbm atribuída a ilusão e assim contribuir para a redundância: dependência X independência da persona...
Aliado a isso que falou, fiquei pensando se aplicarmos essa ideia ao microuniverso(molecular) das células mecânicas citadas pelo Criaturo, que estariam a princípio formando nosso corpo e posteriormente, em um futuro estágio avançado...
Nesse caso, nossas células não têm um poder sobre sua vontade,elas existem na composição de nosso organismo... Sendo assim, estando no todo, propiciando a sua existência e de outro ser que nela está inserida, são réplicas de nosso gene. hum...
mas, estou curiosa ainda sobre umas questões...
Melhor não falar mais e deixar vcs continuarem... Isso aqui está ótimo!!!
Obs.: Avatar:Ursinhos Carinhosos???
Quando entrei hj te confundi com o Percival.
Abraços fraternos senhores
Abraços fraternos aos demais participantes
Silvana
Ainda está longe o dia em que as pessoas vão deixar de apontar, nas outras, os próprios erros.