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Paulo Freire, o homem cujo legado afunda o Brasil
Aviso: não estou nem aí se ele foi “um pobre que subiu na vida”, se ele já morreu ou se ele era bem intencionado, porque de boas intenções o Inferno está cheio. Este texto é acima de tudo uma crítica não apenas ao Paulo Freire, mas ao todo sistema de ensino brasileiro.
Síndrome de Pollyana. Isso é o que vive o povo do que chamam de país do futuro. Enquanto o Japão e a Coreia do Sul erradicam o analfabetismo em poucas décadas após a Segunda Guerra Mundial o Brasil parece satisfeito com “melhoras” fajutas que não chegam sequer perto de 1% ao ano. Como podemos ver AQUI o analfabetismo caiu de 13,6% para 9,6% em 10 anos (2000-2010). Míseros 4% em 10 anos. Me respondam, meus caros defensores do Paulo Freire, como haverá erradicação do analfabetismo com uma melhora tão fajuta como essa? Se houver realmente uma erradicação do analfabetismo quanto tempo vai demorar? Mas sei como é o brasileiro: qualquer melhora se dão por satisfeito. São como vermes que ficam felizes com a comida que encontram no lixo.
É bom lembrar que quando falamos do lixo que é o “método Paulo Freire” de ensino estamos falando da esquerda querendo piorar o que funcionava perfeitamente. Afinal quando a esquerda sempre quis proteger os fracos e oprimidos visando sempre os seus próprios interesses. E a tal pedagogia do amor é perfeita para agradar o povo miserável. A Síndrome de Pollyana impede o povo de ver profundamente os problemas mais sérios. Não visa focar a melhoria do sistema de ensino. Assim como ocorre na “pedagogia do amor” de Paulo Freire. As suas viúvas preferem focar na “liberdade” e “autonomia” do aluno e deixa de lado o que há de mais importante para formar um cidadão. Disciplina.
Sim, disciplina é tudo. É com disciplina que os alunos aprendem tudo o que DEVE aprender. E não, eles não devem ficar apenas no que QUEREM aprender. Principalmente no que vemos no Brasil, porque como vemos no comportamento dos estudantes e na bagagem intelectual de uns 99% dos brasileiros é bem capaz que não queiram aprender nada. É sabido que a grande maioria dos brasileiros são incapazes sequer de ler e compreender o conteúdo de um panfleto e escrever uma redação de 10 linhas sem cometer dois erros gramaticais e ortográficos em cada uma delas. Tudo isso JÁ É realidade. Uma triste realidade! Hoje devido a INDISCIPLINA dos alunos, graças a “pedagogia do amor” do Paulo Freire, os professores são ameaçados e são obrigados a aprovar qualquer retardado mental.
Sempre destaco o poder disciplinador do sistema de ensino japonês, da qual considero perfeito (por favor, não me venham com mimimi e nem dizer que os japoneses não falam direito inglês porque os brasileiros nem o português falam direito!). As começam de manhã e se estende até o fim da tarde, com várias atividades, fazem a faxina nas salas de aula, fazem a própria merenda, aprendem a cuidar de plantas e fazem aula de leitura, escrita e compreensão de texto a exaustão desde a primeira série, onde o aluno já entra praticamente alfabetizado, fora que os pais que tem que fazer a checagem todo santo dia e assinar a lição ainda para provar que não tem armação. É rígido? Bem rígido, mas rigidez de verdade vemos na Coréia do Sul, Cingapura e partes da China como Xangai e Hong Kong.
A verdade é brasileiro se assista com a rigidez das escola japonesas porque se acostumou com a moleza das brasileiras onde sequer precisa saber ler para ser aprovado. O resultado disso já vemos aí. Um povo dificílimo de ser manipulado pelo governo (para os políticos um povo idiota é útil. Que digam os políticos brasileiros), a prova disso são os políticos japoneses que já renunciaram. Ora, isso expliquei AQUI! Agora vão me dizer que esse charlatão contribuiu com algo? O Japão possui 5 universidades entre as 100 melhores do mundo (Tóquio, Kyoto*, Osaka, Tohoku e Nagoya*) e o Brasil?
Ora, são frutos de uma educação que nem é digamos… milenar. O atual sistema educacional do Japão é até meio recente se for avaliar de tempos atrás. O Japão atual é infinitamente melhor que o Japão pré-Segunda Guerra, que era isolado como a Coréia do Norte e tinha gente que morria de fome. O sistema educacional visa criar profissionais qualificados que ajudam manter a eficiência japonesa. Foi assim que a economia disparou. Criaram um exército de cérebros que criaram tecnologias e investiram na indústria pesada.
De acordo com uma palestra que vi do jornalista Ikegami Akira o Japão forma mais de 20 mil engenheiros anualmente. Só engenheiros! um tipo de profissional da qual o Brasil mostra muita carência (o meu amigo Luiz há de concordar comigo!). Ou seja, toda a parafernália tecnológica existente no Japão não é a toa. Mas claro que isso é fruto de uma terrível ditadura e exploração para esses cérebros servirem ao estado, mesmo que a insatisfação destes tenham derrubado 5 primeiro-ministros em 5 anos sem xingar no Twitter, compartilhar imagens no Facebook ou criar comunidades no Orkut. Isso fora outros tipos politicos menos importantes…
Depois disso venham me falar que o Paulo Freire sabe o que é educação. Ele é tão bom educador quanto o Robert Mugabe é um bom economista. Se bem que este último pelo menos aumentou a própria fortuna.
Claro, o Paulo Freire, por mais charlatão que seja, não é o único culpado dos problemas educacionais do Brasil porque estes já são crônicos, mas ele conseguiu tornar ainda pior o que já era péssimo. Portanto, se você se chateia com tanta gente burra e analfabeta agradeça ao pedagogo do amor, assim quem sabe você não enxergue a pedagogia com os outros olhos.
*: Me recuso em escrever “Quioto” ou “Nagóia”
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Comentários
O que esperar de um povo que idolatra a burrice, a ignorância, que tem orgulho de ter lideres analfabetos?
- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
As pessoas deveriam ter alguma oposição na época que aprovaram leis toscas como por exemplo a aprovação automática, mas não, muitos gostaram da ideia de seus filhos passarem de ano mesmo que não estudassem.
O que esperar de um povo que não enxerga que atalhos e soluções mágicas não funcionam e ao invés de repudiá-las as aplaudem?
pergunte para religiosos se soluções "magicas" n funcionam :/
A Educação brasileira está uma mer** mesmo. Penso que, se utilizássemos o Sistema Freire, estaria melhor.
O camarada Paolo Nosella nos informa que “mais de 40% das dissertações e teses de pós-graduação em educação, produzidas na década [de 80], citavam Gramsci como principal referência teórica. Suas frases eram citadas, em epígrafe, nos projetos ou propostas de política educacional de várias secretarias de educação, estaduais e municipais. O nome de Gramsci era citado com grande freqüência nos congressos e nas reuniões das várias associações científicas e sindicais dos educadores.”
Na sociedade burguesa, o trabalhador encontra-se, desde o berço até a sepultura, submetido à influência constante das idéias, sentimentos e hábitos que convêm à classe dominante. A Igreja, a escola, a arte, a imprensa, o cinema, o teatro e diversas organizações, tudo isso serve de instrumento para levar à consciência das massas a ideologia burguesa, sua moral e seus hábitos repugnantes.
O camarada Paulo Freire, através da sua magnífica obra pedagógica, lançou uma ofensiva sem precedentes, em particular contra as formas mais velhas da ideologia das classes exploradoras, contra a mentalidade neoliberal e conservadora, contra a religião e outros costumes retrógrados que, por causa do grande atraso herdado do passado, têm ainda raízes e não foram definitivamente extirpadas.
Nós, comunistas, lutamos com todas as forças para aniquilar principalmente a influência da religião (o ópio do Povo). Num tempo relativamente curto já conseguimos despojar das suas funções quase todas as instituições educacionais religiosas e sacerdotais, que propagavam e mantinham vivos o idealismo e o misticismo mais obscurantista e anacrônico.
Ninguém em sã consciência pode negar que o Estado é o melhor provedor da educação popular. Segue-se, logicamente, que só o Estado pode transformar o ensino radicalmente, impedindo a legalização do homeschooling, organizando a juventude e impulsionando o trabalho de educação marxista-leninista-gramscista-freiriana para garantir o desenvolvimento da consciência coletiva das massas.
É por isso que o Partido do Povo saúda calorosamente as medidas oportunas e revolucionárias da Universidade Popular do Maranhão e lhe deseja completo êxito na doutrinação da juventude. Com o apoio do Ministério da Educação Comunista (MEC), seu exemplo estimulará centenas de revolucionários nas instituições públicas de ensino do mundo.
A revolução socialista deve quebrar, logo que as condições objetivas e subjetivas estiverem reunidas, todos os vínculos que ligam as massas ao velho mundo e que as impedem de marchar em frente. A educação do Povo é a principal arma que utilizaremos nessa luta!
Vida longa ao novo Centro Pedagógico Paulo Freire!
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Sendo que, entre os livros mais lidos, além da Bíblia, está "Ágape", do padre Marcelo, e os livros do Paulo Coelho.
Mas eu me pergunto se as pessoas realmente lêem a Bíblia ou só a consultam.
Elas so lem a biblia na hora da missa ou do culto, esperando que o padre / pastor explique a passagem para elas.
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Saudações a todos.
Estive entre os que fizeram referências a Gramsci em meus trabalhos acadêmicos, minha primeira graduação concluida, foi na década de 80. Pedagogia com especialização em Administração Escolar. Na época era somente uma jovem 20 e poucos anos...
Paulo Freire não pode ser responsabilizado por nada de ruim na consolidação de nossa educação... Pois segundo ele mesmo disse : “A consciência do mundo e a consciência de si como ser inacabado necessariamente inscrevem o ser consciente de sua inconclusão num permanente movimento de busca (...).” Pedagogia da Autonomia, 1997
Paulo indicou o caminho para uma renovação dos paradigmas no sentido da compreensão do sistema estabelecido na época, a falta de entendimento por parte de muitos, sugere que ao passar suas idéias, ele tenha centrado a reformulação do ensino no saber do aluno, e alguns entenderam que ele transferiu a responsabilidade pelo possível fracasso das aquisições desses saberes ao opressor que estava na outra ponta...
Na verdade devemos pensar, quem eram os verdadeiros opressores???
Hoje, quem são os opressores???
A apropriação do conhecimento é algo que deve ser construída pelo individuo, desejada pelo mesmo. O que na verdade é algo muito complexo em nossa cultura, abarrotada de informações desnecessárias, fora e dentro da escola, e em alguns casos absurdamente excludente, devido ao grau de dificuldade promovido nesse processo...
Paulo, assim como outros grandes educadores, promoveram mecanismos para a renovação do que está no entrave das visões... O problema é que para que esses instrumentos tenham significância para a comunidade educativa e a sociedade em sua integralidade... Bem, creio que isso ainda seguirá um longo processo.
Abraços fraternos a todos.
Os resultados dessa política de ensino já estão amadurecidos, um número bastante expressivo de nossa população é composta por analfabetos funcionais, sabem ler, conseguem fazer um pedido por um menu no restaurante e encontrar os sanitários em um shopping, e só, falham em interpretar textos simples.
Não sei. Obrigar as crianças a estudar e definir o que elas têm que aprender é opressão?
Se deixarmos a escolha a critério das crianças, muito poucos vão estudar.
Como fez o Walt Disney com o filme "Pato Donald na Terra da Matemágica":
Coincidentemente, hoje eu estava vendo uma antiga Veja, que falava do Steve Jobs. Uma das coisas que falava lá é do fato de Jobs NUNCA fazer pesquisa de mercado para saber o que os consumidores queriam. E citava uma frase de Henry Ford (o original):
_ Se eu perguntasse aos meus clientes o que desejavam, a resposta deles seria: um cavalo mais rápido.
Assim então Jobs simplesmente deduzia o que poderia agradar ao público e lá ia ele com seus i-phones, i-pads, i-alguma coisa. Chegava com uma coisa sensacional, bonita, funcional e cabia ao consumidor pegar, usar e gostar. E foi o que aconteceu. Antes de morrer, viu a Apple superar a Microsoft. Te cuida Balmer!
E agora como ficamos com relação aos alunos? Como é que se explica a eles a razão de aprender algo? Quanto tempo se gastaria para explicar a correlação entre morfologia vegetal e a proteção ao ambiente? Entenderão eles alguma coisa? E como fica a cabeça dos professores nesta? Ficarão frustrados os alunos que tanto aprenderam sobre Marx para compreender o que significa uma sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária e aí quando ficam sabendo a verdade sobre Che Guevara, Stalin, Mao, Pol Pot acabam descobrindo que essa sociedade mais justa, mais humana e mais igualitária tem defeito de fabricação?
Seria uma boa ensinar aos nossos alunos como é pensar, concatenar e deduzir as coisas, mas um professor militante esquerdista não sabe pensar e, em vista disso, como vai ensinar a pensar?
Outro impostor marxista cultuado por seus pares e incensado por um trabalho que nunca produziu nada que prestasse, mas que é glorificado pelo que poderia ter sido se implantado idealmente, conforme o padrão do papo furado da Esquerda.
Prá quem não sabe ou não lembra Paulo Freire foi secretário da educação da Prefeitura de São Paulo e sua gestão foi um desastre. O silêncio de seus defensores sobre sua única passagem por um posto de comando de um grande sistema educacional prova que a chance de por suas idéias em prática revelou a fragilidade das mesmas.
No mais, registrei como Freire e cúmplices destruíram ideologicamente a educação brasileira na série de artigos "Comentários sobre a Educação Pública no Brasil" , disponível no tópico Governador do Ceará diz que professores devem trabalhar por amor e não por dinheiro. A parte 4 resume o que penso de Freire.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Para além dos discursos, onde estão os resultados dos métodos de Freire em larga escala?
Freire é o pedagogo mais influente no Brasil e a educação brasileira é uma droga.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Saudações aos demais.
Sybok, se leu o livro de Paulo e não entendeu sua mensagem, provavelmente não será o meu discurso que fará vc entender... Portanto, com respeito a seu entendimento, o que falei é puro lero, lero...
Afinal, como parece um processo natural neste país, todos se apropriam e falam sobre assuntos melhor do que àqueles que se debruçam anos em soluções, pesquisa e planejamento de suas respectivas áreas de conhecimento...
Afinal, sou só uma pedagoga...
Concordo que uma coisa é o discurso outra coisa é a prática...
Concordo que muito da significância de um projeto educativo não se faz nas salas das secretarias de educação...
Concordo que muito do sistema que hoje não tem significância a comunidade educativa como um todo...
Segundo a Unesco: Os quatro tipos fundamentais de educação.(Os Quatro Pilares da Educação): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser.
Peço que vc e os demais colegas leiam:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educação
Se leu o texto indicado, irá reconhecer, um pouco das palavras de Paulo nas palavras de Jackes Delores.
Isso não foi estruturado do nada... Perceba, que existem etapas para que se alcance a próxima etapa do desenvolvimento educativo, primeiro o conhecer (educação básica), depois aprender a fazer(ensino médio/ profissionalizante ou técnico em alguns casos), então, aprender a ser(educação superior/ o sujeito deve ser capaz de buscar seu conhecimento) e por fim segundo meu entendimento, aprender a viver( ser o sujeito de suas escolhas)...
Perceba, que isso é um processo que segue uma educação formal, passa pela capacidade do entendimento e compreensão dessa engrenagem... Uma não pode ultrapassar a outra.
Pergunto, quem são os opressores???
Abraços Sybok.
Abraços a todos
Saudações aos demais.
Fernando, ontem entrei rapidinho, então só deu para responder ao nosso colega Sybok.
Ao ler seu apontamento, fiquei refletindo e rindo ao mesmo tempo...
Por favor, não entenda que estou rindo do que disse, mas do que representa...
Sim, sei que seu objetivo foi de uma crítica construtiva...
Construtivismo, expressão bem interessante... Vejamos, então.
Para se ensinar a ler, existe uma prática de ensino para tal,exemplo: Silabação
Seguindo orientações para a análise dos princípios da metodologia: analítica, sintética, e construtivista.
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/alfabetizacao-e-seus-metodos/
As referências abaixo foram tirada do link acima.
Essa conclusão é baseada na percepção do método construtivista... Percebeu???
Leia a definição da concepção, construtivismo: Por: Fernando Becker
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011
Um pouco da história...
A origem da idéia em seu principio, base: Por Luca Rischbieter (editor)
http://www.educacional.com.br/glossariopedagogico/verbete.asp?idPubWiki=9572
Perceba, entender primeiro o principio, para depois, com a apropriação do conhecimento...
Analisar, criticar e seguir comentários baseados em dados concretos, entende???
Dados esses, de pessoas realmente envolvidas na questão da educação...
Não estou com isso afirmando que não podemos de forma sadia, em um fórum, observar e significar o que entendemos baseados em nossa interpretação do sistema de ensino existente...
Somente, que dar significância aos símbolos, representa seguir o que já foi e é testado por “técnicos” e cientistas da educação...
Paulo Freire discutiu isso enquanto educador... Por esse motivo, continuo afirmando...
>>> Um grande educador... <<<
As engrenagens são complexas, principalmente no ensinar as crianças... E ainda existe a diferença no tratamento do ensino para jovens e adultos (EJA)
Espero ter ajudado na compreensão...
Continuo perguntando, porém te peço, não se apresse em responder...
>>> Quem são os opressores??? <<<
Abraço fraterno Fernando
Abraços fraternos a todos.
Saudações aos demais.
Sybok, ao ler o que citou, lembrei que estava à umas semanas atrás, lendo uma introdução/justificativa de um autor em um dos livros que pego com freqüência, no formato empréstimo, na biblioteca do campus...
Enfim... Esse autor questionava justamente a questão da quantidade X qualidade do processo de aprendizagem... Na verdade eu simplifiquei a idéia por ele proposta...
Esse livro que virou quase um livro de cabeceira para mim, pois amo, trata da matéria Biofísica. O professor questionava a dificuldade de retenção do conhecimento, por parte de cursos das áreas afins, analisando até que ponto seria importante ao aluno que não fosse da área de humanas, digamos assim, poderia encontrar significância no assunto em questão, e mais...
O Autor seguiu questionando, o quanto do conteúdo seria realmente aproveitado no curso, bem, para finalizar, ele fez outro questionamento...
E esse é o que mais se aproxima do que falou acima...
Que ao final do curso, segundo bases em pesquisas na área, o mesmo questionava o fato de que um aluno veterano lembraria bem pouco dos assuntos tratados no inicio do curso...
Imagine o que fiz logo em seguida... hehehe.
Fui a uma turma de colegas mais avançados a mim, em minha área de conhecimento e...
Os nobres colegas poderiam me dizer: Daí fiz uma pergunta bombástica... hahaha.
Ou seja, nem bem terminou o curso e a memória do individuo já guardou a informação de anos anteriores em seu subconsciente, simplificarei assim...
Sejam por questões diversas que a Neurociência e a psicologia, ambas conseguem explicar.
Sendo assim, o que isso te lembra?
Que o individuo passou por processos, etapas do conhecimento que ele provavelmente não encontra significados no inicio, e as vezes nem o tem mesmo, porém, são processos que fazem com que o individuo construa bases para seguir ao próximo passo... Vc me dirá, como assim, para que preciso saber sobre biologia se sou de exatas... Boa pergunta, diria eu.
Porém, para que vc saiba compreender tudo ao seu redor. Vc precisa das partes e as partes sem o todo não darão significância.
Abraços fraternos Sybok
Abraços fraternos a todos.
Aos 5 anos, já sabia ler. Não me lembro de ter me sentido confuso.
E não gostaria que me tivessem ensinado a escrever tudo errado para depois ter que aprender como se escreve certo.
Há o jeito certo e o jeito errado de se escrever. As crianças não têm que participar ou criticar, têm que aprender como é o jeito certo.
Mais tarde, quando tiverem desenvolvido o pensamento crítico, poderão até usar a ferramenta da linguagem para examinar as coisas, mas precisamos de alguns padrões para que as coisas funcionem, e a língua é um deles.
Não sei. Em que contexto? Se é o do aprendizado básico, não é opressão obrigar as crianças a ir à escola e aprender coisas que elas acham que é besteira. Elas não nascem sabendo, e isto inclui não saber o que elas devem ou não estudar, ou quanto.
A pergunta que não quer calar é: Quais são as evidências objetivas - experimentais, estatísticas, históricas etc - que comprovam a afirmação acima?
É fato inconteste que o desempenho da educação pública brasileira hoje é muito, mas muito pior mesmo que nos tempos da cartilha do método tradicional.
Com que base científica então, a tese posta pela eminente Marcia Lucia Miranda Ribeiro se sustenta?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
No Brasil, as pessoas realmente envolvidas na questão da educação criaram e comandaram o pior sistema educacional do mundo civilizado, como os testes internacionais provam.
A pergunta que não quer calar 2: Onde estão os resultados?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A palavra chave - RESULTADOS - é simplesmente um TABU para os pedagogos do Brasil, que distribuem e reforçam entre si seus títulos analisando e reanalisando teoricamente propostas que foram retumbantes fracassos na prática.
Quando a questão dos resultados é posta, ouve-se a repetida ladainha recheada dos jargões escapistas como "desenvolver o senso crítico", "formar o cidadão" e a panacéia do "construir o conhecimento".
As questões básicas da educação que são extremamente objetivas como conhecer a tabuada na ponta da língua, saber ler e interpretar um texto simples, saber citar sem consulta as datas do descobrimento e independência do Brasil são tratadas como questões secundárias, preocupação dos leigos ignorantes que não dominam as complexas ciências da interação ensino aprendizado.
Bem..., gente que não pensa assim foi por outro caminho em outro países e obtiveram RESULTADOS (a maldita palavra) infinitamente melhores que os brasileiros usando do mesmo nível de recursos ou ainda menores.
A realidade é dura e fala por si.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
O paralelo pode ser encontrado neste tópico:
http://religiaoeveneno.com.br/discussion/217/acauan-metodo-conservador-de-ensino-venceu-com-louvor/p1
De um lado uma escola que segue a risca o método Freire, e se encontra em último lugar, do outro uma escola conservadora que ficou em primeiro.
Outro tópico a respeito:
http://religiaoeveneno.com.br/index.php?p=/discussion/264/acauan-metodo-ultra-conservador-de-ensino-acaba-de-se-superar/p1