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Método Paulo Freire de ensino afunda o Brasil

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Comentários

  • Na tarde deste 8 de abril de 2014, uma aluna me procurou, perguntando como poderia fazer o trancamento total deste semestre e para o próximo. Perguntei o motivo e ela dizia estar "boiando" completamente nas aulas, pois não conseguia acompanhar o ritmo, as matérias, etc e tal. Disse estar fazendo um cursinho para tentar aprender o que não aprendeu na escola.
    _ Mas o que lhe ensinaram na escola?
    _ As matérias e as ementas eram determinadas pela prefeitura e nada do que tinha lá era o que eu preciso saber para acompanhar as aulas aqui.
    _ Era prefeitura com prefeito do PT?
    _ Sim.
    Não tive coragem de perguntar raio de matérias eram ensinadas em escolas sob governo petista, pois tive de me segurar para não perguntar se ela foi obrigada a decorar o nome da mundana que teve a glória de tirar a virgindade do Che Guevara...
  • "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited novembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Gustavo Ioschpe: "Estamos acabando com o país"
    [...]
    Depois da minha fala, vieram as perguntas do público. Sempre que há professores na plateia, estas perguntas se repetem: não é muito simplista/reducionista/alienado falar apenas em qualidade do ensino através do domínio dos conhecimentos de linguagem, matemática e ciências medidos por meio de exames como a Prova Brasil, o Enem e o Pisa? A função da educação não vai muito além disso? Não seria formar o cidadão crítico e consciente, engajado na construção de um país mais justo?
    [...]
    Quer você deseje gerar o próximo Che Guevara, quer um operário preparado apenas para trabalhar numa linha de montagem, ambos precisam ser alfabetizados e dominar as operações matemáticas básicas.
    [...]
    Qual não foi a minha surpresa quando, ao terminar, fui interpelado por uma meia dúzia de adolescentes, na faixa dos 15 anos, alunos daquela escola, dizendo-se indignados com meu desprezo por milênios de linguagem oral, meu menosprezo pelos analfabetos (“Então o senhor acha que é preciso ler para ter conhecimento?!”) e minhas críticas ao “grande” modelo cubano. Sim, sim, tem bastante gente ainda pensando assim em 2014, não estou brincando! Caiu o Muro de Berlim, e eles ainda estão sonhando em descer a Sierra Maestra.
    [...]
    Longe de ser exceção, essa dinâmica é a regra: escolas e universidades de entidades privadas, algumas inclusive com fins lucrativos, estão entupindo o cérebro de seus alunos com a mais rasteira e ignóbil doutrinação política marxista. Depois, quando esses alunos se tornam adultos e passam a comandar o país, os donos e diretores dessas escolas e universidades passam anos a fio reclamando (com razão) do intervencionismo estatal e do viés antiempresarial dos líderes... que eles mesmos formaram!
    [...]
    Pois eu pergunto a você: qual foi a última vez que leu um livro didático de história ou geografia adotado pela escola do seu filho? Se você for como a maioria dos pais, deve fazer muito tempo. Você sabe que seus filhos estão ouvindo nas escolas diatribes contra o capitalismo e a burguesia brasileira (leia-se: você) e elogios ao modelo cubano e outros lixos socialistas? Provavelmente não sabia. É provável que só esteja preocupado com que seu filho entre em uma boa universidade, preferencialmente pública, em que o doutrinamento rastaquera praticado na escola será substituído por uma panfletagem esquerdista travestida de intelectualidade. Ou talvez até saiba o que está se passando mas não tenha vontade suficiente para debater com os professores e diretores, mantidos pela sua mensalidade, o lixo mental que seu filho recebe diariamente.
    http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estamos-acabando-com-o-pais
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Lamentável a doutrinação ideológica que acontece nas escolas. Paulo Freire é uma fraude, fui professor universitário por alguns anos e sei como é trabalhar em sala de aula. Contudo Gustavo Ioschpe é um bosta incompetente e não merece respeito nem credibilidade. Tenho observado profissionais dedicados, que fizeram graduação, especialização, mestrado e doutorado e foram para a sala de aula - e não aguentaram. Depois de certo tempo, o cara pede demissão, Não dá mais.
    Fernando Silva: se você perguntar a 10 ex-professores (as) "Por que o Sr (Sra.) desistiu da profissão?", nove mentirão e dirão que foi para "sair da zona de conforto", "buscar novos desafios neste mundo globalizado", "mudança de paradigmas" e outras merdas. O décimo dirá a verdade: "EU desisti da profissão porque as condições de trabalho eram ruins e o salário era baixo". Aconteceu comigo...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Nyarlathotep disse: Lamentável a doutrinação ideológica que acontece nas escolas. Paulo Freire é uma fraude, fui professor universitário por alguns anos e sei como é trabalhar em sala de aula.
    Uma conhecida foi professora por algum tempo. Ela trancava a porta da sala e dava aula pelo método tradicional, em vez do 'construtivismo' oficial da escola.
    Ninguém entendia por que a turma dela era tão mais adiantada que as outras...
  • Botanico disse: Na tarde deste 8 de abril de 2014, uma aluna me procurou, perguntando como poderia fazer o trancamento total deste semestre e para o próximo. Perguntei o motivo e ela dizia estar "boiando" completamente nas aulas, pois não conseguia acompanhar o ritmo, as matérias, etc e tal. Disse estar fazendo um cursinho para tentar aprender o que não aprendeu na escola.
    _ Mas o que lhe ensinaram na escola?
    _ As matérias e as ementas eram determinadas pela prefeitura e nada do que tinha lá era o que eu preciso saber para acompanhar as aulas aqui.
    Eu conheci uma menina que na cidade dela as aulas eram dadas assim: no primeiro semestre português, história, geografia, e no segundo semestre matemática, física, química.
    Não preciso dizer por que isso é um jeito tosco de dividir as aulas? Será que quem pensa nessas coisas não conhece como funciona a memória?
  • Aproveitando a oportunidade:
    http://batblz.com/corvo/perolas-enem-2014/

    Rachem o bico de tanto rir ou chorem de tristeza... o fato é que as pérolas do Enem 2014 são ótimas!:)
  • O problema é que querem tratar todas as escolas como se fossem rurais ou como se fossem aquelas dominadas por traficantes, e nem todas são assim. O antigo colégio estadual que eu estudei tem câmeras, catracas eletrônicas, até vestiário estilo americano tem.. Mas algum aprovado em medicina? Algum "sucesso" que virou um promotor, juíz etc? (estudando só naquele colégio sem cursinho). Não... de que adianta todas essas parafernálias se não tem um ensino bom? É disso que eu to falando.

    O pior colégio de são paulo no enem não era rural e nem tinha problemas com violência.
  • Fabi disse: O problema é que querem tratar todas as escolas como se fossem rurais ou como se fossem aquelas dominadas por traficantes, e nem todas são assim.

    É como o Fernando diz: "Querem nivelar sempre por baixo".
    E infelizmente estão conseguindo.
    : (
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