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Método Paulo Freire de ensino afunda o Brasil

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Comentários

  • Fernando_Silva disse: Lucifer disse: Mais uma que eu tenho que concordar com o Criaturo (não vai se acostumando não).

    Dependendo do assunto, a cabeça dele parece funcionar.

    É vero
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

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  • Projeto de Lei n.º 267/11

    A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei n.º 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90), para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Projeto de Lei n.º 267/2011:

    Acrescenta o art. 53-A à Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante.

    O Congresso Nacional decreta:

    Art. 1.º. Esta lei acrescenta o art. 53-A a Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, a fim de estabelecer deveres e responsabilidades à criança e ao adolescente estudante.

    Art. 2. °. A Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 53-A:

    “Art. 53-A. Na condição de estudante, é dever da criança e do adolescente observar os códigos de ética e de conduta da instituição de ensino a que estiver vinculado, assim como respeitar a autoridade intelectual e moral de seus docentes.

    Parágrafo único. O descumprimento do disposto no caput sujeitará a criança ou adolescente à suspensão por prazo determinado pela instituição de ensino e, na hipótese de reincidência grave, ao seu encaminhamento a autoridade judiciária competente.”

    Art. 3.º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
  • É incrivel. Ter que fazer uma lei pra consertar a cagada que fizeram ao dar total liberdade para esses jovens incosequentes. E pensar que, dos anos 80 pra tras, nada disso era necessário pois, ou as crianças respeitavam os professores ou os pais faziam respeitar. E nem precisava de lei pra isso.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

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  • Lucifer disse: É incrivel. Ter que fazer uma lei pra consertar a cagada que fizeram ao dar total liberdade para esses jovens incosequentes. E pensar que, dos anos 80 pra tras, nada disso era necessário pois, ou as crianças respeitavam os professores ou os pais faziam respeitar. E nem precisava de lei pra isso.

    O problema é que o ECA transformou os menores de idade em super seres que estão acima da Lei, nada pode-se fazer contra eles. Eles vivem em um mundo sem regras onde se pode fazer o que quiser sem consequência alguma, um completo absurdo que mais cedo ou mais tarde terá que ser revisto.
  • Compare com a atitude em um país mais sério:
    Salecia Johnson, 6, fez pirraça em escola primária da Georgia (sudeste dos Estados Unidos) e foi detida pela polícia, após reclamação feita pela direção da instituição. Em entrevista ao canal local de televisão 13WMAZ, a família afirma que encontrou a criança muito abalada e algemada numa cela. A polícia disse que tirou as algemas da menina logo depois de chegar à delegacia, dando-lhe algo para comer, ela foi entregue a uma tia. Não houve boletim de ocorrência.
  • Lucifer disse: É incrivel. Ter que fazer uma lei pra consertar a cagada que fizeram ao dar total liberdade para esses jovens incosequentes. E pensar que, dos anos 80 pra tras, nada disso era necessário pois, ou as crianças respeitavam os professores ou os pais faziam respeitar. E nem precisava de lei pra isso.

    o que faz um aluno respeitar o professor é a educação recebida em casa e o medo de ser reprovado, mas isso é coisa do passado.
    Acredite se quiser , mas o caso é verídico um "anjinho " de 5 anos conseguiu dar um "rodo" em uma inspetora de educação infantil, ela caiu e quebrou a perna.
    E qualificar este individuo de acordo com os seus atos pelo E.C.A isto seria constranger o adolescente, desmotiva-lo ao aprendizado...bla...bla...bla.
    Onde a liberdade é demasiada a anarquia toma conta e a tirania logo se instala.
    Estamos em um pais governado por infratores fazendo leis para protegerem outros infratores, ou seja ladrão não pune ladrão.
    As autoridades são intimidadas, juizes não podem condenar, professores não podem reprovar sob risco de vida.
    Os elementos presos em fragrante tem suas imagens protegidas, enquanto policiais são obrigados a se esconderem da bandidagem.

    Deveriam criar um sistema onde o a indenidade do juiz fosse preservada e no caso de um ensino serio,exames nas escolas deveriam ser aplicados pelo M.E.C com reprovação automatica, isto isentaria totalmente o professor de ameaças.



    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Padronização? Apostilas?

    Não diga tamanha heresia, pois logo apareceram os pedagogos falando sobre as maravilhas do construtivismo e de como as apostilas impedem as crianças de pensar e questionar livremente...

    A mentalidade no Brasil é essa, a aprovação automática foi o resultado, na rede municipal aqui em Sampa, do PT e da grande gestão do maior educador que o Brasil já teve, o tal do Paulo Freire.

    E ai gente fina! Continua tendo bons sonhos?

    uma Padronização de apostila a nivel nacional tornaria o ensino transparente e muito mais facil de ser assimilado, pois alem dos professores todos poderiam contribuir com o aprendizado padrão.
    O que impede a criança de aprender e o professor de ensinar é o próprio sistema atual de ensino, 40 aluno por sala desde alfabetização, falta de incentivos como a reprovação, falta regras comportamentais, falta de apoio e autoridade aos educadores.
    Aprovação automatica dentro da progressão continuada, representa para o governo apenas economia na construção de novas escolas e contratação de novos professores, pois a cada ano milhares de crianças atingem idade para ingressarem no primeiro ano escolar, mas ja pensou se houvessem reprovação das que deveriam ir para o segundo ano? onde os novos alunos iriam estudar sem a construção de novas escolas?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Paulo Freire é patrono da Educação Brasileira. MATEM-ME!

    Sem rodeios, vamos direto ao ponto: Paulo Freire é um CÂNCER, um tumor a ser extirpado, um fungo que se apoderou com suas raízes profanas* e praticamente foi um dos maiores responsáveis pela falência da Educação no Brasil.

    Se isso já era ruim o suficiente, agora podemos fechar esta porcaria de país, pois uma lei decretou que esse inútil é, agora, patrono da Educação Brasileira. KILL ME NOW!

    A notícia veiculada pelo G1 — e compartilhado pelo Wagner, na tentativa de me propiciar um ataque cardíaco – só não é uma piada de extremo mau-gsto porque é verdade. E, não. Não foi proposto pelo Tiririca, já que ele nem deve saber quem foi este barbudo maldito.

    Vamos ser sinceros. QUEM foi Paulo freire, a não ser um esquerdista insano que defendia luta armada e escreveu um monte de idiotices em seus livros de uma boçalidade ímpar. É tido como educador, sendo que seus livros não falam do processo ensino-aprendizagem, não orientam o professor, não expõem a importância da família e nem sugestões para uma melhoria do cenário educacional. Seus livros apenas são cartilhas marxistas, num tempo onde o próprio marxismo era anacrônico. Se bem que marxismo, MESMO, nunca existiu, salvo na mente dos maconheiros das facurdadis de (pseudo)ciências Humanas que povoa a USP ou outro retiro de viciadinhos burgueses, que atacam o capitalismo tuitando com iPhones e usando calça de grife na bunda.

    Aquele LIXO chamado "Pedagogia do Oprimido" é um libelo de tudo que não deveria ser usado, a não ser nas mentes insanas de psicopedarretardadas que nunnca colocaram as patas numa sala de aula e acham que é tudo uma questão de luta de classes. Luta de classes para mim é ver se uma turma se sai melhor na prova que outra, e dane-se a competitividade. O mundo É competitivo. Perguntem a Warren Buffet, Bill Gates ou à nossa estrela em ascensão, Eike Batista.

    Mas, não. O socialismo é que é a maravilha, né? Yankees go home, o Novo Homem Soviético, uma das "pesquisa"s de outro inútil: Vigotsky, que tentou moldar todo um estudo em termos de ciências psicológicas mediante as teorias do materialismo marxista.

    O que resultou disso? Professores idiotas que mais são doutrinadores esquerdistas que que efetivamente pessoas imbuídas em ensinar. Aquela frase retardada de Paulo Freire sobre ser mais importante entender a posição social da idiota da Eva e a bosta do seu contexto social ilustra o quão imbecil era este sujeito, quando a frase "Eva viu a uva" era apenas para ilustrar a sonoridade da letra V. Mas um comunistinha não é comunistinha se ele não quiser transformar tudo en revolución.

    Qual o papel de Paulinho no cenário educacional? Nenhum. Só na mente das Pollyanas e fazê-lo "patrono" de algo é apenas o reconhecimento de como este país vê professores e livros, a ponto de banirmos livros, reescrevermos dicionários e adotarmos cartilhas do Estado, orientando que a Novilíngua seja adotada.

    Um dos educadores que aprecio é Içami Tiba (ok, ele defende que a religião é um ponto importante na formação da criança. Ninguém é perfeito). Sua posição em termos de rigidez na educação e uma presença dos pais de modo severo é, ao meu ver, algo que deveria ser levado a sério. Quando falo "severidade" não é em termos de baixar a porrada na criança e/ou adolescente (embora, muitos mereçam). Falo de uma posição firme dos pais e não esta candura ao criar coitadinhos que cresceram tomando leite com pêra e condominiozinho bunitinho. Mas isso é feio, nossos floquinhos de neve não podem fazer isso. Autoridade é algo errado pois remete-se aos tempos da Ditadura Militar e qual a oposição disso? Doutrinar professores a não pensar e sim ter diarreias mentais, para, no final, afirmarem que sim, é verdade, o Ensino era melhor, bem melhor do que é hoje. A receita para a melhoria:? Continuar com esta estupidez paulofreireana.
    Sim, Paulo Freire. Cada país tem o melhor representante educacional que merece… O último que sair, dê descarga! Eu vou me enrolar num lençol com uns tubos de papelão pintados de vermelho e amarrados no meu peito, irei pro meio de Jerusalém e gritarei ALLAHU AKBAR!
    FONTE:http://ceticismo.net/2012/04/16/paulo-freire-e-patrono-da-educacao-brasileira-matem-me/#more-8699
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações a todos =)

    Desculpem a demora aos que me responderam...
    Desculpem também o post compacto, ando sem tempo.

    Ming disse: “Escrever exige esforço, mas, essencialmente, necessita de tempo, o que não existe durante uma prova cronometrada.”

    Ming, uma das maiores dificuldades que tenho é de sintetizar meus textos, desde pequena escrevo muito. Sempre me atrapalho com o tempo em provas...
    Se me pedem para que faça um resumo descritivo do tipo científico... hahaha
    Fico toda atrapalhada, 10 ou 15 linhas sem parágrafo...
    Quem pode com isso. hahaha.
    Fiz recentemente um resumo científico, minha nossa, fiquei um bom tempo fazendo e refazendo o mesmo...
    Concordo que existem muitos desafios na minha construção e, um dos maiores desafios para mim é escrever pouco... rsrsrs
    Quanto ao seu comentário Ming, creio que estás certo...
    Atualmente estamos em uma sociedade de visão compacta, digamos assim, de rapidez, de síntese, de twitter, facebook... enfim, grandes textos não são mais necessários...
    Criaturo disse:
    “A progressão continuada ( aprovação automatica) é um grande incentivo para manter essa situação.”

    Criaturo, concordo que a progressão automática não ajude mesmo.
    Afinal, o fim não justifica os meios...
    A dificuldade está em analisar a proposta, como avaliar o que está deficiente e melhorar...
    Criaturo disse: “O aluno tem todas suas necessidades físicas atendidas, mas já a muito tempo a escolas publicas deixaram de cumprir o papel de educadoras e passaram a ser apenas mantenedoras sociais.”

    Conhecer, saber, fazer e ser...
    Se muitos de nós os professores ainda buscam sua própria construção, pois vieram de uma educação que não liberta... Como encontrar mecanismos para mudar esse coeficiente social???
    A escola não deve ser a única culpada pelo opróbio dos governos incapazes de libertar seu povo!!!
    Da ignorância, do comodismo, da preguiça, da miséria, da falta do básico que fala nossa constituição...
    Como dizer a sociedade como um todo, que a escola não é para ser usada, mas antes campo de semeadura...
    A escola é a principal fonte e alimento as mentes que dela dependem...
    Criaturo disse: professores com liberdades absolutas cada um faz o que quer se quiser e quando quiser.”

    Criaturo, reconheço que as vezes a idéia de autonomia faz com que as pessoas pensem e atribuam aos professores toda a culpa das mazelas sociais.
    Porém, isso não ocorre...
    Autonomia não significa liberdade sem responsabilidade, na verdade é justamente o oposto...
    Quando todos perceberem que o sinônimo de autonomia é justamente a responsabilidade, o quadro mudará, inclusive essa máxima de culpar os professores por quase tudo...
    Lucifer disse: Os meus pais com a pouca educação que tiveram, sempre pegaram no meu pé pra estudar e ser alguém na vida. Tudo o que eu sou, eu devo aos meus pais que sempre dedicaram um pouco de seu tempo para mim e minha irmã que também é uma ótima pessoa.

    Lúcifer, você e sua irmã devem mesmo dar orgulho aos seus pais... =)
    Pois quem ama, estimula, educa e cobra... Por esse motivo vc e provavelmente sua irmã, reconhecem e devem retribuir o resultado desses valores, valores esses que também chamamos do resultado do amor.
    Hoje, muito do que ocorre na escola é atribuído aos professores, e sabemos que os pais(família) são a célula mais importante no processo de educação...
    Aos professores é dada a missão de educar, mas sem a colaboração dos pais fica muito difícil...
    Sybok disse: Não adianta falar contra esse senhor ou contra o construtivismo, essas duas pragas são entre os pedagogos do Brasil, uma especie de religião com direito a profeta e tudo mais.
    Pervertem até mesmo o ensino particular.

    Sybok, perceba que religião não funciona para minha pessoa... Sou livre pensadora... hahaha.
    Sou também uma pedagoga que sabe reconhecer a inteligência quando vejo uma, e a sua e dos nobres colegas aqui do site são admiráveis...
    Por isso volto sempre... =)
    Parte dessa inteligência de todos nós é construída ao longo de nossas vidas... Não somos obras acabadas, fabricadas nos bancos escolares e, portanto, incapazes de continuar aprendendo ou detentoras de todo o conhecimento... O seu conhecimento em lógica e sua formatação de elementos da web, pois dissestes que é programador ou webdesigner... bem, isso faz parte de um processo, a sua formação e dos demais do site é o resultado de suas próprias construções, a capacidade de gerir suas próprias escolhas... De SER...

    Abraços fraternos a todos.
    Post edited by Silvana on
  • Silvana disse: Criaturo, reconheço que as vezes a idéia de autonomia faz com que as pessoas pensem e atribuam aos professores toda a culpa das mazelas sociais.
    Porém, isso não ocorre...

    Eh, aih! Silvana sumiu e apareceu num passe de magica ? he..he..he!

    Não culpo os professores pelas mazelas sociais e sim o ineficiente sistema de ensino publico, pelo contrario admiro e vejo como herói um professor primário com a difícil missão de alfabetizar 40 crianças que apesar de ja terem frequentados 03 anos educação infantil chegam na primeira serie sem conhecerem se quer as vogais "a e i o u " a bronca é com esses professores hipócritas ( diga-se de passagem são mesmo desmotivados pelo sistema) que por conta da tal "liberdade" da pratica do currículo parâmetros escolares ser opcional, elas se acomodam e se "dedicam" mais voltadas ao ensino lúdico ou seja, simplesmente deixam as crianças brincando no parque por 03 anos, depois o coitado do professor da primeira serie que faça o milagre de conseguir alfabetizar 40 crianças,mas que por sua vez passa acreditar que se não conseguir, até a 8A serie seus alunos acabarão sendo alfabetizados ou aprenderão escrever o próprio nome.
    Salvo aqui a minoria dos professores , verdadeiros heróis da resistência contra o atual e perverso sistema de ensino público.
    Pelo menos na educação infantil em SP- EMEIS , tudo isso se bem medido e pesado, com o mal exemplo vindo de cima ,encontraremos a maioria dos educadores em total conivência com este sistema que permiti uma ociosidade mental de alunos e professores, "juntando o pão com a manteiga", um não quer aprender e o outro ja desistiu de tentar ensinar e todos se acomodam enquanto o sistema continua gerando, violência para todos.
    A educação pública é muito mal educada.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Conhecer, saber, fazer e ser...
    Se muitos de nós os professores ainda buscam sua própria construção, pois vieram de uma educação que não liberta... Como encontrar mecanismos para mudar esse coeficiente social???
    A escola não deve ser a única culpada pelo opróbio dos governos incapazes de libertar seu povo!!!
    Da ignorância, do comodismo, da preguiça, da miséria, da falta do básico que fala nossa constituição...
    Como dizer a sociedade como um todo, que a escola não é para ser usada, mas antes campo de semeadura...

    E as crianças saem 'livres', entupidas de ideologia de esquerda, mas incapazes de se expressar na língua pátria. Ou de entender o que lêem. Ou fazer qualquer conta além das 4 operações (e às vezes nem isso...).

    O título de "Pedagogia do Oprimido", usado como 'livro sagrado' pelos discípulos de Paulo Freire, já diz tudo.


    Post edited by Fernando_Silva on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Se muitos de nós os professores ainda buscam sua própria construção, pois vieram de uma educação que não liberta... Como encontrar mecanismos para mudar esse coeficiente social???

    Como sutileza não é o forte dos Tupis, observo que muitos professores fariam melhor caso se concentrassem em aprender os conteúdos e didáticas do que lecionam ao invés de se preocupar com a mudança dos coeficientes sociais, seja lá o que for que isto signifique.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Como sutileza não é o forte dos Tupis, observo que muitos professores fariam melhor caso se concentrassem em aprender os conteúdos e didáticas do que lecionam ao invés de se preocupar com a mudança dos coeficientes sociais, seja lá o que for que isto signifique.
    Tradução da frase "Mudar coeficiente social": Querer construir uma casa completa com uma única ação ao invés de assentar tijolo por tijolo.

    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cameron disse: Tradução da frase "Mudar coeficiente social": Querer construir uma casa completa com uma única ação ao invés de assentar tijolo por tijolo.

    Ou achar que 'conscientização' contrói casas, magicamente.
  • Acauan disse: Como sutileza não é o forte dos Tupis, observo que muitos professores fariam melhor caso se concentrassem em aprender os conteúdos e didáticas do que lecionam ao invés de se preocupar com a mudança dos coeficientes sociais, seja lá o que for que isto signifique.

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    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Aleluia, fiquei sabendo que a prefeitura de são paulo esta colocando dois professores para alfabetizarem uma sala do primeiro ano.
    Isto reduz de 40 para 20 anjinhos para cada professor, agora sim teremos um aproveitamento melhor, se continuar com esta seriedade, logo estaremos no padrão europeu de 15 alunos por sala.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: Aleluia, fiquei sabendo que a prefeitura de são paulo esta colocando dois professores para alfabetizarem uma sala do primeiro ano.
    Isto reduz de 40 para 20 anjinhos para cada professor, agora sim teremos um aproveitamento melhor, se continuar com esta seriedade, logo estaremos no padrão europeu de 15 alunos por sala.

    Esse era um projeto de Serra para a prefeitura, o que ele não fez, ou fez muito pouco no UM ANO que ficou na prefeitura para se candidatar ao governo do Estado prometendo A MESMA COISA, mas não fez, ou fez pouco.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Aleluia, fiquei sabendo que a prefeitura de são paulo esta colocando dois professores para alfabetizarem uma sala do primeiro ano.
    Isto reduz de 40 para 20 anjinhos para cada professor, agora sim teremos um aproveitamento melhor, se continuar com esta seriedade, logo estaremos no padrão europeu de 15 alunos por sala.

    SE os dois professores forem competentes o problema se reduz a metade.
    Se não forem, o problema dobra.

    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: SE os dois professores forem competentes o problema se reduz a metade.
    Se não forem, o problema dobra.

    pessoas diferentes didáticas diferentes, como ainda não existe um padrão de alfabetização padrão seja ele arcaico como a cartilha o moderno como o construtivismo, o ideal seria um professor e no máximo 20 alunos por sala.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: seja ele arcaico como a cartilha o moderno como o construtivismo

    Diga antes "tradicional como a cartilha ou novidadeiro como o construtivismo".
  • Acauan disse: SE os dois professores forem competentes o problema se reduz a metade.
    Se não forem, o problema dobra.

    Aí é que está. Não conheço nenhum teste que comprove que isso realmente aconteça. Acreditar que uma técnica resolverá um problema sem antes testá-la é um erro recorrente aos pedagogos.
    Alguém tem algum estudo em que foi feita tal experiência e quais foram os resultados obtidos?
  • Esse foi um e-mail que recebi. Não conheço sua veracidade ou se saiu realmente tal reportagem na revista Veja pois eu acho ela muito parcial, mas o seu conteudo tem alguma coisa a ver com o que estamos debatendo.

    "RESPOSTA À REVISTA VEJA

    Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhece, vale a pena ler.

    Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.

    Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.

    Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?

    E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.

    Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.

    Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.

    E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;

    Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.

    Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.

    Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.

    Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.

    E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.

    Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..

    Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo

    Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!

    Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.

    Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

    Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata

    Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.

    Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba!"
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Lucifer citou:
    Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida?

    Blá-blá-blá, nhém-nhém-nhém e lero-lero.

    A velha malandragem ideológica de jogar a culpa de tudo na pobreza, usando-a como muleta para proteger interesses corporativistas.

    Para acabar com esta desculpa esfarrapada basta analisar os resultados do ENEM em colégios públicos em bairros de classe média, onde os pais vão buscar os alunos de carro no final da aula. Não consta que este seja o perfil sócio-econômico de quem passa fome, mas os resultados escolares pífios provam que a miséria do ensino não vem apenas dos alunos miseráveis.

    Quer ver professor de rede pública arrancar os cabelos?
    Proponha um teste de competência nas áreas que lecionam.
    Proponha a professores de física resolver equações diferenciais ordinárias simples, a professores de inglês escrever uma redação neste idioma ou a professores de História - os professores de História..., fazerem uma explanação breve e sem consulta sobre a Guerra do Paraguai.

    Profissionais competentes aproveitariam a oportunidade para esfregar esta competência na cara dos que duvidam dela.
    Proponha isto em qualquer escola pública brasileira e ouvirá discursos enfurecidos contra o neoliberalismo no ensino, o reacionarismo das elites e..., pasmem..., em defesa de uma educação emancipadora.

    Não que não aja professores competentes, mas quando uma categoria foge de comprová-la como o diabo da cruz, então não é preciso testar nada. A atitude denuncia o resultado.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Lucifer disse: Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores),...

    Por falar em corporativismo...
    Notável como defendem as teses "progressistas" quando lhes interessa e as denunciam quando lhes convém...

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Lucifer disse: Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais.

    fato veridico! aluno: "ih profi , oque a senhora ganha em um dia eu ganho em uma hora vendendo droga."
    Profi: "Ganha rapido ,mas morre rapido tambem!"
    Como previsto pela professora Este aluno acabou sendo morto por traficantes aos 15 anos.
    Quando a liberdade se torna excessiva a tirania logo se instala.
    escola não é abrigo social, ou seja seu objetivo principal é formar pessoas capazes de um convívio social aceitável e para isso regras de condutas impondo os limites dos direitos e deveres são de suma importância.
    Mas o que fazer quando professores são coagidos por alunos, pais e pior pelo próprio sistema educacional criado por um governo assistencialista que politica e maldosamente dá o pão, ao invés da educação que dignifica o ser humano a capacidade de adquiri-lo com o próprio trabalho.

    Chega da hipocrisia: " Toda criança na escola."isso me soa mais como alguma propaganda enganosa de certas escolas particulares: "ja formamos milhares de alunos....", Assim como formar não significa ter "informado", todas crianças nas escolas , não significam que estão aprendendo o que realmente deveriam ou pelo menos o minimo.
    esse slogan: "todas crianças na escolas" na teoria é muito bonito, mas a pratica da super lotação de 50 alunos por sala diz que a situação ta muito feia!
    Hoje em dia o professor no final das aulas diz, apesar de não ter conseguido ensinar muita coisa, pelo menos ninguém morreu!
    Dizer que é melhor estarem nas escolas do que roubando, é pura ilusão, pois isto só se tornaria verdade, se a educação pulblica fosse "séria", mas a atual na verdade esta formando delinquentes, insubordinados sem limites, que não tardarão a caírem na criminalidade.
    A escola é a segunda convivência social onde o individuo deveria aprender a respeitar regras e pessoas,mas a liberdade concedida por este sistema de ensino falido, lhe diz que é livre para fazer o que quiser e nada de mal lhe acontecerá, pelo contrario sua promoção para série seguinte ja esta assegurada "gratuitamente" com direito a refeições, uniformes, material escolar, transporte com vans particulares( PMSP ), assim este elemento esta sendo mal educado para conviver em paz com a nossa sociedade.
    Sim precisamos de serias mudanças no ensino publico!

    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
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