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Método Paulo Freire de ensino afunda o Brasil

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Comentários

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Esse método para aprender a ler torna a criança de 6 anos desmotivada pelos estudos?
    A cartilha torna a alfabetização desastrosa?
    Eu aprendi a ler por esse método! Quais as bases para tais afirmações?

    A maior contradição está em que os defensores de Paulo Freire são também defensores entusiastas do "desenvolvimento do senso crítico" como um dos objetivos da educação, sendo que eles próprios são incapazes de dirigir uma gota que seja deste senso crítico ao método que adotaram sem pensar duas vezes e o qual passaram a venerar como verdade sagrada - muitos talvez sem ter a menor idéia do porquê.

    A verdade dura e simples é que o tal "senso crítico" é para ser usado somente contra a ideologia dos outros. Algo do tipo, às ideologias amigas tudo, às ideologias inimigas, o senso crítico. Uma espécie de Getulismo Pedagógico.

    Não tem nada de errado com o método da cartilha tradicional como séculos de funcionamento eficaz provam.
    Como todo método, pode ser suplantado por outros mais eficientes.
    O absurdo aqui é a mentira ideológica de que "mais moderno" é a mesma coisa que "mais eficiente".

    A maioria dos "métodos modernos" usados na educação brasileira resultaram em fracassos desastrosos e quando cobrados seus perpetradores se limitam a dar de ombros e responder que "o método não foi implantado como se deve", tanto quanto o socialismo não foi implantado como se deve na Europa Oriental.

    E continuam no caminho errado, convencidos de que tantos doutores livre docentes sabem mais sobre o assunto do que o povão que apenas enxerga os milhões de alunos analfabetos funcionais produzidos pelo sistema.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Saudações Sybok
    Saudações aos demais.
    Sybok disse: Exageram na necessidade de decorar certos detalhes irrelevantes ao mesmo tempo em que não se preocupam em fazer o aluno entender a lógica daquilo.
    Ao invés de fazer um futuro programador decorar a tabela periódica, que tal focar na logica por de trás da ciência, mostrar as transformações que ocorrem com diferentes ligações químicas e mostrar a importância e aplicação prática disso no mundo moderno?

    Sybok, a parte que destaquei de sua fala em negrito, afirma justamente o que faz a escola tradicional...
    É justamente o que me referi, não é que eu afirme que o método tradicional não funcione, entenda, o construtivismo faz esse questionamento, quando se está mais avançado e já se chegou ao ‘saber fazer’ um dos quatro pilares da educação, então, o individuo é capaz de pensar o que realmente pode vir a ter significado para o que está aprendendo...

    Não disse que para isso abandonemos o método tradicional, pois funciona para as classes de alfabetização, mas, acrescido a essa metodologia a escola deveria criar mecanismos para implementar e trazer significância ao aprendizado...

    Abraços Fraternos Sybok
    Abraços aos demais.
  • Saudações Fernando
    Saudações aos demais.
    Fernando_silva disse: Aos 5 anos, já sabia ler. Não me lembro de ter me sentido confuso.
    E não gostaria que me tivessem ensinado a escrever tudo errado para depois ter que aprender como se escreve certo.

    Fernando, o método tradicional funciona, pois é o modelo básico utilizado para o entendimento do alfabeto e a junção das silabas...
    Assim como a maioria aqui, pois nem sou tão velha assim, aprendi no método tradicional...
    O motivo pelo qual usei o exemplo que te passei, e sem omitir o que foi dito pela mestra, significa que algumas crianças podem começar seu processo através de sua realidade o que pode induzir ao engano da realidade ou dos resultados que a escola cobra...
    O que isso significa, tentarei explicar de forma simples...

    Uma criança que venha de uma família onde os recursos lingüísticos sejam mais ricos, e a mesma já tenha o habito de escutar as leituras da mãe a noite antes de dormir, e tenha também em seu ambiente a oferta de leitura e cadernos... Enfim, essa criança terá uma maior facilidade, pois já traz consigo os signos e a aprendizagem da língua materna...
    Mas, nos sabemos que em muitas situações, as crianças não chegam no mesmo nível na escola, então a proposta do construtivismo viria no auxilio a essas crianças...
    De que forma...
    Quando o professor sabe usar dentro de seu universo os signos dessas crianças, ele pode tentar equilibrar o modelo de ensino, pois não se enganem, muitas são as crianças que também sentem dificuldade com o método tradicional... Em algumas regiões utilizam o método de turmas conhecidas como multisseriadas... Nessas regiões isso é comum, isso já segue outra metodologia, a de Maria Montessori, Woldorf.

    Multisseriadas:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Método_Montessori

    http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/grupos-multisseriados-podem-ser-transformadores-642409.shtml

    Escola nova:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Nova


    Porém, muito do que essas crianças aprendem a ler no princípio não faz o menor sentido se não for oferecido a mesmas, um leque maior de possibilidades... Daí entraria o construtivismo para dar a significância ao aprendizado... entende???
    Fernando_silva disse: Há o jeito certo e o jeito errado de se escrever. As crianças não têm que participar ou criticar, têm que aprender como é o jeito certo.

    Fernando, concordo com vc, que criar senso critico(militância/hahaha) em um ser tão pequeno realmente não faz sentido... Dessa forma, pensemos o que seria senso critico na alfabetização... Uma criança negra que pega o livro dos contos infantis, por exemplo, ela vai ler que as personagens principais são brancas de olhos azuis... Onde ela, uma criança negra, encontraria seu espaço... Foi assim que o construtivismo também contribuiu, pois o construtivismo discutiu isso e melhorou o método tradicional ao apontar os equívocos nos materiais didáticos, então esses recursos didáticos foram adaptados para que todos os alunos tivessem exemplos próximos de sua realidade... entende???

    Ser critico não tem a ver somente com “militância”, tem a ver com inserir todos da comunidade educativa, sendo assim, seres integrais, capazes de perceber a pluralidade de seu universo educativo...

    Deixo aqui um pensamento
    “O método é letra morta; a ele o
    professor deve acrescentar a cor, o
    movimento, a vida. Para um professor
    existem dois sujeitos a serem
    estudados: as crianças e ele mesmo.
    Duas coisas para sua realização: a
    educação delas e a sua própria.”

    Marie Carpentier

    Abraço Fraterno Fernando
    Abraços Fraternos a todos.
  • Saudações Fernando
    Saudações a Todos.
    Fernando_silva disse: Não sei. Em que contexto? Se é o do aprendizado básico, não é opressão obrigar as crianças a ir à escola e aprender coisas que elas acham que é besteira. Elas não nascem sabendo, e isto inclui não saber o que elas devem ou não estudar, ou quanto.

    Fernando, ainda existem analfabetos em nosso país, eles não vão a escola e alguns nem querem ser alfabetizados...
    Alguns afirmam ser tarde para aprender... Escutei isso de alguns analfabetos, infelizmente...

    Então, “obrigar” as crianças pequenas a irem a escola, é opressão???
    Obrigar o analfabeto a ir a escola é opressão???

    Obrigar a camada mais pobre de nosso sistema social a manter o filho na escola, pois senão tiram o bolsa família, é opressão???

    Quais mecanismos seriam necessários para que se reinventar o verdadeiro gosto pela educação???

    Educação é direito básico, porém nem todo mundo pode ficar na escola tempo o suficiente para deixar de ser analfabeto funcional, entende???
    A realidade dos centros integrados de educação (Cieps) do Professor Darcy Ribeiro, das escolas de tempo integral, foi maravilhosa. Nas mesmas as crianças podiam aprender e alguns problemas sociais eram amenizados... Porém, só durou pelo tempo da gestão governamental vigente do projeto...
    Seguir o sistema Europeu seria muito caro... Para a realidade de nosso país...
    Falar somente dentro de um contexto é fácil, porém é necessário um olhar mais apurado e de maior abrangência para se entender melhor a situação de crise em que se encontra a educação no país...

    Escutei de um colega de outra instituição, ele me dizia que ficar tempo integral na faculdade para ele é inviável. Pois precisa sustentar sua família, não nasceu em berço explendido...

    Entende que muito do que se estabelece como falta de resultados para uns, não significa necessáriamente para outros, depende da realidade de cada pessoa...


    Abraços Fraternos Fernando
    Abraços Fraternos a todos.
  • Saudações Acauan
    Saudações a todos
    Acauan disse: A pergunta que não quer calar 2: Onde estão os resultados?

    Acauan, Li a seguinte frase em um estudo publicado em revista científica, portanto com certo embasamento científico, certo???

    "A escola tradicional — que sofreu inúmeras transformações ao longo de sua existência e que, paradoxalmente, continua resistindo ao tempo —, dia-a-dia, vem sendo questionada sobre sua adequação aos padrões de ensino exigidos pela atualidade, mas ao mesmo tempo é retentora da grande maioria das escolas do nosso país. Prof. Denise M.M. Leão.

    Concorda que em uma primeira análise o resultado negativo do método construtivista é questionável, pois se a maioria, das escolas continuam se disfarçando de construtivistas sendo ainda totalmente tradicionais, as mesmas(Escolas/método construtivista) não podem levar sozinhas a culpa dos erros de um sistema de ensino com mazelas antigas ...
    Entende que apontar um culpado faz parte de um senso comum, dos mesmos que apontam os erros e nunca procuram entender a origem dos mesmos...

    Abraços Fraternos Acauan.
    Abraços Fraternos a todos.
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações Judas
    Saudações a todos
    Judas disse: Nada me deixa mais #!#@ da vida quando leio mimimi ideológico que não apresenta RESULTADOS!

    Judas, estava lembrando que vc trabalha mais aos fins de semana, és músico....
    Lembra também que achei interessante teu instinto protetor...
    Portanto, poderia utilizar sua força renovadora, para se engajar no projeto Amigos da escola e ensinar no método que mais lhe for aprazível, peça a pedagoga da escola para lhe explicar qual são eles...
    Assim, poderá entender na prática e sair do discurso, que tal???

    Serás muito bem vindo à escola!!!

    Abraços fraternos a ti Judas
    Abraços a todos.
    Post edited by Silvana on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Concorda que em uma primeira análise o resultado negativo do método construtivista é questionável, pois se a maioria, das escolas continuam se disfarçando de construtivistas sendo ainda totalmente tradicionais,

    Se se disfarçam de Construtivistas não são totalmente tradicionais, são uma terceira coisa amorfa, seja lá o que for.

    E quem tem resultados positivos simplesmente os apresenta.
    Não fica eternamente buscando justificativas para a ausência deles.

    Silvana disse: Entende que apontar um culpado faz parte de um senso comum, dos mesmos que apontam os erros e nunca procuram entender a origem dos mesmos...

    Contra isto falam a realidade dos fatos, que após trinta anos de experimentos pedagógicos só tem fracassos para apresentar.
    Constatar isto não é coisa do mal falado senso comum.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acho que o que fazem esses pedagogos pode perfeitamente ser qualificado como crime. Crime, literalmente. Qual crime eu não sei. Se necessário, que seja criada uma nova categoria de crime - "crime contra a sociedade", "crime contra as gerações futuras", sei lá - e que seja punido com a perda perpétua de todos os direitos políticos.

    Olho para coisas como essa, "kits gays" e outras sem-vergonhices, e é difícil dimensionar o estrago que o ensino vagabundo que vem sendo aplicado há décadas faz na cabeça de tantos indivíduos, e, por tabela, na cabeça da sociedade inteira. Consertar isso é tarefa para várias gerações.
  • herf disse: Olho para coisas como essa, "kits gays" e outras sem-vergonhices, e é difícil dimensionar o estrago que o ensino vagabundo que vem sendo aplicado há décadas faz na cabeça de tantos indivíduos, e, por tabela, na cabeça da sociedade inteira. Consertar isso é tarefa para várias gerações.
    Isso na pressuposição otimista de que o estrago será consertado, tomara que sim mas não vejo sinais dessa mudança.

    Come with me if you wanna live.
  • "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down

    Exatamente. Uma escola onde a criança tem tudo, exceto o aprendizado. Vai sair de lá 'conscientizada', mas sem qualificações para tentar o segundo grau ou a faculdade.

    Post edited by Fernando_Silva on
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    3 mil professores tiram zero em avaliação

    Um número estarrecedor mostra como a educação no Brasil não é prioridade: três mil professores da rede estatual de São Paulo tiraram nota zero.

    Eles foram avaliados pela Secretaria Estadual da Educação, no fim de 2008. Apesar do resultado, metade desses profissionais continua lecionando normalmente.
    Fonte:http://tvig.ig.com.br/noticias/brasil/3+mil+professores+tiram+zero+em+avaliacao-8a49800e2b4a9e15012b529b69ab4f9f.html
    Post edited by Neuromancer on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Um número estarrecedor mostra como a educação no Brasil não é prioridade: três mil professores da rede estatual de São Paulo tiraram nota zero.
    Eles foram avaliados pela Secretaria Estadual da Educação, no fim de 2008. Apesar do resultado, metade desses profissionais continua lecionando normalmente.

    Mais uma prova de que aumentar o salário dos professores não é a panacéia para os males da educação no Brasil.
    Se estes professores incompetentes receberem aumento de salário, tudo que teremos são incompetentes ganhando mais.

    As coisas continuarão ruins ou piores sem a possibilidade de remover das salas de aula os professores de física que não sabem cálculo ou os professores de inglês que não tem a menor idéia do que seja ou quando se usa past perfect continuous.


    Acauan dos Tupis
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  • Acauan disse: Mais uma prova de que aumentar o salário dos professores não é a panacéia para os males da educação no Brasil.
    Se estes professores incompetentes receberem aumento de salário, tudo que teremos são incompetentes ganhando mais.

    Se o salário fosse aumentado suficientemente, a qualidade provavelmente aumentaria, mas por uma razão bem diferente da alegada pelos professores atuais. Profissionais mais interessados e qualificados almejariam um lugar na rede pública de ensino, e no longo prazo todos os desinteressados de hoje seriam subtituídos.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    herf disse: Se o salário fosse aumentado suficientemente, a qualidade provavelmente aumentaria, mas por uma razão bem diferente da alegada pelos professores atuais. Profissionais mais interessados e qualificados almejariam um lugar na rede pública de ensino, e no longo prazo todos os desinteressados de hoje seriam subtituídos.

    Bons professores tem que ganhar bem.
    Maus professores devem ser demitidos.
    Simples assim.

    Agora fala isto em alguma reunião da categoria.
    Vai chover cadeiras na tua cabeça.


    Post edited by Acauan on
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  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    E claro, entre uma cadeirada e outra vai aparecer alguém com aquela fala cheia de jargão prá desfiar lugares comuns como "educação é processo coletivo", "não se pode avaliar individualmente o profissional isolando-o do contexto estrutural em que está inserido", "os professores fazem milagres com as condições de trabalho que recebem" e o de sempre.

    Pergunta: O que fazer com um professor de inglês que não consegue dizer good morning sem evidenciar uma pronúncia horrorosa ou um professor de Física que fica em dúvida quando perguntado de bate pronto qual é a Segunda Lei de Newton?
    Post edited by Acauan on
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  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Mentalidade de esquerda: "Temos que usar o método certo e não vamos nos preocupar se não funcionar, pois 'resultados' é uma coisa pequeno-burguesa".
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Mentalidade de esquerda: "Temos que usar o método certo e não vamos nos preocupar se não funcionar, pois 'resultados' é uma coisa pequeno-burguesa".

    Ou "cobrar resultados é estratégia das elites para manter sua hegemonia sobre a sociedade".

    Não deve ter óleo de peroba suficiente no mundo prá esta turma polir o rosto.


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  • Concurso para gari tem questão sobre novelas e Michel Teló

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    LUIZ CARLOS DA CRUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CASCAVEL (PR)

    Para trabalhar como gari em Cambé, no interior do Paraná, não basta ter o ensino básico completo. É preciso conhecer também o bordão de uma personagem do humorístico "Zorra Total" e saber o nome da atriz que interpretou Pereirão na novela global "Fina Estampa".

    Essas questões fizeram parte de um concurso público que causou polêmica na semana passada ao testar conhecimentos dos candidatos sobre programas de TV e cantores populares.

    A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), responsável pela prova, elaborou também uma pergunta sobre o nome da música de Michel Teló que inspirou o craque Cristiano Ronaldo a dançar na comemoração de um gol.

    As perguntas desagradaram os servidores públicos de Cambé, cidade a 385 km de Curitiba. "Vindo de uma universidade federal, é para ficar assustado", afirmou o presidente do sindicato dos servidores municipais, Carlos Aparecido de Melo. Para ele, o concurso subestimou a inteligência dos candidatos.

    A cientista política Rosana Nazzari, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, disse que o teste foi uma afronta aos candidatos. "Existe uma cultura histórica no Brasil de achar que as pessoas mais pobres não têm capacidade intelectual."

    Das 40 questões, dez eram relacionadas a assuntos de TV e música popular.

    Em nota, a UTFPR disse que as questões sobre "temas de determinada emissora televisiva foram extraídas com base em reportagens publicadas junto à revista Veja" [sic]. As demais questões, diz a nota, eram sobre "notícias de atualidade".
    Editoria de Arte/Folhapress
    120952.jpeg
  • Criança aprende a obedecer, para isto é mandada para escola. Saber estar sentada, concentrada, ouvir e obedecer. Então, quando crescida, decide o que pretende aprender.

  • Mig29Mig29 Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    O que é um bom professor?

    Tivemos uma professora cujo o modelo gostaria de ver instituído. Ela permite todas as chances aos alunos de serem bem sucedidos. Isto na vida real, pode não ocorrer, mas a escola ainda não é a vida real.
    Ninguém pense que esta professora era desleixada ou pouco rigorosa e exigente. Ela, nem uma vírgula mal colocada deixava passar (nem era professora de português). Porém, valorizamos todas as oportunidades concedidas para corrigir o erro.

    As marcas de um bom professor são profundas e duradouras.




    Post edited by Mig29 on
  • Neuromancer disse: Concurso para gari tem questão sobre novelas e Michel Teló

    Espantoso.

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Mig29 disse: O que é um bom professor?

    Uma regra, os alunos são os primeiros a desprezar o "professor bonzinho", aquele que exige e cobra deles menos do que sabem ser seu pontencial.
    Alunos deixados ao Deus dará optarão por coisas mais divertidas que estudar e quase tudo é mais divertido que estudar em certa idade.
    O professor deve sim saber despertar o interesse dos alunos pela disciplina ensinada, mas deve deixar claro que interesse não é opcional e os que não se dedicarem serão reprovados.

    Isto quando o sistema permite, claro...

    E, claro, professor tem que saber o que ensina.
    Professor de matemática tem que saber cálculo diferencial integral mesmo que lecione para o ensino fundamental;
    Professor de Física tem que saber qual é a Constante de Planck e professor de Português não pode engasgar ao recitar de memória os primeiros versos de Os Lusíadas - NO BRASIL TAMBÉM!

    E professor que não tem didática, vá ser burocrata escolar, pode até ser um ótimo burocrata, mas tirem este cara da sala de aula.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
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  • Mig29Mig29 Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Relembrando dos comentários anteriores, a esquerda desviou o foco educacional da tradição católica do indivíduo que melhora a si mesmo e a partir de si pode melhorar a sociedade, para a ideologia coletivista da sociedade que progride historicamente e, no processo, melhora o indivíduo.

    Como é que processaria esse progresso histórico coletivista que melhora o individuo?

    Não consigo entender o progresso senão a partir do individuo que através do seu esforço faz a; "melhora a si mesmo e a partir de si pode melhorar a sociedade".
    Post edited by Mig29 on
  • Acauan disse: E, claro, professor tem que saber o que ensina.
    Professor de matemática tem que saber cálculo diferencial integral mesmo que lecione para o ensino fundamental;
    Professor de Física tem que saber qual é a Constante de Planck e professor de Português não pode engasgar ao recitar de memória os primeiros versos de Os Lusíadas - NO BRASIL TAMBÉM!

    Lembro de uma ocasião em que eu, na 5º série, perguntei para minha professora de matemática o que significava a famosa equação da relatividade do Einstein, que estava desenhada na capa do meu caderno. Lembro que ela me explicou de forma bem simples e direta, com descrições breves sobre os conceitos de física que eu devia saber pra realmente entender.

    Eu não entendi porra nenhuma obviamente, o pouco que eu captei escapou do meu cérebro antes do fim da aula, já que eu nunca tinha entrado em contato com a física até ali. Mas lembro como aquela demonstração de conhecimento e de paciência fez aumentar o meu respeito por ela, além de despertar a minha curiosidade sobre a física.

    O engraçado é que muitas crianças até chegam a ver os professores como mestres do conhecimento, uma postura que inspira uma relação de respeito por parte do aluno, mas a medida que o tempo vai passando, elas vão percebendo que não é exatamente esse o perfil da educação e ficam confusas, reagindo das mais diversas formas, desde o desinteresse até a agressividade na sala de aula.
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