Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Penso em como são extremados neste fórum. Se se defende uma estatal te tratam como se estivesse defendendo todo e qualquer tipo de estatal.
Se é contra estatais, não consegue perceber que, por vezes, ela pode ser a melhor saída.
Se uma empresa dá lucro, tal como a caixa econ. federal, ainda que possa dar mais, porque deveríamos vendê-la? Se não puderem roubar dela, roubarão de outra.
Político corrupto tira das estatais, se privatizá-las ele fará, como já faz, acordos sujos com empresas privadas. O problema não são todas as estatais, são políticos desonestos.
Nem sempre é possível. No caso de algumas empresas de tecnologia há a necessidade de investimento que não pode ser feito pelo estado.
Tome por exemplo a utilização de fibras ópticas, o custo inicial é altíssimo.
Quem define o preço da gasolina são 3 coisas: A OPEP, custo de extração e os impostos. Não tem como baixar muito mais isso.
Hoje os telefones são praticamente de graça, só que o custo mensal (taxa mais valor das ligações) daria para pagar um daqueles que custava U$1500,00 em 3 anos. E na época da Telesp, você recebia até dois aparelhos, instalação completa e não pagava DDD para localidades com mesmo DDD. Hoje eu pago interurbano para a mesma localidade.
No entanto, não sou contra a privatização de telefonia, mas que os contratos são uma piada, são.
A partir daí, ele volta a sua atividade de fiscal.
Entra com o lucro, mas paga impostos e gera empregos e divisas para o país.
O BNDES não dá dinheiro, empresta. Ele tem que ser devolvido.
Eu pagava merreca pela assinatura mensal, mas a linha era uma bosta.
Melhor para o país, referente à quem? Continuamos não tendo investimentos em tecnologia, vem tudo de fora. Se as telefonicas fossem japonesas, estaríamos no escuro em termos de telecoms.
Opinião pessoal
E qual seria o problema de se ter bons serviços à preços justos? Dizer que "até mendigo tem celular" é o mesmo que dizer que ele tem condições de pagar mais de 140 reais por mês de plano básico celular, quando isto não é verdade. E a atividade fim de uma empresa de telefonia nunca foi vender aparelhos e sim os serviços.
Eu quero montar uma filial da Sharp aqui no Brasil. Posso então ir lá e ter um empréstimo do BNDES?
Pode tentar.
Se ele for imposto, haverá interessados em fornecer os serviços?
Que interessante. Você leu os contratos de licitação? Diga quais pontos são piada.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
E o que se ganha mantendo um elefante branco como a petrobras sob controle do governo?
O orgulho de dizer "o petroleo é noççu!!"??
Eu prefiro ter a opção de comprar gasolina oriunda da refinaria mais eficiente e que ofereça o preço mais baixo.
Hoje isso não é possivel graças a esse monopolio estatal.
Uma assembleia de trabalhadoras da cidade e do campo.
Para isso eu teria que entender de contratos, como foram feitas as licitações, etc. Mas, se o estado entrou com todo o custo mais pesado (infraestrutura e tals) por que raios alguém acharia que não valeria a pena vender a um preço mais baixo? Antes a desculpa era de subsídios, agora é que os impostos são altos. Isso parece mais oligopólio que outra coisa, pois só assim para justificar nossas tarifas serem as maiores do mundo, mesmo sem a carga tributária.
Faço a mesma pergunta do Fernando. Quem vai definir este SEU preço mais baixo? Concorrência internacional? Vai comprar gasolina no Uruguai, lá é baratinho, opção você tem.
Johnny burrinho, vá a um super mercado e compare o preço da coca cola e pspsi. Compare o preço ddos fabricantes da agua mineral. Compare os preços do papel higienico.
Me diga como essa sua cabecinha de porongo não percebe a atuação do livre mercado nessas coisas.
Eu posso comprar gasolina mais barata entre os postos que conheço, caso contrário seria cartel. Ah, mas quem fornece a gasolina é a Petrobras. E quem fornece a Coca Cola é a Coca Cola e você não compra direto da coca cola. A Petrobras não fabrica alcool. Quanto custa um litro de alcool no mercado e quanto custa no posto?
Privatize hoje a Petrobras e daqui a 20 anos terá uma refinaria privada vendendo o mesmo combustível pelos mesmos preços (ou mais caros). Quantas refinarias existem no Brasil? No máximo que você poderia alegar é que não há interesse da iniciativa privada em construir uma refinaria do zero no país e muito menos uma justificativa para o estado fazer outra do zero para concorrer com a atual.
O máximo que você poderia fazer era reclamar que a extração, refino e transporte é feita por uma empresa só, e neste ponto eu lhe daria razão.
Então o contrato não é uma piada. Se o governo não multa nem empresa privada, como vc espera que controle uma estatal sob sua responsabilidade direta?
Johnny burrinho, a Coca Cola tem concorrente (Pepsi e várias outras nacionais ou regionais) e uma infinidade de produtos substitutos. Petrobras não tem concorrente e não há produto substituto para os combustiveis que ela fornece.
Johnny burrinho, imagina que isso era muito óbvio mas vamos lá: eu defendo a ABERTURA DO MERCADO E O FIM DO MONOPOLIO DA PETROBRAS E SEU CONTROLE ESTATAL.
O mercado até é aberto para novos entrantes que queiram abrir uma refinaria. Antigamente, a Ypiranga tinha uma refinaria mas tomaram no cu porque o governo brasileiro regulava os preços dos combustiveis na bomba. A Ypiranga precisava comprar petroleo, como a petrobras, e não tinha como passar o custo do alto valor para o consumidor final porque, obviamente, com o valor mais alto, não era possivel competir com a petrobras subsidiada.
Johnny, estou desde o início desse tópico defendendo monopolios privados...