Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Chega às livrarias ‘A Privataria tucana’, de Amaury Ribeiro Jr.

17810121316

Comentários

• sybok disse: Estatais são mal administradas pela própria essência da coisa. Se espera boa administração de um governo, então obrigatoriamente espera um governo enxuto, muito menos poderoso e definitivamente sem uma penca de estatais.

Penso em como são extremados neste fórum. Se se defende uma estatal te tratam como se estivesse defendendo todo e qualquer tipo de estatal.
    Se é contra estatais, não consegue perceber que, por vezes, ela pode ser a melhor saída.
  • A saída para reduzir a corrupção é a escolha de bons governantes. Ou alguém aqui acredita que se políticos não puderem roubar de estatais então não roubarão mais? Não posso acreditar que ainda exista tal ingenuidade.
    Se uma empresa dá lucro, tal como a caixa econ. federal, ainda que possa dar mais, porque deveríamos vendê-la? Se não puderem roubar dela, roubarão de outra.
    Político corrupto tira das estatais, se privatizá-las ele fará, como já faz, acordos sujos com empresas privadas. O problema não são todas as estatais, são políticos desonestos.
  • Johnny disse: Meu querido Encosto. Eu defendo uma boa administração. Se ela é boa, trará bons resultados independentemente de onde atue. Se for incompetente...

Nem sempre é possível. No caso de algumas empresas de tecnologia há a necessidade de investimento que não pode ser feito pelo estado.
    Tome por exemplo a utilização de fibras ópticas, o custo inicial é altíssimo.
  • sybok disse: independente disso, a concorrência derruba preços. Hoje o preço da gasolina é discutido em brasília, pelos políticos.
    E sim, os impostos aumentam os preços e sim, acho o telefone hoje muito mais barato do que era na época da TELESP.

Quem define o preço da gasolina são 3 coisas: A OPEP, custo de extração e os impostos. Não tem como baixar muito mais isso.

Hoje os telefones são praticamente de graça, só que o custo mensal (taxa mais valor das ligações) daria para pagar um daqueles que custava U$1500,00 em 3 anos. E na época da Telesp, você recebia até dois aparelhos, instalação completa e não pagava DDD para localidades com mesmo DDD. Hoje eu pago interurbano para a mesma localidade.

No entanto, não sou contra a privatização de telefonia, mas que os contratos são uma piada, são.

• JohnnyJohnny Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse: Nem sempre é possível. No caso de algumas empresas de tecnologia há a necessidade de investimento que não pode ser feito pelo estado.
    Tome por exemplo a utilização de fibras ópticas, o custo inicial é altíssimo.
    Pelo que sei, absolutamente nenhuma empresa de telefonia fez investimentos iniciais. Sò depois de algum tempo é que aumentaram a distribuição e ainda assim, abaixo das metas propostas inicialmente. O mesmo ocorreu com a telefonia celular. O mesmo ocorre com os metrôs e etc ou seja, o governo entra com tudo prontinho e os custos, a iniciativa privada entra com o lucro. Seria o mesmo que o governo construir várias GM, Fiat e Ford e a partir daí os donos assumirem. Fora que foi tudo financiado pelo BNDES ou seja, a iniciativa privada não entrou com um tostão sequer.
    Post edited by Johnny on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: A questão é: se o estado toma para si esta obrigação quando ela dá prejuízo por que deveria largá-la de lado se esta, no futuro, der lucro?
    Porque sua função não é ter lucro. Se, no futuro, empresas privadas assumirem a função, não há motivo para que o Estado continue envolvido.
    A partir daí, ele volta a sua atividade de fiscal.
    Johnny disse: Seria o mesmo que o governo construir várias GM, Fiat e Ford e a partir daí os donos assumirem.
    Se isto for melhor para o país, qual o problema?
    Johnny disse: o governo entra com tudo prontinho e os custos, a iniciativa privada entra com o lucro.
    Entra com o lucro, mas paga impostos e gera empregos e divisas para o país.
    Johnny disse: Fora que foi tudo financiado pelo BNDES ou seja, a iniciativa privada não entrou com um tostão sequer.

O BNDES não dá dinheiro, empresta. Ele tem que ser devolvido.
    Johnny disse: E na época da Telesp, você recebia até dois aparelhos, instalação completa e não pagava DDD para localidades com mesmo DDD. Hoje eu pago interurbano para a mesma localidade.
    É verdade. Quando recebia. E, se recebesse, nem sempre funcionava. Ou funcionava mal.

Eu pagava merreca pela assinatura mensal, mas a linha era uma bosta.
  • JohnnyJohnny Membro
    Fernando_Silva disse: Se isto for melhor para o país, qual o problema?

Melhor para o país, referente à quem? Continuamos não tendo investimentos em tecnologia, vem tudo de fora. Se as telefonicas fossem japonesas, estaríamos no escuro em termos de telecoms.
    Post edited by Johnny on
  • Fernando_Silva disse:

Opinião pessoal
    Fernando_Silva disse: Johnny disse: E na época da Telesp, você recebia até dois aparelhos, instalação completa e não pagava DDD para localidades com mesmo DDD. Hoje eu pago interurbano para a mesma localidade.

É verdade. Quando recebia. E, se recebesse, nem sempre funcionava. Ou funcionava mal.

E qual seria o problema de se ter bons serviços à preços justos? Dizer que "até mendigo tem celular" é o mesmo que dizer que ele tem condições de pagar mais de 140 reais por mês de plano básico celular, quando isto não é verdade. E a atividade fim de uma empresa de telefonia nunca foi vender aparelhos e sim os serviços.
  • Fernando_Silva disse: Entra com o lucro, mas paga impostos e gera empregos e divisas para o país.
    Principalmente nas ilhas Cayman...
  • Fernando_Silva disse:
    O BNDES não dá dinheiro, empresta. Ele tem que ser devolvido.

Eu quero montar uma filial da Sharp aqui no Brasil. Posso então ir lá e ter um empréstimo do BNDES?
    Johnny disse: Eu quero montar uma filial da Sharp aqui no Brasil. Posso então ir lá e ter um empréstimo do BNDES?

Pode tentar.
    Johnny disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Entra com o lucro, mas paga impostos e gera empregos e divisas para o país.

Principalmente nas ilhas Cayman...
    Falta de argumentos detectada...
    Johnny disse: E qual seria o problema de se ter bons serviços à preços justos?
    Quem vai definir e impor o tal do "preço justo"?
    Se ele for imposto, haverá interessados em fornecer os serviços?
  • Johnny disse: No entanto, não sou contra a privatização de telefonia, mas que os contratos são uma piada, são.

Que interessante. Você leu os contratos de licitação? Diga quais pontos são piada.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Johnny disse: Quem define o preço da gasolina são 3 coisas: A OPEP, custo de extração e os impostos. Não tem como baixar muito mais isso.

E o que se ganha mantendo um elefante branco como a petrobras sob controle do governo?

O orgulho de dizer "o petroleo é noççu!!"??

Eu prefiro ter a opção de comprar gasolina oriunda da refinaria mais eficiente e que ofereça o preço mais baixo.

Hoje isso não é possivel graças a esse monopolio estatal.
    O ENCOSTO
  • Fernando_Silva disse: Quem vai definir e impor o tal do "preço justo"?

Uma assembleia de trabalhadoras da cidade e do campo.

O ENCOSTO
  • Fernando_Silva disse: Quem vai definir e impor o tal do "preço justo"?
    Se ele for imposto, haverá interessados em fornecer os serviços?

Para isso eu teria que entender de contratos, como foram feitas as licitações, etc. Mas, se o estado entrou com todo o custo mais pesado (infraestrutura e tals) por que raios alguém acharia que não valeria a pena vender a um preço mais baixo? Antes a desculpa era de subsídios, agora é que os impostos são altos. Isso parece mais oligopólio que outra coisa, pois só assim para justificar nossas tarifas serem as maiores do mundo, mesmo sem a carga tributária.
  • ENCOSTO disse: Eu prefiro ter a opção de comprar gasolina oriunda da refinaria mais eficiente e que ofereça o preço mais baixo.

Faço a mesma pergunta do Fernando. Quem vai definir este SEU preço mais baixo? Concorrência internacional? Vai comprar gasolina no Uruguai, lá é baratinho, opção você tem.
  • ENCOSTO disse: Que interessante. Você leu os contratos de licitação? Diga quais pontos são piada.
    As de serviços prestados e multas referentes ao não cumprimento de metas. Nunca foram aplicadas. Ah, e licitação e contrato feito pelo estado é de caráter público.
  • Johnny disse: Faço a mesma pergunta do Fernando. Quem vai definir este SEU preço mais baixo? Concorrência internacional? Vai comprar gasolina no Uruguai, lá é baratinho, opção você tem.

Johnny burrinho, vá a um super mercado e compare o preço da coca cola e pspsi. Compare o preço ddos fabricantes da agua mineral. Compare os preços do papel higienico.

Me diga como essa sua cabecinha de porongo não percebe a atuação do livre mercado nessas coisas.

O ENCOSTO
  • JohnnyJohnny Membro
    ENCOSTO disse: Johnny burrinho, vá a um super mercado e compare o preço da coca cola e pspsi. Compare o preço ddos fabricantes da agua mineral. Compare os preços do papel higienico.

Me diga como essa sua cabecinha de porongo não percebe a atuação do livre mercado nessas coisas.
    Encosto Cândido Xavier, deixa de ser ignorante.
    Eu posso comprar gasolina mais barata entre os postos que conheço, caso contrário seria cartel. Ah, mas quem fornece a gasolina é a Petrobras. E quem fornece a Coca Cola é a Coca Cola e você não compra direto da coca cola. A Petrobras não fabrica alcool. Quanto custa um litro de alcool no mercado e quanto custa no posto?

Privatize hoje a Petrobras e daqui a 20 anos terá uma refinaria privada vendendo o mesmo combustível pelos mesmos preços (ou mais caros). Quantas refinarias existem no Brasil? No máximo que você poderia alegar é que não há interesse da iniciativa privada em construir uma refinaria do zero no país e muito menos uma justificativa para o estado fazer outra do zero para concorrer com a atual.

O máximo que você poderia fazer era reclamar que a extração, refino e transporte é feita por uma empresa só, e neste ponto eu lhe daria razão.
    Post edited by Johnny on
  • Johnny disse: As de serviços prestados e multas referentes ao não cumprimento de metas. Nunca foram aplicadas. Ah, e licitação e contrato feito pelo estado é de caráter público.

Então o contrato não é uma piada. Se o governo não multa nem empresa privada, como vc espera que controle uma estatal sob sua responsabilidade direta?
    O ENCOSTO
  • Encosto Cândido Xavier, deixa de ser ignorante.
    Eu posso comprar gasolina mais barata entre os postos que conheço, caso contrário seria cartel. Ah, mas quem fornece a gasolina é a Petrobras. E quem fornece a Coca Cola é a Coca Cola e você não compra direto da coca cola. A Petrobras não fabrica alcool. Quanto custa um litro de alcool no mercado e quanto custa no posto?

Johnny burrinho, a Coca Cola tem concorrente (Pepsi e várias outras nacionais ou regionais) e uma infinidade de produtos substitutos. Petrobras não tem concorrente e não há produto substituto para os combustiveis que ela fornece.

Privatize hoje a Petrobras e daqui a 20 anos terá uma refinaria privada vendendo o mesmo combustível pelos mesmos preços (ou mais caros). Quantas refinarias existem no Brasil? No máximo que você poderia alegar é que não há interesse da iniciativa privada em construir uma refinaria do zero no país e muito menos uma justificativa para o estado fazer outra do zero para concorrer com a atual.

Johnny burrinho, imagina que isso era muito óbvio mas vamos lá: eu defendo a ABERTURA DO MERCADO E O FIM DO MONOPOLIO DA PETROBRAS E SEU CONTROLE ESTATAL.

O mercado até é aberto para novos entrantes que queiram abrir uma refinaria. Antigamente, a Ypiranga tinha uma refinaria mas tomaram no cu porque o governo brasileiro regulava os preços dos combustiveis na bomba. A Ypiranga precisava comprar petroleo, como a petrobras, e não tinha como passar o custo do alto valor para o consumidor final porque, obviamente, com o valor mais alto, não era possivel competir com a petrobras subsidiada.

O máximo que você poderia fazer era reclamar que a extração, refino e transporte é feita por uma empresa só, e neste ponto eu lhe daria razão.

Johnny, estou desde o início desse tópico defendendo monopolios privados...
    O ENCOSTO
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.