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Comentários
SIM e dos alunos seria adquirem novos conhecimentos para se tornarem mais uteis a si mesmo e a sociedade.
sem nenhuma consciência sem existências
não é só jogar pessoas que supostamente sabem alguma coisa pra dar aula, isso não melhora a educação.
Na área de educação no Brasil é cheia de gente com idéias "brilhantes" assim, e olha onde isso nos levou...
Os professores, adultos, não tem nenhuma responsabilidade.
Quando as redes de tv começaram a aflorar, e colocar em suas programações programas infantis, os pais transformaram as televisoes (aparelhos) em babas eletronicas, para não os atrapalharem e poderem ficar um pouco sossegados. Agora os pais querem quase a mesma coisa das escolas...que os professores tomem o lugar deles para educa-los. Por isso as crianças estão tão rebeldes assim...os pais não colocam freio em sua educação e se os professores fazem isso (quando eles estão certos é claro) os pais brigam com eles, tomando as dores dos filhos. E voces querem que os professores sejam estimulados como??
Vamos nos concentrar somente nos bons profissionais...a pessoa estuda pra caramba, passa em concurso publico para dar aulas. O sistema lhes amarra as maos não podendo reprovar nem dar um castigo para os alunos problemas. Qualquer coisa que fale ou faça pode dar procisso administrativo ou uma briga desnecessaria com os pais dos alunos, isso quando ele não é ameaçado pelo proprio aluno. Sem garantias e sem liberdade pra fazer muita coisa e um salario que não compensa...é um otimo estimulante mesmo.
Sinto falta de quando o professor era respeitado e sua palavra era lei. E, principalmente, os pais apoiavam as decisoes dos professores. Agora é justamente o contrario. Quem gostaria de trabalhar nessas concições??
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8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Repassei o que me foi dito. Achei interessante o autor do artigo defender algo que deveria acontecer espontâneamente mas não acontece. Quanto a achar que eles não podem arcar com aulas, é falso, conheço vários que fazem isso e dão conta da faculdade.
Ah...Eles não fazem isso por caridade, os que eu conheço são muito bem pagos.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Claro.
Olha onde a educação no Brasil vai parar, com estudantes de outras áreas (como medicina)dando aula para o Ensino Médio...Só no Brasil mesmo pra esse tipo de ideia vingar/surgir.
E não, eles não podem arcar com as aulas e evidência anedota não funciona comigo. Olha quantos professores desqualificados, sem plano de aula, que não dão todo o conteúdo o Brasil tem, e isso que eles nem tem que arcar com uma faculdade....
Eu posso estar errado em fazer essa colocação pois estou fora da area da educação já faz um bom tempo, mas pelo que sei, e pelo que voces colocaram aqui, os profissionais estão presos em suas planilhas e planos de aulas, ficando de mão atadas não podendo sair das "regras" impostas pelo ministerio da (des)educação apoiados pelas secretarias de (des)educação tambem. Voce não acha que os bons profissionais não gostariam de poder reprovar o aluno que não consegue seguir os bons alunos (bons alunos = estudiosos)? Segurar aquele aluno até que ele tenha condições para poder prosseguir? Os maus profissionais não estão nem aí. Pra eles passar um burro junto com um inteligente da na mesma. O importante é o deles cair na conta bancaria todo mes. Mas os bons profissionais se ressentem com isso. E são justamente os bons profissionais, que pegam mais no pe dos alunos que são mais criticados pelos pais, esses incopetentes que nem sabem dar os primeiros passos da educação dos filhos e pela sua chefia que bronqueia porque ele não quis passar um lesado que não sabe nem escrever seu proprio nome na quarta-serie (ou seja lá como esta sendo dividido o ano letivo). E a chefia desse professor tambem recebe bronca de seus superiores justamente por causa do numero grande de alunos que repetem, ou de pais que reclamaram que seu filhinho burro do papai nao passou de ano. Esses mesmos pais que nem se preocupam em cobrar de seus filhos suas obrigações escolares.
Não está sendo facil ultimamente o papel de educador em nosso pais e a tendencia é piorar pois o governo (não importa qual partido, são tudo um bando de merdas) não está nem aí para educar as crianças e jovens pois eles sabem que, quanto mais burro a pessoa mais facilmente será manipulavel quando tiver idade suficiente para votar.
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olha! No ensino publico,Tanto professores quanto alunos são culpados pela falta de educação, os primeiros por terem desistido de ensinar e os segundos por não se interessar por um aprendizado.
Mas o principal culpado por esta situação é o atual sistema de ensino que permite essa situação perversa do comodismo de ambas as partes, onde infelizmente quem perde é a sociedade.
sem nenhuma consciência sem existências
Alguém poderia fazer o favor de explicar ao Fabi o que é evidência anedótica?
http://www.sbfisica.org.br/arquivos/estatisticas_professores_INEP_2003.pdf
E sobre você conhecer/saber da existência de estudantes de medicina dando aulas, você tem algum dado oficial ou é só o que você ouve falar?
Dá pra acabar com a progressão continuada, mas acabar com os planos de aula, ou o que deve ser ensinado no Ensino Fundamental e Médio, isso não dá. Não podemos esquecer que as leis e normas existem por um motivo, e não é pra desmotivar, é pra por ordem.
Precisamos poder cobrar dos professores, pra eles darem todo o cronograma do que deve ser ensinado, e não só ensinar metade do que deveriam ter ensinado o ano todo (isso é comum). E o professor tem que saber usar as ferramentas que tem, como dar trabalhos e fazer provas, como falar/explicar para os alunos, dominar o conteúdo, tem que ter essa dedicação aí sim a sociedade brasileira vai "gritar" pra aumentarem o salario dos professores. Mas enquanto forem amargurados ensinando metade da matéria que deveriam ensinar...
Procure nos requisitos para alguém lecionar no Estado de Minas Gerais.
Quanto a ouvir falar, não eu não ouvi falar, conheço as pessoas, tanto agora quanto na época em que estudava. Você quer nomes e quais instituições eles trabalham para poder comprovar?
Esse fórum, as vezes, me rende boas risadas
A sociedade não está nem aí para professores. Mas não é exclusividade deles, ela também não está nem aí para médicos.
Para a maioria da população médicos ganham muito bem do estado e são uns esnobes.
Lembro da greve dos anestesistas aqui na cidade onde moro, foram 8 meses de greve, isto mesmo, OITO MESES, a prefeitura estava adorando pois sem cirurgias o gasto com os pacientes desabou, a população estava cagando para isso. Aí vem um cara aqui e me fala que se os professores mostrarem o "seu valor" que a população, ou sociedade como preferir, vai se manifestar a favor da causa... só pode estar de brincadeira ou é realmente muito ingênuo.
Convém comentar aqui que boa parte deste fórum já manifestou que os professores devem ganhar segundo as leis de oferta e procura, isto é, se ganham pouco é porque trabalham em uma área onde a oferta é grande, portanto não se pode, nem deve, ser feito nada em relação a isso.
Acho que entendo o porquê de você duvidar de estudantes de medicina poderem lecionar.Mas isso é causado por alguns equivocos.
O primeiro equivoco é ser um curso integral. A palavra integral remete automaticamente para o tempo todo, o que não é sempre verdade. Integral quer dizer que o aluno pode ter aula em qualquer dos 3 turnos, a saber, manhã, tarde e noite. Mas isso não significa que ele tem que estudar sempre os 3 turnos, em um semestre ele pode ter aulas somente à noite, em outro somente no turno diurno, e ainda em outro nos 3 turnos, o que o impediria de lecionar, o que poderia ser contornado ajustando os horários do trabalho conforme os horários das aulas caso não fosse impossível.
O segundo é que durante o curso de medicina todos os semestres são pesados. Existem semestres mais "puxados" e outros nem tanto. Nos semestres mais folgados eles teriam como se dedicar a outra atividade paralela a medicina, os professores que eu conheci sempre estavam no meio do curso ou no início, os que estavam quase se formando em medicina realmente não eram vistos trabalhando como professores.
E por fim não eram todos os estudantes de medicina que conseguiam, ou queriam, fazer isso, boa parte deles realmente achava que isso era perca de tempo e esforço, se
dedicar a algo que, segundo eles, não tinha futuro algum.
Para que tenham uma ideia de como a coisa está. Foi proibido o tablado (aquele degrau em frente ao quadro), pois segundo os pedagogos que tive contato, ele era altamente discriminador, pois o professor não poderia ficar "acima" do nível dos alunos. Resultado: com o maior esforço para se esticar para poder alcançar o quadro os problemas nos ombros dos professores se tornaram mais comuns e com isso os afastamentos médicos mais frequentes. Agora tente argumentar com um pedagogo que o tablado pode ser necessário para o professor, tanto para usar o quadro como para ver e ser visto pela turma nas explicações, eles simplesmente ficam repetindo que o professor não pode estar acima dos alunos. Querem nivelar os professores por baixo a qualquer custo.
A oferta é grande porque a exigência de qualificação é baixa.
Aumente-se as exigências e a situação se inverterá.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
alem do mais a maioria dos alunos não querem saber de estudar, junte tudo isso a um sistema conivente em manter tal situação e o resultado ja é o apresentado.
sem nenhuma consciência sem existências
A balbúrdia da educação pública brasileira pode ser resumida na atitude de tantos de culpar "o sistema", como se o tal sistema fosse sujeito e não objeto das decisões erradas tomadas pelas cabeças cheias de minhocas Paulofreirianas que definem as diretrizes e políticas para a educação.
Não existe "o sistema". Existe gente que após errar durante décadas insiste em atribuir os erros a causas etéreas, enquanto repete as mesmas besteiras geração após geração.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
O aluno não quer estudar.
Qual foi a resposta da pedagogia vigente ao problema?
Aluno aprovado por sistema.
Qual a resposta mais simples?
Aluno é reprovado.
A flexibilidade e adaptabilidade no ensino (programas, métodos de avaliação, etc), nunca antes da universidade. Primeiro forja-se um carácter e ensina-se o elementar, então, o individuo é apto para fazer suas escolhas e assumir as consequências.
Mas, segundo Paulo Freire, a 'conscientização' da criança é mais importante que meras ferramentas.
'Avaliar' = 'Reprimir'.
Chega de opressão!
Chega de classificar as crianças conforme sua capacidade. Abaixo a desigualdade!
Qualquer proposta que não tenha em consideração a necessidade de avaliar, deixar-me-ia muito desconfiado. Teria que AVALIAR (rsrs) os resultados do inovador método.