Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Saudações aos demais participantes
Sim, imaginei que vc teria respondido, te peço desculpas por não ter voltado para responder, foi no tópico do Gilgha sobre eletricidade. É que as vezes eu me perco um pouco aqui no RV, não por culpa do estimado Raphael que é sempre muito atencioso em responder minhas dúvidas aqui no site...
E tmb foi por conta de minha vida que andou meio corrida e me impediu de ficar procurando entre as abas "ocultas"(não sei expressar o nome técnico para essa execução), seria uma comutação de abas ? ...rs
Outro dia percebi que havia sido citada em um dos tópicos que eu nem ia entrar para participar, fiquei sabendo por ter sido "citada" com uma espécie de direcionamento disponível aqui no site, o Percival destacou meu nick, daí foi fácil saber qual o tópico que ele "me chamou" quando fiz meu acesso a conta... rs
Outra hora pergunto para o Percival como ele faz... rs
Bem, deixando minhas "dificuldades técnicas" aqui no fórum de lado .... rs
Podemos conversar por aqui um pouco mais sobre o que vc falou lá no tópico do Gilghamesh, está bem ?
Sim. Juntas(os) formam os cinco atributos da alma...
A metafísica Judaica é a mais próxima de se entender os elementos constitutivos dessa composição que foi ao longo dos tempos subdividida por outras áreas de estudo místico... rs
Por exemplo essa herança da trindade era muito comum na Roma antiga.
Tinham mania de triunvirato, daí para os cristãos primitivos associarem três desses atributos conforme Cristo disse que o Espíri'o S'nto, seria o consolador, foi questão de associação... Formaram o que temos atualmente quando fazem o sinal da Cruz Católico, que são os quatro pontos, ou os quatro atributos da alma acima citados e no centro o messias em passagem para a restauração(ressureição)...
Ocorreu assim conforme as escrituras... INRI: Ignis Natura Renovatur Integra...
http://www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/o-poder-renovador-de-inri/
Leonardo D'avinci tbm desenhou os cinco atributos da alma através de seu Homem Vitruviano.
Muitos signos metafísicos tbm fazem essa ligação aos atributos da alma... rs
Bem, não entendo bem da forma que colocou...
Perceba que preciso esclarecer antes de começar a abordar que esta parte estarei mais falando como a Controladora da Silvana(assim como fala o Percival), sendo assim, deixando aspectos do meu mundo espiritual permanecerem ocultos, pois existem coisas que não posso falar, só as/os iniciadas(os... rs
Enfim, vou tentar falar de forma mais naturalista, ok ?!
Observemos o que ocorre na natureza, por exemplo, os ciclos climáticos ocorrem todos em uma sequência ordenada, os estágios da lua tbm. Neles, temos uma composição de quatro atributos, pois fazem parte da mecânica celeste que formam o ambiente fértil da mãe terra(digamos assim), de preparação para a semeadura, então façamos analogias simbólicas...
A lua por exemplo, é uma mesma que se apresenta de quatro formas diferentes... Pois ela traz em si a responsabilidade da noite, do escuro, do "preenchimento" dos estágios da renovação... rs
Assim com esses atributos que formam um sistema cronológico e de estágios preparatórios, assim funciona nosso estágio na terra, esse é o modelo simples dos ciclos, entendes ???
Pensemos no Sol agora... Quando surge no horizonte, traz calor, luz natural, ofusca as demais estrelas e não é um satélite como a sua consorte, a lua... rs
Porém, ele traz em si elementos ocultos aos nossos olhos, pois assim como a Lua ele também possui seus atributos... rs (*- Sol - não somente os citados no link abaixo)...
Imagine então o que ocorreria(Segundo algumas teorias, isso é possível) se o Sol que é um reator nuclear, explodir ???
Então, creio que isso seria uma espécie de fusão dentro do cosmo, consumiria tudo e todos... Não somente os próprios atributos "ocultos" do Sol, como tbm os demais que fazem parte de sua órbita...
Nessa analogia estou falando dos astros maiores, coloquemos isso em proporção dos "astros"(seres) menores...
O homem possui 4 atributos conforme vimos: Nefesh, Ruach, Neshamah, Chaya para Yechidah, ou seja, todos concentrados em um...
Nessa concepção, mesmo que nossos atributos sejam perceptíveis ao longo de nossa vida, quando esta finda, tecnicamente eles se fundem...
Mas, penso que isso não anularia o núcleo... rs ....Lei da conservação de energia.
(*-Sol) : http://www.galeriadometeorito.com/2014/02/aconteceu-maior-explosao-solar-de-2014.html#.U7VqPEAQGzk
abraços
da Silvana
tranquilo!
oe espiritas acreditam que o homem é formado pela matéria, um perispírito semi material esses seriam os fantasmas vistos por ai e por fim a alma pura livre da matéria.
porem a maioria da crenças apontam para sermos uma parte de Deus.
para mim a trindade seria:
deus mecânico: responsável pelo funcionamento mecânico do corpo e da natureza
deus humano: uma parte da consciência divina que desejou experimentar liberdade e sensações que só a ignorância absoluta permitem.
Deus: Maior consciência
a partir da percepção somos todos iniciados,mas concordo que a verdade pode machucar o ego quando não estamos preparados para aceita-la.
penso que os ciclos serão eternos
como coisas que estão concentradas em uma unidade, ainda poderão fundir-se ?
sem nenhuma consciência sem existências
judiação! o demônio é o seu ego!
Entre o verdadeiro eu e o ego ,difícil é conseguir distingui-los.
após conseguirmos essa proeza, mais difícil ainda será aprender a controla-lo, pra mim humanamente algo impossível.
Sim existem fatos alheios a nossa vontade causados naturalmente, ou por terceiros.
mas aceitar que somos uma maquina com personalidades aleatórias "ao deus dará", vai contra todo o meu ser no entendimento de um deus racional.
essa sua afirmação requer algumas ponderações:
de fato somos contidos em Deus, por isso só ha liberdade relativas dentre ela contam nossas escolhas. isto é um paradoxo, como alguém que não existe pode decidir se deseja existir ?
de fato o não existir só é possível na cabeça de ateus.
Quanto ao escolher os nossos corpos ha controvérsias espiritas,mas se considerarmos que "Tudo que esta em cima é igual ao de baixo macrosmo e microsmo, podemos podemos associar que da mesma forma que pensamentos negativos podem alterar nossos corpos fisicos, um espirito trazendo memórias negativas na bagagem da sua alma poderá ajudar a formar o seu próprio corpo ou não, caso desejar abortar sua missão na terra.
resumindo a vida não é feita só de imposições, não se faça de um coitadinho injustiçado, porque voce não é! E nós tambem, não somos.
decida-se ha escolhas ou não ?
como não uns desejam ser bandidos, outros policiais , outros médicos veja que a sua escolha possibilitou uma opção de escolha diferente a eles.
por comparação imaginemos que antes da criação Deus preenchia o todo e nele não havia espaço para movimentos (ação), digamos que ao encolher uma parte do seu volume criou um espaço, um desequilíbrio de forças, capaz de causar movimentos (big bang), no inicio este processo foi apenas mecânico (ação e reação), com a evolução as partes de Deus passaram a desejar controlar seus movimentos de tal forma que o que nos move é a nossa vontade própria e não mais a inicial de Deus, como voce tenta argumentar.
Graças a voce eu consegui me desapegar dessa ideia de que o sofrimento esta atrelado a justiça, na reação de ações próprias.
mas talvez ainda não seja tão radical quanto voce, pois acredito sim que fora da matéria continuamos trabalhando por tentativas de justiças, impondo dolorosas lições aos outros.
Quanto ao desejo de experimentar do próprio veneno , sim isto é possível e acredite que em um momento de lucidez espiritual eu consegui ver que tipo de monstro (ego) eu sou e deliberadamente pedi ao mundo espiritual que me acontecesse algo "ruim", que ficasse marcado na minha memória espiritual como um guia para decisões futuras, pois bem o motivo que enaltecia o meu ego literalmente pegou fogo, imediatamente após eu terminar esta minha reflexão.
Quando tiver um tempo vou escrever um tópico referente a experiências das minhas evidencias anedotas.
complementando quanto ao desejo de desejar nascer cego para evitar cetas tentações:
"quando entrares na vida se a tua mão , pés e olhos te fazem tropeçar , corte-os de ti, pois é melhor nascer manco e cego , do que saudável e ir para o inferno"
o problema que a nossa ignorância não possui juízo de causa, por isso os descrentes espiritas tentam criar um espantalho ditando regras, quando sabemos que a própria vontade de espíritos desencarnados ou não, não permitem regras, pois somos escravos do ego ta lembrado.
Assim em matéria de "tentativas de justiça", ha casos e casos sofrimento impostos por vingança ou aprendizado necessário, sofrimento e aprendizado voluntario auto desejado, simples reação mecânica de ações mal pensadas. imposição da natureza mecânica.
Certamente a dor não esta ai para ser agradável certo?
Errado! pois os masoquistas provam que em se tratando de seres humanos a moralidade é subjetiva a interpretações dos sentimentos que não podem ser padronizados ja que não ha e nem pode haver igualdade entre os seres.
Oi menina !
Erro no quote do Criaturo, rs. A minha fala é só a pergunta
Tò na fase calada, rs.
Bjs querida.
A compreensão desse tal de desapego é uma tortura, rs.
Não pense que já cheguei perto de ter atingido tal compreensão mas através da vontade podemos desenvolver uma coisa chamada consciência, aquela infeliz que não te deixa dormir quando se pisa na bola, aquela que vive apitando e avisando que vc está longe do ponto que gostaria, só que nos pontos em que vc consegue desenvolvë-la o que acontece é o desapego da ação nesses pontos alcançados. É a ação natural, construída através da vontade sim mas de execução sem a interferëncia do pensamento pois ela já faz parte do ser. É dessa forma que entendo o desapego no estágio atual.
oi Dna. Sonia ! que satisfação rever o ar da sua graça por aqui.
De fato acho que andei emendando o seu comentário, desculpa ai a nossa falha acho que me empolguei ao reler antigos, porem muito bons comentários.
vou tentar entender melhor o seu mais abaixo e depois comento.
Foi, rs, se bem me lembro a fala seguinte é do Sybok mas o papo foi sim excelente. Tive que fazer o reparo porque "o rio não é de minha autoria", rs, não esquente.
entendo assim:
possuímos vícios de egocentrismo sempre visando o nosso bem estar pessoal muitas vezes em detrimento do bem estar alheio.
Quando abro mão de alguma vontade apenas pensando no bem estar do outro teoricamente o meu eu verdadeiro estaria desapegando do ego rumo a retomada de consciência.
mas segundo o mestres iluminados Sybok@ AYYA me corrijam se estiver errado o verdadeiro desapego, seria uma ação desprovida de vontade seja ela boa ou ruim Jesus seria um bom exemplo de desapego, pois estaria agindo segundo a vontade do Pai, se não me engano o AYYA chegou a comentar que mesmo que praticasse alguma ação considerada má seu desapego seria positivo.
a minha ignorância me diz que a pratica do bem alheio com ou sem apego sempre sera a melhor conduta.
Sim! a ação mecânica sem raciocínio ou uma intuição da maior consciência Deus , desenvolvemos naturalmente vivenciando experiências, meu limite neste ponto é que mesmo através de uma suposta iluminação nos tornarmos próximos a imagem de uma maior consciência Deus, a vontade que nos diferencia dele permanecerá em nós.
detesto jogos em que para avançarmos é necessário contar com aleatoriedade de dados, para mim isso atrofia a nossa razão no processo de progredirmos.
jogue os seus dados fora e compre um xadrez.
sempre com o velho mimimi se fazendo de vitima do sadismo divino, lembra-se da personalidade do seu signo: por falta de razão se voltara contra mim ? ainda não conseguiu perceber que a rodinha de espinhos divinas, também serve para fortalecer suas pernas alem de ter ensinar a olhar por onde anda.
para que serve uma matéria sem auto consciência ? Voce fala da existência como se tivesse sido causadas por um peido de um idiota (um asno dando luz a um sábio ?), ou ainda pior por um deus sádico.
Se fazer de vitima social divina, não isenta as nossas escolhas, muitos ex-detentos decidiram mudar sua história, podemos até ser inserido dentro de um contexto porque todos pegamos o bonde andando,mas também possuímos capacidade e vontade própria para alterar o script, maior a personalidade maior o poder da auto transformação.
penso que a nossa vontade é superior a de uma semente, somos equipados com as ferramentas necessárias para o progresso atual "ao qual necessitamos neste estagio" é por isso que Deus "não da aza a cobras" .
Sua visão acusa Deus de ser um ditador egocêntrico e um deus idiota se servindo de robôs.
penso que Deus consegue criar dentro de si diferentes vontades a qual chamamos de humanidade.
Concordo com voce é inegável que todas as vontades venham de Deus, porem todas elas se individualizam por suas diferenças e se Deus através das vontades humanas deseja experimentar todas as sensações possíveis, que seja feita a vontade dele, pois enquanto Deus possuir diferentes vontades continuaremos existindo enquanto humanos.
ô dó! um coitadinho incapaz ! pare de chorar e aprenda melhor usar e ser grato pelo que te foi dado.
Nascemos de uma proposital ignorância divina , partimos da ação mecânica, passamos pela aquisição dos sentindo , chegando ao uso da razão passamos a ter vontade própria o qual defini o nosso ser "eu".
A matéria assim como o meio de fato influenciam o nosso ser, porem é a nossa vontade que o determina.
Quando a vontade consegue superar o instinto mecânico o ser "eu" caminha para a evolução.
precisamos de ordem
engana-se ao acusra Deus de descriminar suas criaturas todos saem do mesmo ponto inicial de ignorância e apresentam seu próprio estado de evolução atual.
Voce acredita que sua existência iniciou-se no ventre da sua mãe?
Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5
nesta passagem podemos concluir que ja existimos antes deste mundo e que existe um proposito maior para esta nossa passagem mundana, porem podemos recusa-lo ou modifica-lo segundo a nossa vontade.
no popular o iluminado "botão on-off ego"
não entendo direito como uma consciência livre do ego mantem sua vontade próprias e se possui ações ?
animais não são apenas maquinas programadas , eles possuem personalidades distintas e vontade própria mesmo dentro da suas raças.
deixo o meu cachorro na sombra ele prefere se deitar ao sol, pois ja percebeu que isto é bom é assim que a sua vontade passa a determinar suas ações.
ocasionalmente outro cachorro vem chama-lo para passearem, fazem isso voluntariamente e não por simples instinto, eles se gostam desejam brincar juntos e ficarem juntos.
aposto que o piloto automático também sobrevive ao corpo material
tem sim! no exemplo dado por comparação ao seu, no inicio nossas ações eram apenas mecânicas e interligadas reagindo entre si,mas sempre seguido uma mecânica divina, com a evolução dos sentindo experimentando sensações passamos "a nos mover" desenvolvendo a razão da vontade própria.
assim como no seu exemplo no inicio todos ficaram sujeitos e limitados a sua ação inicial, porem como disse essa condição inicial imposta pelas suas ações passadas em nada impede ou limita a vontade e o poder das pessoas mudarem o presente, os limites estão ai para estimularem o prazer do progresso.
apesar de todos serem crianças espirituais os mais sábios devem cuidar dos mais ignorantes, acredito sim que haja realmente um plano espiritual, toda via não ha regras pois como ja dise o meio planejado ou não , pode influenciar mas não determinar a personalizar vontade do ser ,pois ha de ser considerado as diferentes vontades entre o seres, como não se pode sempre prever a vontade alheia, os planos nem sempre saem como desejados .
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
Mateus 18:8-9
Não é que seja "positivo" e sim que não geraria Karma.
Não é que seja "negativa", ela faz com que gere karma que é algo que precisamos nos livrar, além de em boa parte das vezes ficarmos espantados como uma "boa" ação acabar em desastre, rs.
Nem diria do bem alheio nesse ponto prefiro o genérico Bem.
Bem agora é meio que implicância minha, rs. Entendi o que vc quis dizer mas ela não é exatamente uma ação mecânica, desenvolver a consciência é um trabalho infernal de difícil até vc chegar ao estágio da "ação natural consciente", rs.
Vamos combinar que compreender isso não é nem fácil nem simples Criaturo.
sim , exatamente agora lembrei, foi isso que ele disse!
sim ,de boas ações o inferno esta cheio.
esse Karma seria a reação só de ações apegadas, ou seria uma natural reação a toda ação ?
o animal que cria seu filhote e devora o dos outros possuí apego as suas ações ? isso também gera karma na natureza animal ?
mesmo que a ação se torne natural em mim difícil é isenta-la de algum tipo de apego e de raciocínio.
a parte mecânica que me da vida assim como o coração, possui vida própria desapegado da minha vontade, parece que o raciocínio esta atrelado ao apego e que só a vida puramente mecânica esta isenta de apegos.
Sinceramente penso que até os atos ditos irracionais dos animais possuem uma certa dose de apego formando o seu ser.
quanto mais próximo desta ""ação natural consciente" menor sera a necessidade do uso da razão, o que eu chamo de intuição ou simplesmente registros de experiências passadas em stand by para referencia de novas decisões, com a evolução este processo tornas-se mais cada vez mais rápido, é o saber sem precisar fazer uso da razão, simplesmente o conhecimento ja esta absorvido e pronto para ser usado.
concordo, apenas estimulo os meus oponente
vamos ver o texto novamente, mas agora de acordo com a sua visão:
8: Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é ENTRAR NO REINO DOS CÉUS coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
9: E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é ENTRAR NO REINO DOS CÉUS com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
olha eu acho que voce ta querendo transformar O Reino dos Céus igual ao reino da terra quase um inferno de mutilados..... para com isso !
Veja que ele diz claramente antes de entrar na vida livre-se daqui-lo que te faz continuar pecando, seja a língua, ouvido , olhos membros, ou a inteligencia.
E ainda advertiu melhor nascer, entrar na vida deficiente fisico do que viver em um corpo perfeito , depois morrer ir para um lugar de sofrimento.
na "estratégia de satanás" ele tambem ensinou aos maus fariseus sobre o que acontece na reencarnação de uma geração má e perversa.
la o espirito mau vai e volta ao corpo eo o estado da vida atual torna-se pior do que a passada.
ok, Deus pode não agradar a todos, mas ver um espantalho irracional , um deus sádico que diverte-se impondo sofrimentos aleatoriamente sem nenhuma razão de ser não me parece a visão mais justa.
Karma é gerado quando entra o "eu" na ação, "eu sou phoda", "eu sou mesmo um merda", "eu quero", "eu tô fora", "eu ...", rs.
Até onde sei não existe karma animal pois não possuem o "princípio inteligente", resposta do espiritismo.
Se acontece dessa forma é por escolha , imagino que o velho e bom comodismo acabe falando mais alto, rs. Somos domáveis, rs. Não tem jeito Criaturo, só com muito autoconhecimento, aceitação e determinação para transformar isso. Não tem atalho nem caminho fácil, nada que se tire de letra.
Bem, acredito que a fase animal aconteça para o desenvolvimento dos instintos básicos que trazemos ao nos tornar "homens". O instinto de sobrevivência é um dos mais fortes apegos.
como é possível ação sem um eu para poder executa-la ?
este principio inteligente seria o espirito humano ?
animais irracionais se apegam a vida com unhas e dentes, nós mesmo sabendo que inevitavelmente iremos morrer, assim mesmo nos apegamos a vida sempre acreditando que ira haver um depois.
Para facilitar o entendimento troca esse eu por ego, uma ação sem um ego envolvido.
hahaha, falei uma bobagem sem tamanho , desculpe. Animais possuem sim o princípio inteligente, Estou há anos sem abrir um livro espírita e o que me brotou na lembrança teria sido isso mas a diferença não está aí não.
existe tambem o conhecimento que trazemos registrado na alma que se torna intuitivo, assim como o induzido por inteligencias imateriais, muitas invenções e descobertas humanas foram inspiradas em sonhos.
Alem do mais conhecimento imaturo pode ser fatal.
isso é relativo
eu avisei
sim, errar é humano, porque só a IGNORÂNCIA é que POSSIBILITA haver tais escolhas entre humanos.
Sem ignorância sem escolhas, sem liberdade, sem personalidade, sem individualidade.
concordamos que ja nascemos com traços de personalidades que caracterizam o nosso ser e divergimos no fato de que voce da a isso crédito a aleatoriedade irracional ou pior proposital, ja eu acredito que auto construirmos o nosso ser.
outro ponto é que a matéria e o espirito interagem sendo possível um moldar o outro temporariamente ja que ambos são mutantes.
ponha um espirito em um corpo muito novo, idoso ou debilitado e ele ficará limitado.
Coloque-o em um cérebro rápido e preciso e o espirito poderá sair-se melhor.
mesmo que voce tenha razão , mesmo que vivenciando infinitas possibilidades de escolhas e que todas elas sejam limitadas pela matéria, isso nos faz acreditar que somos livres, isso só é possível graças a dadiva da ignorância que nos foi concedida.
Pois ironicamente a mesma ignorância que nos aprisiona também é a que nos liberta, ou pelo menos possibilita a ilusão de nos acreditarmos livres, isso é a lei da compensação.
Somos peixes no aquário agraciados pela dadiva da ignorância, pois aprender da mais prazer do que ja saber.
Quanto a dualidade,creio que o corpo por si só não pode ser o personagem efêmero.
a unica vez que me "senti" totalmente desligado do mundo material, continuei consciente de quem eu era e curioso do ambiente que me encontrava, ou seja minha consciência espiritual não foi alterada em nada, enquanto a física a qual voce afirmar ser outros ser, morreu.
o fato de não sermos Deus não nos impede de fazer planos bem sucedidos ou não, vejo o mundo espiritual habitado tambem por humanos desencarnados , ou seja os erros e a ignorância também continuam fora da carne,onde os mais velhos adotam os mais novos para cuidarem.
Em se tratando da criatividade humana e diferenças não podemos querer padronizar regras espirituais, cada um age segundo a própria vontade, existem infinitas possibilidades de ações pessoais ou ainda sofremos as de terceiros .
Espíritos desencanados podem induzir todo tipo de pensamento bons e ruins, cabe a nós nos submetermos a eles ou não.
Diabo=espíritos desencarnados= o Ego = consciência representam a mesma coisa "juizo".
considerando a possibilidade espirita:
espirito A quer se vingar da pessoa C, então decide aproveitar a maldade da pessoa B .
Sabendo que B deseja roubar um tênis de marca, A vai e induz B com uma arma e C com seu melhor tênis de marca, a se encontrarem em um mesmo local, essa tragédia foi pre meditada por forças ocultas, este plano maligno poderá ou não obter sucesso, pois depende da vontade de todos os envolvidos fora as N inteligencias externas que poderão ou não tentarem mudar o resultado deste plano.
assim vejo as ações de espíritos desencarnados semelhantes aos dos encarnados ou seja não podermos padronizar regras diante de tantas possibilidades humanas.
chamo o seu caos de deus mecânico, um proposital desequilíbrio do potencial divino causando ações mecânicas e as escolhas livres são possibilitadas apenas para seres ignorantes.