Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Método Paulo Freire de ensino afunda o Brasil

1356789

Comentários

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Mig29 disse:
    Como é que processaria esse progresso histórico coletivista que melhora o individuo? Não consigo entender o progresso senão a partir do individuo que através do seu esforço faz a; "melhora a si mesmo e a partir de si pode melhorar a sociedade".

    Esta discussão remete a Rousseau e sua tese de que o homem nasce bom e é corrompido pela sociedade.
    O discurso socialista – turbinado pela retórica Marxista – oficializou a ideia de que o homem é produto do meio ou, no jargão da turma, uma construção social. Certas correntes marxistas defendem explicitamente a ideia de que "o indivíduo é uma ilusão".

    No século XX juntaram-se às vertentes marxistas as filosofias relativistas modernas, formando a base do pensamento esquerdista atual.

    Todo este cabedal de teorias – que na forma engana bem o leitor despreparado – desaba quando lembramos o fato óbvio de que nenhum coletivo tem consciência, só o indivíduo a tem.

    Obviamente que este fato não passou despercebido pelos intelectuais coletivistas, mas há um longo e escuro abismo entre o pensamento deles e o discurso de propaganda baseado no pensamento deles.
    E é do interesse do propagandista ideológico militante adotar coletivos como "a sociedade" ou "a classe" como se fossem sujeitos conscientes da História.

    Isto é absurdo, claro, mas destrinchar os labirintos pelos quais pensamentos até bastante lógicos se tornam absurdos propagandísticos é tarefa para quem esta interessado na verdade.
    Para os relativistas "a verdade" é um subjetivismo secundário, praticamente um conceito obsoleto e é esta gente, com estas ideias, que são os gurus da Esquerda mundial.




    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Saudações Acauan
    Saudações a todos

    Acauan, desculpe a demora.
    Acauan disse: Se se disfarçam de Construtivistas não são totalmente tradicionais, são uma terceira coisa amorfa, seja lá o que for.

    Sim, escolas que tentam seguir as idéias do construtivismo e ainda pensam conforme o processo tradicional, quando o fazem; na tentativa de se adequar ao modelo apresentado. Porém, na maioria dos casos desconhecem os mecanismos para tal processo de mudança...
    Sim, podem ser vistas como “amórficas”... Mas mesmo que fossem seguindo esse princípio apontado anteriormente, o seguem no princípio do ressignificar os valores educativos....
    Já outras escolas regridem, e tornam ao método tradicional, por causa das fórmulas prontas... Fica mais fácil para alcançar o resultados...
    Acauan disse: E quem tem resultados positivos simplesmente os apresenta.
    Não fica eternamente buscando justificativas para a ausência deles.

    Uma das grandes discussões na educação são os processos de avaliação... Muito se questiona o quanto do processo é válido... O quanto do resultado representa a verdadeira necessidade dos conteúdos para a aprendizagem...

    Mas, concordo que é através dos resultados que se implementam inclusive as mudanças...
    Quando falei lá atrás que acho o construtivismo uma excelente forma de se analisar as formas de se “transmitir” os conhecimentos, e que Paulo Freire é um grande educador...
    Afirmei, baseada na premissa de que todos aprendemos durante toda a vida, aprendendo valores na sociedade, aprendendo os conteúdos durante sua vida conforme a necessidade se apresenta, mas principalmente... Que aprendem com mais significância esses conteúdos, quando os mesmos lhes são apresentados de forma construtiva, Interacionista (Lev S. Vygotsky) e através de vários outros mecanismos, que mais se aproxime da língua materna...
    Não falo somente no idioma, mas antes na constituição psíquica do individuo integral...

    Acauan disse: Contra isto falam a realidade dos fatos, que após trinta anos de experimentos pedagógicos só tem fracassos para apresentar.
    Constatar isto não é coisa do mal falado senso comum.

    Acauan, não digo que o ‘senso comum’ seja um oportunista, da forma como colocou, digo que senso comum, pode ser a forma como as pessoas entendem sem um olhar mais cauteloso, determinadas situações, entende???

    Não significa simplesmente ficar colocando a culpa no processo de avaliação do construtivismo, quando sabemos que em um sistema de ensino que enfatiza o modelo mnemônico, e que esse mesmo sistema percebeu que avaliar faz somente parte do processo e não um fim... Não sei se consegui me fazer entender...
    Bem, o simples fato de que uma avaliação não precisa somente apresentar resultados para as secretarias e os boletins... Sabemos que muito do que aprendemos só tem valor no momento em que temos o real conhecimento do que aprendemos e sua finalidade...

    Não são justificativas, são fatos... Se algo precisou mudar e não sou eu quem disse isso, é pelo simples motivo de que não estava seguindo o princípio dos bons resultados... entende???

    Trago abaixo, textos externos somente para ilustrar o que disse a vc...
    Texto externo: “A aprendizagem é definida como sendo a modificação do comportamento ou aquisição de novas respostas ou reações.” (Barros 1998)

    http://www.principiavalinhos.com.br/prof/teorias.html

    O que entendemos por aprendizagem...
    Texto externo: no ensino-aprendizagem os comportamentos dos alunos são listados e mantidos por condicionamentos e reforçadores arbitrários tais como elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimento do professor e colegas, prestígio, etc.; os mesmos estão associados com uma classe reforçadora mais generalizadas como o diploma, vantagens da futura profissão, a aprovação final do curso, status, etc, ( Mizukami, 1986),

    O exposto acima representam os resultados imediatos, na grande maioria...
    Texto externo: Os processos metais elementares correspondem ao estágio da inteligência sensório-motora de Jean Piaget, que é derivado do capital genético da espécie, e da maturação biológica e da experiência da criança com seu ambiente fisico. Os processos psicológicos superiores, de acordo com Oliveira (1993), são construídos ao longo da história social do homem. Essa transformação acontece através da relação do homem com o mundo que é mediada pelos instrumentos simbólicos e são desenvolvidos culturalmente, possibilitando uma diferenciação do homem em relação aos outros animais, na forma de agir e na interação com o mundo.

    http://www.principiavalinhos.com.br/prof/teorias2.html

    Uma concepção construtivista...
    Acauan, dessa forma, apressar-se em resultados práticos, refere-se a levar em consideração somente o conteúdo massificado, não o que realmente formará o individuo durante o processo de aprendizagem social-construtivo...

    Percebeu a diferença sobre o que falei...
    Texto externo: Conclusão: As teorias de aprendizagem apresentadas [...] mostram a sua coexistência, ou seja, existem simultaneamente. Hoje em dia as escolas são na grande maioria behavioristas.

    Colocar a culpa de tudo no Paulo Freire é simplesmente ter senso comum... entende???

    Abraço Fraterno Acauan...
    Abraço Fraterno aos demais...
  • Saudações Judas
    Saudações aos demais...

    Judas desculpe a demora.
    judas disse: Não tenho pretensão de dar aula.
    Isso não me impede de criticar o porcaria do método de ensino atual que não dá em nada.

    Judas, entendo que vc tenha paixão ao responder sobre tudo que acredita...
    Ou seja, criticar significa simplesmente que vc tem um outro ponto de vista.
    O que necessariamente neste caso, não representa nada mais do que um senso comum...

    Obs.: Acho que vc deveria pensar na possibilidade de ensinar música aos pequenos...

    Abraço Fraterno Judas
    Abraço Fraterno aos demais...
  • O que importa os resultados? O importante mesmo é a imaginação e quanto ela pode ser bonita e legal, diferente da realidade dura e cruel.
  • Falando sério...
    Acauan disse: O discurso socialista – turbinado pela retórica Marxista – oficializou a ideia de que o homem é produto do meio ou, no jargão da turma, uma construção social. Certas correntes marxistas defendem explicitamente a ideia de que "o indivíduo é uma ilusão".
    Eu duvido que as coisas sejam assim, e não sei se era o excesso de ópio na época que fazia as pessoas pensarem essas bobagens...

    Estudando disturbios mentais e comportamentais de um indivíduo e de uma sociedade, eles mostram que o homem é muito mais complexo do que o bom selvagem. Você não pode ser excessivamente coletivo/massificado mas também não pode ser totalmente individualista* tem que ter um meio termo, ou a pessoa fica louca e comete certas loucuras (massacram, se suicidam...).


    Os marxistas acham que o homem tem que ser coletivista, tipo um robô sem vontades, ou animais de estimação que só precisam de ração e abrigo. Mas a natureza é muito cruel quando conserta** esses desequilibrios, vide holodomor, grande salto adiante, revolução cultural, khmer vermelho... e a fome na Coréia do Norte.



    *Não to falando do sentido satânico que marxistas dão a essa palavra.
    **Sério, tempestades são uma tentativa da natureza de reestabelecer o equilibrio de pressão/temperatura/whatever no planeta.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Já outras escolas regridem, e tornam ao método tradicional, por causa das fórmulas prontas... Fica mais fácil para alcançar o resultados...

    Seu comentário dá a entender que eventuais retornos ao método tradicional se dariam por comodismo, quando na verdade trata-se apenas do bom senso de abandonar um modelo repetidamente fracassado.
    Não se pode usar a desculpa do "o modelo não foi implantado como se deve" para explicar fracassos que se acumulam por trinta anos.

    Silvana disse: Uma das grandes discussões na educação são os processos de avaliação... Muito se questiona o quanto do processo é válido... O quanto do resultado representa a verdadeira necessidade dos conteúdos para a aprendizagem...

    Questionar os métodos de avaliação em um sistema de ensino que não ensina nada é como ficar discutindo o design do termômetro enquanto o paciente morre de febre.
    Silvana disse: Não significa simplesmente ficar colocando a culpa no processo de avaliação do construtivismo, quando sabemos que em um sistema de ensino que enfatiza o modelo mnemônico, e que esse mesmo sistema percebeu que avaliar faz somente parte do processo e não um fim... Não sei se consegui me fazer entender...

    Traduzindo para termos leigos trata-se da velha acusação de que o sistema tradicional de ensino era apenas decoreba, o que não é verdade.
    Certos conteúdos tem que ser decorados e não há outro jeito, como tabuada e o alfabeto, agora resumir o sistema tradicional de ensino à apenas isto é criar um espantalho no qual fica mais fácil bater e alegar depois que as aventuras pedagógicas fracassadas não são tão ruins quanto seus resultados mostram.

    Silvana disse: Bem, o simples fato de que uma avaliação não precisa somente apresentar resultados para as secretarias e os boletins... Sabemos que muito do que aprendemos só tem valor no momento em que temos o real conhecimento do que aprendemos e sua finalidade...

    É esta falta de foco que enche as salas de aula do ensino médio de analfabetos funcionais.
    Cada disciplina tem um objetivo claro e a avaliação mede o grau de atingimento deste objetivo. Se um aluno chega à quarta série do fundamental sem saber interpretar um texto simples, então os objetivos não foram atingidos.
    Desviar os objetivos para propostas idílicas perdidas no infinito como "o momento do real conhecimento do que aprendemos" significa apenas renunciar à liderança do processo, ou seja, deixá-lo ao Deus dará e esperar que dê bons frutos. A experiência mostra o que bom senso prevê.


    Silvana disse: Não são justificativas, são fatos... Se algo precisou mudar e não sou eu quem disse isso, é pelo simples motivo de que não estava seguindo o princípio dos bons resultados... entende???

    Entendo que se não estava seguindo o princípio dos bons resultados, então estava seguindo o princípio dos maus resultados.
    Silvana disse: Acauan, dessa forma, apressar-se em resultados práticos, refere-se a levar em consideração somente o conteúdo massificado, não o que realmente formará o individuo durante o processo de aprendizagem social-construtivo...

    Eu hesitaria muito em usar o verbo "apressar" para me referir à uma situação que apresenta maus resultados há mais de trinta anos.
    Silvana disse: Colocar a culpa de tudo no Paulo Freire é simplesmente ter senso comum...

    Paulo Freire sequer pode ser acusado de ser culpado de tudo porque ele próprio só pode ser culpado do desastre à frente da secretária municipal de ensino de São Paulo. O resto da culpa é de quem morria de amores pela obra dele e a adotou seguindo critérios ideológicos e sentimentais, não critérios científicos.
    Silvana disse: entende???

    O que faz sentido, eu entendo.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    sybok disse:
    Acauan disse: Paulo Freire sequer pode ser acusado de ser culpado de tudo porque ele próprio só pode ser culpado do desastre à frente da secretária municipal de ensino de São Paulo.

    Não consegui achar nada na net sobre isso.
    Você lembra em que ano foi a gestão dele?

    1989 - 1991, administração de Luiza Erundina.
    Dentre outras esquisitices queria abolir o exame médico de aptidão para educação física nas escolas municipais da periferia, expondo a extremo risco eventuais crianças com problemas cardíacos congênitos ou outros inabilitantes.


    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Não se pode usar a desculpa do "o modelo não foi implantado como se deve" para explicar fracassos que se acumulam por trinta anos.
    Você está esquecendo do fator imaginação, que é mais importante que fatos e resultados. (por que não tem mais smiles?)

    Falando sério, Luiza Erundina como prefeita foi a pior coisa que aconteceu em SP, pior que a passagem de um furacão somada com um terremoto.
  • Para a professora da Universidade de São Paulo (USP), Cláudia Vianna, especialista em gênero e educação, "não é possível desenvolver a personalidade integral do aluno onde há segregação". Para ela, o método do São Bento remete ao século 19.

    "É muito complicado dizer que a segregação garante qualidade. Vivemos num mundo misto que aliás, mostra que as meninas têm mais sucesso que os meninos. Que desenvolvimento é esse que só dá certo quando eu separo? Qual a mensagem que você passa? Como se propõe a prepará-los para o mundo que é misto? Que principio é esse que não trabalha com o heterogêneo?", questionou.
  • Bem, então a tal USPiana precisa provar que os ex-alunos do São Bento apresentam alguma dificuldade diante do mundo misto.

    Que o seu método é uma bosta está mais que provado.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Saudações Acauan
    Saudações aos demais.

    Acauan, desculpe a demora...
    Acauan disse: Traduzindo para termos leigos trata-se da velha acusação de que o sistema tradicional de ensino era apenas decoreba, o que não é verdade.

    Acauan, o sistema tradicional funciona, isso afirmei lá atrás, sou uma administradora(gestora) e seguindo minha essência, não vivo de ilusões...
    Os Gestores em sua essência são os que buscam junto a equipe pedagógica da escola a melhor proposta.
    Atualmente existe um conceito em algumas escolas principalmente as particulares de que a escola é uma empresa e o aluno é um cliente... Imagine que para essas escolas o resultado é a única coisa que estabelece a qualidade... Não estou criticando o modelo, somente utilizei como exemplo...
    Quando pensamos em sistema de aprendizagem e já mostrei parte do conceito acima, me referi ao fato de que as escolas são perfeitamente capazes de integrar o que de melhor seguindo os modelos apresentados para a busca da implementação na qualidade do ensino...
    Já trabalhei vários modelos dos quais mostrei lá atrás, até turmas multisseriadas já trabalhei...
    Então sei o que pode ser positivo ou negativo, depende do implemento que uma escola possa buscar, digamos assim...
    Acauan citou: Silvana disse: Sabemos que muito do que aprendemos só tem valor no momento em que temos o real conhecimento do que aprendemos e sua finalidade...
    Somente repassando a idéia... Refiro aqui ao aprendizado como um todo, mas poderia ter citado o ensino profissionalizante por exemplo...
    Acauan disse: É esta falta de foco que enche as salas de aula do ensino médio de analfabetos funcionais.
    Cada disciplina tem um objetivo claro e a avaliação mede o grau de atingimento deste objetivo. Se um aluno chega à quarta série do fundamental sem saber interpretar um texto simples, então os objetivos não foram atingidos.

    Concordo com sua afirmação, o objetivo é o principio do resultado... Se a equipe envolvida desconhece o modelo utilizado, os resultados serão catastróficos...
    Muitas escolas e professores usam os mecanismos da prova e dos conteúdos como uma maneira para manter certo controle sobre os alunos, na verdade essa é uma questão a parte...

    Porém, os resultados não podem ser generalizados diante de uma análise metodológica...
    Como sendo o único culpado pelos erros das ultimas décadas...
    Acauan disse: Entendo que se não estava seguindo o princípio dos bons resultados, então estava seguindo o princípio dos maus resultados.

    Não creio que tenha me entendido... Entendo que o princípio do que disse é parte do óbvio consenso do reforço condicionado...
    Se estava mau, não era bom...

    O que eu quis dizer foi que não é necessário abandonar um princípio por outro, não precisamos abandonar a escola tradicional, pode-se adequar os princípios aos modelos utilizados que dão certo...

    Por exemplo, imagine uma disciplina que não se integre as outras que não trabalhe no principio da interdisciplinaridade, como ficará essa turma?
    Onde toda a escola está na semana da páscoa... As várias disciplinas poderiam utilizar essa data para desenvolver projetos educativos que iriam enriquecer os conteúdos e trazer maior significância ao meio...
    Mas se a escola não sabe ou não está preparada para esse modelo, ficará seguindo sempre no tradicional... Sem se adaptar aos novos modelos de ensino...
    Acauan disse: Eu hesitaria muito em usar o verbo "apressar" para me referir à uma situação que apresenta maus resultados há mais de trinta anos.

    Acauan, resultados para alguns somente representam o fim... E não o meio... Entendo que os resultados sejam o termômetro para a melhoria.
    Porém, não somente para apontar culpados...
    Mas antes oferecer mecanismos para mudanças através de implementações...

    Abraços fraternos Acauan
    Abraços fraternos a todos.
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações Rafael
    Saudações a todos.
    Rafael citou: texto externo: A Supervisão Pedagógica atribui o bom resultado ao ambiente de ensino "com excelente professores" e à dedicação dos alunos, que têm aulas entre às 7h30 e às 16h30, durante a semana e aos sábados longe das meninas.
    http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110912172102&assunto=21&onde=Brasil

    Apático e Rafael. Hahaha.
    Essa foi de lascar!!!!
    AGORA A CULPA É DAS MENINAS?!! hahaha.

    Brincadeiras a parte...
    Pois é eu falei... Ensino Integral, custo benefício R$ 2.140,00, resultado = garantia de classificação nas melhores instituições(Universidades) de ensino do país...

    Abraços Rafael e Apático.
    Abraços a todos.
    Post edited by Silvana on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse: Mas antes oferecer mecanismos para mudanças através de implementações...

    Mudanças só se justificam quando a eficiência dos novos métodos já foi comprovada. Mudar por mudar não faz sentido.
  • Não penso que inventar a roda todos anos seja interessante. Na educação é preciso expandir o acesso de todos à mesma (concretizado com o ensino universal). Isto não precisa de mudar nada no método antigo de ensinar.

    A expansão vai criar enorme disparidade entre os educandos. Sabemos, nem todos partem do mesmo ponto. Por isto, nasceram todas essas experiências falhadas de nivelamento. O erro é pretender igualizar o que não é, nem nunca poderá ser. Cada individuo é isto mesmo, um individuo - Basta entender isto.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Acauan, resultados para alguns somente representam o fim... E não o meio... Entendo que os resultados sejam o termômetro para a melhoria.
    Porém, não somente para apontar culpados...
    Mas antes oferecer mecanismos para mudanças através de implementações...

    Na educação brasileira os maus resultados não são consequência da ação de forças maléficas impessoais e aleatórias e sim do mau planejamento, má implantação, má avaliação dos resultados e teimosia ideológica em insistir no erro mesmo após os resultados desastrosos serem mundialmente conhecidos.

    Os responsáveis por este planejamento, implantação, avaliação e teimosia são sim culpados e tentar livrar a cara deles com condescendência corporativista vai condenar mais uma geração de brasileiros a ser subeducada, enquanto nossos rivais diretos na Índia e China se preparam a passos largos para ocupar o lugar no mundo que poderia ser nosso.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse: enquanto nossos rivais diretos na Índia e China se preparam a passos largos para ocupar o lugar no mundo que poderia ser nosso.

    Cada vez fica mais difícil encontrar profissionais capacitados, o que leva à contratação de estrangeiros que, quando se forem ao final das obras, levarão consigo a experiência adquirida.

    Além disto, embora haja vários fatores envolvidos, nossa indústria vai aos poucos desaparecendo, vítima da produção em massa a baixo preço das indústrias chinesas. Basta entrar numa loja de informática ou numa loja de roupas ou de utilidades domésticas: as coisas mais simples, que antes eram fabricadas aqui, agora são "Made in China".
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fernando
    Saudações a todos
    Fernando disse: Mudanças só se justificam quando a eficiência dos novos métodos já foi comprovada. Mudar por mudar não faz sentido.

    Concordo, mudar por modismo não traz objetivos concretos nem benefícios(resultados)...

    Fernando, muito se discute sobre o papel da escola, a escola deve ser a transformadora da sociedade, ou o contrário deve acontecer, a sociedade é quem muda o perfil da escola???

    Hoje com o acesso a sistemas de informação dinâmicos e em tempo real, a escola está em processo de mudança queira ou não...

    Sigo do princípio que mudanças sociais ocorrem e o sistema precisa se adequar conforme as necessidades...
    Assim aconteceu e não vou muito longe no passado, exemplifico com a reforma de Gustavo Capanema que em 1941 instituiu o ensino profissional ao nível médio, com exames de admissão...

    E assim ocorreu ao longo da história no Brasil, com o mobral, o supletivo.
    Atualmente com alguns modelos em formato (EAD)....
    As grandes mudanças seguem o princípio das necessidades sociais...

    Abraços fraternos Fernando
    Abraços fraternos a todos
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações Acauan
    Saudações a todos
    Acauan disse: e sim do mau planejamento, má implantação, má avaliação dos resultados e teimosia ideológica em insistir no erro mesmo após os resultados desastrosos serem mundialmente conhecidos.

    Concordo...
    Não faz sentido nenhum...
    Muito menos seguir com modelos convencionais que não trazem significância aos novos estudantes, geração da tecnologia social nas redes sociais, bibliografias eletrônicas... Aulas expositivas a distância...
    Acauan disse: Os responsáveis por este planejamento, implantação, avaliação e teimosia são sim culpados e tentar livrar a cara deles com condescendência corporativista

    Sim. Concordo com sua afirmação...
    Infelizmente isso parece ocorrer mais nas redes de ensino desprovidas do comprometimento com o rendimento da qualidade de ensino...

    Abraços fraternos Acauan.
    Abraços fraternos a todos
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited abril 2012 Vote Up0Vote Down
    Saudações a todos

    Trago um modelo que parece estar dando certo lá no além mar...
    Na terra de nossos patricios... E que atravessou o mar e já está aqui...

    http://www.obratecnologia.com.br/obra/portfolio/guia_educacao/entrevista.shtml



    Abraços fraternos a todos.
    Post edited by Silvana on
  • Tudo isso só pra não decorar a tabuada e saber fórmulas de física, e mais fórmulas de quimica? Tipo, por preguiça?

    Sorry, Silvana, primeiro você tem que saber essas coisas "decoradas" que parece que não serve pra nada, pra daí juntar tudo e entender como funciona o mundo. É chato, as vezes tem gente que trabalha ou tem problemas em casa e fica mais difícil estudar mas fazer o que? Ninguém falou que seria fácil...

    E "necessidades sociais" é desculpa pra qualquer coisa, talvez eu use essa desculpa pra defender a causa de não acordar as 6h da manhã:

    "Não dá acordar as 6h, a sociedade está muito informatizada e muitos usam o computador até as duas da manhã, como acordar as 6h? São 4 horas de sono, o corpo humano precisa de pelo menos oito horas de descanso. E ainda é desumano a pessoa sair do computador e ir dormir direto sem pelo menos tomar banho. E no mundo de hoje não dá pra twittar e responder os posts no facebook em apenas uma hora, são coisas demoradas e são muitos posts e comentários. Como lidar com tudo isso sem ficar até de madrugada conectado? São as necessidades sociais do mundo atual..."
  • Saudações Fabi
    Saudações a todos

    Fabi disse: Tudo isso só pra não decorar a tabuada e saber fórmulas de física, e mais fórmulas de quimica? Tipo, por preguiça?

    Sorry, Silvana, primeiro você tem que saber essas coisas "decoradas" que parece que não serve pra nada, pra daí juntar tudo e entender como funciona o mundo. É chato, as vezes tem gente que trabalha ou tem problemas em casa e fica mais difícil estudar mas fazer o que? Ninguém falou que seria fácil...

    Fabi, concordo com vc que primeiro precisamos dominar a base, nem que seja com jogos mnemônicos... Isso não quer dizer que a escola da Ponte, não tenha sua parcela de decoreba, por parte dos conteúdos a estudar... Existem métodos inclusive para a decoreba como comentei anteriormente, a diferença é que os alunos dessa escola provavelmente os alunos mais velhos (avançados no estudo) e os professores, devem auxiliar nessas propostas criando os jogos para esse tipo de estudo, auxiliando os mais jovens, entende???

    O próprio professor que se aposentou gerindo essa metodologia, seguindo então o reforço de que o projeto não é tão ruim assim para o governo português...
    Conforme dizia, disse que o mesmo vê significância na escola tradicional, pois sem a mesma não haveria os conteúdos como os conhecemos, tecnicamente falando...
    Porém, me referi ao modelo apresentado na consistência de sua proposta, me referi que temos exemplos de modelos diferentes a escola tradicional e que os mesmos funcionam também...

    O que nos vemos hoje nas faculdades em alguns casos são alunos que vieram em grande maioria de escolas tradicionais e que são extremamente preguiçosos... Sem iniciativa para nada, esperam o professor ofertar tudo... não pegam livros na biblioteca, livro para quê, perguntam... Ah, tem a Internet!!! Copiar, colar...

    Se os professores passam trabalhos ou modelos de estudo dirigido, dizem, não sei fazer isso não professor, pode me dar prova, não quero trabalho... Isso é o exemplo de profissionais que mais adiante vão estar no mercado de trabalho e que precisam ter iniciativa para buscar sua constante qualificação profissional, vão precisar saber interagir em grupos para resolver problemas da empresa em que trabalham....

    É nessas horas que os modelos se diferem... na autonomia e disciplina que muitos conseguem alcançar nos modelos diferentes da proposta tradicional...

    Abraços fraternos Fabi
    Abraços fraternos a todos
  • Silvana disse: Se os professores passam trabalhos ou modelos de estudo dirigido, dizem, não sei fazer isso não professor, pode me dar prova, não quero trabalho

    Louvaria um professor que fizesse isto. Detesto provas - é, cada um a sua preferência.
    Falo de provas no domínio das palavras, não da matemática, física, etc. Escrever exige esforço, mas, essencialmente, necessita de tempo, o que não existe durante uma prova cronometrada.

  • Resumo da educação publica:

    a maioria dos alunos não fazem questão de aprender e a maioria dos professores ja desistiram de tentar ensinar.
    A progressão continuada ( aprovação automatica) é um grande incentivo para manter essa situação.
    o objetivo da aprovação automatica é apenas economia governamental, pois para criar novas vagas, é mais facil desocupa-las integralmente, do que construir novas escolas.
    O governo de São Paulo a muito tempo transformou a escola publica em abrigos sociais, alimentação, vestimentas com uniformes completos inverno verão e calçados, transporte escolares com vans, parecem coisa de primeiro mundo, tudo isso a um altíssimo custo, mas o que mais custa a população é a falta de educação relegada ao descaso.
    O aluno tem todas suas necessidades fisicas atendidas, mas ja a muito tempo a escolas publicas deixaram de cumprir o papel de educadoras e passaram a ser apenas mantenedoras sociais.
    Falta de planejamento, boa vontade , fiscalização e seriedade profissional o mau exemplo começa por cima, ministro , secretários , delegacias de ensino, supervisores, diretores e professores com liberdades absolutas cada um faz o que quer se quiser e quando quiser, ninguém fiscaliza nem cobra nada e os pais só se preocupam se o "leite ninho"e os uniformes das crianças serão entregues em dia.
    Na teoria existe um " curriculum dos parâmetros nacional" que na pratica não é seguido pela maioria dos professores, por falta de boa vontade, ou de condições pois 01 professor tentar alfabetizar 40 crianças não é uma tarefa muito fácil, principalmente porque a fase da pre escola +- 03 anos não é usada para pre alfabetizar, pois devido a falta de condições no excesso de crianças por sala , a maioria dos professores preferem se dedicarem a parte lúdica do aprendizado infantil, descaracterizando sua função principal de educador , passando a função de babas de luxo, ja que são toda pedagogas de nível superior, assim deixam as criancinhas se matando no parque o dia todo .
    é assim que as crianças chegarão ao primeiro ano escolar totalmente analfabetas sem base nenhuma para serem alfabetizadas, na pratica se 30 % da primeira serie conseguir ser alfabetizada ja é muito, assim é que muitos chegam na 5a serie analfabetos funcionais, isto sendo muito otimista.
    Perto da minha casa existe um escola municipal a qualquer hora do Dia é possível ouvir um barulho ensurdecedor de crianças berrando, então eu fico pensando elas devem estar aprendendo muito....

    Falta planejamento:

    Em uma mesma serie existem diferenças do nível do ensino , seja na mesma escola ou outras escolas publicas, isto acontece por falta de padronização do conteúdo escolar.
    Eu sugiro uma padronização com apostilas planejadas por professores capacitados e não pseudos pedagogos que nunca enfrentaram uma sala de aula publica.
    Exames aplicados pela delegacia do ensino e a perda do direito ao ensino publico no segundo ano subsequente de reprovação, neste caso o aluno teria que estudar as apostilas na sua casa e quando estivesse preparado apenas faria o exame se aprovado passaria a conquistar o direito de continuar a progressão dos seus estudos.
    Toda essa transparência pode parecer medidas duras, mas com certeza ajudaria a tornar o ensino publico mais serio e eficiente, pois com esta padronização o conteúdo e o nivel do ensino seria do conhecimento de todos a âmbito nacional.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: a maioria dos alunos não fazem questão de aprender e a maioria dos professores ja desistiram de tentar ensinar.
    A progressão continuada ( aprovação automatica) é um grande incentivo para manter essa situação.

    Em alguns raro momentos, eu concordo com que essa figura fala.
    CRIATURO disse: o objetivo da aprovação automatica é apenas economia governamental, pois para criar novas vagas, é mais facil desocupa-las integralmente, do que construir novas escolas.

    Pra falar a verdade, é pra aboncanhar uma fatia da grana que o BNDS paga. Para continuar a receber, o BNDS insiste para que não tenha crianças fora da escola. Aprovando as crianças automaticamente, cria-se sempre mais vagas e o BNDS fica feliz sem querer se importar com a educação das crianças.
    CRIATURO disse: e os pais só se preocupam se o "leite ninho"e os uniformes das crianças serão entregues em dia.

    Mais uma que eu tenho que concordar com o Criaturo (não vai se acostumando não). A maioria dos pais não está nem aí se os filhos estão aprendendo alguma coisa ou não. Se os pais, dedicassem, pelo menos uma hora de seu dia para ensinar, educar, ou pelo menos cobrar as lições de seus filhos, não teriamos tantos pequenos e futuros marginais por aí. Os meus pais com a pouca educação que tiveram, sempre pegaram no meu pe pra estudar e ser alguem na vida. Tudo o que eu sou, eu devo aos meus pais que sempre dedicaram um pouco de seu tempo para mim e minha irmã que também é uma ótima pessoa.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Lucifer disse: Mais uma que eu tenho que concordar com o Criaturo (não vai se acostumando não).

    Dependendo do assunto, a cabeça dele parece funcionar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.