Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Origem do universo

1515254565761

Comentários

• Marcio disse: Olha, eu só tento projetar um deus mais coerente. Sou o criador do meu deus. Hehehe!!!!
    Quanto ao Sybok. Ainda não consegui compreender o deus que ele projetou. Me parece como um suporte ou substrato onde todo o Universo se sustenta.
    Humm!
    Ateus tentam encontrar o seu Deus?
    Design inteligente!
    Pra mim já encontraram, mas não querem aceitar.

Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
    http://eriveltonoprofeta.blogspot.com.br/
  • Dr_Whooves disse: Posso brincar também de desenhar Deus?
    Brincadeiras a parte o @sybok está sendo crítico ao Deus dito inteligente do Erivelton, ele não está sendo cético e sim racional.
    Muitos céticos na maioria agnóstica mantém uma esperança de que Deus possa existir. As vezes o cara se diz ateu, mas no fundo é agnóstico. Quer dizer: Não assume seu ateísmo verdadeiramente.
    Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
  • SilvanaSilvana Membro
    edited outubro 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações Azathoth // Saudações Leandro // Saudações AmigodeD-us
    Saudações aos demais participantes

Azathoth disse: Boa tarde Silvana!
    Um povo belicoso, como os romanos, tinha Marte como deus principal. Um povo de filósofos, como os gregos de Atenas, venerava Palas-Atena. Um povo de marinheiros, o deus do mar. E assim por diante. O que isso significa? Para mim, quer dizer que Deus é um produto da sociedade, uma criação do homem. Como o idioma, a pintura, a dança, a agricultura etc. Como explicar o politeismo durante milênios?

Leandro disse: Perfeito!

Sim. Entendo ao que ambos se referem.

Mas, destaco a seguinte ideia, uma coisa é perceber o D-us do homem e as várias religiões que agregam grupos e suas diferentes denominações.

Porém, outra coisa e compreender o divino.

Quando compreendemos o divino, respeitamos a religião e crença alheia, entendemos que a mesma "divindade" representada por uns está presente no coração de outros, mesmo que por representações diferentes...rs

Não significa que uns são mais fortes que outros, ou que o D-us de um é mais antigo, e como nas escolas regimentares, para tanto antiguidade é posto... rsrsrsrs

Algumas pessoas as vezes parecem estar falando de agremiações de futebol.
    Sei lá, me perdoem a comparação.

Porém, concordo que quando compararam D-us a um PRODUTO o fizeram por entender que a representação do mesmo é construida, ordenada e regulada pelos homens.

Mas, pergunto a vc(s) Aza e Leandro...

- O homem é auto suficiente ???

Quando me responderem suas impressões sobre isso, desenvolverei o restante da ideia.

AmigodeD-us disse: Desculpe-me introduzir na questão, mas eu já dei meu ponto de vista. Infelizmente você não acredita no que diz a bíblia, mas Deus criou um casal para educar seus filhos que existia um só Deus e um só criador. O mundo era monoteísta e passou a ser politeísta pouco tempo depois.

Amigo, a história da humanidade não é somente construída pela Bíblia Sagrada.

Perceba, ela(Bíblia) pode justificar o entendimento de várias transliterações, isso pode significar, que o que vc entende por universal e cósmico segue o ponto de vista de uma cosmovisão traduzida pelo líder espiritual de sua religião...

Dentro da Bíblia existem muitos mistérios que os próprios eruditos ainda estudam, e te digo, eu mesma vivo a me encantar com esse livro sagrado...

Sobre o politeísmo... Bem, tenho livros de autores respeitados dentro de minha tradição (crença), que remontam religiões politeístas muito antes da Bíblia Judaica Cristã.

Não vou entrar no mérito de quem está com a razão, pois isso não me parece muito inteligente...rs

Para terminar, queria dizer que vc é sempre bem vindo a se introduzir nas questões, pois vejo que vc é uma pessoa de espírito combativo, sincero e muito criativo. :)

abraços fraternos a todos os citados neste post e aos demais leitores do fórum
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • AmigodeDeus disse: Muitos céticos na maioria agnóstica mantém uma esperança de que Deus possa existir. As vezes o cara se diz ateu, mas no fundo é agnóstico. Quer dizer: Não assume seu ateísmo verdadeiramente.
    Ele simplesmente está criticando e apontando as falhas da sua crença, nada mais natural. As pessoas são obrigadas a crer porque você diz ou quer? Só na sua cabeça oca.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Dr_Whooves disse: Ele simplesmente está criticando e apontando as falhas da sua crença, nada mais natural. As pessoas são obrigadas a crer porque você diz ou quer? Só na sua cabeça oca.
    Você entendeu errado

• AmigodeDeus disse: Você entendeu errado

Aham Cláudia, senta lá.

― Winston Churchill

• AmigodeDeus disse: Desculpe-me introduzir na questão, mas eu já dei meu ponto de vista. Infelizmente você não acredita no que diz a bíblia, mas Deus criou um casal para educar seus filhos que existia um só Deus e um só criador. O mundo era monoteísta e passou a ser politeísta pouco tempo depois.

perceba que Deus não criou um casal ele criou apenas "um" ser, de uma parte deste ser ele criou outro.sabemos que todo ovo saiu de uma galinha,mas não podemos afirmar que toda galinha saiu de um ovo.
    Neste caso a primeira galinha saiu do mesmo lugar que saiu o primeiro homem, ou seja não sabemos.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Leandro_ disse: Azathoth disse: Boa tarde Silvana!
    Um povo belicoso, como os romanos, tinha Marte como deus principal. Um povo de filósofos, como os gregos de Atenas, venerava Palas-Atena. Um povo de marinheiros, o deus do mar. E assim por diante. O que isso significa? Para mim, quer dizer que Deus é um produto da sociedade, uma criação do homem. Como o idioma, a pintura, a dança, a agricultura etc. Como explicar o politeismo durante milênios?

Perfeito!

o problema não é quem criou os deuses e sim quem criou a humanidade ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: perceba que Deus não criou um casal ele criou apenas "um" ser, de uma parte deste ser ele criou outro.sabemos que todo ovo saiu de uma galinha,mas não podemos afirmar que toda galinha saiu de um ovo.
    Neste caso a primeira galinha saiu do mesmo lugar que saiu o primeiro homem, ou seja não sabemos.
    Estava dando uma resposta que o mundo antes de se tornar politeísta era monoteísta.

• AmigodeDeusAmigodeDeus Membro
    CRIATURO disse: o problema não é quem criou os deuses e sim quem criou a humanidade ?
    Se os Deuses existissem quem iria concordar com este tipo de projeto na qual existe neste planeta?
    Com certeza alguns deles já teriam se manifestado para comprar a briga. A coisa é muito séria!

Post edited by AmigodeDeus on
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Marcio disse: Olha, eu só tento projetar um deus mais coerente. Sou o criador do meu deus. Hehehe!!!!
    putz! mais um criador a concorrência ta aumentando, ainda bem que o "meu" é mais coerente que o seu , porque ele diz "Não existe um criador"...ha..ha..ha..ha.ha
    http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2013/10/25/nao-existe-um-criador/

na verdade o meu deus não passa de um plagio do seu, meio que adaptado ao meus achismos.
    Marcio disse: Quanto ao Sybok. Ainda não consegui compreender o deus que ele projetou. Me parece como um suporte ou substrato onde todo o Universo se sustenta.
    neste debate ele apenas argumenta que se toda inteligencia procede de uma anterior, então Deus não seria a fonte primaria.
    O Deus dele resumi a odisseia humana na terra em descobrir o ego mecânico , desliga-lo e unir-se ao todo Deus.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Nós humanos não sabemos explicar como foi nossa origem como poderia entender algo além do nosso universo?
    Não acham que é perda de tempo?
    De uma coisa eu sei e todos nós sabemos: A vida foi orquestrada, tanto na origem da vida quanto na origem do universo.
  • AmigodeDeus disse: Existe para você uma causa(uma existência) sem ter sido criado por ninguém?
    e para voce existe a inexistência ?
    Só pode haver um Criador para algo inexistente
    sinto logo existo!
  • Olha, minha observação é a seguinte: Nunca vai entrar na minha cabeça que existiu algum dia algo inexistente. O que existe é porque sempre existiu e não dependeu de ser criado por nada. Em virtude de não existir a inexistência é que aceito minha teoria de que o que existe é eterno e infinito. Dentro desta eternidade infinita é que houve uma origem inteligente que se manifestou para criação do universo e da vida de uma forma que para nós será inexplicável. Infelizmente temos apenas inteligencia para compreender que somente um ser inteligente criaria algo inteligente. Se o universo e a origem da vida dependeu unicamente de processos químicos que a ciência venha provar isto. O certo é entendermos os processos naturais de acordo com o que podemos compreender, mas o ser humano que penetrar no inexplicável para tentar entender a origem da vida aonde não lhe é chamado.
  • AmigodeDeus disse: Olha, minha observação é a seguinte: Nunca vai entrar na minha cabeça que existiu algum dia algo inexistente.

Diga isso pros roteristas de filmes, quadrinhos, livros, novelas etc...

― Winston Churchill

• Dr_Whooves disse: Diga isso pros roteristas de filmes, quadrinhos, livros, novelas etc...
    Eles sabem disto

• AmigodeDeus disse: Eles sabem disto

Então se eles sabem criar algo inexistente, você também sabe criar.

Então não é só seu Deus que cria algo inexistente.

― Winston Churchill

• Leandro_ disse: Veja, Erivelton, como é fácil criar um Deus! Até o Criaturo tem um Personal God.

Hahahahahahaha...!!!! :D
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • AmigodeDeus disse: Olha, minha observação é a seguinte: Nunca vai entrar na minha cabeça que existiu algum dia algo inexistente. O que existe é porque sempre existiu e não dependeu de ser criado por nada.
    ótimo! eu também penso assim "não existe um criador"!
    AmigodeDeus disse: Dentro desta eternidade infinita é que houve uma origem inteligente que se manifestou para criação do universo e da vida de uma forma que para nós será inexplicável.
    neste caso esta origem inteligente seria secundaria ? ou seja ja estava contida dentro da eternidade ?

AmigodeDeus disse: Infelizmente temos apenas inteligencia para compreender que somente um ser inteligente criaria algo inteligente.

apesar desta ideia parecer lógica a teístas é contrária ao acaso ateu, mas para podermos validar esta lógica teremos que pressupor pela força do mesmo argumento que a maior inteligencia Deus deve ter tido uma origem inteligente ainda maior, ou seja isto criaria uma lógica redundante, ou então mais um dogma: "seres inteligentes são gerados por seres inteligentes, Deus é um ser inteligente que foge a esta nossa lógica"

Talvez o acaso que cria seres inteligentes seja tão divino, quanto seres que criam maquinas inteligentes !
    sinto logo existo!
  • Tem horas que penso que estou brincando com crianças.
  • Dr_Whooves disse: AmigodeDeus disse: Olha, minha observação é a seguinte: Nunca vai entrar na minha cabeça que existiu algum dia algo inexistente.

Diga isso pros roteristas de filmes, quadrinhos, livros, novelas etc...

tudo o que passou a existir no conjunto final, ja existia antes em partes.
    o cérebro humano não é capaz de criar algo que seja "totalmente" inexistente pois o "inexistente" seria o oposto de Deus.
    perceba que só podemos associar partes do conhecido existente Deus, para formarmos um resultado ainda desconhecido.
    Essa teoria que da logica a: "Não existe um criador" e sim a um Auto-Transformador inteligente DEUS.
    sinto logo existo!
  • Dr_Whooves disse: Posso brincar também de desenhar Deus?

Pode, siga os pontinhos numerados. :D

Dr_Whooves disse: Brincadeiras a parte o @sybok está sendo crítico ao Deus dito inteligente do Erivelton, ele não está sendo cético e sim racional.

Deixa eu ver:
    Marcio disse: sybok disse: Não se você continuar usando como argumento que a "inteligência" depende de um criador, pois Deus prova que esse argumento é falso e sem sentido.

Hum! Se o AmigoEriveltô diz: '' TODA inteligência depende de um criador." Ele erra porque a maior inteligência deveria ter um criador mais competente ainda, e assim sucessivamente. Isso leva à uma sequencia infinita de criadores e inteligências cada vez maiores. É uma singularidade.

O mais lógico seria dizer que: "Uma inteligência fundamental pode gerar outras menores."
    Na verdade o termo correto seria "consciência", em vez de "inteligência".

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • AmigodeDeus disse: Se os Deuses existissem quem iria concordar com este tipo de projeto na qual existe neste planeta?
    Com certeza alguns deles já teriam se manifestado para comprar a briga. A coisa é muito séria!

sim muito séria!
    sinto logo existo!
  • Marcio disse: A Inteligência Artificial dependeu de um criador.

sim os peitos de silicone também.
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: tudo o que passou a existir no conjunto final, ja existia antes em partes.

Mas o conjunto final é INEXISTENTE mesmo se utilizar partes existentes. Ou mesmo criar algo totalmente inexistente como uma história que nunca aconteceu.

CRIATURO disse: o cérebro humano não é capaz de criar algo que seja "totalmente" inexistente pois o "inexistente" seria o oposto de Deus.

Pode sim, cria e sempre criará. Vide a indústria do entretenimento. Você já viu por aí Hobbits, Aliens como do filme e Predador como do filme? Eles existem, são inexistentes na realidade, mas no mundo ficcional são bem palpáveis.

CRIATURO disse: perceba que só podemos associar partes do conhecido existente Deus, para formarmos um resultado ainda desconhecido.
    Essa teoria que da logica a: "Não existe um criador" e sim a um Auto-Transformador inteligente DEUS.

Não precisa de um ser para criar, podemos ser esse ser para criar. Agora tornar essa criação realidade depende do seu criador.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.